Ir ao conteúdo

Tenho 8 gb porem so estou usando 4gb

Josimar_^^

Posts recomendados

• 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Postado
Conforme solicitado, estamos reabrindo este tópico!

Obrigado.

Pessoal eu tenho uma P8P67-LE e fiz uma "k@gad/-\".

O BIOS dela estava 3802 e fiz uma atualização.

Essa atualização fez com que funcionasse apenas 2 sockets de memórias dos 4 em uso.

Testei cada pente separado em cada slot. Todos slots funcionam e todos os pentes funcionam.

Ao espetar os 4 na maquina apenas utilizam 2. Software como CPUZ e AIDA exergam os pentes.

Ao fazer o DOWNGRADE do BIOS minha supresa. Pelo ASUS UPDATE da como sucesso o procedimento, so que não faz o downgrade, ao fazer pelo boot, da erro, nem carrega. Alguém sabe me ajudar como fazer uma DOWNGRADE meio forçado?

Obrigado

Postado

Tirado originalmente daqui

Aguem poderia me ajudar a simplificar isso pra mim?

P: Sistema detecta toda a memória RAM, mas pode usar apenas uma metade.

4. Preparando DOS inicializável USB flash com FTK

Antes de meados do mês passado, eu usei Windows-versões do FTK, mas depois testadores percebi que há muitos programas, como antivírus ou ferramentas de virtualização que podem interferir com a piscar processo e pode levar a sistemas não inicializáveis. Por isso, decidi fazer-DOS versão o único. Mas, para usá-lo, você deve inicializar em DOS primeiro. Para qualquer um que pode fazer isso agora - leia próximas seções, as instruções para outras pessoas aqui.

0. Insira o seu drive USB flash vazio.

1. Baixe Bootable USB Drive Creator, descompactar e executá-lo.

2. Selecione a opção "Criar disco de boot" e selecione MS-DOS pasta, que foi descompactado no passo 1. Outras opções são para você definir.

3. Pressione Iniciar e esperar para o programa terminar.

4. Baixe a última versão do FTK (link é seção 2) e descompactá-lo para a pasta raiz USB flash.

5. Seu FTK flash-está pronto. Tente inicializar em DOS a partir dele. Se ele inicia - legal, se não - tente outra utilitários como Rufus ou grub4dos.

5. Usando FTK para downgrade / reflash / atualizar o BIOS inteiro ou apenas algumas regiões

Esta é a seção principal de tudo isso tópico. A maioria dos problemas causados ​​pela corrupção BIOS pode ser resolvido usando um dos métodos que se seguem.

Para usar qualquer um dos métodos que você precisa FTK-flash criado na seção 4. Inicializar em DOS e digite um dos comandos a seguir.

0. Fazer cópia de backup da BIOS. Comando: backup.

Use-o se você precisa fazer uma cópia de backup do seu BIOS atual.

Recomenda-se fazer uma cópia de backup e armazená-lo em local independente antes de qualquer piscar.

Quase todos os outros comandos que envolvem piscando estão a fazer um backup antes de fazer qualquer coisa, para usá-lo somente se você precisa armazenar backup em algum lugar diferente.

Este comando pode ser usado para ver se o BIOS está bloqueado por bloqueio de região, porque vai falhar com o erro 26, se qualquer região está bloqueado.

Existem três métodos de desbloqueio BIOS:

1. Ligando o sistema com GPIO linha 33 preso ao GND com resistor de 1k. Quase impossível em placas ASUS.

2. Usando EZ flash para atualizar o BIOS a partir de uma ME7 para ME8 um. O processo de atualização ME após a primeira reinicialização irá desativar esse bloqueio. Ele está disponível apenas em placas relativamente antigas.

3. Escrevendo 00 00 FF FF 00 00 FF FF 18 01 FF FF para compensar 0x60 da BIOS em SPI chip com programador de hardware. A solução definitiva, mas se você tem programador de hardware, você não precisa de qualquer maneira FTK.

Agora eu estou trabalhando em BIOS modificação para evitar que o bloqueio de trabalhar, e eu tenho algumas ideias relativamente boas de como fazer isso, mas não há nenhum código real agora, então você tem que esperar.

O arquivo de saída do comando é chamado de "backup.bin".

1. A restauração da cópia de backup da BIOS. Comando: restore. O arquivo de backup deve ser nomeado "backup.bin" e colocado perto arquivos FTK.

Use-o para restaurar a BIOS de backup previamente tomadas.

O comando funciona da seguinte forma: apaga todos os chips da Intel FPT depois pisca backup.bin para o chip como é.

Se o backup e as BIOS atuais têm diferentes versões ME, você precisa usar o comando poweroff após a restauração de sucesso para garantir ME reiniciar. ME é alimentado com a linha de energia em espera e não reinicia no reset normal, então você deve usar esse comando ou remover totalmente a energia e aguarde 30 segundos para repor ME estado. Se eles têm mesmas versões - reset normal é suficiente.

2. Piscando região BIOS apenas. Comando: biosrefl. O arquivo de BIOS para flash deve ser nomeado "bios.bin" e deve estar no mesmo diretório com FTK. Você deve usar um arquivo de BIOS para a sua placa.

Use-o para reflash / atualização / desatualização de sua região BIOS.

É o mesmo procedimento reflash BIOS interpretada por ferramentas ASUS BIOS com uma diferença - é uma reflash, para que a região está completamente apagada antes de escrever novos dados. Demora cerca de 1,5 x mais a piscar assim, mas ele garante que o BIOS antigos não terão influência para uma nova.

O comando funciona da seguinte maneira: Intel FPT faz cópia de backup da BIOS chamado backup.bin. Então FD44Copier copia FD44 conteúdo do módulo e tabelas SLIC (se houver) para arquivo bios.bin, verificando se o arquivo tem o nome na mesma placa-mãe-lo como arquivo de backup. Então ele remove PAC arquivo-header (se houver) do arquivo do bios.bin. Então FPT apaga região BIOS e flashes região BIOS a partir do arquivo bios.bin para chip da BIOS. Se algo der errado, a mensagem de erro será mostrada. Se assim for, você pode usar o comando de restauração para restaurar o BIOS ao estado anterior.

ME e GbE não são afetados, por isso não há necessidade de remover a energia ou usar qualquer comando, reset normal é suficiente.

3. Piscando região GbE apenas. Comando: gberefl. O arquivo de BIOS para flash deve ser nomeado "bios.bin" e deve estar no mesmo diretório com FTK. Você pode usar um arquivo de outro bordo como fonte GbE.

Use-o para reflash / atualização / desatualização de sua região GbE.

O comando funciona da seguinte maneira: Intel FPT faz cópia de backup da BIOS chamado backup.bin. Então FD44Copier copia MAC para bios.bin arquivo. Então ele remove PAC arquivo-header (se houver) do arquivo do bios.bin. Então região GbE FPT apaga e pisca região GbE de arquivo bios.bin para chip da BIOS. Se algo der errado, a mensagem de erro será mostrada. Se assim for, você pode usar o comando de restauração para restaurar o BIOS ao estado anterior.

Novamente, não há necessidade de usar nada de especial, reset normal é suficiente.

4. Piscando ME única região. Comando: merefl. O arquivo de BIOS para flash deve ser nomeado "bios.bin" e deve estar no mesmo diretório com FTK. Você pode usar um arquivo de outro conselho como ME fonte.

Use-o para reflash / atualizar / downgrade sua região ME.

Não Flash ME8_1.5M_Production.bin ou semelhantes 1.5M binários porte da Intel maneira que, ele vai render sua placa não arranca! Se você precisa atualizar ME usando esse tipo de arquivo, por favor, use o método descrito na seção 6.

O comando funciona da seguinte maneira: Intel FPT faz cópia de backup da BIOS chamado backup.bin. Então FD44Copier remove PAC arquivo-header (se houver) do arquivo do bios.bin. Então apaga FPT ME região e flashes ME região de arquivo bios.bin para chip da BIOS. Se algo der errado, a mensagem de erro será mostrada. Se assim for, você pode usar o comando de restauração para restaurar o BIOS ao estado anterior.

Você precisa usar o comando poweroff após piscar de sucesso para garantir ME reiniciar. ME é alimentado com a linha de energia em espera e não reinicia no reset normal, então você deve usar esse comando ou remover totalmente a energia e aguarde 30 segundos para repor ME estado.

5. Como atualizar o BIOS inteiras. Comando: reflash. O arquivo de BIOS para flash deve ser nomeado "bios.bin" e deve estar no mesmo diretório com FTK. Você deve utilizar um arquivo de BIOS para a sua placa.

Use-o para reflash / atualizar / downgrade todas as regiões do BIOS incluindo Descriptor e PDR (se houver). Funciona totalmente como biosrefl, mas pisca não só a região BIOS, mas todos eles.

Você precisa usar o comando poweroff após piscar de sucesso para garantir ME reiniciar. ME é alimentado com a linha de energia em espera e não reinicia no reset normal, então você deve usar esse comando ou remover totalmente a energia e aguarde 30 segundos para repor ME estado.

Postado

Josimar

Para fazer o donwgrade voce teria que ter feito um back up da original, voce fez?

Se não fez, o mais fácil seria alguém que tem a mesma placa que voce e tiver esse arquivo te enviar e voce tentar novamente.

Quanto a esse texto imenso, te digo, não basta ter a receita, tem que saber cosinhar, não faço a mínima de como realizar esses procedimentos, pelo jeito tem que ser alguém de conhecimentos avançados para tal proeza.

Postado
Josimar

Para fazer o donwgrade voce teria que ter feito um back up da original, voce fez?

Se não fez, o mais fácil seria alguém que tem a mesma placa que voce e tiver esse arquivo te enviar e voce tentar novamente.

Quanto a esse texto imenso, te digo, não basta ter a receita, tem que saber cosinhar, não faço a mínima de como realizar esses procedimentos, pelo jeito tem que ser alguém de conhecimentos avançados para tal proeza.

Não tenho não. CAso alguem veja esse tópico favor deixar a BIOS pra mim se possível, pos ja tentei todas do site da asus.

Realmente o texto é meio grande e meio complexo, mesmo assim é uma solução que parece funcionar por isso postei aqui. Obrigado por responder.:(

Apos muito sofrimento consegui o downgrade do BIOS. Pra minha surpresa nada,continua sendo reconhecido apenas 2 dos 4 slots. Pelo BIOS detecta 4 GB mais mostra todos os slots preenchidos.

Ja não sei mais o que fazer.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!