Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lavar placa-mãe ou Curto de Hardman?


SimPos

Posts recomendados

Olá aos micreiros e informatas de plantão, venho levantar essa questão antiga e debatida em tópicos antigos, mas vejo que em 2014 temos poucas avaliações...

 

Tenho aqui em torno de 7 máquinas falecidas, maioria com loop, não transfere vídeo, algumas bem óbvia, pelo fato do embaralhamento de pixel e travamento, provavelmente o vídeo onboard também tenha sido danificado, entre outros casos.

 

Então gostaria de saber o que tem dado mais certo a vocês, lavar a placa-mãe ou fazer o curto de hardman? Vejo que em alguns relatos, o curto de hardman funciona mas retornando o problema mais tarde, atualmente pessoal tem utilizado o método de lavagem mais frequente?

 

Só ressalto que onde trabalho (setor público), infelizmente disponho de praticamente quase nada de material, tenho pincel para limpar, água da rua e detergente neutro, mas sem WD, álcool isopropílico ou água filtrada para evitar os sais minerais ou pelo menos boa parte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

taca em um balde com água e sabão e deixa de molho por um tempo  :D , zueira

eu sempre lavei apenas com o o alcool isopropilico , ponho em um borrifador e borrifo por toda placa pra ir desgrudando a poeira e tal, nunca joguei o alcool direto na placa molhando ela direto porque sempre achei que ia danificar :v, ai depois de um tempo com o alcool la eu passo mais uma mão de alcool com o borrifador e tiro o resto da poeira com o pincel depois que o alcool seca, fica tipo novinha  B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

taca em um balde com água e sabão e deixa de molho por um tempo  :D , zueira

eu sempre lavei apenas com o o alcool isopropilico , ponho em um borrifador e borrifo por toda placa pra ir desgrudando a poeira e tal, nunca joguei o alcool direto na placa molhando ela direto porque sempre achei que ia danificar :v, ai depois de um tempo com o alcool la eu passo mais uma mão de alcool com o borrifador e tiro o resto da poeira com o pincel depois que o alcool seca, fica tipo novinha  B)

 

Infelizmente o método do álcool isopropílico vai ficar pra próxima, estou pensando em utilizar o método deste vídeo 

 

Escova de dentes é fácil de conseguir, e eu tenho escova antiestática também, mas pela sujeira das placas, acho que borrifar não seria tão eficiente quando se trata de ressuscitar, mesmo acreditando que fique com um aspecto de placa nova e limpa, pelo menos penso que a água/álcool deve entranhar em qualquer fissura ou ranhura invisível aos olhos nú, ou seja, mergulhados num balde ou com água corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo você pode lavar sim com detergente neutro e usa uma escova de dente para lavar bem slot.Agora tem um detalhes tira a bateria,outra você não vai pegar placa que estava ligada a pouco segundos e meter dentro da água eu sei que nesse caso  placa ta parada e outra não esfregue socket naqueles tipo intel onde pinos é placa mãe depois desses cuidados lavada deixe no sol depois seca tire do dol espere mais um tempo para placa ficar temperatura ambiente ai sim você liga.Já fiz isso se for sujeira placa vai ligar de boa agora se não ligar possivelmente são capacitores,transistor com problema.Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Amigo eu sempre lavei com detergente neutro aqui e um pincel, e muita agua corrente. Enxague bem. Mas importante depois de lavar secar bem com um secador de cabelo ou soprador de ar quente, e deixar para liga-la somente no dia seguinte.  Se a placa não estiver queimada com certeza funcionara perfeitamente e ficara como nova.

 

 

  OB.  Toda placa eletrônica e lavável, ja lavei de tudo: placa mãe, memoria RAM, placa de fonte, etc,  todas placas eletrônicas tem seus componentes blindados e não tem problema nenhum e lava-las com agua e sabão desde que seque bem antes de utilizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pelo jeito o método de lavagem ainda é a mais frequente, mas sobre o amigo dizer que por no sol, eu pretendo secar com secador de cabelo a uma boa distância, e pelo menos deixar 3 dias parado em um lugar seco e abafado.

Olá colega, tudo bem? 

O meto de lavar e secar que eu li citado acima está errado

Já lavei muitas placa mãe de modo Profissional; Realmente se lava com sabão liquido neutro, pincel e se precisar uma escovinha. Porém na hora da secagem

você tira apenas o excesso de água e deixa 72 hrs sem ligar (3 dias) 

Vai secar normalmente, tem que ficar em local fresco apenas, nada de sol, ou secador de cabelo; A menos que você esteja com muita pressa, pode usar 

um compressor de ar pouco quente soprando ar na placa toda com bico fino 

que vem por cerca de 30 a 40 minutos. Espero ter te ajudado a não queimar sua placa com secador de cabelo ou ligar 

no dia seguinte após a lavagem.

ATENÇÃO: Quero lembrar que antes de desmontar a placa mãe

você deve tirar a bateria, todos os cabos que transferem energia e segurar por 10 segundos o botão

de ligar, pois algumas placa guardam energia por 7 segundos após tirar a bateria. Também (recomendação de fabricante)  

descarregue sua energia eletro estática ficando descalço por 20 segundos, ou segure num aterramento. 

ULTIMA DICA: Na hora de lavar cuidado com o local onde fica 

o processador, se for soquete 775 da Intel, e passa o

pincel nos slots.

Qualquer coisa, tamo ai.   B)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá colega, tudo bem? 

O meto de lavar e secar que eu li citado acima está errado

Já lavei muitas placa mãe de modo Profissional; Realmente se lava com sabão liquido neutro, pincel e se precisar uma escovinha. Porém na hora da secagem

você tira apenas o excesso de água e deixa 72 hrs sem ligar (3 dias) 

Vai secar normalmente, tem que ficar em local fresco apenas, nada de sol, ou secador de cabelo; A menos que você esteja com muita pressa, pode usar 

um compressor de ar pouco quente soprando ar na placa toda com bico fino 

que vem por cerca de 30 a 40 minutos. Espero ter te ajudado a não queimar sua placa com secador de cabelo ou ligar 

no dia seguinte após a lavagem.

ATENÇÃO: Quero lembrar que antes de desmontar a placa mãe

você deve tirar a bateria, todos os cabos que transferem energia e segurar por 10 segundos o botão

de ligar, pois algumas placa guardam energia por 7 segundos após tirar a bateria. Também (recomendação de fabricante)  

descarregue sua energia eletro estática ficando descalço por 20 segundos, ou segure num aterramento. 

ULTIMA DICA: Na hora de lavar cuidado com o local onde fica 

o processador, se for soquete 775 da Intel, e passa o

pincel nos slots.

Qualquer coisa, tamo ai.   B)

 

Olá amigo, então bate com o que eu disse, a pilha com certeza vou tirar, e inclusive testar com uma nova que já tenho lacrada, mas sobre o secador de cabelo, não por pressa, mas creio que se usar com cautela a uma distância boa, talvez a 60cm acho que não chega a prejudicar a placa, pelo menos é o que eu acho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SimPos, desculpa por invadir teu tópico para fazer uma pergunta.

 

Olá colega, tudo bem? 

O meto de lavar e secar que eu li citado acima está errado

Já lavei muitas placa mãe de modo Profissional; Realmente se lava com sabão liquido neutro, pincel e se precisar uma escovinha. Porém na hora da secagem

você tira apenas o excesso de água e deixa 72 hrs sem ligar (3 dias) 

Vai secar normalmente, tem que ficar em local fresco apenas, nada de sol, ou secador de cabelo; A menos que você esteja com muita pressa, pode usar 

um compressor de ar pouco quente soprando ar na placa toda com bico fino 

que vem por cerca de 30 a 40 minutos. Espero ter te ajudado a não queimar sua placa com secador de cabelo ou ligar 

no dia seguinte após a lavagem.

ATENÇÃO: Quero lembrar que antes de desmontar a placa mãe

você deve tirar a bateria, todos os cabos que transferem energia e segurar por 10 segundos o botão

de ligar, pois algumas placa guardam energia por 7 segundos após tirar a bateria. Também (recomendação de fabricante)  

descarregue sua energia eletro estática ficando descalço por 20 segundos, ou segure num aterramento. 

ULTIMA DICA: Na hora de lavar cuidado com o local onde fica 

o processador, se for soquete 775 da Intel, e passa o

pincel nos slots.

Qualquer coisa, tamo ai.   B)

 

O que você acha dos limpa contatos atuais? Sou bem iniciante em termos de limpeza, até agora não cheguei a pesquisar sobre o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SimPos, desculpa por invadir teu tópico para fazer uma pergunta.

 

 

O que você acha dos limpa contatos atuais? Sou bem iniciante em termos de limpeza, até agora não cheguei a pesquisar sobre o assunto.

Olá colega DecayWolf, os limpa contato não fazem nenhum mal, porém a função deles é

mais para remover corrosão de componentes em geral. 

E o álcool isopropílico faz também o serviço de limpeza, desde que não acerte peças de plástico ou pintadas com tinta comum, ai como o colega acima disse "sem gastos" 

então sobra a opção nada mal, água corrente e sabão liquido.  ^_^  

Dúvida tamo ai.  B) 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava começando hoje o revivimento de uma das placas, passei aspirador, depois pincel, falta água e detergente agora, mas ai me veio uma dúvida...

 

Esta placa-mãe da PC Chips por exemplo, seu chipset é de uma forma que me parece removível, parecido com o processador, só que o que prende ele na placa são dois prendedores plásticos que eu acho que se tentar consigo tirar com jeito.

 

Fato é, se retira o chipset pra limpeza total da placa também? Em nenhum dos tutoriais que li cita sobre tal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava começando hoje o revivimento de uma das placas, passei aspirador, depois pincel, falta água e detergente agora, mas ai me veio uma dúvida...

 

Esta placa-mãe da PC Chips por exemplo, seu chipset é de uma forma que me parece removível, parecido com o processador, só que o que prende ele na placa são dois prendedores plásticos que eu acho que se tentar consigo tirar com jeito.

 

Fato é, se retira o chipset pra limpeza total da placa também? Em nenhum dos tutoriais que li cita sobre tal.

Chipset não precisa retirar amigo, a água corrente faz a parte dela  ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom amigos, venho aqui dar o parecer da experiência, depois de muitos arranhões, dedos furados e escovadas, venho dizer que o problema continuou da mesma forma...

 

Comecei o processo de limpeza como manda o figurino, limpei parte por parte com detergente neutro, raspei a pasta térmica na unha pois já estava mais para cimento térmico, lavei em água corrente, enchi o tanque até o nível da placa, deixei submerso e sacudi um pouco para remover as sujeiras que a escova não chegava, depois passei um secador de cabelo a uns 40cm de distância sempre de forma circular.

 

Após a limpeza, deixei secar por 4 dias em minha sala que é uma verdadeira estufa, recoloquei uma fina pasta térmica, ai realizei dois ligamentos:

 

1 - Liguei apenas os cabos básicos fora do gabinete com memória, com a intenção de surgir apenas a BIOS mas não exibiu imagem, e depois com HD, neste momento o problema mudou, pois antes ao ligar, o HD ficava processando em loop, neste caso o HD já não dava sinal, apenas a placa-mãe ligou.

 

2 - Liguei dentro do gabinete com todas as placas e cabos, neste momento voltou ao antigo problema, HD em loop, teclado sem sinal, e sem exibição de imagem.

 

Usei outra memória DDR, troquei a bateria e nada, lembrando que eu vi quando esta máquina morreu, PC travou com a imagem distorcida em pixels, provavelmente algum dano no vídeo onboard, alguma sugestão ou é perda total?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom amigos, venho aqui dar o parecer da experiência, depois de muitos arranhões, dedos furados e escovadas, venho dizer que o problema continuou da mesma forma...

 

Comecei o processo de limpeza como manda o figurino, limpei parte por parte com detergente neutro, raspei a pasta térmica na unha pois já estava mais para cimento térmico, lavei em água corrente, enchi o tanque até o nível da placa, deixei submerso e sacudi um pouco para remover as sujeiras que a escova não chegava, depois passei um secador de cabelo a uns 40cm de distância sempre de forma circular.

 

Após a limpeza, deixei secar por 4 dias em minha sala que é uma verdadeira estufa, recoloquei uma fina pasta térmica, ai realizei dois ligamentos:

 

1 - Liguei apenas os cabos básicos fora do gabinete com memória, com a intenção de surgir apenas a BIOS mas não exibiu imagem, e depois com HD, neste momento o problema mudou, pois antes ao ligar, o HD ficava processando em loop, neste caso o HD já não dava sinal, apenas a placa-mãe ligou.

 

2 - Liguei dentro do gabinete com todas as placas e cabos, neste momento voltou ao antigo problema, HD em loop, teclado sem sinal, e sem exibição de imagem.

 

Usei outra memória DDR, troquei a bateria e nada, lembrando que eu vi quando esta máquina morreu, PC travou com a imagem distorcida em pixels, provavelmente algum dano no vídeo onboard, alguma sugestão ou é perda total?

 

 

Veja se nao tem capacitor estufado nela ou alguma peça queimada.

 

Pode nao ser video: pode ser processador , memoria ram etc então o certo era testar todas as peças em outro pc. Mas se for a placa-mãe que estiver com defeio e voce nao entender de concerto de placa-mãe, so trocando mesmo amigo.

 

ob: Para saber se e problema so no video teste ela com uma placa de video offboard.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja se nao tem capacitor estufado nela ou alguma peça queimada.

 

Pode nao ser video: pode ser processador , memoria ram etc então o certo era testar todas as peças em outro pc. Mas se for a placa-mãe que estiver com defeio e voce nao entender de concerto de placa-mãe, so trocando mesmo amigo.

 

ob: Para saber se e problema so no video teste ela com uma placa de video offboard.

 

Pois é amigo, infelizmente me falta recursos, não tenho placa de vídeo offboard para testar, nem processador, já que se trata de um socket pré histórico, e os capacitores parecem estar muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma 8VM533M-RZ que deu o mesmo problema,vídeo com pixels e distorção,funcionava normal até que uns 10 minutos travava,lavei com agua e sabão,deixei umas 4 horas no sol,passei secador uns 30cm de distância por pouco tempo,depois só usei no modo de ventilar,sem o aquecimento,para retirar a agua dos slots de memória pci,periféricos onboard,socket,depois de tudo isso,liguei e funcionou,até a tela travar multicolorida,não tem solução,hoje ela nem liga mais,não era o processador nem memória,pois testei ambos em outra placa,aponto a falha para o vídeo onboard,ou controlador de memória.Então se a sua estava com esse problema teste com uma placa de vídeo PCI,ou AGP,ISA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!