Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte alternativa para computador


h3lyo

Posts recomendados

Olá a todos...

Estou precisando regular 12v, 5v e 3.3v a partir de uma bateria de carro, ou um carregador de notebook.

Pretendo usar MOSFET, visto que se usar reguladores comuns, a queda de tensão seria de 0,7v e quado estiver usando bateria isso faz muita diferença, e com MOSFET conseguiria uma maior corrente.

A pergunta é: COMO REGULAR tensão EM MOSFET ?

Tem jeito de fazer atraves de zener, ou teria q ser atraves de LM317/LM350 ?

Lembrando que se for atraves de LM317/LM350, teria q ser apenas uma referencia, pois pretendo enviar as tensoes atraves de MOSFET.

Qualquer ajuda será muito bem vinda..

desde já agradeço.

2carregadorfonte.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Regulador linear???

Um PC dos mais simples costuma consumir uns 80 watts sem o monitor.

Para ter os 12V com regulador linear vai precisar de duas baterias, logo ai ter 24V.

Devido a grande diferença da tensão de entrada para as de saída e a potência envolvida, a potência dissipada vai ser altíssima num regulador linear. Isso vai virar uma verdadeira fornalha.

Para fonte linear melhor seria usar os transistores bipolares nas configurações tradicionais.

Use fonte chaveada.

Eu iria lhe sugerir os integrados da linha VIPer SMPS que já vem com um software que dimensiona toda a fonte, mas eles parecem que precisam de no mínimo 80V DC na entrada.

Então vou lhe sugerir o UC3845.

Tem um modelo desta linha que o PWM vai a quase 100%

Este parece ir a 50% somente.

Simule a etapa de potência aqui:

http://schmidt-walter.eit.h-da.de/smps_e/spw_smps_e.html

Você vai precisar do UC3843, ele vai a quase 100% de ciclo ativo, veja:

Difícil vai ser o projeto do transformador.

Melhor mandar fazer.

Sugiro a Hortrafo Hortotec ou a rasatronic, uma no rio grande do sul outra em são paulo.

Calcule todo o projeto:

Frequencia de operação, tensão de entrada e saída do trafo, potência. Mande que eles fazem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não creio q seja tão complicado assim. Veja esse PICOpsu, que funciona perfeitamente em placas mãe com processador de baixo consumo (ate uns 120w)

http://www.mini-box.com/s.nl/it.A/id.417/.f

O que eu preciso é apenas saber como polarizo um MOSFET, e tambem regular a tensão nele: com 3,3v 5v e 12v, se tem jeito de fazer usando zener, ou se teria q ser de outro jeito.

Lembrando que quando tiver energia da rede, a tensão de entrada vai ser de uns 19v (do carregador de notebook), e quando faltar energia da rede, a tensão vai ser de uns 12v (da bateria carregada).

Tenho q tentar, alias, pretendo usar pra um servidor de internet wireless (nao vou precisar de monitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não creio q seja tão complicado assim. Veja esse PICOpsu, que funciona perfeitamente em placas mãe com processador de baixo consumo (ate uns 120w)

http://www.mini-box.com/s.nl/it.A/id.417/.f

O que eu preciso é apenas saber como polarizo um MOSFET, e tambem regular a tensão nele: com 3,3v 5v e 12v, se tem jeito de fazer usando zener, ou se teria q ser de outro jeito.

Lembrando que quando tiver energia da rede, a tensão de entrada vai ser de uns 19v (do carregador de notebook), e quando faltar energia da rede, a tensão vai ser de uns 12v (da bateria carregada).

Tenho q tentar, alias, pretendo usar pra um servidor de internet wireless (nao vou precisar de monitor.

A fonte "PICOpsu" que você apresentou é uma fonte chaveada cara.

Acho que você não entendeu.....

A queda de tensão de 0,7V dos transistores bipolares nada vai influenciar se você for fazer fonte linear. Tanto mosfet como transistor bipolar operando no modo linear vai ter o mesmo rendimento.

Os dois tipos de fonte lineares, com transistor bipolar ou mosfet, vai virar uma fornalha de tanto calor que vai liberar nos dissipadores.

Veja este tópico, talvez sirva para você:

Regulador de tensão através de pulso PWM

http://forum.clubedohardware.com.br/regulador-tensão-atraves/1102783

Vejo que pode ser exatamente o que você quer fazer.

Pode usar os conselhos do tópico e projetar os controladores PWM com microcontrolador, ou montar circuitos PWM com UC3843 que já vem pronto para ser usado (Não precisa programar, apenas dimensionar os resistores e capacitores externos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E qual seria a melhor alternativa então amigo ? visto q aquele PICOPSU he ligado em uma fonte de 12v (nao simetrica). Mas tambem existem varios outros modelos, q funciona entre 6v a 28v, e sao indicados para alimentaçao de placas ITX com processadores onboard (baixo consumo).

Na internet existem algum projetos (q dizem q funciona) regulando os 3.3v 5v e 12v com LM 317 ou LM350.

Pretendo ter uma fonte com potencia parecida..entre 100 e 160w.

O que você recomenda ?

Veja essa outra fonte super simples, q fiz q funciona (lembrando q não vou precisar dos -5v pois vou usar placa-mãe mais nova (nao vai precisar de tensões negativas)

circuitonobreaksemtrans.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso não é uma tarefa fácil não, mas tem atalhos possíveis..

- Para começar se tem de saber quais as correntes que cada uma das linhas de 12, 5 e 3,3 Volts deverá poder suprir..

- A seguir verificar se dá para adaptar uma fonte dessas dai, prontas: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-455387625-mini-fonte-atx-24p-conversor-dc-dc-placas-me-itx-pico-psu-_JM

- A terceira, e isso ajuda muito, é saber aonde é que queres chegar, qual o objetivo dessa gambiarra toda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já conheço, o problema é que pra comprar isso aqu no Brasil é muito difícil, e quando acha, é caro.

Mas voltando a pergunta do topico, o que eu preciso mesmo é regular 3.3v 5v e 12v a partir de uma fonte de 19v (de carregador de notebook) ou de uma bateria de carro (12v a 13,7v.

Veja a nova imagem do que realmente preciso:

2carregadorfonte.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já conheço, o problema é que pra comprar isso aqu no Brasil é muito difícil, e quando acha, é caro.

Mas voltando a pergunta do topico, o que eu preciso mesmo é regular 3.3v 5v e 12v a partir de uma fonte de 19v (de carregador de notebook) ou de uma bateria de carro (12v a 13,7v.

Veja a nova imagem do que realmente preciso:

2carregadorfonte.jpg

Eu simulei um circuito estabilizador a mosfet canal N.

Este mosfet só regula pelo negativo da fonte em razão das tensões de polarização do gate que são positivas.

Coloquei um resistor de 1K mandando 12V para o gate do mosfet, desta forma ele conduzia 100%, dando os 12V na saída.

Aí eu coloquei um pequeno transistor BC327 ou BC337 (Não me lembro) que através de um diodo zener monitorava a saída, ou seja, se eu colocasse um diodo zener de 6V na base deste transistor e ligasse ele na saída da fonte, o zener conduzia fazendo passar corrente na base do transistor BC que por sua vez ia aterrando o gate do mosfet até que ele só liberasse 6V momento em que o diodo zener de 6V estabilizava sua condução.

Na prática isso acontecia tão rápido que ao ligar a fonte, quando ele levanta a tensão, já limita em 6V.

Deu para entender?

Também pode fazer as fontes com LM338:

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet2/8/0ujhh2scud4dfop1xfyut2u2qopy.pdf

Melhor que ele você jamais vai fazer com componentes discretos.

Se trata de um circuito integrado regulador de tensão de 5A, ajustável que permite circuitos com potência máxima de 50 watts.

Não é só isso, Ele possui todos as proteções:

Curto-circuito

Sobre-aquecimento

Potência excedida

A proteção contra curto-circuito é a principal delas, pois num regulador série como estes, de o elemento regulador entra em curto-circuito ele vira um Jumper, mandando toda a tensão da fonte principal para o equipamento, danificando imediatamente.

Já o LM338 tem proteção contra isso e ele simplesmente reduz sua potência dissipada evitando o curto-circuito interno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Olá a todos...

Estou precisando regular 12v, 5v e 3.3v a partir de uma bateria de carro, ou um carregador de notebook.

Pretendo usar MOSFET, visto que se usar reguladores comuns, a queda de tensão seria de 0,7v e quado estiver usando bateria isso faz muita diferença, e com MOSFET conseguiria uma maior corrente.

A pergunta é: COMO REGULAR tensão EM MOSFET ?

Tem jeito de fazer atraves de zener, ou teria q ser atraves de LM317/LM350 ?

Lembrando que se for atraves de LM317/LM350, teria q ser apenas uma referencia, pois pretendo enviar as tensoes atraves de MOSFET.

Qualquer ajuda será muito bem vinda..

desde já agradeço.

2carregadorfonte.jpg

##############################

Obrigado a todos... a questão é que sou curioso, então comprei uma fonte dessas

M3-ATX-3.jpg

Desmontei ela toda, esquematizei, estudei os componentes, o firmware, fiz cotação na china, comprei, e ja estou fabricando (no ferro de solda mesmo - estou esperando chegar minha estaçao de solda pra ficar um trabalho profissional), para vender...

No mercado livre até acha algumas fontes PicoPsu, mas sao apenas para 12v bem regulados, e não tem carregador de baterias, essa M3-ATX funciona de 6 a 24v, visto que tem um buck-boost.

Em meu modelo, espremi tanto que deu pra colocar um carregador de baterias sem alterar o tamanho do modelo original - 27mm x 44mm.

Mas pra que serve isso :

Servidores (principalmente MIKROTIK - Gerenciador de provedores de internet) eu mesmo ja penei bastante com constantes quedas de energia, e nobreak so segura no maximo 2 horas - essa fonte com bateria de carro segura de 12 a 24hrs (dependendo do modelo da plca mae, processador, bateria etc)..

E tambem server para CARPC, visto que suporta grandes variações de tensão...

É isso... obrigado a todos.

Meu site: http://picopsu.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!