Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda na tensão!


Surfwiles

Posts recomendados

Bom dia amigos! preciso de uma ajudinha, vejam só:

Tenho um frigobar no meu quarto que ele funciona ligando e desligando o compressor( para economizar energia) mantendo a temperatura interna constante. Só que toda vez que ele arma o compressor para resfriar o frigobar, eu escuto um estalo vindo de dentro dele(que acho que é normal) e em seguida uma queda na tensão da corrente das tomadas de meu quarto(que são duas).

Dai tenho o seguinte problema:

Quando estou jogando no PS3!

Assim que ocorre a queda na tensão proveniente do ligamento do compressor o PS3 sofre uma atenuação rapidamente(imagino por ser mais sensível), da seguinte forma:

A exibição do jogo é interrompido rapidamente na tv e depois volta ao normal.O PS3 não desliga(Imagino) apenas para a exibição por 1 segundo e o jogo continua depois.

Creio que não é a tv porque quando estou assistindo não ocorre isso.

-Ah! na mesma tomada está ligado a tv e o ps3 na entrada de cima com um T

e o frigobar na entrada de baixo.

-Já coloquei um estabilizador(meio velho) no ps3 e na tv, porém o problema continua.

-Já liguei o frigobar na outra tomada do meu quarto e pro continua.

-Só não quando ligo o frigobar em uma tomada fora do meu quarto.

Alguém sabe o porque isso esta acontecendo? ou se eu comprar um estabilizador novo isso irá melhorar! ou um nobreak? ou devo melhorar

a instalação eletrica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigos! preciso de uma ajudinha, vejam só:

Tenho um frigobar no meu quarto que ele funciona ligando e desligando o compressor( para economizar energia) mantendo a temperatura interna constante. Só que toda vez que ele arma o compressor para resfriar o frigobar, eu escuto um estalo vindo de dentro dele(que acho que é normal) e em seguida uma queda na tensão da corrente das tomadas de meu quarto(que são duas).

Dai tenho o seguinte problema:

Quando estou jogando no PS3!

Assim que ocorre a queda na tensão proveniente do ligamento do compressor o PS3 sofre uma atenuação rapidamente(imagino por ser mais sensível), da seguinte forma:

A exibição do jogo é interrompido rapidamente na tv e depois volta ao normal.O PS3 não desliga(Imagino) apenas para a exibição por 1 segundo e o jogo continua depois.

Creio que não é a tv porque quando estou assistindo não ocorre isso.

-Ah! na mesma tomada está ligado a tv e o ps3 na entrada de cima com um T

e o frigobar na entrada de baixo.

-Já coloquei um estabilizador(meio velho) no ps3 e na tv, porém o problema continua.

-Já liguei o frigobar na outra tomada do meu quarto e pro continua.

-Só não quando ligo o frigobar em uma tomada fora do meu quarto.

Alguém sabe o porque isso esta acontecendo? ou se eu comprar um estabilizador novo isso irá melhorar! ou um nobreak? ou devo melhorar

a instalação eletrica?

Chame um eletricista de confiança.

Parece ser problema de fiações elétricas subdimensionadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

Concordo com o colega Albert.

O que está ocorrendo é um pico de corrente quando o compressor é acionado, ocorre com todos os motores, então, o que precisa ser feito é adequar o dimensionamento dos fios com a carga exigida. O ideal é conversar com um eletricista de confiança, para checar se não está com problemas na emenda que é feita para derivar os fios que vão para cada uma das tomadas do quarto, se o fio está bem conectada no disjuntor, quais os equipamentos que estão ligados neste ramo do circuito, etc..

Creio que não é a tv porque quando estou assistindo não ocorre isso.

Não é a tv, ele tem um pico de corrente quando é ligado, mas não tão alta quanto o compressor obviamente, e não afetaria...

-Já liguei o frigobar na outra tomada do meu quarto e pro continua.

Normalmente, todas as tomadas de um quarto estão ligadas em um mesmo circuito, no mesmo ramo do fio, e me parece o seu caso. Como este circuito do seu quarto é que não está conseguindo atender quando ocorre o pico, mudar o aparelho de tomada do quarto não resolve.

-Só não quando ligo o frigobar em uma tomada fora do meu quarto.

Essa tomada está em um outro circuito da instalação elétrica.

-Já coloquei um estabilizador(meio velho) no ps3 e na tv, porém o problema continua.

A queda de tensão está tão alta que está desligando o ps3 e o estabilizador não consegue segurar esta queda.

.....ou se eu comprar um estabilizador novo isso irá melhorar! ou um nobreak? ou devo melhorar a instalação eletrica?

- melhorar a instalação elétrica.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu PS3 está ligado à TV por um cabo HDMI, correto?

Esse seu problema ocorre por interferencia eletromagnética, causando uma perda momentânea nos dados que chegam à TV, necessitando de um tempinho para sincronizar novamente.

Isso acontece comigo no quarto da minha filha, que tem um DVD ligado na TV (por HDMI), e toda vez que desligo o ventilador, que nem está na mesma tomada.

Agora, como acabar com isso, não tenho ideia, pois já tentei colocar um filtro de linha no ventilador e não resolveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu PS3 está ligado à TV por um cabo HDMI, correto?

Esse seu problema ocorre por interferencia eletromagnética, causando uma perda momentânea nos dados que chegam à TV, necessitando de um tempinho para sincronizar novamente.

Isso acontece comigo no quarto da minha filha, que tem um DVD ligado na TV (por HDMI), e toda vez que desligo o ventilador, que nem está na mesma tomada.

Agora, como acabar com isso, não tenho ideia, pois já tentei colocar um filtro de linha no ventilador e não resolveu.

É um caso interessante.

Toda bobina ou motor ao ser desalimentada, libera alta tensão que é convertida em fortes pulsos de onda eletromagnéticas pelo ar, que são propagadas pelo próprio fio da rede elétrica que acaba servindo de antena.

Estou falando de picos de tensão com mais de 1000V, isso é normal.

Acontece em micro segundos.

Creio que você tenha que ceifar esta alta tensão, colocando um simples varistor entre os terminais do motor do ventilador.

Use um varistor D14 275V

Veja se isso resolve.

Curiosidade:

Basicamente é o mesmo princípios dos transmissores de faísca, usado nos rádios transmissores de antigamente para telegrafia:

http://marenostrum.org/buceo/pecios/titanic/radio/

Existe um motor que gira alguns contatos elétricos e se tocam numa freqüência que gera um tom musical.

Estes contatos chaveiam uma bobina que multiplica a tensão por milhares de volts e manda para uma antena.

Então existe uma chave liga desliga que é usada para gerar o código morse:

codigo_morse.gif

Acreditem se quiser, este tipo de transmissão atravessa continentes.

O transmissor de 5000 watts do Navio Titanic:

spark_gap_diagram2.gif

Este salvou 700 pessoas pois permitiu pedir socorro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!