Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle de motor dc


caroline cabral

Posts recomendados

ola gente boa noite estou intrigada pois gostaria de montar um circuito que esta semana me chamou atenção indiquei aqui no forum um circuito que não sei se realmente faz o que promete então resolvi pedir ajuda a vocês o que quero é isto

o circuito que falei que fazia é este aqui de baixo visto que é proporcional ao potenciometro diferente da ponte " H " comun a pergunta é sera que esta certa a ligação dos lm 555 ? é preciso de alimentação simetrica? são esta e outras duvidas que gostaria de tirar aqui no forum

lembrando que o circuito de rf esta fora parte e nem sera preciso

post-562496-13884963979499_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois e caroline acredite que me baralhou dos pes a cabeça.

no titulo tem "Controle de motor dc".

depois apresenta um video com um sitema de servo motor .

por fim coloca um circuto que vai alternar a corrente de sentido e com pulsos (coitado do motor).

desculpe a brincadeira, mas isto parece uma salada russa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é verdade oceano mas esses motores são dc e do vídeo de limpador de parabrisas dc tambem apenas com controle pwm diferente do motor de passo gostaria de montar mas antes queria que alguem dissesse -se funciona de verdade e posteriormente dimencionar para min colocar transistores para poder trabalhar com um motor de limpador por: exemplo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caroline

para a judarmos temos de saber que tipo de motor,suas caracteristicas de tensão e corrent,sinaisde controlo se os tiver, e toda a informaçao possivel.

note que o circuito com os 555 o motor esta a ser alimentado primeiro com corrente num sentido e logo a seguir no sentido inverso, isto segundo os tempos do 555 da esquerda.

sinceramente nao estou a ver para que serve esse circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ok temos um motor dc de 12 v.

quer controlar o que? a velocidade ?

Você nem deve ter visto o filme colega... É óbvio que a carolina deseja controlar o posicionamento. Esse é o grande diferencial, um motor linear (de limpador de parabrisa) que através de um controle (caixa preta) age como se fosse um motor de passo, e de alto torque..

Carolina, no filme tem um e-mail do criador que me parece, que não se imporatria em lhe ceder informações, pelo menos da topologia usada por ele. Porque não tentas um contato???

De posse da topologia de controle usada, partirias para pesquisa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois mas como nao leu o topico e claro sai disto.

pois e caroline acredite que me baralhou dos pes a cabeça.

no titulo tem "Controle de motor dc".

depois apresenta um video com um sitema de servo motor .

por fim coloca um circuto que vai alternar a corrente de sentido e com pulsos (coitado do motor).

desculpe a brincadeira, mas isto parece uma salada russa.

e depois:

motor é de limpador 12 volts mas antes vou fazer teste com um motor muito pequeno de carrinho " brinquedo desmontado que meu irmão menor esta patrocinando rsrs " por isso não se preucupa com a corrente rsrs oceano o sr me sugeri um outro circuito ?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha, com componentes normais nao sei como faz isto nao, mas vi um com uC que acredito ser a mesma ideia, de acordo com que voce roda o pot, o motor roda tambem, vou ver se acho e posto aqui

achei. o video em questão seria este

e o topico onde achei foi aqui http://forum.clubedohardware.com.br/controlando-motor-passo/1069170?t=1069170

acredito que com um pic nao seja difícil fazer o que voce quer nao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigada hamdan mestre faller ja a você sr oceano obrigada tambem rsrs mas pesquise mas A respeito de motor dc ou apreciaria uma resposta com progresso da sua parte sem retroceder pois da a impressão que você retrocede nas respostas mas obrigada tambem pois talvez seja so impressão ou estamos falando de outro motor e -se for peço desculpas

{estava dando uma olhada handan no progeto do seu link realmente é muito interesante esse membro " matheus parese ter inteligencia artificial rsrs nossa muito inteligente " mas não sei se da pois são motores diferente mas vou dar mas uma estudadinha nele }

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro tem que tentar entender como a coisa toda funciona.

Depois tem que dispor de um circuito que seja capaz de inverter a tensão da fonte e ao mesmo tempo de variar a potência.

Uma ponte H é necessária:

Precisa de modulação PWM como num amplificador classe D ou como naqueles inversores senoidais de onda pura (PWM em dois níveis).

Este tipo de PWM é uma onda quadrada completa.

Quando os semi-ciclos positivos e negativos desta onda são iguais, o motor não se movimentará. quando a largura de um dos semi-ciclos estiver ficando mais larga que o outro, o motor passará a se movimentar para este lado.

Circuito de controle PWM:

É um modulador que pode ser feito por um LM393.

Os dois comparadores internos irá compará um sinal fixo com uma onda triangular que pode ser de 10Khz. Depois estes sinais precisa ser invertidos para ser mandados aos drivers de mosfets.

Circuito de controle do motor:

É basicamente um amplificador de erro, que monitora o giro e posição do motor.

Se quer apenas controlar velocidade e sentido do giro, não precisa deste amplificador de erro.

Mas se quer controlar a posição exata do motor, tem que ter um sensor no eixo do motor.

Pode ser um potenciômetro.

O que o sensor faz é fornecer um nível de tensão que acompanha a posição do eixo do motor.

Assim o amplificador de erro pode operar.

Você pode começar polarizando o circuito PWM, para manter sempre o motor parado. (Onda com os semi ciclos iguais), assim um sinal positivo fará o motor girar no sentido horário e um sinal negativo fará o motor girar no sentido anti horário. Ou é praticamente igual a um amplificador classe D quando movimenta a bobina do alto-falante, só que no nosso caso as variações de tensão são lentas. (Variações tão lentas que pode ser chamada de corrente DC).

Então o amplificador de erro terá que amplificar o sinal do potenciômetro que monitora o eixo do motor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora albert_emule você explicou tudo direitinho mas sem querer te esplorar você teria um esquema de um circuito semi pronto ou algo que desse para dar continuidade pois é bastante complexo começar do zero e peço algum membro se tiver esse " progeto "com micro controlador pic se pode seder o codigo fonte pois ficara aqui registrado e sera de grande ultilidade para futuras pesquisas o que trara progresso para estudande e hobista assim como eu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora albert_emule você explicou tudo direitinho mas sem querer te esplorar você teria um esquema de um circuito semi pronto ou algo que desse para dar continuidade pois é bastante complexo começar do zero e peço algum membro se tiver esse " progeto "com micro controlador pic se pode seder o codigo fonte pois ficara aqui registrado e sera de grande ultilidade para futuras pesquisas o que trara progresso para estudande e hobista assim como eu

Você pode tirar alguma coisa destes esquemas:

http://forum.clubedohardware.com.br/ajuda-projeto-inversor/1061814/2

Aí tem um circuito PWM de controle para uma ponte H e é de 20Khz.

Tembém tem dica para montar os drivers de mosfets.

O circuito lá dp inversor, só precisa montar as partes que lhe interessar, podendo até modificar algumas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz o circuito com 555 e ficou bem legal " aquele da primeira postagem" acionando uma ponte H obs: notei que o motor trabalha mas quando o potenciometro esta no meio ou quando o motor esta parado a fonte tem um consumo ecesivo ou seja a corrente não tem pra onde fluir depois de algumas pesquisas percebi que existe uma maneira de eliminar isso mas a fonte tem que ser cimetrica com dois transistor pnp e npn apenas. a postagem 24 do seu link albert_emule tem um circuito que pode cer usado para eliminar este problemas mas precisa de alguns ajuste para acoplar diretamente a um motor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquele circuito que postei lá é PWM em 3 níveis:

688px-PWM,_3-level.svg.png

O PWM tem o lado positivo do sinal, tem o ponto zero do sinal e também tem o lado negativo do sinal (3 níveis)

Talvéz seja melhor para controlar um motor, uma vez que quando o potenciômetro estiver no ponto zero. não haverá corrente no motor.

No PWM dois níveis a onda passa diretamente do negativo para o positivo, sem ponto morto, sem estacionar no zero. Por isso mesmo que o potenciômetro esteja no ponto zero, sempre vai haver corrente no motor. (Corrente alternada).

No seu caso que o PWM é de 2 níveis, é bom usar um filtro indutivo passa baixa em série com o motor.

Então você coloca um capacitor no LM555 que faça ele oscilar a ponte H pelo menos a uns 20Khz.

Calcula o indutor para que sua indutância tenha resistência elevada a este 20Khz, então seu motor só irá trabalhar somente com nível DC pois o filtro irá retirar a componente de 20Khz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!