Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus N53TA V2G-SX043R - Review


KairanD

Posts recomendados

Segundo esse link (Item 7):

http://support.asus.com/Troubleshooting/detail.aspx?SLanguage=en&p=3&m=N53TA&s=271&hashedid=n/a&os=&no=1773

Diz que para acessar a bios é pra apertar F2. Na dúvida deixa pressionado.

Vou tentar novamente, tinha lido em outro lugar que era o F2 mas não consegui...

-edit-

Testei aqui e novamente não deu, quando aperta ou pressiona só o F2 não acontece nada, com F10 vai para:"Editar opções de inicialização" e no F9 vai para "Gerenciador de inicialização do windows".

Alguem sabe como ir para seleção de boot ? Estou quase desitido de acessar a bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Atenção, pessoal.

Um problema que tive com jogos antigos também terá grande chances de ocorrer no de vocês. O Combat Arms é um jogo antigo, mas que ainda atrai muitos fãs. Quem for jogar esse jogo nesse notebook provavelmente terá problemas com lag. A solução é clicar com o botão direito na área de trabalho, selecionar propriedades gráficas e desativar o crossfire, deixando o jogo no modo de economia de energia, para usar a Radeon HD6520G da APU. Dessa forma, o jogo vai parar de travar. Esse problema também pode acontecer com outros jogos antigos. Não sei a causa certa e estou pesquisando. Acredito que não seja um problema do crossfire, mas sim na compatibilidade do jogo x Radeon HD6650M, pois a placa de alto desempenho também trava quando executando o programa sozinha. A solução atual é essa. Quem descobrir mais sobre o problema, por favor poste suas dúvidas e sugestões.

Alguem ai sabe como acessar a Bios ou selecionar o boot desse notebook ? Queria testar o Ubuntu nele... eu até cheguei a consegui selecionar o boot uma vez apertando varios botões aleatorios, mas foi sem querer e não estou conseguindo mais ... já tentei aperta f2,f8,f12,delete,etc e nada, na tela inicial só aparece Asus e AMD, não informa qual tecla deve apertar.

Amigo, F2 acessa o setup.

F9 acessa a partição de recuperação do sistema.

Ligue e mantenha pressionado. Eu já acessei aqui.

Se for só pra testar, usa o boot por Pendrive. Fácil e simples. Cuidado para não alterar a partição de recuperação do sistema no HD do notebook. Você pagou pelo Windows quando adquiriu o produto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atenção, pessoal.

Um problema que tive com jogos antigos também terá grande chances de ocorrer no de vocês. O Combat Arms é um jogo antigo, mas que ainda atrai muitos fãs. Quem for jogar esse jogo nesse notebook provavelmente terá problemas com lag. A solução é clicar com o botão direito na área de trabalho, selecionar propriedades gráficas e desativar o crossfire, deixando o jogo no modo de economia de energia, para usar a Radeon HD6520G da APU. Dlessa forma, o jogo vai parar de travar. Esse problema também pode acontecer com outros jogos antigos. Não sei a causa certa e estou pesquisando. Acredito que não seja um problema do crossfire, mas sim na compatibilidade do jogo x Radeon HD6650M, pois a placa de alto desempenho também trava quando executando o programa sozinha. A solução atual é essa. Quem descobrir mais sobre o problema, por favor poste suas dúvidas e sugestões.

Sobre os jogos antigos, eu ACHO que o problema é o directx. Lembro de ler em algum lugar que nossa 6650m não roda bem jogos que usam directx 9, se não me engano. Outro problema que ouvi falar, é que as duas em xfire podem causar 'micro sluttering' que seria uma leve travada em troca de quadros. Isso pelo menos explicaria o motivo da apu rodar normalmente e a gpu não. A única solução que eu conheço foi a que você citou, de usar a 6520g para esses jogos.

PS: Se você mudar pra 8GB, poste depois o que voce achou, se sentiu diferenças ou não!

Sobre a bios, teste também o DEL, além de todos os F's. Outra coisa, que pode ser, é que você tenha que reiniciar o pc para acessar a bios. Meu último notebook era assim, se apertasse ao ligar, não adiantava, mas ao reiniciar sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, F2 acessa o setup.

F9 acessa a partição de recuperação do sistema.

Ligue e mantenha pressionado. Eu já acessei aqui.

Se for só pra testar, usa o boot por Pendrive. Fácil e simples. Cuidado para não alterar a partição de recuperação do sistema no HD do notebook. Você pagou pelo Windows quando adquiriu o produto...

Não consegui fico pressionando e quando acontece alguma coisa no maximo vai para o teste de memoria, queria dar o boot com o cd nele com o ubuntu justamente pra fazer alguns testes.

--edit--

Consegui galera, era o F2 mesmo... troquei o HD e deu tudo certo, mas não faço a minima ideia porque com o que veio nele tava dando erro ... mas o bom é que guardo o HD original caso precise futuramente e fuço nesse aqui. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Sobre os jogos antigos, eu ACHO que o problema é o directx. Lembro de ler em algum lugar que nossa 6650m não roda bem jogos que usam directx 9, se não me engano. Outro problema que ouvi falar, é que as duas em xfire podem causar 'micro sluttering' que seria uma leve travada em troca de quadros. Isso pelo menos explicaria o motivo da apu rodar normalmente e a gpu não. A única solução que eu conheço foi a que você citou, de usar a 6520g para esses jogos.

PS: Se você mudar pra 8GB, poste depois o que voce achou, se sentiu diferenças ou não!

Sobre a bios, teste também o DEL, além de todos os F's. Outra coisa, que pode ser, é que você tenha que reiniciar o pc para acessar a bios. Meu último notebook era assim, se apertasse ao ligar, não adiantava, mas ao reiniciar sim.

Joex, pensei na mesma coisa! Tentei até mexer nas opções do Directx e reinstalá-lo. Encontrei a mesma informação que você, que afirma que a Radeon HD6650M não funciona bem jogos com Directx 9.0. Isso explica meu FPS em 60 no Resident Evil 5 e 30 no Combat Arms com essa placa .-.

Fiz um teste, executando o Resident Evil 5 no Directx 10 com o Crossfire. Rodou liso. No directx 9.0, travou. Espero que o problema tenha solução. Veja se há como baixar o Combat Arms aí pra testar. Runescape também teve o mesmo problema. Novamente, um jogo de Directx 9.0

Yuri, eu não instalaria o W8. O Windows 7 está a mais tempo no mercado e já possui soluções pra compatibilidade, o Windows 8 tem pouco tempo... Eu esperaria um tempo no seu caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou pensando em fazer o upgrade pro windows 8, mas estou em dúvida... ouvi algumas pessoas dizendo que com o upgrade do 7 pro 8 se mantêm todos os arquivos e programas do sistemas, outros dizem que formata o pc, o que acontece?

Os programas e drivers da fabricante (asus) são compatíveis com o windows 8? Ouvi dizer que quase todos os programas compatíveis no 7 são no 8 também.

Estou em dúvida se faço.

Você pode baixar um programa da microsoft que analiza se o windows 8 tem todos os drivers pro notebook. Se não tiver, ele avisa até mostrando qual é, além de você ainda pode tentar instalar o driver do w7 no w8. Meu hp antigo dizia que um driver não ia funcionar no w8, de leitura biometrica. Depois de instalado, peguei o driver do w7 64x e deu certo.

Usando esse mesmo programa, ele te dá as opções de não salvar nada, de salvar documentos, imagens, musicas e a opção de salvar tudo.

Eu vou contra o MastterD, pois na minha opnião o w8 é mais agradavel, mais rápido e li que vários jogos rodam um pouco melhor nele (e alguns rodam pior também). Mas depende muito se do que o atualizador te disser sobre drivers.

Vou fazer um mini-tutorial de como atualizar pro w8 pro, pagando 29 reais e usando esse programa que deixa você salvar suas configurações e verificar os drivers:

1- Entrar no site: http://windowsupgradeoffer.com/pt-BR

2- Preencher tudo corretamente e clicar em avançar.

3- Você receberá um email falando seu código de desconto.

4- Entrar em http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-8/upgrade-to-windows-8 e baixar o assistente de atualização.

5- Abrir e aguardar (ele demora um pouco). Depois ele vai te dar a lista dos drivers compatíveis. Veja se algum é indispensável ou muito importante pra você.

6- Escolha se prefere salvar ou não seus documentos (recomendo instalação limpa).

7- Inserir o código de desconto e pagar via cartão de crédito ou paypal.

8- Ele vai baixar o windows 8, só esperar.

Joex, pensei na mesma coisa! Tentei até mexer nas opções do Directx e reinstalá-lo. Encontrei a mesma informação que você, que afirma que a Radeon HD6650M não funciona bem jogos com Directx 9.0. Isso explica meu FPS em 60 no Resident Evil 5 e 30 no Combat Arms com essa placa .-.

Fiz um teste, executando o Resident Evil 5 no Directx 10 com o Crossfire. Rodou liso. No directx 9.0, travou. Espero que o problema tenha solução. Veja se há como baixar o Combat Arms aí pra testar. Runescape também teve o mesmo problema. Novamente, um jogo de Directx 9.0..

Vou baixar assim que ele chegar. Mas creio que a unica solução seja usar a APU mesmo, ou ver se o jogo está disponivel com directx 10. Quanto tempo que não jogo runescape hahaha.

De qualquer maneira, a 6520g dá conta dos jogos antigos razoavelmente bem, eu acho. É chato ter que ficar trocando as placas, mas pelo menos faz tudo funcionar...

Alguém já testou algum jogo mais pesado em full hd ou hd+?? Tipo bf3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Você pode baixar um programa da microsoft que analiza se o windows 8 tem todos os drivers pro notebook. Se não tiver, ele avisa até mostrando qual é, além de você ainda pode tentar instalar o driver do w7 no w8. Meu hp antigo dizia que um driver não ia funcionar no w8, de leitura biometrica. Depois de instalado, peguei o driver do w7 64x e deu certo.

Usando esse mesmo programa, ele te dá as opções de não salvar nada, de salvar documentos, imagens, musicas e a opção de salvar tudo.

Eu vou contra o MastterD, pois na minha opnião o w8 é mais agradavel, mais rápido e li que vários jogos rodam um pouco melhor nele (e alguns rodam pior também). Mas depende muito se do que o atualizador te disser sobre drivers.

Vou fazer um mini-tutorial de como atualizar pro w8 pro, pagando 29 reais e usando esse programa que deixa você salvar suas configurações e verificar os drivers:

1- Entrar no site: http://windowsupgradeoffer.com/pt-BR

2- Preencher tudo corretamente e clicar em avançar.

3- Você receberá um email falando seu código de desconto.

4- Entrar em http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-8/upgrade-to-windows-8 e baixar o assistente de atualização.

5- Abrir e aguardar (ele demora um pouco). Depois ele vai te dar a lista dos drivers compatíveis. Veja se algum é indispensável ou muito importante pra você.

6- Escolha se prefere salvar ou não seus documentos (recomendo instalação limpa).

7- Inserir o código de desconto e pagar via cartão de crédito ou paypal.

8- Ele vai baixar o windows 8, só esperar.

Vou baixar assim que ele chegar. Mas creio que a unica solução seja usar a APU mesmo, ou ver se o jogo está disponivel com directx 10. Quanto tempo que não jogo runescape hahaha.

De qualquer maneira, a 6520g dá conta dos jogos antigos razoavelmente bem, eu acho. É chato ter que ficar trocando as placas, mas pelo menos faz tudo funcionar...

Alguém já testou algum jogo mais pesado em full hd ou hd+?? Tipo bf3

Eu realmente não gosto do Windows 8, o estilo não me agrada, não adianta. Além disso eu não gosto muito da ideia de usar um sistema ainda em grande desenvolvimento pela frente.

Esses jogos antigos não possuem Directx 10, e não creio que sejam atualizados. A HD6520G dá conta do recado, só dá umas travadinhas às vezes.

Quando você troca entre uma placa e outra nas opções do gráfico comutável, a imagem fica piscando igual uma árvore de natal por uns 5 segundos. E o menu demora para ser acessado... Mas de qualquer forma, segundo a minha opinião, se funciona tá valendo! :D

Já liguei Sniper Elite V2 e Resident Evil 5 em Full HD em uma TV Samsung 40".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu realmente não gosto do Windows 8, o estilo não me agrada, não adianta. Além disso eu não gosto muito da ideia de usar um sistema ainda em grande desenvolvimento pela frente.

Esses jogos antigos não possuem Directx 10, e não creio que sejam atualizados. A HD6520G dá conta do recado, só dá umas travadinhas às vezes.

Quando você troca entre uma placa e outra nas opções do gráfico comutável, a imagem fica piscando igual uma árvore de natal por uns 5 segundos. E o menu demora para ser acessado... Mas de qualquer forma, segundo a minha opinião, se funciona tá valendo! :D

Já liguei Sniper Elite V2 e Resident Evil 5 em Full HD em uma TV Samsung 40".

Engraçado como vai muito do gosto do usuário. Eu já acho o w8 muito parecido com o w7 e já considero até melhor, se, claro, tiver todos os drivers funcionando perfeitamente para não perder em performance.

Quem puder 'investir' 29 reais no windows 8, invista e use dual boot, que se quiser voltar pro w7, fica fácil.

Outra coisa engraçada é que sempre acontece isso de ficar piscando ao trocar as placas. Me dá agonia, mas, não tem jeito.

Algum desses jogos travou um pouco? Jogou usando o xfire?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas.

Joex, você fez o upgrade pro w8? Funcionou todos os drivers e programas que utiliza?

Outra coisa, se eu fizer a instalação "limpa", como faço para pegar os programas da asus e da amd, como o de modo de energia, etc? Já que teoricamente eles vão ser eliminados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas.

Joex, você fez o upgrade pro w8? Funcionou todos os drivers e programas que utiliza?

Outra coisa, se eu fizer a instalação "limpa", como faço para pegar os programas da asus e da amd, como o de modo de energia, etc? Já que teoricamente eles vão ser eliminados...

Eu fiz no meu HP antigo, dv6-3290br. Nele, só o driver de leitura biometrica não funcionava. Mas depois de instalar, só baixei o driver do w7 64 e deu certo. O meu asus não chegou ainda, deve chegar amanha, assim que chegar eu vou atualizar.

Os programas da asus estão disponiveis no site, mas de uma olhada só pra confirmar se os que voce quer estão mesmo la. O link está no começo do topico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show, vou esperar você atualizar e dizer aqui o que achou da performance dele no w8, se perdeu algum driver ou coisa do tipo.

Outra coisa, sempre tive dúvidas em relação a isso, quando for jogar em notebook, qual é a melhor opção:

1) Tirar a bateria e ficar jogando com ele ligado na tomada;

2) Deixar a bateria e ficar tirando da tomada quando carregar, depois ligar na tomada novamente quando tiver perto de descarregar;

3) Deixar a bateria e deixar sempre ligado na tomada;

E aí pessoal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show, vou esperar você atualizar e dizer aqui o que achou da performance dele no w8, se perdeu algum driver ou coisa do tipo.

Outra coisa, sempre tive dúvidas em relação a isso, quando for jogar em notebook, qual é a melhor opção:

1) Tirar a bateria e ficar jogando com ele ligado na tomada;

2) Deixar a bateria e ficar tirando da tomada quando carregar, depois ligar na tomada novamente quando tiver perto de descarregar;

3) Deixar a bateria e deixar sempre ligado na tomada;

E aí pessoal?

Até onde sei, é melhor tirar a bateria de vez em quando, quando for jogar e tal. Mas sem deixar ela muito tempo sem usar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Esse problema dele com games DX9 é regra para todos ou só alguns? Alguém conseguiu rodar legal games DX9 com o dual-grapphics? Pergunto pois meu interesse é o Flight Simulator X...

Cristiano, comigo deu problema em todos com Directx9. Não que seja algo alarmante, mas o jogo roda na base do "soquinho". É bem perceptível, o que torna o jogo na HD6520G da APU mais agradável.

Achava que o máximo suportado pelo notebook era 8 gb de ram, mas vi aqui um cara que colocou 16 gb... não sabia que suportava.

O notebook não suporta 16GB ram. Pode olhar no site da Asus.

Até onde sei, é melhor tirar a bateria de vez em quando, quando for jogar e tal. Mas sem deixar ela muito tempo sem usar

Pelo que eu estudei, não é bom ficar tirando a bateria do notebook. Ela é preparada para ficar o tempo todo conectada no aparelho.

Além disso, já ouvi falar que o notebook pode usar a bateria como atalho para transporte de energia para os componentes, ou seja, tirar a bateria causaria problemas e perda de desempenho. Mas isso é só um palpite.

Deixe ligado na tomada com a bateria. Não tem problema deixar ligado o tempo todo. As baterias hoje são todas de Lítio, não precisa de toda essa preocupação que existia com as baterias antigas.

Engraçado como vai muito do gosto do usuário. Eu já acho o w8 muito parecido com o w7 e já considero até melhor, se, claro, tiver todos os drivers funcionando perfeitamente para não perder em performance.

Quem puder 'investir' 29 reais no windows 8, invista e use dual boot, que se quiser voltar pro w7, fica fácil.

Outra coisa engraçada é que sempre acontece isso de ficar piscando ao trocar as placas. Me dá agonia, mas, não tem jeito.

Algum desses jogos travou um pouco? Jogou usando o xfire?

Depois que detectei o problema, desliguei o crossfire para jogar C.A. na APU. Ficou muito melhor o desempenho, quase nenhum travamento. Gráficos no máximo, claro.

O engraçado é que depois esqueci de ligar o crossfire e fui jogar M.A.R.S. na placa de alto desempenho. Pareceu até melhorar. Vou fazer uns testes.

Não são só as piscadas da imagem que causam agonia, ao trocar as placas ele costuma dar os estalinhos clássicos no som. Quando você está conversando online ou ouvindo música, isso sim dá agonia. É irritante quando você fica 5 segundos sem ouvir e pede para a pessoa repetir :unsure:

Esses estalinhos acontecem direto ao mexer no volume abruptamente ou ao abrir certo tipo de programas (geralmente, programas que alternam o uso da placa de vídeo). Também acontece quando ele está em estado de espera por certo tempo e alguém vem e "cutuca" o mouse.

HD notebook 7200rpm legalzinho: HD Notebook Híbrido Seagate 750 GB + 8 GB SSD Sata 3 7200RPM Momentus XT Hybrid 32MB Buffer.

Memória para upgrade 8GB (tira a de 2, coloca essa): SODIMM 4GB DDR3 1333MHz Corsair para Notebook

Seria bom pra ele. Achei esses equipamentos ótimos.

Curiosidade: quem aí sabia que ele compartilha muitas peças Samsung? A tela e uma das memórias, por exemplo (a de 4GB).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Essa informação de memória máxima suportada nem sempre é confiável. Tenho um Samsung 305E4A-BD1 com 8gb. A Samsung diz que o máximo suportado é 4gb. Pra ter certeza só testando mesmo.

Novamente lhe digo, a Asus afirma que o limite é 8GB (2 pentes de 4GB), tanto no site como no manual. É impossível o notebook trabalhar com mais memória do que o que suporta a placa mãe. Quem lhe passou essa informação está errado, e o "só testando pra ver" significa: adeus garantia.

Lembrando a todos: fazer overclock significa perda de garantia. Trocar peças significa perda de garantia. Apenas alterações de software são permitidas pela garantia da Asus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novamente lhe digo, a Asus afirma que o limite é 8GB (2 pentes de 4GB), tanto no site como no manual. É impossível o notebook trabalhar com mais memória do que o que suporta a placa mãe. Quem lhe passou essa informação está errado, e o "só testando pra ver" significa: adeus garantia.

Lembrando a todos: fazer overclock significa perda de garantia. Trocar peças significa perda de garantia. Apenas alterações de software são permitidas pela garantia da Asus.

Aqui ele disse que adicionou 2 pentes de 8gb, 16gb.

e aqui no comecinho do video ele mostra o notebook indicando os 16gb instalado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Se o notebook realmente suportasse 16GB, você acha que a Asus não colocaria isso à mostra como mais uma vantagem para convencer você a comprar o notebook? Você acha que não colocaria isso no manual?

Se realmente, de maneira impressionante, não for um truque e o notebook funcionar com os 16GB, vamos ver até quando ele vai durar sobrecarregando a placa mãe e o chipset. Eu apostaria pouco tempo. Isso além de a garantia já ter ido embora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, será que esse problema com o DirectX 9 não é causada por drivers desatualizado?

http://support.amd.com/br/gpudownload/windows/Pages/radeonmob_win7-64.aspx

Esse link baixa uma ferramente de verificação de drivers da própria AMD, se tiver algo faltando, ele já baixa e atualiza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu notebook chegou!!! Quanta felicidade, é mais bonito e mais bem acabado do que eu esperava. O som realmente é superior aos notebooks normais. Ainda faltam testes com jogos. Mas as primeiras impressões é de que ele é maravilhoso, melhor custo beneficio do mercado facilmente!

Vou testar o windows 8 agora, mas já adianto que nenhum driver não funciona nele, segundo a analise do atualizador. Posto de novo em algumas horas :D

Bom, instalei o windows 8 nele. Só falta testar os jogos, porque de resto, ótima performance em tudo. Instalei alguns aplicativos da asus e funcionam perfeitamente.

As primeiras impressões, assino embaixo do que disse o MastterD. Estou extremamente satisfeito.

Agora, pra quem quer fazer overclock, dicas valiosas.

Consegui (sem testar com a apu ou gpu junto, apenas com testes de processador, colocar ele em 2.4ghz a 1.1v. Não passou de 77 graus sob stress extremo. A melhor parte é na bateria, na economia de bateria e mudando o p6 pra 533mhz e 0.65v, ele dura 5 horas! Eu acho muito para um notebook de 15,6" e fica nos 37 graus usando no colo ainda.

Amanhã pretendo falar mais sobre o w8 e esse belo notebook

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Pessoal, será que esse problema com o DirectX 9 não é causada por drivers desatualizado?

http://support.amd.com/br/gpudownload/windows/Pages/radeonmob_win7-64.aspx

Esse link baixa uma ferramente de verificação de drivers da própria AMD, se tiver algo faltando, ele já baixa e atualiza.

Vitor, por via das dúvidas vou testar esse programa que você postou. Mas eu realmente já vi comentários, mesmo da própria AMD, com relação ao desempenho da HD6650M em jogos com DX9. Também vi comentários falando da desvantagem de se utilizar crossfire com esse tipo de jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!