Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atente-se ao ryzen 5 1600 "AF"


Posts recomendados

 Trata-se de uma nova revisão do ryzen 5 1600, que é na verdade fabricado na litografia de 12 nm ao invés de 14, ou seja, é basicamente um ryzen 5 2600 disfarçado e mais barato, sendo identificado pelas letras "AF" em seu código de produto. Quando comparado ao antigo ryzen 5 "AE", possui boosts mais altos (em média 100mhz), melhor eficiência energética e maior capacidade de overclock, alcançando de maneira relativamente fácil o ryzen 5 2600.

 Este novo/velho processador é uma boa opção para quem está montando seu pc "gamer" peça por peça, ainda mais em um orçamento mais limitado, considerando que esses processadores (ryzen 5 2600/i5 9400f etc) são geralmente pareados com placas de vídeo não tão fortes como uma rx 570/580 ou uma 1660/super, ocorrendo nenhum tipo de gargalo. Caso seu objetivo seja simplesmente jogar em 60 fps e com boa estabilidade, esse processador é uma boa compra, e talvez te dá mais liberdade para comprar uma placa de vídeo mais forte. Ainda assim, recomendo observar o preço desse produto, e caso caia para algo abaixo dos 600 reais, creio que provavelmente seja o melhor processador custo benéfico no momento.

 Atualmente a única loja brasileira que encontrei esse novo lote foi na Kabum: https://www.kabum.com.br/produto/107545/processador-amd-ryzen-5-1600-cache-19mb-3-2ghz-3-6ghz-max-turbo-am4-yd1600bbafbox/?tag=ryzen 5 1600

Capturar.PNG.faffa52bd41781ce972c1229bca2c1fd.PNG

 

 

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, wencelldta disse:

É um R5 2600 remarcado... 12nm e pega facilmente 4.1-4.2ghz com vcore baixinho

Capaz... Se é de fato um 2600 remarcado, 4.2 é praticamente o hard wall do processador, muitos devem precisar de algo perto de 1.4 V pra atingir (não preciso nem dizer que não é seguro pra uso 24/7 e vai degradar o chip) e alguns não devem chegar lá nem assim. Dizer que pega facilmente com vcore baixo é muito exagero.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Shaman93 disse:

Capaz... Se é de fato um 2600 remarcado, 4.2 é praticamente o hard wall do processador, muitos devem precisar de algo perto de 1.4 V pra atingir (não preciso nem dizer que não é seguro pra uso 24/7 e vai degradar o chip) e alguns não devem chegar lá nem assim. Dizer que pega facilmente com vcore baixo é muito exagero.

 

Já vi alguns em 4.1ghz e 1.25v, outros em 4.2 e 1.3v... eu particularmente nunca vi um R5 2600 conseguir esse feito.

 

Pode ser sorte, assim como um colega que tem um 3900X e consegue 4.6ghz no CCD0 e 4.4ghz no CCD1 com 1.1v

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Eu vi muita gente no reddit falando que os processadores de lotes mais recentes são capazes de overclocks melhores do que os antigos, talvez seja o fato do processo de 12nm ter amadurecido ou algo assim.

 Mas de qualquer maneira, acho que no final acabada sendo aquela grande loteria. Para o usuário comum, um OC de 3,8 até 4 ghz já é mais que o suficiente, na real até em stock já está ótimo para maioria do público.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gaimo Eu iria dizer simplesmente sim, vale a pena. No entanto, depende mais do seu objetivo ou orçamento.

 Se é para uso casual, esse processador leva de letra, com vantagem de estar em uma boa plataforma com várias opções de upgrade, ser barato e relativamente forte em sua faixa de preço.

 Agora, se já for mais exigente, como montar um pc para algum tipo de trabalho ou jogos em 144hz, aí eu acho que é mais viável investir em processadores mais fortes.

 No final depende do seu orçamento mesmo, mas é uma boa compra sim, ainda mais nesse preço. Já tem alguma peça aí? Vai colocar ele com o quê?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Genérico man Por enquanto meu pc é bem modesto, um a8-3870k, 4gb de ram, ssd 240gb e uma rx 5504gb, só vou conseguir aproveitar a placa de vídeo e o sdd, de resto tudo novo, pretendo gastar até uns 3k no pc mas com monitor.

 

Pretendo jogar CSGO, Pubg Lite, LOLzin de jogos mais pesados, penso em RUST, GTA V e algum jogo de guerra estilo arma 3. Se possível gostaria de stremmar/gravar.

adicionado 1 minuto depois

Mas o maior problema mesmo é que no momento tenho um orçamento apertado, papo de 500 reais por mês pra gastar. Então não sei se compensa comprar cada mês uma peça ou guardar e comprar de uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Venho por meio deste post relatar o quão stonks foi a garantia, meu ryzen 5 1600 deu problema, e os lotes deles tinham acabado, o que ocorreu foi que pra sanar a pendência eu fui reembolsado em cerca de 850R$, ou seja, comprei esse modelo AF de 12nm e irei ficar com uma boa margem de troco ainda, com um processador que supre ainda melhor tudo o que eu preciso atualmente :)

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Flávio Oliveira Silva disse:

Esta melhoria também se obteve em outros processadores da linha, como o ryzen 7 2700x linha AF também?

Não tem 2700x linha AF. Posso estar errado, mas até onde eu sei só o 1600 mesmo por enquanto.
 

 

28 minutos atrás, Toni Silva MG disse:

@Shaman93 Eu tenho um R3 2200g, to pensando em pegar esse processador, junto com uma de 1660 Ti, sera que fica bom ?

Nesse caso fica bem bom sim, vai ganhar uma folga grande em relação ao 2200G. Aliás, mesmo uma RX 570 já é muito pro 2200G em alguns jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Shaman93 disse:

Não tem 2700x linha AF. Posso estar errado, mas até onde eu sei só o 1600 mesmo por enquanto.
 

 

Nesse caso fica bem bom sim, vai ganhar uma folga grande em relação ao 2200G. Aliás, mesmo uma RX 570 já é muito pro 2200G em alguns jogos.

Tem o Mesmo AFBOX no final, a não  ser que sempre foi assim.

Screenshot_20200119-181208.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!