Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rede Win2k/xp X Win9x/me


cmax

Posts recomendados

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado Originalmente por wesleymyau@18 out 2004, 12:08

Tenho um xp e um 98se, o problema e que cada maquina enxerga so a si, tenho um firewall ativo no xp, isto pode influir?

Como se faz o teste do ping?

Com certeza o firewall pode atrapalhar sim...

Desabilite o firewall nas estações, verifique se as mesmas tem a mesma classe de endereços IP(ex: 192.168.0.1 e 192.168.0.2), veja se estão no mesmo grupo de trabalho. Verifique também os cabos usados para conectá-las... Caso esteja usando rede ponto-a-ponto, o cabo deve ser do tipo cruzado(cross-over).

Para executar um o "ping", entre no prompt e digite:

ping IP_DA_MAQUINA

[]'s...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí galera beleza! Tenho uma rede com 5 Micros sendo o Micro1 como servidor e com SO WinXP SP2, e o demais micros operando com SO Win98se. Todos os Micros se enxergam normalmente pois deixai a 1° placa de rede com IP AUTO e a 2° com o seguinte IP 192.168.0.1 e Mascára de Subrede 255.255.255.0...O problema é quendo o clientes vão utilizar arquivos que estão no servidor e fazer alteração ele diz que está para somente leituta e já abilitei para que tdos os usuários tenham permissão para alterar pastas e arquivos, eu acho que já fiz de todo...Por favor se alguém puder me ajudar ficarei muito agradecido. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

e ai galera, to com o seguinte problema...

tenho uma rede com 12 micros, nas plataformas (XP,WN98,WIN95,WIN2K), tudo funciona direito, menos a impressora. Deixa eu explicar melhor, a impressora esta instalada no windows 2000, e eu não consigo compartilhar para o win98 e 95.

eu fui no compartilhamento da impressora, esta selecionado windows 2000, quando eu escolho windows 95 e 98, pede pra instalar uns drives, eu encontrei os drives na pasta C:\WINNT\system32\spool\drivers\w32x86\3, depois pede um arquivo "sRGB Color Space Profile.icm" que esta na pasta c:\windows\system\color.

Mas depois de tudo instalado, aparece:

"Os arquivos instalados não são válidos para a arquitetura selecionada"

e não instala os drives. O que eu estou fazendo errado????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bandeira: Bom o que vocês estão falando ai pelo jeito acontece por varios motivos, ou pelo travamento da mudança de IP FIXO para IP DINÂMICO, ou por erro de configuração mesmo.

Tendo em vista que usando o WINIPCFG no caso do 98 para liberar o acesso aos adaptadores não tenha dado certo e as configurações tenham sido revistas e refeitas tanto no WIN98 como no XP/W2K o correto seria fazer os backups devidos das maquinas quantas forem e formatar e instalar do zero essas estações.

Já peguei uma vez um problema como este em uma rede de 3 micros, fiz os testes de HARDWARE/FISICO (placas de rede, cabeamentos, e etc...) e na verdade era o Windows com pau e só depois de formatado a máquina cliente (win98) funcionou normalmente, e nem precisei mexer na que tinha o WinXP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

aí, to com um problema...

tenho 2 pc's com win 98... placas de rede, cabo cross... q eu usava aqui em casa pra ligar meu pc (xp pro) com o notebook de um amigo (xp home)

daih, agora, to precisando ligar 2 computadores na locadora q eu trampo...

tá tudo instalado direitim.... configurei uma máquia com ip 169.254.0.1

outra makina com ip 169.254.0.2

e a máscara de rede, deixei 255.0.0.0

tá certo o jto q eu fiz?¿?¿

eu num consigo "ver" a outra makina, na rede... só vejo a minha...

o q fazer?¿?¿

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

La vai o meu problema.

Rede domestica 3 PCs, um HUB 10/100, Velox. Todos usando Win XP, sendo um deles Home e os outros dois Pro.

Coloquei as seguintes configurações

Máquina 01 (XP Pro, Velox)

IP =====> 192.168.0.1

Mascara => 255.255.255.0

Gatway ==> 192.161.0.1

Máquina 02 (XP Home)

IP =====> 192.168.0.2

Mascara => 255.255.255.0

Gatway ==> 192.161.0.1

Máquina 03 (XP Pro)

IP =====> 192.168.0.3

Mascara => 255.255.255.0

Gatway ==> 192.161.0.1

O que acontece é que a Máq 01 e Máq 03 enxergam apenas elas mesmas, já a máq 02 não consegue achar a rede. Desabilitei o firewall de todas e o problema persistiu. O teste do Ping der erro entre a 01 e a 02 (não testei a 03 ainda).

Já sobre a conta de uauário tenho uma duas dúvidas:

1°) Como posso ter certeza que a conta de Convidado está ativada?

2°) Este seria o mesmo recurso que criar uma conta nova seguindo o painel de usuários?

Um problema que me impediu de confirmar o teste foi que na Máq 02 não havia no Gerenciador a opção de Usuários e Grupos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rafarc@31 ago 2004, 22:21

não li tudo então qualquer besteira q eu falar.....foi mal.......

o problema é o seguinte.....montei a rede "certinho".......mais os usuarios não conseguem ver os arquivos de todos.....apenas alguns ( sim todos compartilharam alguma pasta pelo menos para teste)......todos usando o XP.....mais pro exemplo.....eu via todos q compartilhavam......mais ninguém via o meu.......assim como tinha alguns q não viam o de ninguém ( mas de fato estavam na rede pois haviamos jogado jogos juntos).......alguem pode me ajudar aí!?

Tenho o mesmo problema no servidor da empresa :goff:

Algumas pastas não são acessiveis o que fazer? :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por mestrejm@06 jan 2005, 16:56

La vai o meu problema.

Rede domestica 3 PCs, um HUB 10/100, Velox. Todos usando Win XP, sendo um deles Home e os outros dois Pro.

Coloquei as seguintes configurações

Máquina 01 (XP Pro, Velox)

IP =====> 192.168.0.1

Mascara => 255.255.255.0

Gatway ==> 192.161.0.1

Máquina 02 (XP Home)

IP =====> 192.168.0.2

Mascara => 255.255.255.0

Gatway ==> 192.161.0.1

Máquina 03 (XP Pro)

IP =====> 192.168.0.3

Mascara => 255.255.255.0

Gatway ==> 192.161.0.1

O que acontece é que a Máq 01 e Máq 03 enxergam apenas elas mesmas, já a máq 02 não consegue achar a rede. Desabilitei o firewall de todas e o problema persistiu. O teste do Ping der erro entre a 01 e a 02 (não testei a 03 ainda).

Já sobre a conta de uauário tenho uma duas dúvidas:

1°) Como posso ter certeza que a conta de Convidado está ativada?

2°) Este seria o mesmo recurso que criar uma conta nova seguindo o painel de usuários?

Um problema que me impediu de confirmar o teste foi que na Máq 02 não havia no Gerenciador a opção de Usuários e Grupos

Talvez o problema seja os GW, tente colocar o IP do GW na mesma faixa que as estações acredito que isso resolva o seu problema...

Você consegue verificar usuários e grupos clicando com o botão direito em "My Computer -> Properties -> Advanced -> User Profiles -> Settings".

[]'s...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez o problema seja os GW, tente colocar o IP do GW na mesma faixa que as estações acredito que isso resolva o seu problema...

Quase resolveu, agora ele avisa:

MShome não está acessível. Talvez você não tenha permissão para usar este recurso. 

A lista de Sevidores para este grupo não esta disponivel.

Ai que entra a coisa mais engraçada na máquina 02 não existe a opção Settings em User Profile! Justo no Windows XP Home, não sei se é algum bug ou se é dele isso mesmo, penso em instalar o Pro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai Galera la vai o meu problema na empresa temos uma rede com maquinas com xp e win98 ok. O nosso servidor e um Duron1.0 Com win xp e 512 de ram com disco particionado em C e D

Mas quando utlizamos o 98 para navegar entre a Intranet algumas pastas não são acessiveis o que fazer para poder reconhecer Todas as pastas sera permissão de acesso,Mesmo particionando uma partição inteira sem restriçoes nada de achar a pasta no 98 mas no xp tudo funciona legal. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[B][B][B]É !!!!
Só que você falou no problema de computadores acessarem pltaforma win2k/xp, mas só que estou com estes problemas em computadores win2k/xp se conectarem a computadores win98.
Ao tentar se conectar da mensagem de usuário e login, sendo que o pc nem esta bloqueado com acesso de senha.
Alguem pode me explicar ou me passar um informação, fiquei sabendo que isto é um erro que acontece em rede win98, no qual pc win2k/xp ao tentar se conectar a computadores plataforma win98 dá esse erro.[/B][/B][/B]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por Danilo Bardelli@15 ago 2004, 12:14

Olá amigos... Eu fiquei sabend que estaçoes com o sistemas operacionais diferentes de tecnologia não se enchergam... assim, eu fui em uma empresa, formatei as maquias e coloquei o win2k, mas todas elas se enchergavam normalmente antes com o win98se, ja agora que coloquei o win2k, as que anda permaneçem com o win98, não se enchergam, porque quando eu coloquei o win2k, colquei com a tecnologia NTFS, pela segurança, ja o win98 usa FAT32, então me falaram que quando existe caso assim, eles não se enxergam de jeito nenhum. acho eu que é o caso do amigo Anarchy99, espero ter ajudado em algo...

valeu ! ! !

Caro amigo, creio q não seja isso tb porque tenho clientes com windows de várias versões diferentes em rede (do 95 ao XP) e as máquinas se enxergam. Inclusive, se você colocar 2 HDs em um micro sendo o primário com NTFS e o secundário com FAT32, o XP reconhece os dois HDs e você consegue copiar arquivos de um para o outro sem qualquer problema e vice-versa. Creio q o correto é criar um usuário no XP ou no 2k logar os outros (95 ou 98) com o usuário criado. OK?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Caríssimos,

Acho que para os que estão tendo problemas a questão se resume a verificar as configurações ligadas a rede. Já observamos aqui mesmo que os sistemas operacionais diferentes não influenciam no compartilhamento de dados em rede. A solução para todos esses problemas, sem exceção, é ter as máquinas fisicamente ligadas ao mesmo dispositivo físico de compartilhamento, configurar a mesma faixa de ip(192.168.1.x), a mesma máscara de subrede (255.255.255.0) e um grupo de trabalho - ou domínio, se for o caso - em comum. Fora isso, se está tudo fisicamente íntegro, não haverá problema. Uma ideia... Dêem uma pesquisada no google mencionando palavras ligadas a configuração de redes. Acharão material suficiente para implementarem qualquer tipo de rede.

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:help: olá amigos, vejo que este fórum etá com a corda toda então resolvi colocar mais lenha, é o seguinte:

uma pequena rede 1 winxp + 2 win98se

quando eram apenas dois (1 xp e 1 98 através de cross over) não havia problema nenhum hoje o que acontece é que todas as máquinas se enxergam e navegam muito bem entre si mas nenhuma consegue navegar na máquina com xp, nem ela própria através da rede. a mensagem que surge é :

[a pasta "x" não está acessível. Talçvez você não tenha permissão para usar este recurso de rede. Contate o administrador deste servidor para ver se você tem permissão de acesso.

Não existe espaço de armazenamento no servidor suficiente para processar este comando.]

já tentei muitas coisas, pesquisei em muitos fóruns e ainda não consegui nada. Já habilitei a conta convidado, modifiquei o firewall, fiz e refiz configurações diversas inclusive dos IP's.

obrigado amigos, aguardo.

:palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EStou tendo um problema com o compartilhamento dos micros com win98 e XP em um servidor com windows 2000 Profissional. Configurei os micros com win98 em IP fixo alguns fuicionam e depois que todos da rede, entram na pasta acho que logam e alguns caem, agora depois de um tempo dá uma mensagem dizendo que já estão logados todos os usuários possiveis, algo do tipo. Mas me expliquem uma coisa, quando um computador encherga outro na rede, e tem uma pasta compartilhada todos teriam que acessar numa boa certo. Espero que alguem tenha uma resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por mestrejm@07 de janeiro de 2005, 13:32

Quase resolveu, agora ele avisa:

MShome não está acessível. Talvez você não tenha permissão para usar este recurso. 

A lista de Sevidores para este grupo não esta disponivel.

Ai que entra a coisa mais engraçada na máquina 02 não existe a opção Settings em User Profile! Justo no Windows XP Home, não sei se é algum bug ou se é dele isso mesmo, penso em instalar o Pro!

cara! eu tenho o mesmo problema. Mas tenho mais algumas informações (não sei se aplica a você tb).

Bom, eu tentei fazer o PING para ver se a conexão entre os dois micros aqui (XP pro e WIN98SE) estavam se comunicando. Para isso precisava verificar o IP deles. Qual foi minha surpresa: o XP não tinha ip. Digitava IPCONFIG no console e não aparecia nada. Já no WIN98 o ipconfig fornecia um IP muito estranho (diferente de 192.168.0.x)

Eu tentei usar utilitário de configuração de redes do XP mas ele termina em erro.

No WIN98 o netsetup funcionou certinhu.

O STATUS das conexões de rede do XP estão sem nenhum valor.

Apesar de tudo isso o Windows reconhece quando o cabo de conexão está ligado ou não.

muito estranhu... o pior é que eu já tinha configurado antes e fiz tranferencia de arquivos normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!