Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ligar um botão anti-pânico ou "ANGEL EYE"


mindquanta

Posts recomendados

Boa tarde a todos...

 

Gosto muito da área de Eletrônica e estudo como hobby. Antes de postar a pergunta aqui pesquisei muito na Internet, e não vi nada que bata com o que quero. É capaz de ter passado o que quero na minha pesquisa... mas como não entendo de russo... nem tailândes... ou chinês.. apesar do Google Tradutor, resolvi postar minha dúvida aqui. 

 

Vi um botão anti-pânico ou como chamam nos sites internacionais, "angel eye", e comprei na BangGood.

Botão Angel Eye

https://www.banggood.com/pt/12V-16mm-Latching-Angel-Eye-LED-Push-Button-Switch-Flat-Head-Metal-illuminated-Switch-p-1022342.html?rmmds=myorder

 

Aqui está ele com suas pinagens.

59d10baa0055f_ESPECIFICACOES_BOTAOCOMPINAGEM.jpg.c82ab1c4072fbd10ea8b79f5e94ad2c6.jpg

 

Nas especificações dele tem... 12V (DC) com 3A. ok.

 

Como eu testei ele ?

Liguei os pólos (+) e (-) na alimentação 12V DC. Fiz um projetinho na breaboard com um led e um resistor limitador devidamente dimensionado. Alimentei o circuito com uma bateria de 9V.

Com a ligação "NC + C"...liguei o (+) da bateria no "C" e o outro lado do circuito no "NC". 

Com a ligação "NO + C"...liguei o (+) da bateria no "C" e o outro lado do circuito no "NO".

 

O que eu quero : usar o botão como interruptor colocado na parede para ligar uma lâmpada normal. Apertar o botão e ligar a lâmpada. E para alimentar o botão, não quero usar a fonte de 12v DC, mas quero retificar a corrente alternada 110AC para 12DC , retificando, filtrando e alinhando a corrente. 

 

Testei a continuidade entre os pólos NC, NO e C. 

NC + C ==> SEMPRE LIGADO E APERTO O BOTÃO..  DESLIGA A CARGA.

NO + C ==> SEMPRE DESLIGADO E APERTO O BOTÃO... LIGA A CARGA.

59d119cc7a65e_ESPECIFICACOES_COMOLIGAROBOTAOCOMUMLED_NCC.thumb.jpg.4b9f5076e620061f1cbfaf29cd85a583.jpg

 

59d119e1736fd_ESPECIFICACOES_COMOLIGAROBOTAOCOMUMLED_NOC.thumb.jpg.1c007f355378581b66c498f7b4b41302.jpg

 

 

Não tenho o conhecimento que vocês têm aqui.. mas sou esforçado. Espero ser corrigido em tudo de errado que disse aqui. Quero aprender e para isso agradeço toda a ajuda que puderam dar. 

 

Obrigado a todos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mindquanta não tinha o por que de usar a bateria sendo que você ja tem alimentação 12v da fonte.

 

Seu botão nao tem trava então é um push button,  para acionar ele vai precisar de um circuito flip flop como da foto e acionar um relé. ..

 

Sobre a fonte se for para acionar o led pode usar esse esquema da outra foto, 

 

você vai precisar ver o esquema que quer ....

Se quer que o led fique ligado enquanto a lâmpada estivar ligada

Se quer que o led fique ligado enquanto a lâmpada estiver desligada

Se quer que o led desligue ao ligar a lâmpada ou ligue ao deligar a lâmpada. ..todos são possíveis de fazer...

 

 

 

 

images (10).png

images (6).jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos por responder.

 

@Jaime Francisco da Silva  Falha minha. Esqueci de mencionar. O botão tem trava... ele não é momentâneo, é um LATCHING. Eu fiz o circuito com led só para testar o funcionamento dele e aprender a sua lógica, mas quero usar o botão somente para ligar uma lâmpada comum.

Veja a foto. Comprei o espelho e já adaptei ele no centro do espelho.

Esse circuito que você postou com um capacitor de 330nF w e um resistor de 1k5 de 1/2w, serve para converter os 110V AC para os 12 v DC que é a alimentação que ele aceita ?

Obrigado.

 

PS.: Tive a ideia de usar esse botão.. porque minha mãe tem medo de cair e não saber onde está o interruptor para ligar.

 

59d1550340c6d_ESPECIFICACOES_ESPELHO_QUEFIZ.thumb.jpg.d09ef068a42f639cd0f095565ce214e1.jpg

 

adicionado 3 minutos depois

@Bommu Perneta Obrigado por responder. Ah.. já fiz isso !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi...

Esse circuito do capacitor serve pra você ligar led direto em 110 e 220v, então pode ligar direto na rede junto com a lâmpada...tome cuidado ao manusear o circuito ligado, risco de choque elétrico

 

você precisa ver ser os contatos do botão servem pra ligar em 110v e suportar a corrente que sua lampada demanda.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jaime Francisco da Silva  Quando você fala "você precisa ver ser os contatos do botão servem pra ligar em 110v e suportar a corrente que sua lampada demanda."... você está dizendo que preciso ver quanto de tensão os pinos do botão suporta ??? Pode parecer uma pergunta ingênua mas para quem está aprendendo...tá valendo.. principalmente em se tratando de tensão AC. Todo cuidado é pouco.:mellow: Então diante da sua orientação fui buscar as TODAS AS especificações do botão. Veja o que ele diz :

CARACTERÍSTICAS DO BOTÃO... 250V AC

Então ele suporta. Estou correto ou não ?!?

 

59d15c8c26776_ESPECIFICACOES_QUANTOSUPORTADETENSAOAC.thumb.jpg.b8bfd491d08bd39bcad5885cfc2aebf9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jaime Francisco da Silva  Hummmm... isso exige cálculos, não é? 

Tenho aqui lâmpadas de LED e INCANDESCENTES (que estão saindo do mercado).

As incandescentes vou trocar todas por lâmpadas de LED. Mas a título de aprendizado para mim, acho interessante fazer os cálculos para elas também.

Para saber a potência preciso usar a Lei de Joule ou P=V.I

 

PARA LÂMPADAS DE LED

P=V.I => 7W/127V = 0,055A ~ 55mA

 

PARA LÂMPADAS INCANDESCENTES

P=V.I => 40W/127V = 0,315A ~ 315mA

 

Como o botão suporta até 3A, está dentro da faixa de tolerância. Estou correto, Jaime ?!?!?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jaime Francisco da Silva Não entendi.

Se tenho 3A então tenho 3000mA. Em cada 1000mA / 55mA... não poderia ligar 18 lâmpadas de LED?

Internamente tenho a sensação que estou falando uma besteira enorme:confused:... mas não posso evitar, afinal estou aprendendo. 

Por favor, corrija-me !!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, mindquanta disse:

@Jaime Francisco da Silva Esse capacitor é de que tipo? eletrolítico.. cerâmico.. poliéster? Ele tem que ser pelo menos o dobro da tensão 110v AC?

Cerâmico ou poliéster, tanto faz. 

A tensão dele é 250V para ligar em 110V. Ou 400V para ligar em 220V. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!