Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GeForce GTX 660 - review técnico.


Dieg@o

Posts recomendados

  • Membro VIP

Talvez seja só seu processador pedindo água. Pesquise um pouco em: http://forum.clubedohardware.com.br/veja-se-sua/526007. Dica: Acho que tem algo que vai lhe ajudar na última página do tópico indicado.

Outra coisa, ative o v-sync. Hoje a maioria dos monitores trabalha a uma taxa de 60Hz (60 atualizações por segundo). Os quadros excedentes, ele simplesmente descarta. Então não adianta a VGA enviar 100 frames pro monitor, se ele estará aproveitando no máximo 60. Claro que pra monitores de 120 Hz, o teto sobe a 120 frames e assim sucessivamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, eu gostaria de uma dica de vocês. No mês passado montei um PC novo, e a VGA que escolhi é a EVGA GTX 660 SC.

Meu processador é um i7 3770 (3ª geração), a placa mãe é a Gigabyte B75M D3H

Tenho 8Gb de Ram (2x4gb em dual channel, 1600Mhz)

Jogo coisas como Tomb Raider (2013), Fifa13, NFS The Run, e percebo que jogando no Ultra, os games ficam com FPS baixo

Eu rodo os games em 1920x1080 (Full HD)

No Tomb Raider, se eu colocar tudo no máximo (ultimate) ele vai a 17fps

se eu tirar o antisserrilhado do x8, e deixar no normal, aumenta pra 40fps. Se eu tirar o esqueminha do cabelo da lara croft e a tesselação, aumenta pra 70fps. Porém a GPU fica 99% usage

No caso do The Run, no Ultra, o fps fica em 30 e a usage da GPU fica em 30%.

O que será que pode estar ocasionando isso? Algum de vocês poderia printar as configurações do painel da NVIDIA pra eu deixar igual?

Eu nao sei configurar o driver, e tem várias coisas OFF, conforme meu print:

http://imageshack.us/f/811/printplacadevideo.jpg/

printplacadevideo.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, eu gostaria de uma dica de vocês. No mês passado montei um PC novo, e a VGA que escolhi é a EVGA GTX 660 SC.

Meu processador é um i7 3770 (3ª geração), a placa mãe é a Gigabyte B75M D3H

Tenho 8Gb de Ram (2x4gb em dual channel, 1600Mhz)

Jogo coisas como Tomb Raider (2013), Fifa13, NFS The Run, e percebo que jogando no Ultra, os games ficam com FPS baixo

Eu rodo os games em 1920x1080 (Full HD)

No Tomb Raider, se eu colocar tudo no máximo (ultimate) ele vai a 17fps

se eu tirar o antisserrilhado do x8, e deixar no normal, aumenta pra 40fps. Se eu tirar o esqueminha do cabelo da lara croft e a tesselação, aumenta pra 70fps. Porém a GPU fica 99% usage

No caso do The Run, no Ultra, o fps fica em 30 e a usage da GPU fica em 30%.

O que será que pode estar ocasionando isso? Algum de vocês poderia printar as configurações do painel da NVIDIA pra eu deixar igual?

Eu nao sei configurar o driver, e tem várias coisas OFF, conforme meu print:

http://imageshack.us/f/811/printplacadevideo.jpg/

printplacadevideo.jpg

Amigo, veja se não tem nenhuma configuração jogo que esteja limitando esses FPS .

Quanto ao Tomb Raider, o jogo é bem pesado, nem com Sli, da pra usar aquela parada do cabelo da Lara..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, veja se não tem nenhuma configuração jogo que esteja limitando esses FPS .

Quanto ao Tomb Raider, o jogo é bem pesado, nem com Sli, da pra usar aquela parada do cabelo da Lara..

Eu chutei os fps, porque eu tinha muita espectativa sobre a placa. Mas agora instalei o MSI Afterburner pra poder verificar o FPS certinho e descobri que o FIFA ta rolando a 250fps, o Tomb Raider, com o esqueminha do cabelo da Lara + Tesseletion rola a 60 fps, e o NFS The Run, esse eu nao sei o que acontece, ele so usa 30% da GPU e fica a 30fps.

(Todos os games no máximo, em Full HD)

Enfim, o problema da minha placa era a minha espectativa, mas ela tá dentro do parâmetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Há pouco tempo adquiri esta placa http://www.msi.com/product/vga/N660-TF-2GD5-OC.html. Ótima placa, e bem fria por sinal.

Mas, recentemente, comecei a ter dores de cabeça com ela. Alguns jogos que demandam maior uso de gpu (aparentemente), estão causando travamento no meu sistema todo. Simplesmente, ao jogar por alguns minutos (ou segundos) o pc trava com uma tela preta, um som repetitivo como se fosse um cd riscado, e em seguida, reinicia.

Vamos lá: já desinstalei o driver, reinstalei, fiz instalação limpa, usei o driver sweeper pra remover tudo, coloquei driver antigo, coloquei driver beta (320.00), retornei para o driver atual (314.22), formatei o pc (antes estava com windows 8, voltei para windows 7), mas o problema persiste.

Quando eu consigo finalizar o jogo antes do pc reiniciar (raras vezes), recebo um erro de renderização (no caso do jogo Batman Arkham City - Steam versão) e um erro de "O Driver NVIDIA Kernel Mode parou de funcionar e se recuperou".

Executei o 3DMark11 Pro, e aconteceu o erro também. As vezes simplesmente sai para a área de trabalho e o 3DMark retorna uma erro de renderização, as vezes o pc reinicia com a tela preta maldita.

Efetuei então teste com a minha outra placa, uma GTX 460 da zotac, joguei Batman Arkham City por um bom tempo e não tive problemas de travamento.

Temperatura não passa dos 58 graus.

Meu sistema é:

Intel Core i5 3570k

8gb RAM DDR3 1333mhz

Placa Mãe Gigabyte GA-Z77X-D3H (bios atualizada para a ultima versão lançada)

Fonte Dr. Hank 700w real

MSI Geforce GTX 660 OC TF 2GB/DDR5

Jogos que eu testei e tive problemas:

Batman Arkam City

Dead Island

Mirror's Edge

Crysis 3

Já tentei também:

-Aumentar tensão pelo MSI Afterburner

-Aumentar e diminuir Power limit

-Diminuir Core frequency

Sem sucesso.

Bom, já solicitei o RMA da placa, pois a mesma ainda está na garantia. Mas gostaria de outras opiniões. Enviei um e-mail para a MSI e me disseram para enviar para o RMA. É a única opção que me resta aparentemente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desconfio sériamente que essa sua fonte possa causar algum dano a sua VGA e ao restante do sistema também. Talvez não seja esse o problema no momento, mas pode vir a ser num futuro próximo. Fontes de má qualidade e/ou com defeito, podem causar inúmeros problemas ao PC, inclusive danificar componentes, como a VGA, que é bastante sensível.

Poste sua configuração completa em: http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-x-configuração/p5952894#post5952894. Pergunte se a fonte dá conta da configuração do PC com qualidade.

Teste sua VGA em outro PC, com uma fonte de qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desconfio sériamente que essa sua fonte possa causar algum dano a sua VGA e ao restante do sistema também. Talvez não seja esse o problema no momento, mas pode vir a ser num futuro próximo. Fontes de má qualidade e/ou com defeito, podem causar inúmeros problemas ao PC, inclusive danificar componentes, como a VGA, que é bastante sensível.

Poste sua configuração completa em: http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-x-configuração/p5952894#post5952894. Pergunte se a fonte dá conta da configuração do PC com qualidade.

Teste sua VGA em outro PC, com uma fonte de qualidade.

Muito obrigado pela resposta Diegao67! Já postei no outro tópico. Mas realmente é estranho, nunca tive problemas com esta fonte quando usava com minha GTX 460 e meu Phenom II x4 BE. Se bem que agora o novo sistema requer mais energia! Infelizmente, não tenho outra fonte para efetuar testes :(

Vou ver o que posso fazer a respeito, até porque não é com todos os jogos que estou tendo esse problema, é muito aleatório.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dependendo da resposta do pessoal lá em "Fontes x Configuração" eu guardaria a GTX 660 e só colocaria novametne no PC, após ter uma graninha pra comprar uma fonte de qualidade. Se ela não tiver qualidade, é um perigo pra GTX 460 também, que não é lá das mais econômicas quando se trata de energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo da resposta do pessoal lá em "Fontes x Configuração" eu guardaria a GTX 660 e só colocaria novametne no PC, após ter uma graninha pra comprar uma fonte de qualidade. Se ela não tiver qualidade, é um perigo pra GTX 460 também, que não é lá das mais econômicas quando se trata de energia.

O que você pode me dizer desta fonte http://www.megamamute.com.br/Fonte-Modular-650W-ZT-OCZ-ZT650W-OCZ-354961.aspx/p é boa? É suficiente?

Estou pensando em comprá-la. Vi o review dela aqui no Clube do Hardware e está como produto recomendado. Mas 650w não é exagero? Será que uma de 550w http://www.megamamute.com.br/Fonte-Modular-550W-ZT-OCZ-ZT550W-NP-OCZ-353016.aspx/p da mesma marca já supriria? :s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá,gostaria de saber se é normal essa placa de video soltar um cheiro de plastico quente quando se está jogando Games Pesados como Metro 2033,BF3,Crysis 2 etc... eu ja removi todos os plasticos que vem nela e funciona tudo normal a temperatura varia entre 52° a 60° mais isso jogando por 12 horas seguidas e assim funciona tudo perfeito. só achei estranho esse cheiro que ela exala e da somente em jogos que utiliza muito o poder dela em games medianos e leves ela não exala então,a minha duvida é está isso é normal ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Deve ser cheiro de coisa nova cara...rs

Talvez o lubrificante do(s) fan(s) ou algo assim. Se a temperatura está OK, creio que não há motivo para ficar preocupado. Mas, caso queira, pode enquanto roda um benchmarck ou programa de stress na VGA observar e ver se não há nenhum componente se comportando de maneira estranha na VGA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve ser cheiro de coisa nova cara...rs

Talvez o lubrificante do(s) fan(s) ou algo assim. Se a temperatura está OK, creio que não há motivo para ficar preocupado. Mas, caso queira, pode enquanto roda um benchmarck ou programa de stress na VGA observar e ver se não há nenhum componente se comportando de maneira estranha na VGA.

Olá li a resposta que você me deu na minha pergunta,já rodei um benchmark aqui no meu pc e foi tudo normal foi o Heaven com DX11,mais você teria algum outro,pois foi como eu disse está tudo normal só achei estranho esse cheiro,a será que pode ser porque eu liguei ela ainda com alguns plasticos depois eu vi e tirei eles mais isso foi logo no segundo dia quando eu instalei ela será pode ter stagnado o cheiro nela ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá li a resposta que você me deu na minha pergunta,já rodei um benchmark aqui no meu pc e foi tudo normal foi o Heaven com DX11,mais você teria algum outro,pois foi como eu disse está tudo normal só achei estranho esse cheiro,a será que pode ser porque eu liguei ela ainda com alguns plasticos depois eu vi e tirei eles mais isso foi logo no segundo dia quando eu instalei ela será pode ter stagnado o cheiro nela ?

Amigo, é normal peças novas emitirem um cheiro de Plastico ou Metal "queimado" quando estão sendo usadas pelas primeiras semanas, isso acontece em qualquer peça/computador novo e passa com o tempo, porém você tem que ficar atento se esse cheiro é realmente de "novo" ou de queimado mesmo, pois existe uma distinção grande entre eles.

O ideal seria você fazer o que o Diego ja sugeriu, monitorar as temperaturas e funcionamento da placa pra ver se aparece artefatos, travamentos ou perda de desempenho excessiva. Se tudo estiver OK não tem com o que se preocupar.

Além do Heaven que você usou para monitoramento você poderá usar também o Cinebench, MSI Afterburner(Kombustor) etc etc. Esses e outros mais detalhados você pode conferir nesse link; Teste e Benchmarks de Placas de Vídeo

Abraço

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, é normal peças novas emitirem um cheiro de Plastico ou Metal "queimado" quando estão sendo usadas pelas primeiras semanas, isso acontece em qualquer peça/computador novo e passa com o tempo, porém você tem que ficar atento se esse cheiro é realmente de "novo" ou de queimado mesmo, pois existe uma distinção grande entre eles.

O ideal seria você fazer o que o Diego ja sugeriu, monitorar as temperaturas e funcionamento da placa pra ver se aparece artefatos, travamentos ou perda de desempenho excessiva. Se tudo estiver OK não tem com o que se preocupar.

Além do Heaven que você usou para monitoramento você poderá usar também o Cinebench, MSI Afterburner(Kombustor) etc etc. Esses e outros mais detalhados você pode conferir nesse link; Teste e Benchmarks de Placas de Vídeo

Abraço

Opa,muito obrigado pela resposta e pela dica vou tentar aqui pra ver como sai,mais assim em termos de performance e de uso eu utilizo EVGA precision e está tudo normal,mais ela está sendo gargalada porque meu sistema eu não atualizei eu uso esse mais logo trocarei.

Processador AMD Athlon 2 X4 635

Memorica 3Gb DDR2 800Mhz

MOBO Gigabyte M61SME-S2L

HD 320GB Sata 1

é isso ai vou testar aqui pra ver como se sai ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá, problema aqui (Claro né =\

Me PC tá desligando sozinho quando eu uso a entrada HDMI da placa de vídeo. Ele liga de boa, aí quando eu começo um jogo, não demora muito e ele simplesmente desliga. Então demora uns 4, 5 segundos, e ele liga sozinho novamente.

Antes eu usava VGA e nunca tive problemas, então fui colocar no HDMI da TV daqui de casa e toda vez que começo um jogo, demora um pouco e ele simplesmente desliga.

Também usei o DVI do monitor e placa de vídeo, e esse mesmo problema surge.

Meu PC é um i5 3540K 8GB DDR3 com GTX 660. Fonte VS 650, Placa ASRock...

Agradeço a ajuda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tente o seguinte...Baixe e instale um dos seguintes programas: Driver Cleaner ou Driver Sweeper. Esses programas limpam vestígios de driver que foram desinstalados, mas que deixaram alguns vestígios pra trás. Vestigios esses, que não por raras vezes causam instabilidades ao PC. Remova o driver de vídeo. Reinicie em modo de segurança. Rode o programa que você escolheu no início, removendo assim os vestígios do driver antigo. Reinicie. Vá ao site da Nvidia e procure por algo como "Auto Detect Your GPU". Ao se clicar nessa opção, o site identifica a sua VGA e sugere a melhor opção de driver disponível. Baixe e instale tal driver. Reinicie e teste o sistema;

Remova a VGA e passe uma borracha branca escolar nos seus contatos PCI-E, afim de remover possíveis impurezas. Encaixe a VGA novamente na placa-mãe firme, porém, suavemente;

Teste o PC com outra fonte;

Teste a VGA em outro PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dieg@o

Fiz todo o recomendado e o problema persiste. Usando o VGA do PC eu jogo sem problemas, porém não posso aproveitar todo o poder da GTX, uma vez que não está conectado nela. Quando conecto o vídeo na GTX, seja por DVI, seja por HDMI, ele funciona sem problemas até eu iniciar algum jogo, no qual jogo por mais ou menos 2 minutos e então o PC desliga sozinho, iniciando sozinho após cerca de 5 segundos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fala pessoal beleza!

Chegou hoje minha placa da ASUS geforce gtx660!

Como nunca tive uma placa tão boa e cara quanto essa, gostaria de saber como funciona aqueles programas que vocês utilizam para melhorar a performance da placa, das fans, pra nao deixar esquentar e tal! alguem pode me indicar um tutorial atual de como fazer isso por favor?

nao vou instalar o drive 320.18 porque minha ultima placa estragou e acho que foi por conta desse drive ai, a minha vai ficar com o 314.22 por hora mesmo!

Valeu!

Complementando o post acima, instalei o cd que vem junto com a placa, e ele instalou esse tal de gpu tweak! alguem sabe usar? é bom?

tvob.png

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não é necessário aumentar a rotação do(s) fan(s) da VGA. Eles já são programados para aumentar a rotação conforme a temperatura vai subindo. A não ser que você faça overclock na VGA, aí é interessante um ajuste na curva de aumento de rotação do fan. Dê uma olhada no Youtub por vídeos do MSI Afterburner. Com ele, você ajusta tudo isso. Caso se interesse pelo overclock, favor pesquisar e/ou abrir um tópico no setor de overclock de VGAs.

Quanto a esse programa que você postou nas fotos, parece ser baseado no MSI Afterburner, mas desconheço a qualidade do mesmo. Recomendo o bom e velho Afterburner.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, sou novo aqui e estou com problemas na minha VGA.

Queria saber se existe alguma coisa que eu devo fazer nao sei pra arrumar este problema...

Configs do meu pc:

Core i5 3570 @3.70ghz

12gb 1600 ripjaws

EVGA GTX 660 SC 2GB

FONTE corsair 600w 80plus

gabinete HAF 912 com 4 Coolers, 2x120mm 2x200mm

HD 1TB 7200rpm seagate

Então, comprei minha vga, montei meu pc e depois de uns 4 meses começei a ter problemas com a minha vga... jogava bf3 normalmente a 80ºC pois é uma vga "cubão" grande e outros jogos.

Dias atrás tive um problema que é o seguinte: mexendo no pc normalmente 30ºC 35ºc por ai normal de uma vga, coloco em um jogo qualquer por exemplo, league of legends, vou jogar a vga vai para 100º nao para de subir, acelera o cooler muito rápido e o computador automaticamente reinicia...

Hoje reparei que quando eu jogo League of Legends em modo "Sem Bordas" ela roda tudo no full 60 fps e nao aumenta a temperatura, fica normal...

Fui testar em outros jogos, Abri o Minecraft em janela pequena tudo normal... estiquei a tela, aumentei a janela do minecraft a placa de video aumentou a temperatura e continuou aumentando e acelerando o cooler, certamente tive que fechar para nao reiniciar o meu pc.

Fui testar no BF3, logo que começou a rodar o game ja acelerou tudo de novo... coloquei em janela também continuou a mesma coisa.

To meio perdido não sei o que fazer, e detalhe ela continua rodando a ventoinha tudo continua normalmente, só que a placa acelera demais e vai para 100ºC.

Para quem nao conhece o gabinete ai vai uma foto: http://www.vortez.net/index.php?ct=articles&action=file&id=4580

e uma foto da VGA: http://www.bjorn3d.com/wp-content/uploads/2012/09/EVGA_GTX_660_SC_2GB_6.jpg

Agradeço a atenção de quem leu ate aqui! valeu Falou galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá colega. Seja bem-vindo ao fórum CdH!

Verifique se a VGA e os cabos de alimentação da mesma estão corretamente conectados e sem malcontatos;

Tente também o seguinte...Baixe e instale um dos seguintes programas: Driver Cleaner ou Driver Sweeper. Esses programas limpam vestígios de driver que foram desinstalados, mas que deixaram alguns vestígios pra trás. Vestigios esses, que não por raras vezes causam instabilidades ao PC. Remova o driver de vídeo. Reinicie em modo de segurança. Rode o programa que você escolheu no início, removendo assim os vestígios do driver antigo. Reinicie. Vá ao site da Nvidia e procure por algo como "Auto Detect Your GPU". Ao se clicar nessa opção, o site identifica a sua VGA e sugere a melhor opção de driver disponível. Baixe e instale tal driver. Reinicie e teste o sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!