Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resoluções e Conexões de Áudio e Vídeo


Posts recomendados

  • Membro VIP

Bom pessoal, como vejo muitas dúvidas referentes a isto, resolvi criar este tópico pra ajudar.

Primeiro uma rápida introdução sobre as resoluções de vídeo:

Geralmente vemos as resoluções indicadas da seguinte maneira: 480i, 480p, 576i, 576p, 720i, 720p, 1080i, 1080p.

O valor numérico, representa a quantidades de linhas horizontais na imagem, tendo as linhas verticais implícitas, geralmente sendo:

480 = 640x480 (em proporção 4:3)

576 = 768x576 (em proporção 4:3)

720 = 1280x720 (em proporção 16:9 - Widescreen)

1080 = 1920x1080 (em proporção 16:9 - Widescreen)

Citei estes pois geralmente são o que encontramos em sinais de TV, DVD/Bluray e consoles de video game. Uma não citada por exemplo, 720x480 em proporção 16:9. Obviamente, conforme maior a número (resolução), melhor a definição de imagem.

Quanto ao caracter após o número, se refere ao modo com que a imagem é formada na tela (verredura) dos quais:

i (interlaced em inglês) significa entrelaçado, onde as linhas são formadas intercaladas, entre ímpares em uma imagem e pares na outra.

p (progressive em inglês) significa progressivo, onde as linhas são formadas de uma única vez, sem intercalar.

O método progressivo resulta em uma melhor qualidade de imagem.

O nosso sinal de TV aberta analógica funciona em 480i, em muitos casos chamada de SD (Standart Definition do inglês) que em português literal "Definição Padrão". Já a TV digital do Brasil pode ter a resolução máxima de 1080i. O famoso FullHD é o nome dado ao sinal 1080p.

Quando vemos uma resolução e após a letra há outro número, isto significa a taxa de quadros por segundo (Hz = Hertz) do sinal.

Exemplo: 1080p24 = 1920x1080 formada de forma progressiva com taxa de 24 quadros por segundo.

Existem variantes neste tipo de indicação, como 1080/24p ou 1080p@24 entre outros...

Conexões de vídeo:

-Vídeo Digital:

HDMI: Transmite de forma digital. Atualmente oferece a melhor qualidade de imagem e aceita resoluções até maiores que 1080p, mas esta resolução fica limitada as nossas TV's e mídias (Bluray/TV digital) atualmente. Possui apenas uma conexão, em que pode ser transmitido áudio e vídeo.

No caso do HDMI, deve-se atentar a nomenclatura do cabo. A conexão (tecnologia) mais nova é a 1.4, onde PODE (não sendo obrigatório) aceitar canal de retorno de áudio (ARC) e ethernet (HEC). Para o caso de reproduzir em 1080i e áudio de alta definição o cabo pode ser da versão Standart que reproduz sem problemas, para FullHD deve ser High Speed. Atente-se pelo fato que a própria organização HDMI não permite mais que os cabos sejam rotulados por versão (1.2,1.3,1.4...) e sim entre cabos Standart e High Speed, ou seja, a velocidade em que estes cabos transmitem. O ARC e HEC são opcionais em ambos os cabos.

Para o caso de mídia 3D ou resoluções igual ou maiores do que FullHD deve ser do tipo High Speed.

Existem cabos certificados, e estes são os únicos que se tem certeza na hora da compra que funcionarão conforme o rotulado nos mesmos.

portahdmi.jpg

hdmit.jpg

-Vídeo analógico:

Vídeo componente: É a melhor conexão de forma analógica. Pode reproduzir vídeos a 1080p, mas em alguns casos os fabricantes de TV limitam a 1080i devido a questões de mercado. Sua conexão se dá através de 3 cabos RCA (imagem abaixo), geralmente identificado nos aparelhos como "Component", com indicações em cada conexão Y (conector verde), Pb/Cb (conector azul) e Pr/Cr (conector vermelhor). As cores dos conectores em alguns casos podem não seguir este padrão. Usualmente, ao lado da conexão vídeo componente há as entradas de áudio stereo formada por 2 RCA's, mas podem não ser usadas, ao invés disto, pode-se utilizar as conexões S/PDIF (optica ou coaxial).

cabocomponente.jpg

portacomponente.jpg

Vídeo composto: Tipo de ligação mais comum. Onde geralmente transmite no máximo a 480p. Utiliza apenas um conector RCA, de cor amarela. Comercialmente, muitas vezes encontramos este cabo junto com outros 2 RCA's, que são para ligações do áudio stereo (L/R) de cor branca e vermelha.

Em muitos lugares, pessoas desconhecem este cabo como Vídeo Composto e o chamam de cabo de áudio e vídeo.

portacomposto.jpg

cabocomposto.jpg

Conexões de áudio:

- Áudio Digital:

HDMI: Transmite áudio de alta definição Dolby TrueHD e DTS HD Master (encontrado em Blurays) até 8 canais (7.1), além de padrões anteriores como Dolby Digital, DTS e áudio sem compressão LPCM.

Optico: Transmite o áudio de forma digital, juntamente com a conexão coaxial são chamados de S/PDIF (Sony/Philips Digital Interface Format). Pode transmitir Dolby Digital e DTS em 5.1 e PCM em stereo. Comercialmente,pode ser encontrado com o nome TOSLINK. Em alguns casos, como algumas placas de som, pode-se encontrar a conexão mini-TOSLINK, requerindo um adaptador ou um cabo mini-Toslink para a conexão.

Esta cabo é livre de interferências externas, mas pode ocorrer um problema chamado jitter.

portaoptica.jpg

cabooptico.jpg

Coaxial: Funciona da mesma maneira que o cabo optico, mas este é suscetível a interferências. É formado por um cabo RCA.

coaxial.jpg

- Áudio Analógico

Conexão formada por pares RCA no caso stereo (L = Left que significa esquerda e R = Right que significa direita), muito comum em ligações de DVD's e consoles com TV's. Pode também ser de 6 RCA's no caso de um conjunto 5.1 ou 8 RCA's em um conjunto 7.1. Estes dois últimos, raramente encontramos.

Em alguns casos (como fones de ouvido ou conjuntos 2.1/5.1 para PC) é utilizada a conexão P2, que transporta 2 canais em um mesmo cabo.

rcastereo.jpg

RCA L/R (stereo)

Espero que os amigos possam contribuir com sugestões de melhorias/informações para tornar o tópico mais produtivo.

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Ok. Muito bem explicado cara.

Comprei um BD-Player, deve chegar este final de semana e lendo o manual dele fiquei com uma dúvida quanto a resolução.

Minha tv é HD, suporta como resoluções máximas 1080i e 720p.

No manual diz que o player manda o sinal nas duas resoluções, mas qual você acha que ficará melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bacana os esclarecimentos renf, parabéns!

Estou com dúvida sobre conexão de som do PC para TV, criei um tópico com ela (http://forum.clubedohardware.com.br/duvida-som-conexao/881686). Creio que meu problema é relacionado com a dificuldade de fazer minha conexão reconhecer a imagem de uma entrada HDMI e o áudio de outra entrada ao mesmo tempo. Alguma sugestão?

Obrigado e parabéns novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 meses depois...

Caro Renf, comprei recente mente um televisor de led samsung e não sei como instalar um cabo de video compenente do receptor da net digital pois a entrada da tv é muito diferente, conforme a imagem, existe uma entrada de cabo p2 com dois orificios de espessuras diferentes. você poderia me ajudar?

É uma tv de led 32" serie 5000 samsung.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

alybati,

Nas LED's Samsung a conexão não é feita diretamente na TV, a TV vem com adaptadores que uma ponta é muito parecido com um P2, e esta se pluga na TV, e do outro lado deste cabo adaptador tem a saída "normal" de vídeo componente. Espero que não tenha jogado a caixa do aparelho fora....

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

pessoal, estou tendo dificuldades para fazer funcionar meu projetor HS51 Sony com o Receiver novo STR-DN1010 também SONY.

O projetor funciona apenas em 1080i.

liguei direto DVD, receptor da NET HD.

Ligando 100% em HDMI, a imagem fica como se fosse uma pintura, perde resolução em filmes... os graficos ficam perfeitos ) menus, etc ).

Tentei variar para 720i, e não deu resultado.

Comprei cabos de 1 metro e mesmo assim náo funcionou.

Alguém tem alguma dica?

Obrigado

ACFX em SP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal, estou tendo dificuldades para fazer funcionar meu projetor HS51 Sony com o Receiver novo STR-DN1010 também SONY.

O projetor funciona apenas em 1080i.

liguei direto DVD, receptor da NET HD.

Ligando 100% em HDMI, a imagem fica como se fosse uma pintura, perde resolução em filmes... os graficos ficam perfeitos ) menus, etc ).

Tentei variar para 720i, e não deu resultado.

Comprei cabos de 1 metro e mesmo assim náo funcionou.

Alguém tem alguma dica?

Obrigado

ACFX em SP

Parece que a resolução máxima do projetor é 1080i,para confirmar consulte o manual.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá,

Estou tentando conectar meu notebook à minha TV (antiga, de tubo), e já li tantos tópicos sobre o assunto que estou ainda mais confusa.

Meu PC tem saída S-video (7 pinos) e saída VGA. Minha TV tem entrada RCA e S-video (4 pinos).

Já sei o que fazer em relação a configurações, etc, mas sinceramente não consigo chegar a uma conclusão quanto ao tipo de cabo que é melhor no meu caso. É melhor um cabo VGA --> RCA? Já vi à venda cabos VGA --> 3RCA + S-video. É esse que eu devia comprar? Preciso colocar um cabo separado para o som?

Agradeço imensamente a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá clarissa22,

Pode ser por ambas as maneiras... VGA->Vídeo Composto (1 RCA) ou VGA->S-Vídeo (4 pinos). Ou mesmo (apesar de ser mais difícil de encontrar) S-Video (7 pinos)->Vídeo Composto. S-Vídeo (7p)->S-Vídeo (4p) sinceramente não sei se existe.

Só não se engane ao comprar um deste como citou: VGA->3 RCA, isto é vídeo componente e não irá funcionar no teu caso!

O áudio neste caso precisa ser um cabo separado, saindo da sua placa de som e entrando na TV na mesma entrada que ligou o vídeo, então seria um cabo P2-> 2 RCA.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

S-Vídeo generalizando é um pouquinho melhor que vídeo composto! Mas nesse caso nem notará diferença visto o aparelho ao qual vai ligar. Fora que vídeo composto é um tipo de entrada encontrada até nas TV's atuais, então iria dar preferência a ele.

Vídeo composto é só um conector amarelo. Depois é só ligar o áudio através de outro cabo!

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Amigos, gostaria que me ajudassem a esclarecer uma dúvida sobre o tal hdmi. Quero comprar um cabo hdmi pra ligar o meu notebook (Microboard ultimate black u342 c\ saida hdmi) na minha tv ( Lg Led infinita 32le5500) e futuramente um blu ray. O problema ta nesse novo modelo de hdmi 1.4, não sei se compro esse novo ou o antigo. Tem alguma diferençao no plugue do novo pro do antigo ? Eu ja andei pesquisando e vi que o 1.4 suporta trafego de rede, a tv que tenho tem conexão a internet, vai ser preciso o 1.4 ? o meu note vai suportar esse 1.4 ?

Espero qualquer ajuda, valeu pra todos!:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá,

O problema ta nesse novo modelo de hdmi 1.4, não sei se compro esse novo ou o antigo.

A organização HDMI não permite cabos rotulados por versão do chip. Ou é cabo High-Speed ou Standart, já o Ethernet é um opcional nos cabos.

Tem alguma diferençao no plugue do novo pro do antigo ?

O conector HDMI é padrão (o mesmo), mesmo nas versões anteriores.

Eu ja andei pesquisando e vi que o 1.4 suporta trafego de rede, a tv que tenho tem conexão a internet, vai ser preciso o 1.4 ?

Sua TV não tem suporte a tráfego de rede via HDMI, não é só o cabo que precisa oferecer suporte a ethernet, mas também os 2 aparelhos nas duas pontas, e no seu caso, nenhum é compatível.

o meu note vai suportar esse 1.4 ?

Essa é uma pergunta digamos... estranha. rsrsrs Os recursos oferecidos pelo chip 1.4 não funcionarão, como ARC, 3D etc...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bom..aqui vai o meu calvário:

Tenho um LCD da Philips modelo 32PFL3403/78 e adquiri um notebook Samsung RV410 - AD4BR. Este notebook tem somente uma saída VGA como saída de vídeo. A saída HDMi é lacrada com um tampo de plástico (não sei porque colocam o espaço na carcaça, já que não tem a tal saída).

Ao tentar conectar o notebook equipado com o Windows 7 Home Premium à TV com o cabo VGA, a imagem do notebook aparece na TV por quase 1 segundo e depois a TV exibe a mensagem "Sinal Não Suportado". Já baixei a resolução do notebook até 800x600 e nem assim consegui imagem na TV. Já apertei a tecla Fn+4 que no caso desse note é a tecla que ativa a saída de vídeo, quando aperto essa tecla aparece na TV a mensagem "Aguarde Por Favor" e depois "Sinal Não Suportado". Esse notebook vem equipado com a placa de vídeo Mobile Intel ® GMA 4500M com o driver já atualizado e no software de configuração dela na opção Dispositivos>Configurações de Monitor/TV diz que não há suporta para configurações de Monitor/TV.

Alguém poderia me ajudar??? Estou frustradíssimo! :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde , comprei uma tv lcd da OAC LC42H053 e estou lendo tantas criticas na internet sobre essa tv ,possui um nível de contraste muito baixo (25.000:1) e a saturação de cores deixa a desejar a cor (preta é muito feia), gostaria de uma ajuda no menu para arrumar os níveis de brilho e contraste manual para que a TV ganhe melhores acabamentos na imagem, outra duvida é quando estou em HD a imagem é linda e quando não é HD a imagem é uma ***** , tenho o HD MAX DA NET o problema é da tv ou do sinal da net

Alguém poderia me ajudar??? Estou frustradíssimo !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...