Ir ao conteúdo

i7 3770k rodando em 1.60 Ghz, por que?

marcelobatatais

Posts recomendados

Postado

Olá galera, preciso de ajuda, e se puderem detalhar as resposta eu agradeço, como fazer o bicho funcionar, eu agradeço muito.

Comprei um i7 3770k e uma Asus P8B75M-LE, só que o processador só fica em clock de 1.60Ghz, no CPU-Z ele fica alternando, vai até 3.9Ghz.

"PS: Eu tinha um Q9550 e tinha esse problema, porém na placa-mãe dele, tinha como mudar, e deixa-lo em 2.83Ghz constante."

Já fiz vários teste, desabilitei algumas funções, mais nada faz ele ficar em 3.50Ghz, eu não quero fazer overlock, uma que eu não gosto, e outra, porque o cooler é o original dele.

Por favor alguém ai especializado em overclock me ajuda, eu andei vendo em alguns site USA, e pelo que eu entendi não tem o que fazer, dizem que é para economizar energia.

Seventeam 850w St-850zaf Quad

7 Ultimate 64bit SP1 OEM

i7 3770k @ 3.90 GHz Ivy Brigde

ASUS P8B75-M LE

8GB 1333MHz DDR3 DUAL Kingston

XFX® ATI Radeon HD 5870

C: 320_SII

D: 1500_SII

E: 2.000_SIII

DVD SATA LG DL

SAMSUNG "40" Full HD 1080@60 Hz

Home Theater Lenoxx 6.000 P.M.P.O

Deis de já o meu muito obrigado a todos, mais que pessoas entendidas responda para sermos mais eficazes.

Obrigado

Postado

Cara, entra na bios e verifica que tem uma opção para desabilitar o controle da velocidade da CPU por software. EU não estou lembrando agora o nome. mas verifica com calma. VOu tentar achar pra você e posto daqui à pouco, espero que você já tenha resolvido...

procura algo parecido com SpeedStep, e desabilita.

Postado

caro amigo, pode ficar tranquilo quanto a isso, é um controle automatico, que funciona muito bem, do próprio processador, ele muda o clock conforme é preciso... quando não tem um programa que exiga processamento ele baixa o clock e sobe conforme o necessário... tudo ok ai, pode ficar tranquilo que nao vai te deixar faltando processamento nao amigo.

Postado

Olá AgnusKalef, entendi, não tem como fazer nada então para melhorar, a indicação do amigo acima eu fiz, e outras duas que é a C1E, e uma outra, que funcionava no Quad, mais continua do mesmo jeito, ja mudei o multiplier de auto para 35, porque na informação da cpu ratio ta 16-35.

ja aumentei o vcore para 1.300 mais não acontece nada, fica do mesmo jeito, saio e reinicio e entra no windows.

Postado
Olá AgnusKalef, entendi, não tem como fazer nada então para melhorar, a indicação do amigo acima eu fiz, e outras duas que é a C1E, e uma outra, que funcionava no Quad, mais continua do mesmo jeito, ja mudei o multiplier de auto para 35, porque na informação da cpu ratio ta 16-35.

ja aumentei o vcore para 1.300 mais não acontece nada, fica do mesmo jeito, saio e reinicio e entra no windows.

Bom vamos por partes, o C1E deixe ativado, a não ser que seja um overclocker entusiasta que altera tudo no CPU pra atingir números altos em over volte ao padrão, e o mutiplicador padrão do seu i7 é 39 se não me engano, esse é quando atingi o turbo e eleva a esse multiplicador que colocou como 35.

O processador não tem perca de desempenho nessa função, pode ficar tranquilo...

Postado
Bom vamos por partes, o C1E deixe ativado, a não ser que seja um overclocker entusiasta que altera tudo no CPU pra atingir números altos em over volte ao padrão, e o mutiplicador padrão do seu i7 é 39 se não me engano, esse é quando atingi o turbo e eleva a esse multiplicador que colocou como 35.

O processador não tem perca de desempenho nessa função, pode ficar tranquilo...

Olá AgnusKalef, liguei novamente o C1E, o multiplicador coloquei em 35, em 39 ele não fica, o execute bit está em disable, e o speedstep também, mais valeu a ajuda, vou tentado aqui, vou comprar um cooler mais potente e ver o que dá pra fazer, a temperatura dele ta em 36º~40° C, vou procurar um tutorial de overclock.

Muito obrigado, pode fechar o tópico CDH.

Att.

Marcelo

Postado

Clique com o botão direito na tela, vá em personalizar, depois em proteção de tela, alterar configurações de energia, alterar configurações do plano, alterar configurações avançadas, opções de energia, nesta tela, baixe o curso até gerenciamento de energia do processador, duplo click e depois click em estado mínimo, defina como 100%

o atalho para Opções de energia também fica no painel de controle.

Postado
Clique com o botão direito na tela, vá em personalizar, depois em proteção de tela, alterar configurações de energia, alterar configurações do plano, alterar configurações avançadas, opções de energia, nesta tela, baixe o curso até gerenciamento de energia do processador, duplo click e depois click em estado mínimo, defina como 100%

o atalho para Opções de energia também fica no painel de controle.

Eai jonny_br, isso também não funciona, acredito que isso é padrão, só que tem alguns reviews, que esses processadores, incluindo os i5 k, rodando a mais que 4GHz constante, essa placa mãe não é uma top, mais quebra o galho, mais valeu amigo

Postado

Ele só vai trabalhar na frequência máxima se for necessário, ou você esperava que ele trabalhasse ao máximo pra abrir o word? Fica tranquilo, isso é uma forma de aumentar a vida útil do processador e diminuir o consumo de energia.

Postado
Eai jonny_br, isso também não funciona, acredito que isso é padrão, só que tem alguns reviews, que esses processadores, incluindo os i5 k, rodando a mais que 4GHz constante, essa placa mãe não é uma top, mais quebra o galho, mais valeu amigo

é para funcionar, mas de todo modo...

Use o AIDA64, mesmo a versão free você consegue usar o stress no menu ferramentas, após iniciar o teste, click em CPUID, copie a tela e poste aqui.

Postado
é para funcionar, mas de todo modo...

Use o AIDA64, mesmo a versão free você consegue usar o stress no menu ferramentas, após iniciar o teste, click em CPUID, copie a tela e poste aqui.

Ta ai jonny_br.

Esta aqui a foto

Essa é da placa-mãe

Ah, eu fiz um teste aqui com um jogo GTA4, dai minimizaei o jogo, e com o CPU-Z ele manteve core speed em 3691.00 MHz constante, e não caiu nehuma vez, esse processador é monstro, o Q9550 dava conta, agora esse realmente é show de bola, foi um bom investimento.

Mais se puderem ajudar a deixar assim em uso normal agradeço.

post-425266-13884964313468_thumb.jpg

Postado

Marcelo, só reforçando, em uso "normal" seu processador sobra em 1,6Ghz.... Mesmo que você faça ele funcionar a 5GHZ continuos (coisa que acho difícil fazer ele desativar o modo economico) você não vai ter diferença nenhuma, pois os 3,4GHZ a mais não vão ser usados, nem os 1,6GHZ é usado totalmente, e quando tem necessidade de usar ele sobe o multiplicador automaticamente....

Eu mesmo na maior parte do tempo desabilito o meu over e coloco o meu processador em stock, porque ele sobra pra todas as aplicações só subo o over pra fazer várias conversões de videos pra ficar mais rápido um pouco, mas quase não muda...

Postado
Marcelo, só reforçando, em uso "normal" seu processador sobra em 1,6Ghz.... Mesmo que você faça ele funcionar a 5GHZ continuos (coisa que acho difícil fazer ele desativar o modo economico) você não vai ter diferença nenhuma, pois os 3,4GHZ a mais não vão ser usados, nem os 1,6GHZ é usado totalmente, e quando tem necessidade de usar ele sobe o multiplicador automaticamente....

Eu mesmo na maior parte do tempo desabilito o meu over e coloco o meu processador em stock, porque ele sobra pra todas as aplicações só subo o over pra fazer várias conversões de videos pra ficar mais rápido um pouco, mas quase não muda...

Verdade, vai ter que ser assim, não tem como mudar mesmo, na conversão de vídeo foi ótimo, uso o ConvertxToDVD v3, converti 3 filmes de 110 minutos em 20:20ms, enquanto que no Q9550 demora de 36~45 ms.

Eu não sei como fazer overclock, não sei quais funções tenho alterar na placa-mãe para subir, se você tiver um tutorial ou souber um site que expliquei em uma linguagem mais fácil, eu te agreço, valeu pela ajuda.

Eu to insistindo nisto, porque o meu anterior fazia isso, e eu notava a diferença, pouca, mais notava, e um amigo pegou um AMD AM3 desses mais novos e ele tem esta disponibilidade, função auto ele fica em 800 Mhz e tem a função manual que você ajusta como quiser, pode subir com mais de 4Ghz e roda normal com o cooler que veio no processador.

Obrigado novamente pela atenção de todos.

Galera, eu CONSEGUI deixar em 3.6 GHZ com Turbo MODE ligado e sem overclock, sem nada, eu sabia que tinha jeito.

Passo à passo na ASUS P8B75-M LE

No Ai Tweaker, ficou assim:

CPU BUS Speed : DRAM Speed ... MODE: 100:133

Memory Frequency: DDR3-1333 MHz, é a velocidade das minhas memórias

ainda no Ai Tweaker / CPU Power Managemenent, ficou assim:

E.I.SpeedStep ...: DISABLE

Turbo Mode: ENABLE

Depois em Advanced / CPU Configuration, ficou assim:

Execute Disable Bit: DISABLE

ainda em Advanced / CPU Configuration, depois em

CPU Power Managemenent Configuration, ficou assim:

CPU Ratio: AUTO

CPU C1E = DISABLE

CPU C3 Report = DISABLE

CPU C6 Report = DISABLE

Conclusão:

Minha virtualização esta desativada por que não uso.

O Modo turbo esta funcionado, fiz o teste com o turbo disable e o multiplicador ficou em x35.0 e o Seep core em 3.491.21 MHz.

A temperatura subiu e estabilizou em 41º C.

O Desempenho do PC melhorou bastante, mesmo que ele trabalhe em

1.60 GHz e as vezes nem isso usa e mesmo assim deixa o PC super rápido, agora com 3.60Ghz ficou perfeito, no clicar e abrir qualquer software esta muito mais rápido, até no reiniciar e quando entra no Windows ficou mais rápido

Na conversão com o ConvertxToDVD v3, ganhei 2 min, parece pouco, mais é um ganho.

Deis de já meu muito obrigado, eu sou insistente e não paro até conseguir, eu queria um i7 deis da 1ª Geração, ai saiu rumores da 2ª, depois da 3ª e agora tenho um em mãos.

Muito obrigado pelas respostas, por tomarem seu tempo, e espero que ajudem outros internautas, que querem desempenho sem a necessidade de overclock.

Obrigado.

Fiquem com Deus.

post-425266-13884964313767_thumb.jpg

Postado
Verdade, vai ter que ser assim, não tem como mudar mesmo, na conversão de vídeo foi ótimo, uso o ConvertxToDVD v3, converti 3 filmes de 110 minutos em 20:20ms, enquanto que no Q9550 demora de 36~45 ms.

Eu não sei como fazer overclock, não sei quais funções tenho alterar na placa-mãe para subir, se você tiver um tutorial ou souber um site que expliquei em uma linguagem mais fácil, eu te agreço, valeu pela ajuda.

Eu to insistindo nisto, porque o meu anterior fazia isso, e eu notava a diferença, pouca, mais notava, e um amigo pegou um AMD AM3 desses mais novos e ele tem esta disponibilidade, função auto ele fica em 800 Mhz e tem a função manual que você ajusta como quiser, pode subir com mais de 4Ghz e roda normal com o cooler que veio no processador.

Obrigado novamente pela atenção de todos.

Bom, o overclock com sua mobo é fácil, creio eu que ela tenha uma bios semelhante a minha, caso possua suporte ao programa da propria assus que é o TurboV EVO fica mais fácil ainda....

Bom lembra onde você mexeu no multiplicador? então, lá você vai colocar o multiplicador máximo do seu processador...

Ele é o limite.... pro seu processador (claro que sempre um bom cooler para overs é a margem que se deve ter de segurança para não ficar em uma temp acima dos 70° em FULL LOAD, garantindo a máxima vida útil do próprio) eu creio que x46 seja um ótimo over já, com boas temperaturas se usar um bom cooler ai.... tem muitos outros jeitos de alterar para se fazer over... mas esse é o jeito mais simples e que tem menos problemas de crash e incompatibildiade....

Se possuir o TurboV EVO é só abrir o Asus AI Suite ir em TOOL e depois TurboV EVO e pedir um AUTO TUNNING que ele faz um over bem seguro e tranquilo... Ou então vai até a aba CPU Ratio pessa para habilitar (on) reinicie e depois na mesma aba abri uma opção com todos os cores motrados com o limite de multiplicador, vá subindo até atingir o clock que quer e aplique, ai se o over for muito alto ou você mexer muito no clock o pc reinicia por segurança....

Postado
Bom, o overclock com sua mobo é fácil, creio eu que ela tenha uma bios semelhante a minha, caso possua suporte ao programa da propria assus que é o TurboV EVO fica mais fácil ainda....

Bom lembra onde você mexeu no multiplicador? então, lá você vai colocar o multiplicador máximo do seu processador...

Ele é o limite.... pro seu processador (claro que sempre um bom cooler para overs é a margem que se deve ter de segurança para não ficar em uma temp acima dos 70° em FULL LOAD, garantindo a máxima vida útil do próprio) eu creio que x46 seja um ótimo over já, com boas temperaturas se usar um bom cooler ai.... tem muitos outros jeitos de alterar para se fazer over... mas esse é o jeito mais simples e que tem menos problemas de crash e incompatibildiade....

Se possuir o TurboV EVO é só abrir o Asus AI Suite ir em TOOL e depois TurboV EVO e pedir um AUTO TUNNING que ele faz um over bem seguro e tranquilo... Ou então vai até a aba CPU Ratio pessa para habilitar (on) reinicie e depois na mesma aba abri uma opção com todos os cores motrados com o limite de multiplicador, vá subindo até atingir o clock que quer e aplique, ai se o over for muito alto ou você mexer muito no clock o pc reinicia por segurança....

Olá AgnusKalef, ela tem o AI Suite II sim, mais vou trocar o cooler primeiro, para não ter problemas futuros, irei seguir suas dicas sim, valeu, mais deste jeito agora ficou perfeito, esta muito rápido mesmo, é impressionante o desempenho desses processadores.

e agora como fechar o tópico.

Obrigado

post-425266-13884964314183_thumb.png

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!