Ir ao conteúdo

Problema Chuveiro VS Disjuntor. Eis a questão.

Lord_Dracon

Posts recomendados

Postado

Caros, boa noite.

Gostaria que alguém pudesse me auxiliar a descobrir uma solução para meu problema.

Primeiro, tenho uma caixa de disjuntor com a seguinte configuração:

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<< ELETRICIDADE
\/ \/
\/ \/
[- 50A -] [- 50A -] <- CHUVEIRO
\/ \/
\/ \/
[- 30A -] [- 30A -]
\/ \/
[- 30A -] [- 30A -]
\/ \/
[- 30A -] [- 30A -]
\/ \/
[- 30A -] [- 15A -]

O chuveiro está ligado ao disjuntor de 50A do lado direito e praticamente toda a eletricidade do resto da casa (luzes, tomadas, etc) estão ligados nos disjuntores de 30A logo abaixo dele (o disjuntor de 15A só está ligado na campainha).

Até então, quando o chuveiro era usado mesmo com outros equipamentos de alto consumo ligados (microondas, máquina de lavar roupa, etc) não acontecia nada.

Porém hoje aconteceu algo diferente. Com o chuveiro ligado por uns 20 minutos (e somente ele de alto consumo ligado, isso é, sem microondas e sem máquina de lavar, etc), o disjuntor de 50A desligou. Como os disjuntores abaixo recebem energia dele, eles ficaram sem energia. Conclusão. Desligou a energia elétrica da casa inteira.

Minhas dúvidas:

1) Essa caixa de disjuntor está errada certo? O chuveiro não deveria ter um disjuntor só pra ele?

2) Por que antes com vários equipamentos de alto consumo ligados juntos com o chuveiro nada acontecia e agora só com ele ligado por uns 20 minutos o disjuntor de 50A está desarmando?

Outras observações caso precisem:

a) Os disjuntores são desse tipo:

b9ZH4.jpg

B) O lado esquerdo da caixa eu ainda não descobri pra onde vai a energia elétrica.

c) O chuveiro é um Lorenzetti Bella Ducha 4T de 220V/6800W (max). Quando houve o incidente ele estava sendo usado na segunda temperatura mais quente (consumo = 4200W). Ele está devidamente aterrado em um fio terra dedicado.

d) O chuveiro está ligado na única saída de 220V da residência. Todas as demais ligações (tomadas, luzes, etc) são de 110V.

Enfim, alguém sabe do por que desse comportamento "estranho" do disjuntor se antes ele não fazia isso? :confused:

Muito obrigado pela atenção.

Postado

Certifique-se que todos os parafusos que prendem os fios aos dijuntores estão bem apertados. E naturalmente o chuveiro deveria ter um disjuntor somente para ele. Não faz sentido você ter que trocar o chuveiro e desligar a casa toda para isso.

Verifique os parafusos.

Postado

Olá.

1) Cerifique-se que o disjuntor é especificado para 220V e não 110V.

2) Se suas fases são 110V, para ter 220V, vocês usam duas fases no chuveiro. Verificar se as duas fases usadas são as duas fases da casa inteira, ou seja, o chuveiro está sobrecarregando a casa inteira (sim, estou dizendo que a casa inteira está em duas fases e o chuveiro pode estar instalado nas mesmas duas fases que a casa inteira).

3) Hipótese: Se vocês instalaram o chuveiro no verão, vocês usavam ele "frio", ou seja, em baixa potência. Agora, no inverno, vocês estão usando em alta potência, sobrecarregando a instalação da casa. Significa que em baixa potência, o chuveiro deixa margem pra usar os outros eletro-eletrônicos. Quando o chuveiro entra em alta potência, ele usa essa margem, sobrecarregando a instalação.

4) Colocar um disjuntor só pro chuveiro elétrico é recomendado.

Saudações.

Postado

Veja que 4200W/220V = 19A.

O disjuntor de 50A está superdimensionado.

Se o problema ocorre agora, pode ser que o disjuntor esteja "cansado". Aí ele fica caindo mesmo.

Essa ligaçao comoe stá nao é a correta. cada circuito da casa deveria ter o seu disjuntor e nao eles em série.

Falou

Postado

Correto, se a potência do chuveiro é 6800W em 220 Volts Fase-Fase (ou seja, os 2 fios do chuveiro são vivos teria que se usado um disjuntor bipolar de 35 Amperes com fio 6mm2. Essa instalação está estranha, seria bom que fosse revisada por um eletricista. O disjuntor bipolar é assim: 6037_13.jpg

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!