Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Novo Padrão de Tomadas.. Porque??!


Israel Felipe

Posts recomendados

Olá Amigos ...

Estou eu feliz e contente... quando resolvo comprar 1 ou 2 Reguas vulgo filtro de linha barato... para organizar os fios que atualmente estão em T's ... Legal ... vou lá comprar ... Tem regua? tem... do novo padrão ... tem do antigo ? nao ... vou em outra loja ... tem ? não...

Acontece que a grande maioria dos meus equipamentos é do padrão antigo ...

A regua custa 25 reais, de 6 tomadas...

Se eu quiser usar ela no padrão antigo tenho que comprar adaptadores... que custam 6 reais cada ... x 6 tomadas ... 36 reais só em adaptador ... + 25 da regua...

Tem algo errado nisso ai ... ou só eu que acho ?

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo.. Fica difícil de se trocar um padrão se o antigo contuinuar a ser comercializado..

O antigo na verdade era um "não padrão" pois tinha umas 5 ou 6 variações. Se não fosse banido, o novo seria uma sétima opção somente.

Podes trocar os cabos

Podes trocar os plugs e/ou podes usar adaptadores..

Adote o que for mais barato ou que melhor lhe atender..

Logo logo sequer te lembrarás do antigo pois tudo o que for nova compra virá no novo padrão..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem 5 tipos de uso domestico 2 deles para equipamento mais potentes que também usam aterramento como computadores e ar concionado e tem outros modelos que são não domésticos. O novo padrão visa também mais compatibilidade com estética e segurança, pois não tem mais como tocar nas partes vivas apenas com os dedos não importando o tamanho dos dedos pois a cavidade é pequena e é mais funda, ótimo para quem precisa de tomada baixa mas tem crianças e desatentos no ambiente, da até para limpar elas com mais segurança, quem já lavou o chão e paredes e jogou água em cima acidentalmente também entende o que eu quero falar :D.

Esse padrão (NBR 14136) copiado da norma internacional da União Europeia mas ninguém adotou antes do Brasil em 2001 Em seguida a Africa do Sul adotou o padrão. Ainda tem dois tipos pois haverá dois níveis de capacidade condutiva, 10A e 20A. Nas tomadas de 10A os furos têm 4,0mm de diâmetro, enquanto que nas de 20A os furos têm 4,8mm. Os equipamentos que demandam mais corrente têm plugues com pinos de 4,8mm que só entram nas tomadas de 20A. Já os equipamentos que demandam menos corrente têm plugues com pinos de 4,0mm, entram na tomada de 10A e 20A e são mais Fácil de instalar no lugar do antigo.

Uma tomada Dupla custa 10 reais da para ter até 3 tomadas novas no lugar da antiga e é muito simples de instalar, mas desligue a energia para fazer o serviço, caso queria com aterramento vai ter que passar um fio a mais para ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É meus amigos ... Fazer o que né ... Acabei comprando 2 tomadas + 2 reguas do padrão novo ... e 4 adaptadores ... e irei trocar os cabos dos pcs etc ...

A casa tem uns ... 15 anos ... e ... tem poucas tomadas ... atualmente está tudo concentrado em T's ... um T em cima do outro .... uma belezura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara... eu andei dando uma olhada, e algumas fábricas de filtros de linhas conseguiram "burlar" o inmetro e nos beneficiar... isso mesmo! Algumas extensões e filtros de linhas (não me recordo a marca, mas posso procurar a respeito) que tem o novo padrão 'para fora' como eu digo? tem uma capinha de plastico, do novo padrão, mas ela não fica rente ao filtro, e sim mais puxado para cima, com um pouco de dificuldade, consegui puxar e puxar essa capinha e o que revelei? Uma capa, somente encaixada (muito duro por sinal) mas que por baixo, continha o padrão antigo... resultado, todos os filtros de linha que compro, opto para algum que dê para fazer isso, e retiro essa capinha. Não fica exposto nenhum metal nada, é simplesmente uma capa mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Cara... eu andei dando uma olhada, e algumas fábricas de filtros de linhas conseguiram "burlar" o inmetro e nos beneficiar... isso mesmo! Algumas extensões e filtros de linhas (não me recordo a marca, mas posso procurar a respeito) que tem o novo padrão 'para fora' como eu digo? tem uma capinha de plastico, do novo padrão, mas ela não fica rente ao filtro, e sim mais puxado para cima, com um pouco de dificuldade, consegui puxar e puxar essa capinha e o que revelei? Uma capa, somente encaixada (muito duro por sinal) mas que por baixo, continha o padrão antigo... resultado, todos os filtros de linha que compro, opto para algum que dê para fazer isso, e retiro essa capinha. Não fica exposto nenhum metal nada, é simplesmente uma capa mesmo.

Seria importante que conseguisses mostrar ai ou dar uma referência desse modelo de que falas, até para que se possa abrir o mesmo e verificar se por dentro ele presta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A foto que postei diz respeito somente ao isolamento dos terminais de acordo com o novo padrão. No meu trabalho tem um plugue com a mesma capinha que ao retirar tem os três terminais no novo padrão, e não dois como mostrei na foto. Isso foi encontrado em lojas do tipo "tem tudo" e não são em todas. É tipo mosca branca.

Diga-se de passagem, hoje as lojas que insistirem em vender o padrão antigo é multada. Já vi balconista tirar de baixo do balcão, tomadas "guardadas" ainda no padrão antigo para clientes que as procuravam. Essas tomadas não podiam ficar nas prateleiras. :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que tipo de casa construída em 1999 tem fio de aterramento passando pelas paredes? Nem os apartamentos atuais tem! Exceto os mais luxuosos. ainda vai demorar tempos para o pessoal pensar na hora construir suas casas, passar um terceiro fio de 3mm pelas tomadas. O pessoal ta preferendo Burlar padrão pois tem muito equipamento a venda com padrões diferentes

Tenho certeza que isso não é um filtro e sim extensão disfarçada.

99,8% ainda não tem, 0,01% tem a nova tomada instalada no lugar da antiga mas sem aterramento e 0,01% tem essa tomada instalada na casa inteira com o fio de aterramento conectado.

metade do pessoal estão quebrando o terminal do meio para entrar na tomada antiga e resto estão comprando um adaptadores e "Filtros de linha" que na verdade é só uma extensão farjuta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Amigos ... Fui instalar as tomadas ... e 1 delas .. o parafuso de aperto da conexão eletrica ... espanou ... muito bom ... a tomada é essa aqui: http://files.mrcasaeconstrucao.webnode.com.br/system_preview_detail_200000010-4a8414b7d9/interuptor%20ilumi.jpg da marca ilumi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá Amigos ... Fui instalar as tomadas ... e 1 delas .. o parafuso de aperto da conexão eletrica ... espanou ... muito bom ... a tomada é essa aqui: http://files.mrcasaeconstrucao.webnode.com.br/system_preview_detail_200000010-4a8414b7d9/interuptor%20ilumi.jpg da marca ilumi

Troquei 3 destas, exatamente, 3. Com apenas o notebook ligado, ela derreteu dentro, onde está o contato. são tomadas de 10A, e simplesmente são um lixo.

Concordo com o que o Faller disse no quesito "obrigar", mas não sei se o faller notou, ou eu esteja procurando no lugar errado, mas a quantidade de reguas que estão vindo com 2 pinos, e adaptadores para 3 é absurda

não sei porque cargas dágua não se adotou 3 pinos e pronto, mesmo para modelos sem aterramento.

Aterramento é importante? sim.... mas não está sendo regra. Meu prédio tem 5 anos, e sequer tem aterramento. Isso mesmo meus caros.

Eu bolei uma aterramento apenas para reduzir os choques no pc, mas acreditem meus caros...não tem aterramento. O que fiz? apenas liguei o terra na caixa da tomada. SE disserem aterramento de $#%*(@#, eu concordo com vocês em genero, número e grau.

mas, se eu for procurar prédios aqui na minha cidade que tenham aterramento, vou andar 3 meses. Se eu descontar de um construtor em específico.... 2 anos.

Então eu tenho que apelar para gambiarra. E tenham certeza meus caros, que o padrão novo ainda vai dar o que falar. e enquanto isso todos seguem procurando cortar o pino do meio, e fazendo um furinho um pouco maior para que os plugs de 20A caibam nas tomadas de 10A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...