Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura alta em placa processador e placa de video.


Posts recomendados

Tenho um setup com ryzen 5 3600 com cooler box, rtx 2070 super em uma msi b450 gaming plus MATX. Meu gabinete é um saturn da PC YES com pouquissimo espaço. Minha placa de video bate 85 graus em stock e meu processador bate 88 graus em estresse, e possui picos de 82 graus mesmo sem utiliza-lo. Gostaria de alguma ideia para resolver meu problema. Se possivel, recomendar um cooler de processador que caiba nesta placa-mãe, o cooler box da amd praticamente encosta na memoria ram, portando precisa ser um cooler que pode ser alto mas nao muito largo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Shaman93 disse:

A placa de vídeo está relativamente normal. Mas o processador, especialmente 82 sem uso, é extremamente bizarro. Será que o cooler está bem preso? Qual o gabinete e como é a ventilação (número de fans, disposição, organização dos cabos, etc)?

Ele ta normal e do nada da uns picos para 82, 80. Tem 3 fans frontais jogando ar para dentro, um fan traseiro e um fan superior jogando ar para fora, como exaustor. Comprei o processador a uma semana, sera que tem algum defeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Ruan Fernandes disse:

Ele ta normal e do nada da uns picos para 82, 80. Tem 3 fans frontais jogando ar para dentro, um fan traseiro e um fan superior jogando ar para fora, como exaustor. Comprei o processador a uma semana, sera que tem algum defeito?

Pode ser, mas é difícil porque ele sai testado de fábrica. Você que instalou o cooler ou foi alguém? Se certificou de que os parafusos estão apertados até o fim? Qual versão da BIOS está usando? Essas leituras são com qual programa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Shaman93 disse:

Pode ser, mas é difícil porque ele sai testado de fábrica. Você que instalou o cooler ou foi alguém? Se certificou de que os parafusos estão apertados até o fim? Qual versão da BIOS está usando? Essas leituras são com qual programa?

Utilizei o programa HW monitor, e o ryzen Master. Eu que coloquei o cooler. Apertei todos os parafusos até o fim. Minha bios era a penultima atualizaçao, ai eu atualizei mas nao mudou nada na questão de temperatura. Atualmente é a 7B87v1A. Pode ser algum problema com pasta termica? Eu posso ter retirado um pouco ao encostar ou algo do genero. Isso influencia muito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem aparecido no fórum relatos de variações nas rotações das fans com picos de temperaturas.
Veja uma explicação aqui.

 

Isso ocorre por conta de um detalhe no próprio sensor de temperatura do chip.
Mesmo com o cpu em carga de 100%, ocorrem picos de temperaturas que em seguida caem lentamente para a temperatura que estava antes.

 

Mas de qualquer forma as temperaturas estão aceitáveis dentro do limite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, EdsonSM disse:

Tem aparecido no fórum relatos de variações nas rotações das fans com picos de temperaturas.
Veja uma explicação aqui.

 

Isso ocorre por conta de um detalhe no próprio sensor de temperatura do chip.
Mesmo com o cpu em carga de 100%, ocorrem picos de temperaturas que em seguida caem lentamente para a temperatura que estava antes.

 

Mas de qualquer forma as temperaturas estão aceitáveis dentro do limite.

Isso são pequenos picos de temperatura que acontecem desde a 1a geração, se mantendo na 2a e 3a.
Seria, digamos, 30 pra 50.
Pra ir a 82 deve estar acontecendo algo diferente. Tá dendro do limite pro processador trabalhando a 100%, não pra picos de temperatura enquanto tá em idle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, EdsonSM disse:

Tem aparecido no fórum relatos de variações nas rotações das fans com picos de temperaturas.
Veja uma explicação aqui.

 

Isso ocorre por conta de um detalhe no próprio sensor de temperatura do chip.
Mesmo com o cpu em carga de 100%, ocorrem picos de temperaturas que em seguida caem lentamente para a temperatura que estava antes.

 

Mas de qualquer forma as temperaturas estão aceitáveis dentro do limite.

Ja deixei o pc parado sem nada em segundo plano, e ocorreu picos de 82° graus. Moro no sul, está frio. Imagina no verão com temperatura ambiente a 37 graus. Se com 22 graus de ambiente ja está assim. Alguma coisa está errada. Minha dúvida é, um cooler decente faria efeito? Se sim, qual me recomendariam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, grievous disse:

@Ruan Fernandes Qual pasta térmica você está utilizando? A que veio com o processador?

Pasta Térmica que vem com o processador.

adicionado 1 minuto depois

249471072_Semttulo.thumb.png.f888473b4c627f91cef1c330b833133d.png

 

Acabei de ligar o pc, abri oHW monitor e  ja teve um pico de 76° graus. Temperatura da minha cidade está em 21° graus. Imagina no verão que aqui bate 37° graus. Este é o meu medo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Ruan Fernandes Ter picos de temperatura é normal, acho que você só deve se preocupar se ele se manter alto o tempo todo. Como você ainda está preocupado com isso minha sugestão seria comprar um bom cooler aftermarket e uma boa pasta térmica.

Assim deve diminuir uns 10~15ºC e você fica sossegado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, grievous disse:

@Ruan Fernandes Ter picos de temperatura é normal, acho que você só deve se preocupar se ele se manter alto o tempo todo. Como você ainda está preocupado com isso minha sugestão seria comprar um bom cooler aftermarket e uma boa pasta térmica.

Assim deve diminuir uns 10~15ºC e você fica sossegado.

Qual recomendaria? Não pode ser muito largo, pois nao caberia na minha placa-mãe MATX. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Ruan Fernandes Então, cooler geralmente o impedimento é a altura do gabinete.

 

Não sei seu orçamento mas comprando no Aliexpress um cooler SnowMan (idêntico aos Hyper da Coolermaster) por R$70+Frete e uma pasta térmica pcyes gelid na Kabum por R$22+Frete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, EdsonSM disse:

Pelo que entendi, esse pico de temperatura está relacionado a uma falha do próprio sensor do processador.

 

Qual é o teste de stress que você usou?
E pelo teste a temperatura ficou em 88C?

 

O mais importante seria as temperaturas estarem abaixo do limite.

Utilizei o teste de stress do cpu z. Tanto no hw monitor quanto no ryzen master bateu 88 graus. Não deixei mais do que isso pois fiquei com medo, alcançou 88 graus em menos de dois minutos

adicionado 2 minutos depois
10 minutos atrás, grievous disse:

@Ruan Fernandes Então, cooler geralmente o impedimento é a altura do gabinete.

 

Não sei seu orçamento mas comprando no Aliexpress um cooler SnowMan (idêntico aos Hyper da Coolermaster) por R$70+Frete e uma pasta térmica pcyes gelid na Kabum por R$22+Frete.

Gostaria de um cooler vendido no brasil. Posso gastar até 150 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temperatura da maioria dos jogos e aplicativos costumam ficar abaixo desses utilitários de testes de stress.

Mas concordo que é melhor trocar o cooler por outro.

 

Particularmente não recomendo o Hyper T4.
Esse cooler é antiquado pois em placas com socket AMD só pode ser instalado em 180 graus, virado para a placa de vídeo.

 

Recomendo o Hyper 212 Black ou RGB e o Gammaxx GT.
O Gammaxx 400 é bem citado, mas o sistema de fixação pode não agradar a todos.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, EdsonSM disse:

A temperatura da maioria dos jogos e aplicativos costumam ficar abaixo desses utilitários de testes de stress.

Mas concordo que é melhor trocar o cooler por outro.

 

Particularmente não recomendo o Hyper T4.
Esse cooler é antiquado pois em placas com socket AMD só pode ser instalado em 180 graus, virado para a placa de vídeo.

 

Recomendo o Hyper 212 Black ou RGB e o Gammaxx GT.
O Gammaxx 400 é bem citado, mas o sistema de fixação pode não agradar a todos.
 

Gostei do Gammaxx GT. Será que ele cabe aqui? 71567617_393058704960526_5228295476473757696_n.thumb.jpg.f015e6745f3ac84c4bbf5a9e9c6df677.jpg

 

Repare que o cooler box praticamente encosta nas memorias. se for meio cm mais largo ja não cabe. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei dizer se a fan vai obstruir o primeiro slot de memória.
Mas se a memória for low profile acho que não vai ter problema.

 

Outro detalhe é medir a largura útil entre a placa-mãe e a tampa lateral.
A altura do cooler tem que estar dentro desse limite para conseguir fechar o gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Luiz Eduardo Oliveira disse:

@Ruan Fernandes Eu tive problema assim, CPU chegava a mais de 85º encostava a mao na tampa lateral do gabinete e estava super quente. Ai um amigo me disse que podia ser a circulacao de ar do gabinete, coloquei 3 fans corsair como exaustores e tudo ficou perfeito.

Tenho dois coolers como exaustor mas estou pensando em por mais um. Estou jogando mass effect, um jogo super leve para o meu pc e o processador bate 83° graus nele. É muito estranho, meu ryzen 5 1600 no mesmo kit que eu tenho atualmente batia no maximo 60 graus. Eu vi que as frequências e as voltagens sobem e descem muito rapidamente. O que causa um aumento brusco de temperatura. Deve ser algum problema de bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!