Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Existe uma relação prejudicial entre fontes com PFC ATIVO e MÓDULOS ISOLA


OlímpioFSV

Posts recomendados

Vou comprar uma fonte nova p/ meu PC, pois a minha atual é genérica e pretendo fazer vários upgrades. Escolhi uma OCZ 500W (OCZ500SXS) por R$ 250,00. Mas me surgiu uma dúvida, eu posso usá-la ligando-a num MÓDULO ISOLADOR da Microsol de 440v? Esta dúvida surgiu depois de ter lido comentários dizendo que ESTABILIZADORES são inúteis (me corrijam se estiver errado), dizem que a própria fonte é capaz de estabilizar a corrente, desde que esteja bem aterrada, mas no meu caso uso um ISOLADOR, pois não tenho aterramento na parede e não gosto de quebrá-las, muito menos de levar choques. O ISOLADOR pode danificar ou prejudicar essa fonte que tem PFC ativo?

OBS: moro no Ceará, aqui a tensão é de 220v (não sei se isso tem alguma coisa a ver).

Obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A própria fonte será capaz de ofertar ao seu PC a tensão adequada, mesmo que a tensão dai da sua tomada suba para 270 Volts ou desça para 90 volts. Você acha que isso seria possível de acontecer??? Penso que não...

A sua fonte pode sim oferecer as tensões adequadas tenha ai na sua casa aterramento ou não. Saiba que a enorme maioria dos lares brasileiros, sei lá uns 85% talvez não sabem o que é ter aterramento. São milhões de computadores trabalhando mesmo sem aterramento. Isso é correto... Isso é necessário??

Diria que ter aterramento é desejável, mas não necessário e muito menos impeditivo. Quanto a essa coisa dai, o módulo isolador, algum dia verás a total não necessidade do mesmo, tal qual o estabilizador... Serve muito bem para aquecer os pés no inverno. Te confesso, aqui no RS às vezes ele faz falta nesse frio do nosso inverno. Sua fonte sim vai operar numa boa, mesmo com um módulo isolador. Nem te preocupes..

Mas se de um lado ele aquece os teus pés, do outro lado a conta de energia é tu quem pagas...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
mas vou continuar usando p/ isolar,

Tenho uma teoria e podem acreditar, acho-a muito provável de confirmação.

O ser humano, o usuário médio do computador é geralmente avesso às questões elétricas e as encrencas dela derivadas.

Palavras como isolador, ou isolação ou isolar dizem muito, muito mais do que realmente representam. Palavras como estabilizador, estabilizar ou estabilidade fogem até de nossa compreensão elétrica da coisa e passam para um seara que Freud deveria explicar, mas não era cursado em eletricidade.

Qual o ser humano que não busca a estabilidade, seja ela financeira, no casamento, na vida como trabalhador. Seja o que seja sempre será melhor se estável, com estabilidade, e se puder ainda, de modo isolado, sem intervenção, sem surpresas, protegido eu diria.

Desse modo esses equipamentos de informática, tanto o estabilizador quanto o módulo isolador, eles não ajudam os seus equipamentos de informática mas sim o íntimo de seus proprietários que se vêem desse modo protegidos, resguardados, isolados e estáveis. Nas especificações elétricas desses equipamentos ao invés de dados como corrente, potências, fator de potência, etc. deveria vir a capacidade de conforto, capacidade de satisfação pessoal, de segurança, de aconchego, capacidade de relaxamento, de satisfação pessoal que esses equipamentos elétricos lhe conferem. Sim, pois real proteção elétrica jamais eles prouveram ao seu PC. Prouveram sim aos seus donos que sem que ninguém lhes aconselhasse foram lá na loja e escolheram o melhor dos estabilizadores. Se é para confortar, que seja o melhor. Ora veja se pode ser avaliada, medida, valorada a sensação de segurança conferida por um estabilizador. Jamais se tentou fazer tamanha experiência, mas seus proprietários juram de pés juntos que por longos anos ele já os protegeu das mais malígnas forças da natureza, desde a bruxaria até o voodoo. Ao seu PC nem interessa, mas ao dono do mesmo, ai sim, chega a dar um alívio de casamata, de bunker nuclear, de "aqui ninguém me acha", ninguém me atrapalha, ninguém me molesta, afinal, sou dono de um estabilizador, e na entrada, ainda por cima, um módulo isolador..

Quanto ao meu PC, dane-se, ele não é humano... é uma simples máquina..

Conviva em harmonia, meu amigo OlímpioFSV, afinal você é um ser superior, e está isolado, de corpo fechado... Quisera que fosse assim também com seu PC.

A neurolinguística explica... Estável, isolado, protegido, resguardado, e ainda por cima, com os pés aquecidos...

Grande abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu sou péssimo em redação, foi tanta filosofia que eu quase não entendi, mas acho que foi mais ou menos isso: teu módulo isolador não serve p/ nada, quebra a tua parede, faz um aterramento, liga a fonte direto na tomada e sinta-se seguro. Foi isso?

você provou que entende do assunto e mais ainda de expressar sua opinião, mas as vezes a gente pode escrever menos e ser mais objetivo, ou seja, tirar coisas desnecessárias no texto que não estejam relacionadas com argumentos técnicos, pois sou muito principiante nesse assundo. Parabéns pelo texto. E a propósito, em outro tópico você diz que o estabilizador atrapalha o fonte e nesse tópico você diz que posso usar sem problemas, mas é por que o meu é isolador ou os dois são a "mesma" coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não quis rebuscar o texto de modo algum, nem tampouco dizer que quebrasses a parede e fizesses um aterramento. Eu mesmo não o tenho aqui na minha casa e vivo feliz como talvez 95% dos usuários brasileiros de informática, que, assim como eu não tem aterramento nem tampouco módulo isolador.

Sou contra e de há muito tempo expresso isso, ao estabilizador. Penso nele como um ofensor de uma fonte. Ele atrapalha a fonte muito mais do que ajuda. Quanto ao módulo isolador, não tenho restrições maiores, mas digo que ele não auxilia nem protege seu PC. Se seu módulo for estabilizado, não sou contra o módulo, mas sua parte que opera a estabilização é a mesma josta de um estabilizador normal. Não penso que vais ganhar nada, nem tampouco perder ao deixares ai seu módulo isolador, a não ser aqueles 10% de toda a energia que seu PC consumir, que o módulo vai colocar fora, aliás, seu aquecedor de pés vai transformar em calor..

Minha reflexão, é fácil de entender, se destina a pensar sobre o que na verdade um comprador como eu mesmo ou como tu, está buscando ao comprar um estabilizador ou um módulo isolador... Qual o benefício que ele busca. O que ele no seu íntimo pensa estar comprando...

Assim como uma pessoa qualquer que ao comprar uma broca, por exemplo, no seu mais profundo íntimo, se pensarmos no benefício central que a pessoa busca, ela está comprando furos, nada mais do que isso. Ao comprar uma broca essa pessoa está comprando furos.

Minha reflexão foi nesse sentido... O que uma pessoa, ao comprar um estabilizador ou um módulo isolador, na verdade está buscando... Não é a proteção elétrica para seu PC, e se quiseres te mostro algumas fotos tiradas do interior dos estabilizadores. Zero absoluto de dispositivos de proteção. Nenhum varistor. Nenhum filtro de linha. Nenhum dispersor a gás. Nenhum fusível térmico.. nada nadinha..

Na verdade a pessoa ao buscar proteção ao seu PC, que nunca será oferecida, pelo estabilizador, busca ficar em paz consigo mesmo. Busca o conforto de pensar que seu PC etá protegido, quando na verdade não está...

O benefício é para si mesmo e não para seu PC... E muitos assim estão. Achando que seu PC está protegido. Anos a fio dessa sensação de proteção, do conforto de pensar que está protegido...

É nesse sentido que discorri no post acima. E nem você, nem eu temos a culpa dessa distorção... Isso é cultural... Nenhum fabricante de PC, de impressora, de qualquer coisa que o valha disse jamais que seu PC necessitava ser ligado via um estabilizador, ou via um módulo isolador. Nenhuma cláusula de garantia faz a menor menção da perda da mesma se ali em sua config não tiver um estabilizador... Mas se ninguém, recomenda, se ninguém pede para colocar, com o é que se explica que para cada 1.000 PC´s desse Brasil a fora se tem pelo menos uns 950 estabilizadores a atrapalhar as fontes de alimentação, a reduzir suas vidas úteis... É cultural.. Isso não se explica, somente se constata. Isso dai está arraigado nas cabeças nossas. Isso é genético...

Sabes a famosa experiência com os macacos, no bom estilo Chicó, do Auto da Compadecida, que vivia dizendo... " não sei, só sei que sempre foi assim..."

A experiência científica com os macacos, fala mais ou menos assim:

OS CINCO MACACOS E AS BANANAS

Numa experiência científica um grupo de cientistas, colocou cinco macacos numa jaula. No meio uma escada e sobre ela um cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o pegavam e batiam muito nele. Com mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas. Então os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada. Um segundo foi substituído e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo da surra ao novato. Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto e, afinal, o último dos veteranos foi substituído. Os cientistas então ficaram com o grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas. Se fosse possível perguntar a algum deles porque eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: "Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui".

Albert Einstein dizia: "É mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito".

Assim é com os estabilizadores. As pessoas os compram, sem nem menos alguém ter recomendado, a não ser o vendedor, quem sabe, no máximo..

E vai continuar desse modo até quem sabe qual geração... Até que nos concientizemos da burrada que estamos fazendo...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da história dos macacos, faz sentido. Bom, agora sei que estou perdendo 10% da energia por causa do isolador, não sabia disso. Mas não posso fazer nada, já comprei mesmo, o que eu não vou fazer é descartá-lo. Ainda bem que vou comprar uma fonte real, vou ficar aliviado em saber que elas tem mais importância que um estabilizador. Pelo o que entendi posso usar a fonte conectada no isolador, embora o isolador não me traga benefícios, e se o prejuízo é só a questão dos 10% de energia e o retardo na estabilização da tensão, como você falou em outro tópico, não vejo porque ficar alarmado sobre a segurança do PC, se você tivesse dito coisas do tipo: não use os dois juntos se não a fonte queima, sua conta de eneria vai dobrar, o PFC vai ser desativado...

Aí sim eu não o usaria mais. Por favor, não entenda como se eu estivesse dizendo que ele é importante, mas é que até agora ninguém me deu um motivo convincente p/ não uzá-lo. Obrigado pelas informações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Motivo para usá-lo você mesmo deu: "Agora é tarde, eu já comprei um". Há alguns anos saí de casa debaixo de céu negro, carregado, temível, que anunciava a maior tempestade. Comprei um guarda-chuva, mas pouco depois o vento carregou as nuvens para longe, veio o sol... Talvez eu devesse abrir o guarda-chuva assim mesmo, já tinha comprado ele.

Motivos para não usar existem alguns:

- Ele vai ficar fazendo uns barulhinhos bem irritantes, pelo menos para quem não está habituado com esses estalos. Quem se acostumou acha o mais normal e natural possível.

- Ele consome energia sem necessidade.

- Ele é um trambolho que ocupa espaço desnecessário.

- Ele limitará os 550W da fonte aos 440W dele. Isso não é problema para sua configuração atual que vai consumir menos de 440W, mas seria problema para uma configuração que exigisse mais do que 440W da fonte.

- Ele aquece o ambiente, o que pode ser bom no inverno, mas estamos entrando no verão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O motivo para não usar é simples, ele possui estabilizador!

Como você já leu e afirmou, estabilizadores são lentos. Eles fazem sua fonte, e tudo mais que está ligado no estabilizador, trabalhar em dobro quando existir uma variação de energia.

Além de distorcer a onda da energia elétrica toda vez que ele faz um tlec.

E ele provavelmente diminui a vida útil do que você ligar nele, mas não sei dizer qual é essa redução, provavelmente nem se torne perceptível. (Uma coisa que notei, nada comprovado, mas parece que fontes comuns, mas comuns mesmo, duram menos quando são ligadas a estabilizadores)

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ele provavelmente diminui a vida útil do que você ligar nele, mas não sei dizer qual é essa redução, provavelmente nem se torne perceptível. (Uma coisa que notei, nada comprovado, mas parece que fontes comuns, mas comuns mesmo, duram menos quando são ligadas a estabilizadores)

Toda vez que um relê do estabilizador abre é gerado um pico de tensão. Esse pico pode ser eliminado por filtros de saída no próprio estabilizador ou na entrada da fonte, mas se ambos forem ruins, com filtros deficientes/inexistentes, esse pico pode aos pouquinhos degradar a etapa de entrada da fonte.

Outro ponto é que toda vez que se altera bruscamente em alguns volts a tensão de entrada na fonte ocorre um pico de corrente pela ponte retificadora e capacitores eletrolíticos, sem que o termistor o possa atenuar porque já está aquecido.

Algo semelhante ocorre com os no-breaks não senoidais; eles salvam os dados, mas tendem a diminuir a vida útil das fontes.

De resto nada como ler esses posts do faller; são as partes mais divertidas do fórum! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
De resto nada como ler esses posts do faller; são as partes mais divertidas do fórum! :lol:

O que seria dessa vida sem diversão... Muito chata, muito chata..

Mas a reflexão é das mais sérias e conscientes. Esse fenômeno estabilizador mereceria ser estudado sociologicamente..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de agradecer gostaria de pedir desculpas ao faller, o problema não está com seus textos, muito pelo contrário, de problemas eles não tem nada, tem conteúdo e é divertido, o problema está comigo, sou muito principiante nos assuntos fontes e energia, por isso não tenho conhecimento suficiente que nem vocês p/ misturar informação com diversão :( . Agora tenho mais conheimento sobre este assunto graças a paciência de vocês. Aprendi que de útil um isolador ou estabilizador não tem nada, e que ele pode sim prejudicar o fonte, mas não de uma maneira tão catastrófica se for uma fonte real, acho que a que escolhi vai durar um bom tempo mesmo conectada numa tartarug... digo, isolador. Caso alguém queira acrescentar algo mais, sejam bem vindos, mas todas as minhas dúvidas foram muito bem esclarecidas por quem entende do assunto, era justamente o que eu queria. Muito obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma última dúvida, é verdade que meu módulo vai limitar a potência da minha fonte de 500W p/ 440W? Se for o caso compro uma fonte de 450W ou menos, pois os upgrades que vou fazer só incluem outro HD SATA, mais um pente de memória DDR2 e uma placa de vídeo que possivelmente será entre uma 8800GS e uma HD 4850, tambem um over no processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A potência vai sim ser limitada, ela não tem como fazer mágica, se o modulo isolador só fornece 440W, esses 440W vão ficar um pouco pro monitor e outros periféricos que estiverem ligado nele e o que sobrar fica disponível pra fonte, isso deve ser em torno de uns 380W.

Mas isso não significa que você tenha que comprar uma fonte de potência menor, o que não pode acontecer é sua config precisar de potencia maior que aquela que o modulo fornece, mas pode ficar tranqüilo, são raríssimos os pcs que consomem 380w, pcs normais dificilmente passam de 200W.

Antes tirar o módulo isolador do que trocar de fonte!

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma última dúvida, é verdade que meu módulo vai limitar a potência da minha fonte de 500W p/ 440W? Se for o caso compro uma fonte de 450W ou menos, pois os upgrades que vou fazer só incluem outro HD SATA, mais um pente de memória DDR2 e uma placa de vídeo que possivelmente será entre uma 8800GS e uma HD 4850, tambem um over no processador.

Trocar de fonte por causa do módulo isolador?? Negativo! Não faz sentido... ;) Se quer mantê-lo, não precisa trocar de fonte não, sua fonte dificilmente consumirá 440W da tomada a não ser que você tenha um PC muito do parrudo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, era tudo o que eu não queria ouvir, mas agora abri meus olhos. Pelo menos o máximo de upgrades que posso fazer deu um consumo de 330W, adicionando o consumo do monitor LCD 19" que é de 38W e da multifuncional, que só ligo de vez em quando, vai dar uns 400W. Valeu galera! Aprendi em dois dias o suficiente p/ investir melhor o dinheiro, que seria gasto num módulo, com uma boa fonte. E a propósito, não vou trocar a fonte por causa do módulo, vou comprar essa OCZ de 500W mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A coisa é um pouco pior ainda... O cálculo correto é assim feito. Dos 440 Watts de módulo isolador, saque fora uns 40 Watts para o monitor. Restam 400 Watts para a fonte de seu PC. Como a sua fonte é boa, e tem uma eficiência de 80%, deduz-se dai que no caso da fonte demandar todos esses 400 Watts para si, retirando a questão eficiência, ela conseguiria prover para a sua config somente 400 x 0,80 = 320 Watts, não mais do que isso nominalmente

Um total de 320 Watts é o que sua fonte poderia entregar ao seu PC, por limitação do módulo isolador. Esse módulo isolador, por sua vez, com eficiência de 90%, retiraria da tomada da parede 440/0,90 = 489 Watts...

É a vida...Sua fonte de 500 Watts só poderia entregar ao seu PC 320 Watts. E não invente de ligar mais nada ai... Senão o módulo passa de aquecedor de pés para fritador de pés...

Mas fique frio, quem sabe seu PC nem necessite tanto. Coloque ai, de modo claro, qual seria a config mais pesada que você desejaria colocar nesse PC. Se for fazer OC, diga com quantos MHz e se vai alterar Vcore para isso ou não...

Veja como são problemáticas essas máquinas de aquecer os pés..

E dê graças a Deus você ter comprado uma fonte com alta eficiência. Imagine se você tivesse comprado uma ST420BKV, ou uma Dr Hank, ambas declaradas com 65% de eficiência. Essas dai somente conseguiriam entregar ao PC 400 x 0,65 = 260 Watts. dureza não meu amigo... E tem uma pá de gente com fontes brabas por ai, com 500 Watts ou mais, mais monitor, estrangulados nesse aquecedor de pés. Como ai não é frio mas aqui no sul é, pago R$11,50 por esse módulo dai, se quiseres vender. Mas o transporte aqui para o sul corre por conta do vendedor...

Então me lembro do que você disse lá no post lá bem acima...

"mas vou continuar usando p/ isolar"

Será mesmo???

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui em casa uso um estabilizador lixo de 300 VA (da sms)... da época que era moda colocar... foi até indicado pelo técnico (isso uns 4 anos atrás, antes disso usava só o filtro de linha).

Não sei quanta potencia os 300VA dao em watts, mas tenho um pc com fonte de 420w reais ligada nele (pc da assinatura). Meu pc não consome muito mesmo, mas nesse estabilizador tenho ligado mais um notebook (65W, segundo a fonte dele), um monitor 19" lcd, video cassete e um conjuntinho de som 5.1... as vezes ligo o celular também. (claro, uso o filtro de linha numa das portas do estabilizador).

Mas, a princípio, os equipamentos ligados nele funcionam perfeitamente. Sei que meu esquema de ligação é uma ***** hehehe, mas funciona!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, quando acho que os problemas acabaram aí me aparecem outro, nem tinha me lembrado da questão da eficiência. Vou ter que pegar leve com os upgrades e esquecer o overclock que ia fazer no processador. Recalculei o consumo do upgrade, só que mais leve, deu 250W. 320W ninguém merece. Nunca mais eu compro um isolador, e não aconselharei p/ ninguém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui em casa uso um estabilizador lixo de 300 VA (da sms)... da época que era moda colocar... foi até indicado pelo técnico (isso uns 4 anos atrás, antes disso usava só o filtro de linha).

Não sei quanta potencia os 300VA dao em watts, mas tenho um pc com fonte de 420w reais ligada nele (pc da assinatura). Meu pc não consome muito mesmo, mas nesse estabilizador tenho ligado mais um notebook (65W, segundo a fonte dele), um monitor 19" lcd, video cassete e um conjuntinho de som 5.1... as vezes ligo o celular também. (claro, uso o filtro de linha numa das portas do estabilizador).

Mas, a princípio, os equipamentos ligados nele funcionam perfeitamente. Sei que meu esquema de ligação é uma ***** hehehe, mas funciona!

Legal o que você fez! :D

Você armou a bomba, agora é só esperar até ela explodir. Não me impressiono se daqui a alguns dias você vier relatar que seu pc queimou, ou que teve problemas parecidos com o do nosso colega aqui nesse link (http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2941154).

Não querendo "pro praga"... é a dura realidade.

Considero uma grande burrada essa sua troca do filtro de linha pelo estabilizador... se eu fosse você, voltava pro filtro.

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, quando acho que os problemas acabaram aí me aparecem outro, nem tinha me lembrado da questão da eficiência. Vou ter que pegar leve com os upgrades e esquecer o overclock que ia fazer no processador. Recalculei o consumo do upgrade, só que mais leve, deu 250W. 320W ninguém merece. Nunca mais eu compro um isolador, e não aconselharei p/ ninguém.

Eu tiraria esse modulo isolador daí, ta certo que você pagou por ele, mas se continuar usando vai continuar pagando, na conta de luz... o consumo desses módulos isoladores ai não é dos menores não.

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Numa carga puramente resistiva, uma lampada incandescente, um chuveiro e coisa do tipo, VA ou Volt x Amperes é igual sim a watts ou seja, 440VA seriam iguais a 440W, mas cargas eletrônicas ou cargas capacitativas, indutivas... não possuem um fator de potência = 1 ou seja, são cargas não lineares que basicamente dizendo, a corrente (amperes) não acompanha a tensão (volts) ou seja, eles ficam fora de fase uma com o outra, então nesse caso a relação volts x amperes não é mais recíproca.

O bom é que você tem uma fonte com PFC Ativo onde a relação entre corrente x tensão é próximo de 1:1 ao invés de 0.6 : 1 na maioria das cargas eletrônicas, mesmo aquela das lâmpadas eletrônicas de baixo consumo que possuem um fato de potencia baixo, em torno de 0,5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...