Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rele mudando de posição sozinho...


Cartola43

Posts recomendados

Galara, fiz um projeto de alarme de veículos, montei e o mesmo funcionou 95%, isso porque os mini reles de 6v acoplados a placa acionam e desacionam sem motivo aparente, já que não enviei os comandos para tal, isso anda acontecendo com uma certa frequencia em meus projetos com reles, queria saber de vocês o que poderá estar acontecendo, erro de projeto, reles com defeito, etc

OBS: acontece em todos os projetos com reles;

Uso sempre reles novos;

Quando dou o comando o rele responde normalmente, mais as vezes volta a posição original sem um comando para isso, faz por conta propria...

valeu Galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usando diodos 1n4148 para os relés nesse projeto, só que acontecia a mesma coisa quando eu usava os 1n4007 neles. Estou também usando uma fonte 12v/1A para simular um pouco a bateria de uma moto, essa tensão passa por uma regulador (lm7805) para baixar até 5v, que é a tensão nominal do circuito e dos relés. (estou usando reles de 6v mais acontece a mesma coisa com os de 5...).

Sobre o ripple, não fiz nenhum calculo ainda, mais acho que a oscilação não seja tão grande a ponto de resetar o relé... qualquer coisa testarei com uma bateria, só para garantir...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta ligar um motorzinho elétrico e vai aproximando do transistor que aciona o reley e vê o que acontece, parece que você esqueceu de colocar um resistor na base do transistor para eliminar ruídos, tenta por esse resistor aterrando a base do transistor e veja o que acontece.

Foi esta a ideia do BC549. Alguma novidade Cartola ?

nOrnalmente um reley aciona com 100ma, não sei se o seu por ser 6v é menos, mas se for 100ma igual os de 12v o transistor não ira aguentar muito pois 100ma em o Max dele, tenta trocar por um bc337 se o resistor na base não resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cartola43,

Acredito que seja um dos dois problemas: polarização do transistor ou efeitos de temperatura.

Na polarização do transístor, veja que sempre haverá uma tensão Vce nos terminais de coletor e emissor do transistor (algo menos de 1V), e se você está alimentando o relé com 5V (uma tensão já abaixo do especificado), pode ser que a tensão nas bobinas do relé não vem sendo suficiente para deixá-lo ativado.

O problema de temperatura pode ser que, devida a uma corrente relativamente alta para esse transistor (60mA * Vce = Potência dissipada) ele pode estar aquecendo e variando o ganho do transistor (o Beta ou hfe), fazendo com que a corrente de base não mantenha o transístor fechado.

Em ambos casos, verifique ao longo do tempo como fica a tensão nos terminais da bobina e veja se é suficiente para deixá-lo ativado.

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!