Ir ao conteúdo

Hd externo seagate 3.0, mas velocidade de 2.0

brunosales85

Posts recomendados

Postado

Olá Gurus,

acabo de comprar este hd externo seagate de 1tb, Free agent GoFlex Drive.

Chegou aqui em casa e fui testa-lo. Vi que ele tem 1tb de armazenamento mesmo, porém quando fiz uma transferencia de arquivo, me surpreendo e vejo que a velocidade de transferencia está proximo dos 60mb/s .

Ora, este HD tem USB 3.0 e minha máquina [ Dell XPS 15 - i5 e 6gb ram - 2 portas usb 3.0] também possui.

Mandei um e-mail ao vendedor, e o mesmo relatou que muito dificilmente seria problema no HD. então eu verifiquei se a minha maquina de fato tinha um USB 3.0. Além do simbolo inconfundivel, fui ver no Gerenciador de dispositivos.:

Renesas Electronics USB 3.0 Host Controller

Renesas Electronics USB 3.0 Root Hub

Já que eu nao tenho outro dispositivo USB 3.0 nem outro maquina que suporte USB 3.0, nao tenho como saber se o defeito vem o HD externo ou da minha maquina.

Pergunta: Tem algum jeito que eu possa descobrir se de fato é o HD externo que nao é USB 3.0 ? Alguem ja passou por um problema desses aqui no forum?

Agradeço desde já.

Bruno Sales

Postado

A Taxa esta Normal para HD de 2.5" rodando a 5400RPM... assim como seria se ele estivesse em uma porta SATA 300, SATA 600, Firewire 800, thunderbolt ...

simplesmente o HD não suporta grandes velocidades; um HD externo desses em uma porta USB 2.0 ficaria limitado a uns 30~45MB/s...

Postado

USB 2.0 a velocidade maxima é uns 30-35MB/s , logo a sua velocidade está o dobro de 2.0 , então está em 3.0 sim.

O que acontece é que a velocidade USB 3.0 é limitada pelo chipset/controlador USB 3.0 e também pela velocidade do HD , logo se ele como disseram for de 5400RPM então 60MB/s é uma velocidade dentro do padrão.

Você tem que lembrar que esses HDs portateis são HDs de notebook , ou seja são mais lentos que os de PC.

Acho que você foi enganado por propagandas.

Postado

É mais ou menos isso que ele disse mesmo, só que as pessoas esperam que o HD forneça 6Gb/s e NUNCA vão fornecer...

Por causa do "gargalo" que é o HD em si (a controladora e etc)

Não é porque ele possui SATA6 que vai andar a 6...

Mas eu fiz o teste nos meus HDs externos e a leitura é MUITO rápida... se comparado com outros HD externo USB2.0

Se o HD externo fosse um SSD aí sim seria mais rápido.

Postado
A Taxa esta Normal para HD de 2.5" rodando a 5400RPM... assim como seria se ele estivesse em uma porta SATA 300, SATA 600, Firewire 800, thunderbolt ...

simplesmente o HD não suporta grandes velocidades; um HD externo desses em uma porta USB 2.0 ficaria limitado a uns 30~45MB/s...

Olá, obrigado por responder.

Testa a velocidade de leitura!!

A grande diferença é sempre na leitura...

Olá amigo, obrigado por responder,

como eu faço o teste de leitura?

Só fiz este teste de escrita mesmo, onde acusou a velocidade de transferencia de 60mb/s.

É mais ou menos isso que ele disse mesmo, só que as pessoas esperam que o HD forneça 6Gb/s e NUNCA vão fornecer...

Por causa do "gargalo" que é o HD em si (a controladora e etc)

Não é porque ele possui SATA6 que vai andar a 6...

Mas eu fiz o teste nos meus HDs externos e a leitura é MUITO rápida... se comparado com outros HD externo USB2.0

Se o HD externo fosse um SSD aí sim seria mais rápido.

Acontece que eu fiz uma rápida pesquisa pra saber qual era a velocidade esperando de um hd externo usando USB 3.0, e acabei pegando respostas desse tipo (6GB/s), e quando fui testar acabei ficando em choque (pensei que tinha sido enrolado)

Então, eu fiz mó onda com o vendedor [que ja tinha aceitado a devolução do produto], daí fui conversando com ele, e ele me explicou que a velocidade esperada era esta mesmo, eu disse a ele que ia pesquisar mais a fundo e recorrer a usuários que já utilizam esta tecnologia (sim, vocês).

E vocês acabam de me confirmar que sim, o HD externo está funcionando normalmente, muito obrigado por isto, a todos que responderam aqui:

F4b10, fdalto, Ash Cation .

Postado

pow tambem to com uns problemas serios quanto a isso, tenho um note avell B152 com portas USB 3.0 tenho um HD portatil samsung 1TB 3.0 também e ainda tenho um SSD VERTEX 4 128GB e transfiro um filme a 30-31MB muito paia isso, instalei o driver da Avell mas to achando que e esse driver, a o SO e WIN 8

Postado

Na prática tem ocorrido o seguinte: quando se anunciou o padrão 3.0 e sua velocidade quase 10 vezes maior que seu antecessor, foi um murmurinho, a galera pirou se animando e louca pra ver essa velocidade.

E aí veio a decepção, pois se viu que é um pouco mais rápido que o 2.0 e apesar de não ser ruim e o dispositivo funcionar bem, ficou aquela sensação de que foi enganado, nego formata máquina, instala outro sistema operacional e acha que está lento ou na velocidade 2.0, alguns modelos estão conseguindo entregar o dobro do 2.0 numa máquina mediana.

Não estranhe que em 5 anos vai encorpar o usb 3.0 e a coisa vai ser mais rápida.

att

Postado
Na prática tem ocorrido o seguinte: quando se anunciou o padrão 3.0 e sua velocidade quase 10 vezes maior que seu antecessor, foi um murmurinho, a galera pirou se animando e louca pra ver essa velocidade.

E aí veio a decepção, pois se viu que é um pouco mais rápido que o 2.0 e apesar de não ser ruim e o dispositivo funcionar bem, ficou aquela sensação de que foi enganado, nego formata máquina, instala outro sistema operacional e acha que está lento ou na velocidade 2.0, alguns modelos estão conseguindo entregar o dobro do 2.0 numa máquina mediana.

Não estranhe que em 5 anos vai encorpar o usb 3.0 e a coisa vai ser mais rápida.

att

mas no meu tem algo de errado porque tenho unidades de 2.0 que ta fazendo transferencia de 70mb... e ai pego uma maquina super equipada com tudo pra transferir ao maximo, e faz a 30mb ^^

Postado
mas no meu tem algo de errado porque tenho unidades de 2.0 que ta fazendo transferencia de 70mb... e ai pego uma maquina super equipada com tudo pra transferir ao maximo, e faz a 30mb ^^

Certamente tem algo de errado... no software que voce esta usando para fazer a leitura...

O USB 2.0 tem uma taxa maxima teorica de 480 Mbps (480 megabits por segundo) o que da uns 60MB/s de taxa, porém os protocolos USB reservam 10% da banda para dispositivos que trabalham no modo de interrupção. alem dos pacotes de controle... com isso a taxa maxima pratica ficaria em uns 45MB/S ou menos...

Postado

Já conferiu o site do fabricante para verificar se tem alguma atualização para seu disco ou instalar no sistema operacional?

Pior que na prática o povo caça uma fórmula mágica para destravar a velocidade e isso não acontece...rs, ainda não estou convencido que seja problema do hd, e sim das placas mãe que ainda não estão preparadas para fornecer uma velocidade maior.

att

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!