Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador Gamer - Esta valendo a pena?


Posts recomendados

Eu concordo com o colega @GeorgeAyres, opte pelo modelo do primeiro link onde você terá uma placa de vídeo com 4GB e vou explicar o motivo, alguns membros tem falado erroneamente que uma VGA intermediária como a GTX 960 não tem como tirar proveito de 4GB de memória, não passa de um papo furado e sem embasamento, se você tem uma GTX 960 com 2GB não poderá por exemplo desfrutar da campanha do Call of Duty Advaned Warfare no máximo, é um título sensível a memória VRAM, com uma placa intermediário de 4GB isso é possível, o jogo é um voraz consumidor e mesmo em resolução abaixo de Full HD irá ultrapassar os 2GB de consumo desencadeando gargalo.

 

1z341tk.jpg    

                                               Guru 3D

 

Eu posso citar outros títulos como Wolfenstein: The New Order e The old blood, ambos rodando na engine ID Tech 5, se você setar todos os filtros no máximo não conseguirá executá-los com uma placa de apenas 2GB de VRAM, salvo se ativar a opção de compressão de texturas que faz com que se perca um pouco da qualidade gráfica, veja o comentário de um review especializado do HARDOCP sobre essa condição:

 

As you can see, both cards are more than playable at 2560x1600 with "High" settings enabled. Once again, the NVIDIA GPU is faster in this game compared to the AMD GPU. Note though that only the AMD Radeon R9 280X could be turned up to "Ultra" settings at 2560x1600 and 1920x1200, and it was playable. The GeForce GTX 770 could not do it simply because it had less VRAM, 2GB, which limits the graphics settings in this game.

 

 

Tradução:

 

Como pode-se notar ambos "cartões" são mais do que jogáveis em 2560 X 1600 com as configurações ativadas em alto, Note, entretanto, que somente a AMD Radeon R9 280X pode rodar em configuração "Ultra" na resolução de 2560x1600 e 1920x1200. A GeForce GTX 770 não poderia fazê-lo simplesmente porque  tinha menos VRAM, 2GB, o que limita as configurações gráficas neste jogo.

 

 

A geração atual ainda está "engatinhando" e já existem jogos que consomem mais do que isso com GPU's intermediárias, não caia no engodo de que uma GTX 960 não tem poder para desfrutar de 4GB, que 4GB de VRAM é apenas para Full HD ou 4K e outras falácias, eu tive uma HD 7870 e senti na "pele" a dificuldade para rodar os títulos que citei por na época ter apenas 2GB de memória de vídeo, meu monitor sequer era full hd, opte pela placa com 4GB, existem poucos títulos que demandarão mais do que 2GB de memória de vídeo mas eles existem e nos próximos anos poderão estar em maior número no mercado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, vou no primeiro PC mesmo.

 

Infelizmente eu não tenho como montá-lo, e mesmo se tivesse, andei pesquisando preços, incluindo os fretes e, ainda, incluindo o valor de alguém para montar para mim e vi que sairia praticamente o mesmo preço de um PC já pronto com exceção de alguma ou outra vantagem.

 

Se eu for na GTX 970, eu teria que ir em um PC melhor do que o que me indicaram, tendo em vista que precisaria comprar mais um HD de 500, o que já tornaria o PC um pouco mais caro e passaria a uma diferença de R$ 400,00 +, o que no momento ficaria um pouco ficaria fora de mão, tendo em vista que esse seria o preço do monitor.

 

Minha única indecisão no momento é saber se eu espero até a Black Friday ou não. Tenho medo de comprar agora e quando chegar na Black Friday ter um PC com uma 970 por esse mesmo preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha única indecisão no momento é saber se eu espero até a Black Friday ou não. Tenho medo de comprar agora e quando chegar na Black Friday ter um PC com uma 970 por esse mesmo preço.

 

Não haverá milagre até a Black Friday com o dolar nas alturas, muitos tem falado em esperar sendo que todas as projeções econômicas apontam o oposto, o dolar só tem subido inflando cada vez mais o preço que uma placa de vídeo e outros componentes chegam ao consumidor final, o preço das GTX 970 em estoque ainda está baseado no valor antigo, para o preço atual do dolar as próximas vão encostar na casa dos R$2.000.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não haverá milagre até a Black Friday com o dolar nas alturas, muitos tem falado em esperar sendo que todas as projeções econômicas apontam o oposto, o dolar só tem subido inflando cada vez mais o preço que uma placa de vídeo e outros componentes chegam ao consumidor final, o preço das GTX 970 em estoque ainda está baseado no valor antigo, para o preço atual do dolar as próximas vão encostar na casa dos R$2.000.

Pois é! Eu também penso nisso.

 

Sei lá, acho que vou encarar a máquina agora mesmo...

 

Obrigado a todos pela ajuda!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é! Eu também penso nisso.

 

Sei lá, acho que vou encarar a máquina agora mesmo...

 

Obrigado a todos pela ajuda!

 

Manda ver, cara, não espera muito. Escolhi esperar quando estava juntando dinheiro pra comprar uma 970 e ela subiu absurdamente com o lançamento da 960, em janeiro. Daí tive que usar todo o dinheiro na 960 2GB na época. Não me arrependo, pois jogo tudo tranquilamente aqui, e ela é extremamente fria e consome pouquíssima energia. Mas como o amigo @Dimitriusbueno disse, 2GB de VRAM vai ser pouco pro futuro. Portanto, uma 960 de 4GB é uma escolha inteligente e econômica, principalmente se o seu monitor for 1080p, que é pra onde ela é otimizada. 

 

De qualquer forma, foi um prazer ajudar, e pode voltar aqui se tiver mais alguma dúvida.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GeorgeAyres

Alguns testes comprovam o contrário. Não vou citar as fontes, uma pesquisa detalhada mostra isso. Abraço, amigo.

 

 

@agnaldoreis, os testes mostram o contrário sobre o que? - Eu não irei pesquisar porque passei por isso com minha antiga HD 7870 2GB, os títulos que mencionei não rodavam com suas configurações no máximo porque havia a limitação da VRAM, atualmente poucos jogos demandarão mais de 2GB de memória de vídeo dedicada em resolução FHD ou abaixo, o problema é que eles existem como os que mencionei, um gamer pode rodar Advanced Warfare no máximo em uma GTX 960 2GB se instalar o game em um SSD, na ausência de memória de vídeo a memória virtual de paginação será requisitada, em um SSD a leitura será rápida ao contrário do que seria em um disco rígido tradicional, nesse último o led do HD ficaria ligado o tempo todo, veja esse vídeo de Wolfeinstein The New Order, ele só conseguiu rodar com 2GB porque ativou o recurso VT Compress para a compressão de texturas, o consumo ficou em 1.8GB de VRAM, o VT Compress foi implementado para as placas de vídeo que não possuem pelo menos 3GB de memória de vídeo, a sua ativação reduz a qualidade gráfica mas é a alternativa para ter o game em full.

 

 

Wolfenstein: The New Order GTX 960 2GB

 

 

 

Eu ressalto como já dito anteriormente que o recurso VT Compress foi ativado, com ele o uso de VRAM ficou em 1.8GB, sem essa opção ativada no painel do jogo é impossível jogar-lo sem lag em uma placa com apenas 2GB de memória dedicada mesmo em resolução abaixo de Full HD,  salvo se instalado em um bom SSD já que nele a memória de paginação virtual é lida em até 20X mais rápido do que seria em um HD convencional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A GTX 960 não vai ter capacidade gráfica suficiente para rodar vários jogos futuros em alta qualidade com todos os efeitos ativados e no mínimo 60 FPS em Full HD (mesmo que tenha 4 GB).

Existem alguns jogos que ela já não aguenta hoje (por exemplo Shadow of Mordor), imagina quando saírem os novos. Isso sem contar o fato do DirectX 12 que nenhuma placa atual tem suporte total.

Apesar do sistema de compressão da arquitetura Maxwell e de ela ter apenas 128 bits, de que adianta 4 GB se tem que diminuir a qualidade gráfica e os efeitos já que ela não tem capacidade para isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@agnaldoreis não é verdade, atualmente já existem títulos que uma GTX 960 pode rodar no máximo desde que tenha mais de 2GB de VRAM, podemos afirmar que a maioria dos jogos irão rodar tendo apenas 2GB de memória de vídeo, há entretanto exceções que inclusíve já citei, você roda Advanced Warfare no máximo mas sem 2GB é obrigado a reduzir certas configurações, ela pode rodá-lo em full se tiver 4GB, o ideal seria uma versão com 3GB mas isso não existe no mercado, as versões se dividem em 2GB e 4GB. Os 4GB não serão utilizados em Full HD, mas em títulos específicos que são sensíveis a VRAM você tem que ter ao menos 3GB.

 

 

Existem alguns jogos que ela já não aguenta hoje (por exemplo Shadow of Mordor)

 

Não há como rodar no ultra justamente porque são exigidos mais do que 2GB de VRAM para armazenar as texturas, veja no vídeo abaixo que a memória de vídeo in game fica no limite, toda a memória é consumida desencadeando um processo contínuo de lag, por isso ela não é capaz de rodá-lo com bom FPS já que nessa condição a memória de paginação virtual é requerida, veja outros títulos como Dragon Age Inquisition onde a demanda de VRAM fica no limite do que o modelo de 2GB tem para oferecer.

 

GTX 960 2GB

 

https://www.youtube.com/watch?v=GgvhoZrmIFQ

 

 

Agora veja o game em uma GTX 960 com 4GB em FULL HD e com a maioria das configurações em ultra, observe o consumo de memória de vídeo, isso explica porque um proprietário de um modelo com 2GB jamais conseguirá avançar do High ao Ultra settings com bom fps.

 

GTX 960 4GB

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Sandri espero que você já tenha boleto do o PC, ele está agora indisponível. kk

O pior que eu tinha o boleto, mas não consegui pagar.

 

Eu estava dependendo de uns cheques que iriam cair na minha conta e e não cairam. O boleto venceu ontem, mas eu acho que o PC ainda volta, caso contrário eu vou nessa opção:

 

http://www.terabyteshop.com.br/t-gamer/intel-geforce/computador-t-gamer-intel-i5-4460-320ghz-4-geração-8gb-ddr3-hd-1tb-dvd-rw-geforce-gtx-960-4gb-chdmi-gab-zalman-z3-plus.ptml

 

Vou perder um pouco no processador, mas ainda é uma ótima máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dimitriusbueno

 

Amigo, eu vi vários testes mostrando que a GTX 960 não tem capacidade de processamento suficiente. Você não está errado em dizer que 2 GB de memória limita o jogo, só que você está se enganando em dizer que eu estou errado, sendo que além da memória, essa placa não tem capacidade para rodar vários jogos com alta qualidade e alto fps. Eu já vi vários vídeos da placa com 4 GB caindo desempenho em Crysis 3, Witcher 3, etc, quando se aumenta os efeitos justamente porque ela não tem GPU suficiente, não se trata apenas da memória. É uma ótima placa, mas ela não é uma GTX 970 ou superior.

 

Eu arrisco que vale a pena montar um PC gamer agora porque os preços irão aumentar ainda mais e estaremos todos em apuros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

só que você está se enganando em dizer que eu estou errado, sendo que além da memória, essa placa não tem capacidade para rodar vários jogos com alta qualidade e alto fps.

 

@agnaldoreis, o objetivo da placa no segmento intermediário não é o de prover processamento gráfico para avalancar a performance dos títulos mais exigentes ao patamar dos 60 FPS, para satisfazer esse gosto existem os modelos High End que atendem a demanda específica do público entusiasta, nunca me posicionei contrário a essa lógica, se a nossa divergência for essa estamos de acordo com a mesma visão.

 

O meu comentário se limita na afirmação de que uma placa como a GTX 960 pode tirar proveito de mais do que 2GB de memória de vídeo, não só explanei sobre o tema como também demonstrei por meio de benchmarks e vídeo, não defendo que o modelo seja capaz de rodar com nível elevado de frames jogos de engines gráficas robustas, é necessário também esclarecer que muitos membros, alguns bastante ativos no fórum estavam desencorajando a aquisição do modelo com mais de 2GB, para isso utilizavam argumentos do tipo: " Essa placa não tem poder suficiente para tirar proveito de mais do que 2GB", "4GB é inútil na GTX 960".

 

A GTX 960 se beneficia em vários títulos utilizando 3GB, como eu já disse não existe no mercado um modelo com essa quantidade de memória, cabe ao usuário escolher a versão com 4GB de memória VRAM, agora mais alguns testes de outros jogos para constatar como a performance da placa é alavacada na versão de 4GB comparando ao modelos mais simples de 2GB em títulos sensíveis ao uso de memória de vídeo

 

OBS: Os testes são setados em pelo menos 1080P porque essa é a menor resolução nos reviews do genêro, não significa que a placa não tenha benefícios com resoluções menores.

 

Assassins Creed Unity: GTX 960 2GB X  GTX 960 4GB

wl3kpi.jpg

 

 

                           FarCry 4 Very High GTX 960 2GB VS GTX 960 4GB

28uh6cy.jpg

 

 

O jogo Shadow Of Modor foi citado no seu post como exemplo de performance in game "sofrível" em uma GTX 960, mostrei que no modelo de 2GB é assim porque trata-se daqueles títulos sensíveis a VRAM, já na versão com 4GB temos fluidez com a maioria dos filtros no ultra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é galera... Como meu dinheiro não caiu na sexta-feira, eu não consegui pagar o boleto, agora o PC subiu de R$ 3.557,00 para 3.800,00...

 

Vou ter que ir nesse, pelo valor de 3.418,00:

 

http://www.terabyteshop.com.br/t-gamer/intel-geforce/computador-t-gamer-intel-i5-4460-320ghz-4-geração-8gb-ddr3-hd-1tb-dvd-rw-geforce-gtx-960-4gb-chdmi-gab-zalman-z3-plus.ptml

Ainda vale a pena né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!