Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Soldador não derrete solda de placa - porque ?


BruJexe

Posts recomendados

Olá Pessoal estou com um duvida sobre Soldadores, tenho um da Hikari de 30w , porém no dia dia ele atende bem para soldas "bobas" fios pequenos componentes e etc...

Em fim, tenho um Monitor e o mesmo não esta querendo ligar normalmente fica com barulho e logo desliga, observei que sua placa esta com alguns capacitores estufados, bom já comprei os mesmo para a troca.   Dai veio minha surpresa com esse Soldador de 30w que possuo, o mesmo não faz nem cocegas na solda da placa, não derrete mais nem.  Gostaria de saber se tenho que compra ( Vou gastar $$$ a Toa ou não )  um mais Potente assim dizendo um de 60w ou superior para esse tipos de soldagem e Dessoldagem de componentes ???  Segue a foto da placa para ver a Solda se ajudar também sei la a onde esta circulado em azul que seria para tirar os capacitores porém não derrete :( 56d8b82a5d586_PLACA2.thumb.jpg.73cc61778 -   
Grato desde já -  
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Ricardo -  Obrigado pela atenção, era isso mesmo então que suspeitava, então um de 60w eu consigo retirar esse tipo de solda Correto ?  
 Correto obrigado pelo conselho, já tenho o Sugador, esponja vegetal só a malha de cobre que ainda não comprei.

Bom então terei que que investir $$$ para um mais Forte -  Grato novamente !!!  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra variar, um off topic meio on...

Me fez lembrar que certa feita (há bastante tempo, no começo de carreira) alguns ferros de soldar estavam a aquecer pouco. Me chamaram pra ver e resolver mas tinha que ser pra ontem!! A causa achei rapidinho mesmo: tensão da bancada estava baixa... pra não perder tempo procurando a causa, a luz rápida que veio foi: ponte e capacitor pra alimentar os ferros com dc cuja tensão retificada/filtrada - ou melhor, a energia acumulada no capacitor - é maior do que a ac pura conseguia fornecer. Deu certo. Todo mundo rindo a toa. Principalmente o patrão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Desculpe a Demora para Responder... Então Isadora Não compreendi muito bem o que veio a falar sobre  Ponte e capacitor para Alimentar os Ferros ?    -  Bom ainda não tive tempo ( $$$) para comprar um soldador de potencia maior no caso de 60w  para fazer o teste assim que fizer venho a falar sobre aqui .. Até mais !!!  :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sem problema amigo. você não entendeu direito pois eu não soube explicar direito...

 

Uma onda senoidal retificada e filtrada possui maior tensão pois o capacitor "memoriza" o pico que é vac * (raiz de 2) = 127*1.41 = to sem calculadora

 

 

3-retificadores-10-638.jpg?cb=1423001638

Se colocar um capacitor...

 

filtragem-dc.gif

 

Percebes que a "zona morta" entre um pico da montanha e outro ficou uma ponte? É isso .. em baixo dela "apareceu" energia pra gastar. não sei se fui muito feliz com esta analogia mas é o que tenho pro momento. Há melhores, creia...

Se você não abusar da potência ou corrente, o sistema tenta manter o valor máximo

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Meia hora em brasa já phundiu e phodeo a peça por dentro.

Paciência.. palavra chave

Use 2 soldadores um pra cada mão e cada ponta num lado da peça. Coloque + solda envolvendo os terminais. Vá passando uma ponta nos terminais de modo a fundir a solda por igual. Com outra ponta, vá forçando gentilmente lateralmente.

Com 1 pouco de habilidade e paciência você obtém sucesso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Meia hora em brasa já phundiu e phodeo a peça por dentro.

Paciência.. palavra chave

Use 2 soldadores um pra cada mão e cada ponta num lado da peça. Coloque + solda envolvendo os terminais. Vá passando uma ponta nos terminais de modo a fundir a solda por igual. Com outra ponta, vá forçando gentilmente lateralmente.

Com 1 pouco de habilidade e paciência você obtém sucesso.

 

Mas como eu vou derreter solda por baixo do MOSFET ? Ele não é soldado por baixo além das pontas das duas perninhas ?

 

Tenho reparado que uns dizem que é possível retirar um mosfet com ferro e outros dizem que só com soprador térmico.

 

Se nem a solda derreteu como pode ter fundido a peça por dentro ?

 

Será que não está havendo dificuldade de transmissão de calor devido á ponta do ferro ser fina ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

A soma dos calores deve atingir o centro do mosfet.

 

Os que que dizem que com ferro dá, têm certas habilidades. Os do soprador, nem tanto

 

Se não fundiu, pelo menos phodeo

 

Sim ponta fina pra peças parrudas não combina muito

 

Fiz novos testes com o multímetro ( inclusive testando e retestando o próprio ) e percebi que os valores são semelhantes entre todos os mosfets.

 

Acho que isso confirma que nada foi danificado. Além disso, os dois mosfets que suspeitava estarem em curto não estão nesses novos testes pois apresentam algum valor de resistência entre todas as perninhas.

 

A solução para dessoldar esses mosfets foi dada pelo @PPK2 que me orientou e apresentou vídeo em que os pontos fixos devem ser estanhados ao se aplicar o ferro e que este não precisa ser mais potente que 30W ou 40W

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal voltei aqui,  Então Isadora, esqueci de mencionar que eu sou ( vamos dizer "fuçado" em eletrônica ) então algumas coisas ou a maioria não sei muito bem sobre, então confesso que não entendi realmente sobre essa sua explicação.  porém irei tentar o que o @PPk2 também mencionou, sendo que por enquanto estou sem tempo $$ para comprar um soldador mais forte para esse fim.   Assim q fizer o que teste estanhado a solda novamente.. 

Ps: Henrique você poderia me passar esse vídeo que o PPK2  lhe passou para eu ver ou o PPK2 mesmo -  Grato desde já  !!! :thumbsup:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, BruJexe disse:

Olá pessoal voltei aqui,  Então Isadora, esqueci de mencionar que eu sou ( vamos dizer "fuçado" em eletrônica ) então algumas coisas ou a maioria não sei muito bem sobre, então confesso que não entendi realmente sobre essa sua explicação.  porém irei tentar o que o @PPk2 também mencionou, sendo que por enquanto estou sem tempo $$ para comprar um soldador mais forte para esse fim.   Assim q fizer o que teste estanhado a solda novamente.. 

Ps: Henrique você poderia me passar esse vídeo que o PPK2  lhe passou para eu ver ou o PPK2 mesmo -  Grato desde já  !!! :thumbsup:

 

 

O vídeo está neste tópico:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/03/2016 às 20:54, PPK2 disse:

Boas

Experimente antes de desoldar estanhar os pontos com mais um pouco de solda, depois tente desoldar.

Olá PPK2 - experimentei fazer como você mencionou , porém aja paciência, consegui retirar somente 1 capacitor , estanhei os pontos de mais 2 locais deixei um tempo, e retirei com o sugar, porém só sai o "meu Estanho" que estanhei por cima, o da placa mesmo não chegou a fundir com o estanho novo :confused:... tenso... acho que vou ver de comprar o soldador de 60w mesmo para ver como sera...  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 13/03/2016 às 20:28, PPK2 disse:

Ao estanhar e depois da sua solda fundir há que deixar o ferro por uns segundos encostado afim de fundir a solda nativa.

Olá Galera e PPK2 ..  Desculpe a demora para dar um parecer, esta meio sem tempo .. Bom boas noticias kkkk  Conseguir arrumar o monitor, fiz o que falou PPK2 - estanhei novamente ( Não precisei comprar outro soldador nem nada Fiz com meu de 30w mesmo)  ao ponto de deixar um pouco mais a solda a fim de se fundir melhor ai estanho nativo, restirei e coloquei os novos capacitores.... e "Taramm" - Bom confesso foi cansativo mas Final Feliz kkkk -- Agradeço ao pessoal que veio ajudar e dar ideias muito obrigado - logo terei mais um post kkk para mais duvidas abraços !!! :thumbsup::wiggle:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!