Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas limpeza placa-mãe.


Coollio

Posts recomendados

Olá pessoal, estou precisando de ajuda, minha MOBO tá muito suja, quando achei que tinha entendido como fazer, fui inventar de pesquisar na net mais sobre o assunto, ela tá muito suja, gostaria de saber umas coisas:

1- Posso usar qualquer pincel para limpá-la, se não qual posso usar?

2- Quando for limpá-la tenho que tirar a bateria ou ela dá curto?

3- Comprei um limpador de contatos da WÜRTH modelo saBesto, posso passar em qualquer contato ou tem algum risco de curto?

4- Comprei uma pasta térmica também da WÜRTH (composição: Polidimetilsiloxano e óxido de zinco), mas não achei álcool isopropílico em lugar algum, como posso tirar a pasta já existente do processador ou dissipador sem o álcool?

5- Assim que terminar a limpezal, posso ligar o pc imediatamente ou tenho que esperar por algo?

6- Para me livrar da energia eletroestatica ao tocar na fonte é obrigado a fonte estar ligada ao aterramento, ou se eu quiser simplesmente tocar no gabinete sem estar ligado a nada, também ouvi falar que ficar descalço também serve, fora essas formas de se livrar existem outras?

7- Como tirar o cooler da fonte? Eu já vi onde ele é conectado, mas parece que está com uma cola (parece com cola quente) no conector que é bem difícil tirar e resolvi não forçar.

8- Como posso tirar a energia eletroestática do pincel?

9- Como tirar a bateria?

10- Posso deixar o HD de cabeiça para baixo? Limpo meu pc com muita frequência uma vez por semana, minha casa é muito empoeirada, então acho que não existe esse problema de oxidação da placa lógica, dou uns assopros.

11- Posso passar pincel na placa lógica do HD?

-

Desculpem-me pelo tanto de perguntas, mas resolvi juntar todas às minhas dúvidas em um só tópico, desde já agradeço a ajuda de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, estou precisando de ajuda, minha MOBO tá muito suja, quando achei que tinha entendido como fazer, fui inventar de pesquisar na net mais sobre o assunto, ela tá muito suja, gostaria de saber umas coisas:

1- Posso usar qualquer pincel para limpá-la, se não qual posso usar?

2- Quando for limpá-la tenho que tirar a bateria ou ela dá curto?

3- Comprei um limpador de contatos da WÜRTH modelo saBesto, posso passar em qualquer contato ou tem algum risco de curto?

4- Comprei uma pasta térmica também da WÜRTH (composição: Polidimetilsiloxano e óxido de zinco), mas não achei álcool isopropílico em lugar algum, como posso tirar a pasta já existente do processador ou dissipador sem o álcool?

5- Assim que terminar a limpezal, posso ligar o pc imediatamente ou tenho que esperar por algo?

6- Para me livrar da energia eletroestatica ao tocar na fonte é obrigado a fonte estar ligada ao aterramento, ou se eu quiser simplesmente tocar no gabinete sem estar ligado a nada, também ouvi falar que ficar descalço também serve, fora essas formas de se livrar existem outras?

7- Como tirar o cooler da fonte? Eu já vi onde ele é conectado, mas parece que está com uma cola (parece com cola quente) no conector que é bem difícil tirar e resolvi não forçar.

8- Como posso tirar a energia eletroestática do pincel?

9- Como tirar a bateria?

10- Posso deixar o HD de cabeiça para baixo? Limpo meu pc com muita frequência uma vez por semana, minha casa é muito empoeirada, então acho que não existe esse problema de oxidação da placa lógica, dou uns assopros.

11- Posso passar pincel na placa lógica do HD?

-

Desculpem-me pelo tanto de perguntas, mas resolvi juntar todas às minhas dúvidas em um só tópico, desde já agradeço a ajuda de todos.

1- Pode sim, eu uso cerdas grossas para poeira mais pesada, e pra tirar aquela poeira fininha um cerdas finas mesmo.

2- opcional, nao vai dá curto.

3- Nunca ouvi falar, por isso nao darei certeza de nada.

4- A pasta parece de qualidade duvidosa, mas enfim, pode limpar sem alcool sim, mas nao vai ficar 100%, na minha cidade unico lugar que encontro alcool isopropilico foi em centro de manipulação, isso mesmo, onde manipulam remédios, tente ai.

5- Se nao tiver molhado nada sem querer, pode ligar normalmente.

6- Eu teria MUITO cuidado ao manusear fontes, mesmo estando fora da tomada elas seguram cargas, é só pesquisar um pouquinha e verá que muitas pessoas morreram ao levarem uma descarga da fonte, logico que é raro acontecer, mas enfim, todo cuidado é pouco, cuide-se.

7- evite tirar o cooler, apenas limpe-o, com pincel e pano seco.

8- não sei. ^^

9- Ela tem um "pininho" que é só apertar e tirar, ou seja ela é apenas travada, quando puxar NADA vai acontecer, voce tem puxar o pino e puxar a bateria.

10- Meu amigo sempre montou o HD dele de ponta cabeça, e até hoje nao deu problema nenhum. Já li muito sobre isso e as opiniões são divididas, alguns dizem que danifica outros falam que não. Vi em sites confiaveis que nao tem risco algum, e como tenho meu amigo de experiencia, eu arrisco a dizer que sou do time que acha que nao acontece nada.

11- Faço isso constantemente e nunca tive problemas, logico com suavidade, nada de descontar a raiva nele hein. haha

Espero ter ajudado, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- Pode sim, eu uso cerdas grossas para poeira mais pesada, e pra tirar aquela poeira fininha um cerdas finas mesmo.

2- opcional, nao vai dá curto.

3- Nunca ouvi falar, por isso nao darei certeza de nada.

4- A pasta parece de qualidade duvidosa, mas enfim, pode limpar sem alcool sim, mas nao vai ficar 100%, na minha cidade unico lugar que encontro alcool isopropilico foi em centro de manipulação, isso mesmo, onde manipulam remédios, tente ai.

5- Se nao tiver molhado nada sem querer, pode ligar normalmente.

6- Eu teria MUITO cuidado ao manusear fontes, mesmo estando fora da tomada elas seguram cargas, é só pesquisar um pouquinha e verá que muitas pessoas morreram ao levarem uma descarga da fonte, logico que é raro acontecer, mas enfim, todo cuidado é pouco, cuide-se.

7- evite tirar o cooler, apenas limpe-o, com pincel e pano seco.

8- não sei. ^^

9- Ela tem um "pininho" que é só apertar e tirar, ou seja ela é apenas travada, quando puxar NADA vai acontecer, voce tem puxar o pino e puxar a bateria.

10- Meu amigo sempre montou o HD dele de ponta cabeça, e até hoje nao deu problema nenhum. Já li muito sobre isso e as opiniões são divididas, alguns dizem que danifica outros falam que não. Vi em sites confiaveis que nao tem risco algum, e como tenho meu amigo de experiencia, eu arrisco a dizer que sou do time que acha que nao acontece nada.

11- Faço isso constantemente e nunca tive problemas, logico com suavidade, nada de descontar a raiva nele hein. haha

Espero ter ajudado, abraços.

Só acrescentaria uma limpeza dos contatos das memórias com uma borracha(dessas escolares, bem macia), pra tirar a oxidação que cria ali; Também tá valendo levar o pc em algum lugar onde tenha um compressor de ar e passar um jato de ar, aí sim fica novo! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre oxidação, se voce não mora em cidade litorânea, ou próximo do mar, não há problemas desse tipo, apenas ilustrando, aqui na baixada santista, SP, portões, vitrôs, janelas e graadeamento em geral e tudo feito em aluminio por causa do mar, ferro apodrece rápido, fui em Uberaba, MG, não vi nada em alumínio, era tudo feito de ferro.

Para gerar eletrecidade estática é necessário movimento e atrito, se o pincel não foi submetido a isso ele não irá acumular.

voce sim que poderá estar carregado, mas isso se resolve tocando em qualquer parte metálica do gabinete.

A alimentação do cooler da fonte vem soldada na placa, para soltar, o que não é necessário, teria que desparafusar a placa da estrutura da fonte, já que a solda fica por baixo, mais o importante é apenas limpar a hélice da fonte e do fan do processador e de outros que houverem, poeira demais nas pás comprometem a eficiência desses dispositivos.

Quanto ao processador, após soltar as alças que preendem o cooler, faça movimentos suaves lateral do conjunto cooler/dissipador para "desgrudar" do processador se voce forçar para cima pode entortar/quebrar pinos do processador;

Após remover o mesmo, não toque na superficie do processador, para limpar utilize cotonete que ficará limpo, e a parte do dissipador que encosta no processador, voce pode até passar um bombril de leve ou uma lixa ultrafina, nada que vá desbastar, apenas limpar, alguns também usam kaol para fazer isso; também pode usar um secador de cabelos "no quente" para tirar possível umidade da placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!