Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

r5 1600 com 8 núcleos


FVQ84

Posts recomendados

Bom dia amigos,

A mais ou menos 1 mês comprei um r5 1600(aparentemente com 6 núcleos) + placa-mãe gigabyte ab350m ds3h(bios:f41, que eu pesquisei sobre e não vi nenhum problema) + 2 memórias geil evo potenza de 3000mhz 8gb. Quando instalei o kit, fui no cpu-z, fazer o bench dele, bem de leve, e quando abri a parte de monitorar apareceram 8 núcleos, e, para minha surpresa, deu 1000 pontos acima de um r5 1600(normal) e um pouco melhor do que um r7 1700(acredito eu por causa da memória ram de 3000mhz8gb). Intrigrado, baixei o hwmonitor, e, acreditem se quiser, deu que o cpu tinha 8/16. Após isso, baixei o ryzen master, e de novo a mesma coisa, 8/16. O que isso pode ser? Problema de bios, mesmo dando muito mais resultado do que um r5 1600 normal ou meu cpu veio "tunado"? Devo me preocupar?

Obrigado

cpuz clocks.png

cpuz referencia com r5 1600.png

cpuz referencia com r7 1700.png

hwmonitor.png

ryzenmaster.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem várias notícias espalhadas pela internet relatando casos similares. Pesquisando mais a fundo, no site da MSI tem a notícia de que a AMD começou a liberar versões de 8 núcleos no final do ano no lugar das antigas de 6. 

 

Resumindo: você é um sortudo de ter pegado da nova leva!

adicionado 1 minuto depois

https://www.msi.com/blog/AMD-Ryzen-5-1600-Eight-Core-Revealed-B350-TOMAHAWK

adicionado 2 minutos depois

https://wccftech.com/amd-ryzen-5-1600x-cpus-8-working-cores-spotted-wild/

adicionado 3 minutos depois

https://www.techradar.com/news/some-ryzen-5-1600x-buyers-have-found-their-6-core-cpu-has-8-cores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, RedWooD disse:

Tô acompanhando esse tópico, não sei ao certo o que é mas antigamente os Phenoms a galera do Fórum destravava núcleos, precisava de uma placa-mãe que desse suporte. Fiquei curioso agora haha

Na verdade é um diferente.. no caso dos phenons  se desbloqueava os cores pela bios...

 

Nesse caso, segundo o que li na materia da Techradar que o @WOZ Dods postou, não se sabe ao certo o que aconteceu.. pode ser que a AMD tenha liberado alguns R7 como R5 por causa de demanda, ou foi um erro mesmo... mas o que eles perceberam é que todos os processadores foram fabricados na mesma semana e na Malasia...

 

Mas realmente o colega foi sortudo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!