Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabinete com fonte em cima ou em baixo


Posts recomendados

Fala clã,então,andei dando uma pesquisada sobre gabinetes,e me deparei com uma duvida.

Fonte em cima ou em baixo?

Se o ar quente sobe,ela bate na fonte,se eu comprasse um gabinete com ventilação em cima e colocasse a fonte com o cooler para cima não iria esquentar,possivelmente dando um resultado +ou- parecido do q se eu tivesse um gabinete com fonte em baixo,correto ou não?

Me tirem essa duvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte em baixo.

Como você disse, a tendência do ar quente é subir, no entanto, a preocupação com a fonte em cima ou em baixo não é necessariamente termal, mas sim elétrica. Não sei necessariamente as razões, mas por motivos elétricos é recomendado a fonte na parte de baixo do gabinete (além disso é mais bonito mesmo).

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para completar minha resposta, acredito que a parte térmica tenha sim influência, assim como a parte elétrica, mas acredito que a fonte em baixo seja principalmente uma escolha das fabricantes pois permite mais modularidade, por exemplo, ventoinhas de exaustão diretamente na parte de cima ou mais espaço para water coolers customizados, além disso assim a fonte consegue seu próprio fluxo de ar, e não interfere no sistema principal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Genérico man disse:

Fonte em baixo.

Como você disse, a tendência do ar quente é subir, no entanto, a preocupação com a fonte em cima ou em baixo não é necessariamente termal, mas sim elétrica. Não sei necessariamente as razões, mas por motivos elétricos é recomendado a fonte na parte de baixo do gabinete (além disso é mais bonito mesmo).

 

 

Quando a fonte é em cima faz com que ela receba o ar quente que vem dos componentes Placa-mãe,Gpu...etc e ao longo prazo isso pode ser prejudicial para sua fonte "principalmente aquelas fontes que esquentam" fazendo com que a vida útil da mesma diminua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As fontes modernas foram projetadas para trabalhar na parte de baixo, pois assim ela puxa ar frio debaixo e não quente de dentro do gabinete (a grande maioria dos componentes eletrônicos tem melhor eficiência em temperaturas amenas, ainda mais por se tratar de uma fonte de alimentação), além de não interferir na temperatura interna do gabinete...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Erik_Souza Os gabinetes modernos tem entrada de ar unitária, na parte da fonte terá uns furos para você virar a fonte de maneira que o cooler dela não fique visível da parte de dentro, sendo assim pegando ar de fora.

 

Se vai migrar de gabinete e fonte, lembre de montar com o fan virado para baixo e que o gabinete precisa da furação embaixo também, para que a fonte não puxe ar de dentro do gabinete.

 

Além disso, precisa ficar atento na organização de cabos, que é importante para não atrapalhar a refrigeração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!