Ir ao conteúdo

Intranet via Wireless precisa de licença?

khflab

Posts recomendados

Postado

Pessoal, me tirem uma dúvida por favor! Quero fazer uma intranet entre mes clientes, não vou transmitir internet, mesmo assim preciso de licença para operação?

Valeu!

Postado

Cara, Magnux! Essa você desenterrou! Antigo demais! Então, acho que não me expressei legal.

Para fazer uma cobertura Wireless pela cidade e transmitir internet nessa cobertura, você precisa de uma licença né? Eu quero saber se para fazer a mesma cobertura mas sem transmitir internet por esse meio, somente intranet, eu preciso de licença também.

Preciso?

Postado

Depende do que voce quer rodar na rede. Que produtos e serviços as estações vão usar. Se for Windows, precisa, pois terá que ter um server (2003 ou 2008). Explique melhor a situação da estrutura e como quer que ela funcione.

Postado

No meu escritório:

- Link ADSL (não será transmitido pela rede interna)

- Um servidor Linux com um serviço de e-mail corporativo conectado a rede interna, saída com a internet.

- A torre de transmissão.

No cliente:

- A torre de recepção

- Acesso a minha rede interna do meu escritório para acessar o painel do e-mail corporativo, escrever e-mails e enviar.

Então basicamente o cliente vai trabalhar pela rede interna, quando precisar os e-mails vão sair para a internet pela minha internet.

Então até onde eu escuto, redes Wireless de longo alcance (entre bairros), quando compartilhando internet, precisam de licença da Anatel! E rede Intranet? Precisa?

Postado

Não precisa de licença. Então seu caso é uma transmissão wireless sem internet, é isso? Se for, dentro de sua propriedade pode transmitir sem problemas, desde que respeite as faixas de frequencia e potência de sinal.

Postado
Sim, transmissão wireless sem internet, porém o alcance vai ser entre bairros, mesmo assim está tudo ok?

Eu não entendo, mas é melhor ver melhor isso, e não confiar 100% nas respostas de fóruns. Porque um equipamento que emite sinal de radio pode atrapalhar outros sinais.Então não compre aparelhagem antes de checar bem, digo muito bem mesmo em fontes confiáveis.

Não custa nada entrar em contato com ANATEL.

Postado

Como é um ponto-a-ponto creio que não. Se fosse vender sinal, aí sim precisa, e não é pouca coisa. A burocracia e exigências são grandes.

Postado
Sim, transmissão wireless sem internet, porém o alcance vai ser entre bairros, mesmo assim está tudo ok?

Depende da frequência usada pelos rádios. Se usar rádios Wi-Fi 2,4GHz ou 5GHz, que são frequencias abertas para todos usarem, não precisa de licença. Se usar rádios com outras frequencias precisa de projeto, licença e engenheiro responsável.

Postado

Entendi! Eu vou usar 5ghz que é pouco usada aqui ainda, não vou vender sinal, só vou interligar uma loja/cliente a rede do meu escritório e servir a ele serviços diversos que são baseados nos servidores que eu vou ter. Nesse ponto-a-ponto que eu vou fazer com ele, ele não irá navegar porque eu nao tenho interesse em compartilhar internet.

• Membro VIP
Postado

Se não houver internet, não existe obrigatoriedade de licença.

(Simplificando porque se trata de uma comunicação usando banda aberta e os dados são privados)

No site da Anatel tem as informações, nesta reportagem sobre compartilhamento tem um link que facilita encontrar uma das licenças.

Agora se você não vai compartilhar mais nada, apenas o painel do e-mail corporativo, melhor fazer via internet mesmo ou criar uma VPN via internet. Primeiro porque você não teria necessidade de manter a infraestrutura de wireless, tanto via servidor quanto no(s) cliente(s). Outra porque gera a facilidade de acessar de qualquer ponto de internet, e não apenas do seu link dedicado.

Postado

A pessoa terá sim acesso via internet, mas pela internet dela aonde ela estiver (casa por exemplo), porém aqui na minha cidade a ADSL é bem recente (4 anos talvez) e temos alguns problemas pra poder manter algo assim via internet. Primeiro que IP fixo a empresa não nos dá, segundo que a burocracia para conseguir ADSL é alta, você tem que esperar as portas serem liberadas.

Então para não estrangular a entrada e saída pela internet, eu vou passar 95% da entrada para intranet e a saída mais alguns acessos externos, quando a pessoa estiver fora do escritorio dela, pela internet.

Minhas vantagens de criar uma intranet é que eu tenho um servidor da pesada, IBM x3650 7979, e posso/quero aproveitar esse poder de processamento dele! Se eu fixar uma intranet com um cliente, posso oferecer N serviços, compartilhamento/backup arquivos, controle de acesso por domínios, etc! Tudo isso com uma velocidade boa e podendo atender tantos quantos forem os funcionários da empresa.

Futuramente eu pretendo sim resolver meu problema de upload! Até então quero gerar infra-estrutura.

Obrigado pessoal pelas respostas.

• Membro VIP
Postado

1. Se a maioria dos serviços são de internet como email, controle de domínios, etc a banda necessária é pequena. Não vejo porque não disponibilizar diretamente por internet.

2. Um sistema wireless para prover serviços de backup, teria que ser dedicado porque pode consumir muita banda. No wireless a banda fica apenas disponível quando se faz ponto a ponto, ou seja, você tem um equipamento dedicado para o enlace. Neste caso só seria interessante se o cliente fosse premium, ou seja, se o serviço que o cliente paga deve oferecer tal recurso, porque caso contrário quando a internet ficar mais "popular" outros provedores de serviço vão oferecer o mesmo com custo menor e você fica com equipamentos que ficariam sem uso. (Considerando equipamentos profissionais, como Ubiquiti, existe um tempo para o payback deste investimento.)

3. Não compreendi a parte do IP fixo, para fazer um intranet funcionar via VPN não é obrigatório IP fixo. Um serviço de DDNS é suficiente para matar esta questão.

Postado
1. Se a maioria dos serviços são de internet como email, controle de domínios, etc a banda necessária é pequena. Não vejo porque não disponibilizar diretamente por internet.

2. Um sistema wireless para prover serviços de backup, teria que ser dedicado porque pode consumir muita banda. No wireless a banda fica apenas disponível quando se faz ponto a ponto, ou seja, você tem um equipamento dedicado para o enlace. Neste caso só seria interessante se o cliente fosse premium, ou seja, se o serviço que o cliente paga deve oferecer tal recurso, porque caso contrário quando a internet ficar mais "popular" outros provedores de serviço vão oferecer o mesmo com custo menor e você fica com equipamentos que ficariam sem uso. (Considerando equipamentos profissionais, como Ubiquiti, existe um tempo para o payback deste investimento.)

3. Não compreendi a parte do IP fixo, para fazer um intranet funcionar via VPN não é obrigatório IP fixo. Um serviço de DDNS é suficiente para matar esta questão.

Respondendo seus tópicos:

1 - Eu entendo o que você está falando, mas quando eu digo que a banda é pouca, eu digo 512kbs de upload (51,2 real) quando eu consegui o milagre de ter uma porta livre para mim, avalie conseguir juntar 1024 com duas ADSL, isso aqui ainda é sofrido.

2 - Realmente wireless na prática eu tenho muito pouca, ainda mais fazendo uma torre com AP, porém eu acredito que estabilizar um AP na faixa de 5ghz, com 450mbs (45mbs de upload?) e uma antena direcional deve me resolver o caso para backup, porque geralmente uma empresa tem pdf's de no máximo 5 megas, é isso que eu quero. Vou ter um samba para aquela empresa aonde os usuários vão ter sua pasta home para guardar seus arquivos, como se estivesse com um servidor interno para isso.

Mas me diga mais sobre isso por favor, um AP Gigabit, 5ghz, 450mb não daria conta?

3 - Realmente bem pensando, mas mesmo assim eu preciso de um controle de ip para poder transferir algumas coisas do dns para o servidor interno, para poder operar externamente com o domínio da minha máquina.

• Membro VIP
Postado

Depende da distância e dos equipamentos.

Tem alguns tutoriais para fazer as contas para dimensionar antenas, perda de cabo, equipamentos, etc para a velocidade que você deseja.

Conseguir 450 Mbps é pura ilusão, porque é via wireless e à distância, logo sempre existem perdas e interferências.

Pensando nos equipamentos de 300 Mbps que são mais comuns, mesmo pegando um perfil mais alto eu consideraria apenas uns 40 Mbps. Até pode ter mais banda, mas se tiver alguma interferência ou perda ela já estaria computada.

Agora veja que neste caso, você teria 40 Mbps para um cliente utilizando uma dupla de equipamentos. Se for fazer o mesmo com outro cliente, teria que ter outra dupla. Então neste ponto que acho que como o custo e manutenção dos equipamentos, um serviço deste a distância não é interessante. Talvez colocar um pequeno NAS ou montar um servidor local seja até melhor, seria mais rápido, teria mais espaço, entre outros.

Postado

Entendi, mas você me deixou em dúvida agora com esse conceito de duplas! Como assim?

Lembrando que eu nunca fiz uma torre wireless, mas no meu ponto de vista eu teria isso aqui:

Uma torre, com uma antena direcional pegando uma faixa da cidade, aonde quem quisesse se conectar comigo (dentro dessa faixa) apenas iria direcionar/instalar sua antena apontando para mim e pronto, estaríamos em uma intranet! Eu poderia suportar 2, 3, 10 clientes ali naquela região, tendo apenas uma torre/AP.

Não seria isso?

• Membro VIP
Postado
Entendi, mas você me deixou em dúvida agora com esse conceito de duplas! Como assim?

Lembrando que eu nunca fiz uma torre wireless, mas no meu ponto de vista eu teria isso aqui:

Uma torre, com uma antena direcional pegando uma faixa da cidade, aonde quem quisesse se conectar comigo (dentro dessa faixa) apenas iria direcionar/instalar sua antena apontando para mim e pronto, estaríamos em uma intranet! Eu poderia suportar 2, 3, 10 clientes ali naquela região, tendo apenas uma torre/AP.

Não seria isso?

Provavelmente não. Porque você deseja banda.

Nas antenas direcionais, elas funcionam em par. Por isso lá atrás disse que seria um sistema caro. Para mais clientes uma antena omni pode até suportar, mas a banda é bem menor.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!