Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Liguei o PC na tomada e a fonte queimou. Posso utilizar outra normalmente?


Posts recomendados

Olá, então... a umas horinhas atrás, inventei de ligar o PC direto na tomada, e a fonte queimou. 

Tinha outra fonte aqui guardada, troquei e o PC ligou. 

Como me  preocupo e me atento muito aos detalhes(se me preocupasse mesmo, não teria ligado na tomada) mas relevem, estava inventando de ver filme, aí  já sabem né? a tomada não dá,  puxa pra lá, volta pra cá, coloca um T, liga ali, desliga aqui,  e não tava  com muita paciência de pensar e também não tinha ninguém do meu ladinho para me ajudar e dizer outra maneira, enfiim, não adianta mais se lamentar e é isso que dá quando não tem nada pra fazer "creia  mesmo  que eu não tenho". 

Minha dúvida é: se a fonte atual que estou usando, poderei  continuar utilizando normalmente? Afinal o PC ligou né?  Ou teria outras questões?  

Fico imaginando que a fonte que coloquei é  mais velha/fraca  que a outra que queimou etc...

Mas vejamos pelo lado bom né? Fiz tudo em casa na mesma hora e resolvi...  Não precisei ir à nenhum técnico que faria a mesma coisa, colocaria uma mesma fonte e até cobrar por isso...

Irei coloca as fotos das duas fontes, para vocês analisar.  

Essa primeira foto é da fonte que queimou20190611_100951.thumb.jpg.d46b28b16b47389c7502bf7b70e16197.jpg

 

E essa segunda imagem é  da fonte que troquei e estou usando agora.

20190611_100958.thumb.jpg.34e6c6c8124f382937e4f8e0252b02ce.jpg

 

Da pra ver as imagens? Né?  Caso não, avisem!

Finalizando, vocês acham também que  teria chance da antiga fonte funcionar? Esperar um tempo.... Eu ainda tentei ligar com ela, mas o pc  ficou desligando com o cooler da placa. Ou recuperar a placa? Mas acho que no caso de recuperar acho  que nem é  vantagem.

 

 E um ponto muito importante, tem chance de ter acontecido algo nos outros componentes do PC? Ele ligou tudo ok, mas nunca se sabe né?  

Bom então dá pra continuar utilizando essa fonte sem problemas? 

Se precisar  tiro mais fotos, da placa-mãe por exemplo, mas acredito que dá pra vocês se basearam pela antiga fonte que era utilizada. 

Beijos, e obgggg  para o carequinha e companhia  que criou o forum, por pensar em caso saísse da página sem querer (como aconteceu comigo) restaurar todo meu texto, e não perder tudo que escrevo,  já ia até desistir:O Pronto que há falei demais em algum tão simples( ou não né haha).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Nithiely Bom dia, seja bem vinda ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Trágico, mas é caso comum o seu. Infelizmente tenho que te dizer que ambas as fontes podem apresentar problemas, são projetos antigos e não muito confiáveis, contudo imagino que seu PC não possua um consumo muito alto. Mesmo assim sempre há chance delas danificarem sim o restante das peças do seu PC.

 

Minha recomendação é você adquirir uma fonte confiável pois essas podem até mesmo criar um incêndio e ninguém quer isso não é ? Outra coisa importante, caso você esteja usando estabilizador se livre dele o mais rápido possível, fonte se liga direto na tomada ou em um protetor de surtos(casos mais comuns) para aumentar a segurança.

 

PS: Interessante a vontade de resolver o seu problema, mas tenha sempre cuidado para não levar choque. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LNPott Então,  eu sei que minha fontes provavelmente não são boas, então elas são bem parecidas né?  Então daria no mesmo qualquer uma das 2? 

E que história é  essa de nao usar estabilizador? Foi sem utilizar ele que perdi minha fonte agora, kkk Eu uso nobreack que dá no mesmo.

Mas eu tava ainda agora olhando uns posts  sobre o não uso de estabilizador,  mas era muito técnico, traduzindo por via das dúvidas, melhor usar né?   

 

adicionado 2 minutos depois

@faller Conferi não haha parece que aqui é  220, e fui olhar agora e ela tá mostrando 115. Eu realmente não pensei em nada, só liguei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, Nithiely disse:

@LNPott Então,  eu sei que minha fontes provavelmente não são boas, então elas são bem parecidas né?  Então daria no mesmo qualquer uma das 2? 

E que história é  essa de nao usar estabilizador? Foi sem utilizar ele que perdi minha fonte agora, kkk Eu uso nobreack que dá no mesmo.

Mas eu tava ainda agora olhando uns posts  sobre o não uso de estabilizador,  mas era muito técnico, traduzindo por via das dúvidas, melhor usar né?   

 

Traduzindo, melhor não usar.

 

Sim, ambas são bem parecidas, projetos antigos e como o amigo @faller citou, a chave seletora ainda está presente, o que demanda de você atenção na hora de ligar ela na tomada.

 

Qual a configuração completa do seu PC ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 minutos atrás, Nithiely disse:

:tw_hushed:adicionado 2 minutos depois

@faller Conferi não haha parece que aqui é  220, e fui olhar agora e ela tá mostrando 115. Eu realmente não pensei em nada, só liguei.

Ainda bem que não foi o refrigerador, aquele que custa quase R$ 3.000....  Se fosse teria queimado também...

Se fosse uma furadeira também,  se fosse uma cadeira elétrica também..

 

Melhor você nem se botar a ligar aparelhos elétricos ai....:tw_smiley::tw_rage:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Tiberio disse:

Das duas fontes que tem aí fica difícil saber qual das duas é menos ruim!

recomendo que compre uma fonte decente que tenha PFC ativo e selo 80 plus de eficiência!

Fonte Corsair CX-450 

 

E antes que me esqueça nada de usar estabilizadores de tensão, 

Quando você fala estabilizador de tensão,  seria isso da imagem que o menino da foto do Simpson mandou?

Então  hoje em dia, não tem mais essa seleção?  Ele detecta automático?  

adicionado 1 minuto depois

@faller me poupe querido, todos os outros não precisam tá selecionando a tensão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Nithiely disse:

Então  hoje em dia, não tem mais essa seleção?

Fontes modernas não possuem mais a chave seletora de tensão, funcionam em qualquer tensão 

 

5 minutos atrás, Nithiely disse:

Ele detecta automático? 

sim, as fontes sem essa chave seletora são chamadas de fullranger

 

sim compre também um bom filtro de linha da marca clamper e aposente de vez o seu bestalizador !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Nithiely disse:

esse filtro  de linha eh aquilo tipo uma extensão ?

sim, mas prefira os da marca clamper que são muito bons

19 minutos atrás, Nithiely disse:

Então ele substitui  o estabilizador?

sim, estabilizador é coisa do seculo passado, pode vender ou usar para escorar a porta da garagem! 

 

19 minutos atrás, Nithiely disse:

Se eu ligar então o nobreck no filtro estaria bom?

Não sei qual o modelo ou tipo de nobreak tens ai, mas se for esses baratinhos é a mesma coisa de um estabilizador só que com baterias de moto!

 

nobreak de qualidade custam algo em torno de 1500 reais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em ‎11‎/‎06‎/‎2019 às 11:19, Nithiely disse:

Então  hoje em dia, não tem mais essa seleção?  Ele detecta automático?  

Não, sem essa de detectar automaticamente.. A fonte pode operar desde 90 até 264 Volts na entrada e por isso não necessita de seleção. O que entrar ela abraça...

É fácil de se perceber isso dai, é só olhar em sua etiqueta onde geralmente está especificado

Input 100-240 VAC, claro que tem uma tolerância de mais ou menos 10% e por isso resulta numa faixa útil de operação que vai de 90 a 264 volts AC.

Assim é seu carregador de celular, seu modem, roteador, em alguns casos barbeador, claro, fontes para PC e mais um mundaréu de equipamentos modernos...  Só você nem notou...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!