Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Trata-se de uma nova revisão do ryzen 5 1600, que é na verdade fabricado na litografia de 12 nm ao invés de 14, ou seja, é basicamente um ryzen 5 2600 disfarçado e mais barato, sendo identificado pelas letras "AF" em seu código de produto. Quando comparado ao antigo ryzen 5 "AE", possui boosts mais altos (em média 100mhz), melhor eficiência energética e maior capacidade de overclock, alcançando de maneira relativamente fácil o ryzen 5 2600.

Este novo/velho processador é uma boa opção para quem está montando seu pc "gamer" peça por peça, ainda mais em um orçamento mais limitado, considerando que esses processadores (ryzen 5 2600/i5 9400f etc) são geralmente pareados com placas de vídeo não tão fortes como uma rx 570/580 ou uma 1660/super, ocorrendo nenhum tipo de gargalo. Caso seu objetivo seja simplesmente jogar em 60 fps e com boa estabilidade, esse processador é uma boa compra, e talvez te dá mais liberdade para comprar uma placa de vídeo mais forte. Ainda assim, recomendo observar o preço desse produto, e caso caia para algo abaixo dos 600 reais, creio que provavelmente seja o melhor processador custo benéfico no momento.

Atualmente a única loja brasileira que encontrei esse novo lote foi na Kabum: https://www.kabum.com.br/produto/107545/processador-amd-ryzen-5-1600-cache-19mb-3-2ghz-3-6ghz-max-turbo-am4-yd1600bbafbox/?tag=ryzen 5 1600

Capturar.PNG.faffa52bd41781ce972c1229bca2c1fd.PNG

• Curtir 10
Postado
24 minutos atrás, wencelldta disse:

É um R5 2600 remarcado... 12nm e pega facilmente 4.1-4.2ghz com vcore baixinho

Capaz... Se é de fato um 2600 remarcado, 4.2 é praticamente o hard wall do processador, muitos devem precisar de algo perto de 1.4 V pra atingir (não preciso nem dizer que não é seguro pra uso 24/7 e vai degradar o chip) e alguns não devem chegar lá nem assim. Dizer que pega facilmente com vcore baixo é muito exagero.

• Curtir 3
Postado
5 minutos atrás, Shaman93 disse:

Capaz... Se é de fato um 2600 remarcado, 4.2 é praticamente o hard wall do processador, muitos devem precisar de algo perto de 1.4 V pra atingir (não preciso nem dizer que não é seguro pra uso 24/7 e vai degradar o chip) e alguns não devem chegar lá nem assim. Dizer que pega facilmente com vcore baixo é muito exagero.

Já vi alguns em 4.1ghz e 1.25v, outros em 4.2 e 1.3v... eu particularmente nunca vi um R5 2600 conseguir esse feito.

Pode ser sorte, assim como um colega que tem um 3900X e consegue 4.6ghz no CCD0 e 4.4ghz no CCD1 com 1.1v

• Curtir 1
Postado

Eu vi muita gente no reddit falando que os processadores de lotes mais recentes são capazes de overclocks melhores do que os antigos, talvez seja o fato do processo de 12nm ter amadurecido ou algo assim.

Mas de qualquer maneira, acho que no final acabada sendo aquela grande loteria. Para o usuário comum, um OC de 3,8 até 4 ghz já é mais que o suficiente, na real até em stock já está ótimo para maioria do público.

• Curtir 3
Postado

@Gaimo Eu iria dizer simplesmente sim, vale a pena. No entanto, depende mais do seu objetivo ou orçamento.

Se é para uso casual, esse processador leva de letra, com vantagem de estar em uma boa plataforma com várias opções de upgrade, ser barato e relativamente forte em sua faixa de preço.

Agora, se já for mais exigente, como montar um pc para algum tipo de trabalho ou jogos em 144hz, aí eu acho que é mais viável investir em processadores mais fortes.

No final depende do seu orçamento mesmo, mas é uma boa compra sim, ainda mais nesse preço. Já tem alguma peça aí? Vai colocar ele com o quê?

Postado

@Genérico man Por enquanto meu pc é bem modesto, um a8-3870k, 4gb de ram, ssd 240gb e uma rx 5504gb, só vou conseguir aproveitar a placa de vídeo e o sdd, de resto tudo novo, pretendo gastar até uns 3k no pc mas com monitor.

Pretendo jogar CSGO, Pubg Lite, LOLzin de jogos mais pesados, penso em RUST, GTA V e algum jogo de guerra estilo arma 3. Se possível gostaria de stremmar/gravar.

adicionado 1 minuto depois

Mas o maior problema mesmo é que no momento tenho um orçamento apertado, papo de 500 reais por mês pra gastar. Então não sei se compensa comprar cada mês uma peça ou guardar e comprar de uma vez.

Postado

Venho por meio deste post relatar o quão stonks foi a garantia, meu ryzen 5 1600 deu problema, e os lotes deles tinham acabado, o que ocorreu foi que pra sanar a pendência eu fui reembolsado em cerca de 850R$, ou seja, comprei esse modelo AF de 12nm e irei ficar com uma boa margem de troco ainda, com um processador que supre ainda melhor tudo o que eu preciso atualmente :)

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Flávio Oliveira Silva disse:

Esta melhoria também se obteve em outros processadores da linha, como o ryzen 7 2700x linha AF também?

Não tem 2700x linha AF. Posso estar errado, mas até onde eu sei só o 1600 mesmo por enquanto.

28 minutos atrás, Toni Silva MG disse:

@Shaman93 Eu tenho um R3 2200g, to pensando em pegar esse processador, junto com uma de 1660 Ti, sera que fica bom ?

Nesse caso fica bem bom sim, vai ganhar uma folga grande em relação ao 2200G. Aliás, mesmo uma RX 570 já é muito pro 2200G em alguns jogos.

Postado
13 minutos atrás, Shaman93 disse:

Não tem 2700x linha AF. Posso estar errado, mas até onde eu sei só o 1600 mesmo por enquanto.

Nesse caso fica bem bom sim, vai ganhar uma folga grande em relação ao 2200G. Aliás, mesmo uma RX 570 já é muito pro 2200G em alguns jogos.

Tem o Mesmo AFBOX no final, a não  ser que sempre foi assim.

Screenshot_20200119-181208.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!