Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura interna do gabinete influenciando a temperatura da placa-mãe?


DiF

Posts recomendados

  • Moderador

Olá caros amigos e colegas!

Primeiramente, vamos a minha configuração:

Gabinete Termaltake MS-I Commander

Placa-mãe Asus M5A88-V EVO(core unlocker desabilitado e TPU desabilitado)

Processador AMD FX 8120 ( cooler Box )

Memórias 2x Corsair 4GB DDR3 1600 Série Vengeance( com dissipador)

Placa de vídeo Nvidia GTX 660 Ti

Fonte Corsair TX750 750w

2x Fans Cooler Master 120 x 120 x 25mm modelo [R4-S2S-12AK-GP], onde Um está na parte frontal do gabinete como injetor de ar frio e outro no chassi traseiro como exaustor

O teste e o problema:

Quando em Idle, a placa-mãe fica em 41° e o processador em 39° ~ 41° bem estável.

Em Full Load, a placa-mãe ficou estagnado em 45° e o processador ficou em 69° ~ 70° e seus núcleos ficam em torno de 57°.

Para testar em Full Load, utilizei o prime 95 na configuração In-place large FFTs, onde ele testa mais CPU do que memória RAM.

Ele aguentou 40min. aproximadamente depois a máquina se desligou, assim que esfriou voltou a ligar( sozinho mesmo)

Eu sei que este modelo de placa-mãe tem uma proteção contra alta temperatura fazendo a máquina desligar temporariamente até que ela esfrie depois volta a ligar.

A refrigeração:

Como citado na configuração da máquina, o gabinete possui atualmente 2fans para o fluxo de ar:

  • um fan como exaustor na traseira superior
  • um fan frontal embaixo.

Ainda possui mais dois lugares para um fan na base como injetor de ar e outro no topo perto das memórias como exaustor.

Gostaria de saber como devo proceder para não haver mais nenhuma instabilidade? pois se com o prime 95 em 40 min a máquina desligou.. imagina em jogos onde a GPU é usada aumentando mais ainda a temperatura..

Agora fico em dúvida se é por causa da temperatura da placa-mãe ou é o conjunto todo?

Ainda na mesma pergunta, estou pensando em trocar o cooler box, já li diversos tópicos com sugestões.. mas tenho dúvidas de qual o mais indicado e que caiba na placa-mãe de forma que não atrapalhe as memórias, pois com aquele dissipador delas, torna realmente grandes as mesmas.

Estou pensando algo como Corsair A50 ou A70.. ou talvez um Hyper Tx3..

Segue em anexo os prints com as temperaturas se precisarem ver.

Ps: Adcarvalho, se julgar que está no lugar errado, por favor mova para o setor correto!

post-155230-13884964638241_thumb.jpg

post-155230-13884964638756_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Não conheço exatamente sobre essa fan R4-S2S-12AK-GP, mas já ouvi dizer que ela não tem um fluxo de ar muito bom.

Creio que se tiver que comprar outras fans seria melhor considerar fans com melhores recomendações.

Existem várias opções: Cougar, Aerocool, Akasa Viper 120 mm, Akasa Apache, CM Blade Master, CM XtraFlo.

2) Não sei dizer se o custo das novas fans no final das contas vai compensar com relação as temperaturas.

Mas pessoalmente, considero fans consideravelmente baratas comparadas a outros componentes mais caros do computador.

Ter apenas duas fans pode ser pouco dependendo do gabinete ou da configuração.

3) O seu processador tem a recomendação da temperatura limite em 61 C.

Não sei dizer se essa temperata se aplica exatamente ao cores/package ou ao processador apresentados no HWMonitor.

Normalmente, as pessoas consideram a do core/package.

De qualquer forma, não faça teste de stress usando o Prime95.

4) Não sei dizer se a temperatura da placa mãe está dentro do esperado ou não.

Mas já vi alguém que tem essa mesma placa mãe e com melhor temperatura (32 C).

http://adrenaline.uol.com.br/forum/overclocks/377934-overclock-fx4100-e-placa-mãe-asus.html

Notei que a sua placa mãe tem uns dissipadores próximos a região do processador.

É possível que o calor gerado pelo processador acabe influenciando na temperatura da placa mãe também.

5) Infelizmente memórias de perfil alto acabam não sendo vantajosos.

Hoje em dia as memórias não esquentam tanto assim para exigir esses dissipadores que no final das contas acabam restringindo as opções de air coolers.

6) O TX3 seria uma boa opção por ser consideravelmente menor, mas teria-se que ver se o seu desempenho seria bom para o processador que você tem.

Só para ter uma ideia, já vi relato de alguém que optou em trocar o 212 pelo H100, pois ele não conseguia sustentar o over que ele queria dentro da temperatura recomendada.

Se não estiver pensando em over muito alto, creio que o 212 seria também uma boa opção e ele tem dimensões um pouco menores do que o A70.

Sei que em várias placas mães, a fan do 212 acaba obstruindo apenas o primeiro slot de memória.

Porém, nesses casos o problema é resolvido colocando a fan no lado traseiro do dissipador.

O A70 usa duas fans, não sei dizer como seria o seu desempenho se tivesse que usar apenas 1 fan.

O 212 Plus por acaso tem dimensões idênticas ao Evo.

Se tiver interesse no 212, veja no site do fabricante o desenho com as dimensões do 212 e tente estimar como ficaria em cima da sua placa mãe tomando como base o cooler box.

7) Creio que vale a pena mencionar sobre coolers com dissipadores horizontais como o Noctua NH-C14 em que a fan acaba ventilando também a placa mãe.

Já vi relatos de pessoas que tem placa mãe com dissipadores e que notaram algum aumento na temperatura quando trocaram o cooler com dissipador horizontal para um cooler com dissipador em torre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

EdsonSM,

Primeiramente obrigado pelas respostas!

Então, eu comprei estes fans como medida provisória, pois eles estavam muito baratos 14 reais. Eu queria ter comprado um termaltake de 57 reais que era um pouco melhor.

Sobre o cooler do processador, bem estou tentando evitar sugetoões como watercoolers .. e outros de alto desempenho que são muito caros. Minha meta é pegar um relativamente bom ( que funcione pelo menos) dentro da faixa de preços de 90 reais, no caso, eu fiquei muito interessado no A70, pois segundo o teste do Clube do Hardware, o A70 possui um ótimo desempenho, mesmo testado em um i7 o cooler se apresentou bem. Lembrando que no teste, foi feito um overclock para tirar o máximo de temperatura para poder testar o cooler.

Sobre o A70, acredito que se tirar um dos fans dele, ele agiria como um A50 não? afinalo A50 é o mesmo A70 só que com apenas 1 fan.

Sobre as memórias, comprei estas pois estavam em promoção na hora.

Mas então baseado nos fatos apresentados é possível afirmar com certeza de que a temperatura alta do processador interfere diretamente na temperatura da placa-mãe?

Levando em conta que substitui o elastômero original do cooler por uma pasta térmica impastec 10g branca( essas de 3 reais) que eu achei aqui guardado.

O fato curioso ontem de noite é que tentei jogar o gta 4 no máximo, e rodou por cerca de 10 ou 15 min. depois disso a máquina desligou e esperou esfriar.

estou começando a achar que o limite aceitável da placa-mãe é de 41° ~ 45°

sem desligar( pela proteção) pois toda vez que chega próximo a isso ele desliga. isto se aplica só a processamentos pesados.

Por exemplo, no momento a placa-mãe está com 43° mas a chapinha do processador está em 44° e seus núcleos em 28° e não estou fazendo nada, apenas digitando aqui no fórum no chrome. e assim fica estável.

Outra coisa, por qual motivo não usar o prime95? ele é um dos melhores para teste de stress na memória ou cpu( opção In-Place Large FFTs)

Por fim, sim pretendo adicionar mais 2 fans como injetor e exaustor. sobre sua informação sobre fan ser meio ruim eis aqui os dados técnicos na caixa dele:

Voltage: 12VDC

Current (ampere) 0.07 A

Imput( watt) 0.84W

Speed: 1200 rpm +- 10%

Air Flow( CFM): 44.03 CFM +- 10%

Air Pressure: 1.83 mmH2O +- 10%

Noise (dBA): 19.8 dBA

Bearing Type: Sleeve

Leadwire: 300mm

Life: 30 mil horas

connector 3 pinos

acessório: adaptador 3 para 4 pinos

Screws: 4 peças

Bem não sei dizer se ele é bom ou não.. mas saiu bem barato.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Na minha opinião pessoal, uma fan por R$ 57,00 é um tanto caro.

2) Eu pessoalmente não conheço o A70.

Em fóruns tenho mais conhecimento sobre o 212.

Note também que a fan que vem com o A70 não é PWM.

De qualquer forma se precisar você ainda pode trocar a fan original por uma fan PWM.

3) Os componentes que geram mais calor dentro do gabinete são o processador e a placa de vídeo.

Eu não tenho certeza, apenas desconfio que para o tipo de placa mãe que você tem a temperatura apresentada pelo sensor pode sim ser afetado por esse calor dependendo do gabinete.

Já notei em outros tópicos pessoas reportando temperaturas como a sua em placa mães que tem esses dissipadores em torno do processador.

Não conheço muito as placa mães como a sua, mas tenho impressão que essas placas tem tendência de apresentar temperaturas mais altas.

Creio que uma ventilação na região dos dissipadores pode ajudar na temperatura.

4) Seria interessante questionar o Suporte Técnico da Asus sobre a temperatura da placa mãe.

Eu até perguntaria se placas com esses dissipadores tem mesmo a tendência de apresentar temperaturas mais altas.

5) Eu quis dizer para não usar o Prime95, pois certamente o cooler box não é adequado.

O seu processador tem o limite de temperatura recomendado de 61 C.

6) Eu pessoalmente não conheço a fan CM Silent Fan.

Veja o depoimento dessa pessoa:

http://www.overclock.net/products/cooler-master-120mm-silent-case-fan-4-in-1-value-pack-r4-s2s-124k-gp

Mas não precisa jogar fora as suas fans!

Cada pessoa pode ter suas próprias razões para gostar ou não de certas fans.

Se tivesse que recomendar fans eu diria para optar por fans que já tenham boa reputação por pessoas que já compraram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1) Na minha opinião pessoal, uma fan por R$ 57,00 é um tanto caro.

É verdade.. eu acho também.. mas aqui é 8 ou 80.. ou é barato demais como esse que comprei ou bem caro , no caso esse de 57 que nas vistas parece ser mais parrudo do que esse aqui de 14. enfim, mesmo que seja um pouco "ruim" talvez se usado em conjunto, no caso, usar todos os lugares existentes do gabinete com suas devidas funções pode ser que o resultado seja satisfatório.. levando em consideração de que aqui onde moro, é praticamente um forno no verão.. e uma geladeira no inverno.

2) Eu pessoalmente não conheço o A70.

Em fóruns tenho mais conhecimento sobre o 212.

Note também que a fan que vem com o A70 não é PWM.

De qualquer forma se precisar você ainda pode trocar a fan original por uma fan PWM.

PWN seria algo sobre controlar a velocidade das ventoinhas certo? se não tiver ele sempre trabalhará em velocidade máxima. Talvez isso não seja a ser um problema sendo que futuramente já pretendia adicionar um controlador de fan. Particularmente me chamou a atenção esse cooler pelo custo dele e pelo teste do cooler pelo Clube do Hardware recomendando.

3) Os componentes que geram mais calor dentro do gabinete são o processador e a placa de vídeo.

Eu não tenho certeza, apenas desconfio que para o tipo de placa mãe que você tem a temperatura apresentada pelo sensor pode sim ser afetado por esse calor dependendo do gabinete.

Já notei em outros tópicos pessoas reportando temperaturas como a sua em placa mães que tem esses dissipadores em torno do processador.

Não conheço muito as placa mães como a sua, mas tenho impressão que essas placas tem tendência de apresentar temperaturas mais altas.

Creio que uma ventilação na região dos dissipadores pode ajudar na temperatura.

E não menos importante, a fonte é uma fonte de calor que afeta muito isso eu sei.

Minha placa-mãe é uATX acredito eu e ventila mal por natureza.. isso eu estou ciente..

4) Seria interessante questionar o Suporte Técnico da Asus sobre a temperatura da placa mãe.

Eu até perguntaria se placas com esses dissipadores tem mesmo a tendência de apresentar temperaturas mais altas.

Já me passou pela cabeça.. mas resolvi antes passar por aqui para ver se descobria algo, pelas experiencias dos usuários que tem esta placa ou tem conhecimento.

5) Eu quis dizer para não usar o Prime95, pois certamente o cooler box não é adequado.

O seu processador tem o limite de temperatura recomendado de 61 C.

Bem, suponho que isso pode não ser verdade, pois antes de montar esta máquina, eu tinha um Phenon II X3 710 e uma placa-mãe ECS A780GMA Ultra e rodava o prime 95 por 24h problemas.. ta certo que phenon II pode ser um pouco mais "frio" do que os FX mas a questão é que ele usava cooler box tambem.

Os 61° que se refere, é o limite aceitável em seus núcleos. No meu caso, quando fiz o teste.. o os núcleos ficaram estáveis em 57° e a chapinha em 65°

Já até considerei a possibilidade de abaixar o Vcore de 1.45 para 1.25 ou 1.35 para ver se diminui um pouco a temperatura..

6) Eu pessoalmente não conheço a fan CM Silent Fan.

Confesso que também não conhecia. fui conhecer na loja rsrs.. mas enfim, eu não entendo de fans.. a ponto de nem saber diferenciar qual seria melhor rsrs

Obrigado pela sua paciência!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Então para concluir o tópico, só irei resolver o problema do superaquecimento trocando o cooler box, para um cooler em torre na posição pull com uma ventoinha de 2500rpm?

A dias estou procurando qual é o limite aceitável de temperatura da placa-mãe. Hoje a temperatura ambiente estava na casa dos 31° abafado.. e a placa-mãe chegou a ficar em 47° mas não chegou a desligar a máquina... então com isso eu acho que posso concluir que a alta temperatura em full load do processador está interferindo na temperatura da placa-mãe, por consequencia fazendo que o sistema fique instável.

procede?

e uma última pergunta: reduzir o vcore, faz o processador esquentar menos, mas também faz ele perder desempenho? é uma boa ideia/ alternativa reduzir?, vejo muitos por aí reduzindo e fazendo overclocks.. E pretendo pelo menos deixar ligado as chaves de core unlocker e TPU da placa-mãe.. onde ele faz um overclock automático quando a máquina julgar que precisa de mais força para rodar aplicativos pesados.

procede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) O 212 vem com uma fan PWM de 2000 rpm e você tem a opção de usá-la na posição pull.

O A70 vem com duas e não sei te dizer como seria o seu desempenho com apenas 1 fan.

2) Eu não sei te dizer se de fato um air cooler vai diminuir consideravelmente a temperatura da placa mãe.

Eu desconfio que o calor na região do processador possa sim influenciar na temperatura da placa mãe.

3) Eu não conheço sobre configuração do vcore e não sei dizer se só isso ajudaria no problema do aquecimento.

Imagino se você optar por um cooler melhor não precise mexer no vcore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sim, realmente não gostaria de mexer nestas coisas..

O A70 provavelmente tem no minimo o mesmo desempenho do A50

Se eu conseguir manter pelo menos uns 3° ~ 4° a menos do que tenho hoje na placa-mãe já uma coisa boa.

Edit: Acho estou me convencendo de que o Hyper 212 Evo é uma boa opção de escolha, embora, o preço é meio salgado comparado ao A70 que a diferença de desempenho é pouca coisa de alguns 2 ou 3 graus.

Vou deixar em aberto ainda, se alguém tiver outra sugestão dentro do aceitável de custo/benefício. A princípio minha dúvida sobre a temperatura foi sanada.. eu acho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Moderador

Boas,

O problema do superaquecimento foi resolvido com o Hyper 212 EVO e dois fans adicionais no gabinete como injetor de ar frio e exaustor.

As temperaturas não passam de 61° em full load, com isso os problemas de desligamento e reiniciar foram cessados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!