Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD ou SSD M.2 para esse setup?


Paelem
Ir à solução Resolvido por grievous,

Posts recomendados

Olá estou com uma dúvida para qual tipo de armazenamento devo comprar pro meu setup de entrada, vou deixar as especificações do mesmo aqui abaixo:

 

Processador: Ryzen 3 2200G 3.5 Ghz

placa-mãe: A-320M-K/BR DDR4 AM4

Memória: Hyperx Fury DDR4 8 GB(2X4) 2400Mhz

Fonte: Fonte Corsair Vs450 80plus White 450w

HD: HD de Notebook 5400RPM 500GB

 

Eu ainda não comprei a memória RAM vou comprar esse mês ainda, enfim estou pensando em fazer upgrade no armazenamento e minha placa-mãe tem M.2.

Estou pretendendo pegar um SSD de 240GB da Kingston ou Sandisk SATA III, mas estou pensando em pegar um M.2 também e já ouvi falar que tem o M.2 NVME.

E vou comprar também um HD de 1TB pra por os arquivos que eu não uso muito.

 

Mas qual é o melhor? Um SSD de 240GB um M.2 ou um M.2 NVME pro meu PC de entrada custo-benefício, eu já vi o preço desses três, vi um M.2 de 120GB na casa dos 150,00 reais.

Vi um SSD de 240 GB na casa dos 190,00 ~ 250,00 reais também..

E vi um M.2 NVME 120 GB na casa dos 250 reais também.

 

Meu objetivo: Só ter os loads dos jogos mais rápidos e dar boot e usar os programas de forma mais rápida também, eu tô pensando em comprar o SSD de 240GB, vi alguns vídeos do SSD pro M.2 NVME e não tem uma diferença gritante.

 

Atualmente estou com um HD de 5400 RPM de 320GB no noteobok que estou usando.

 

Então qual vocês me recomenda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

M2 é o tipo de encaixe, existem M2 SATA e M2 NVMe. O primeiro terá o mesmo desempenho de um SSD sata tradicional, enquanto o segundo (NVMe) atinge velocidades maiores porém em uso normal não é grande a diferença para um SSD sata.

Minha sugestão seria pegar um M2 SATA de 240GB mesmo já que é para uso normal e custo-benefício.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Paelem disse:

Mas eu vi alguns beanchmarks e o ganho do M2 SATA para o SSD é quase insignificante, eu não sei se compensa pagar mais 100 reais pra ter essa tecnologia.

Mas ele disse pra você comprar um SSD SATA que é mais barato do que um NVMe. Você tá confundindo o próprio SSD com a interface.

 

SATA e NVMe são interfaces, enquanto m.2 é o tipo de encaixe.

 

Existem SSDs de 2,5" e m.2. Pesquise pra ver a diferença.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Paelem disse:

Mas eu vi alguns beanchmarks e o ganho do M2 SATA para o SSD é quase insignificante,

 

37 minutos atrás, Paelem disse:

Mas eu estou falando do SSD 2,5

 

Agora você explicou. Tanto faz, depende da sua vontade de querer gastar mais ou não. Se sua placa-mãe só tiver espaço pra um HDD, vale mais pegar um 2 pra ficar junto com o HD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Paelem Como os dois usam a mesma interface (SATA) não tem como um ser muito melhor que o outro já que ambos estão limitados à mesma tecnologia. A vantagem de usar o M2 SATA é porque não "polui" o gabinete, você apenas espeta o dispositivo na placa-mãe e pronto enquanto o SSD SATA de 2,5 você tem que passar ligar 2 cabos nele (um SATA e outro de energia).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!