Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montagem de PC GAMER (Equivalente ao novo XBOX Séries X)


Posts recomendados

Galera, bom dia, boa tarde e/ou boa noite.

 

Eu estou querendo montar um PC equivalente a XBOX Series X no meu Desktop. Para ter maior fidedignidade possível, eu estava esperando o anúncio da Microsoft sobre as configurações do XBOX Séries X, e as configurações do console que foram divulgadas são essas aqui:

 

•CPU: 8x Zen 2 Cores a 3.8GHz (3.6GHz com SMT)

•GPU: 12 TFLOPs, 52 CUs a 1.825GHz, RDNA 2 customizado

Tamanho da matriz: 360.45mm2

Processador: TSMC 7nm aprimorado

•Memória: 16GB GDDR6

Largura de banda de memória (Bandwidth): 10GB a 560GB/s, 6GB a 336GB/s

•Memória interna: 1TB NVMe SSD customizado

Velocidade da IO: 2.4GB/s (Raw), 4.8GB/s (Comprimida)

•Memória expansível: 1TB

•Armazenamento externo: USB 3.2 HDD Support

•Drive óptico: 4K UHD Blu-ray Drive

•Performance: 4K a 60 quadros por segundo- até 120fps.

 

Tendo essa configuração divulgada em mãos, eu então montei a seguinte configuração:

 

•CPU: AMD Ryzen 3700 (ou Core i7-9700, caso eu resolva não trocar a minha MoBo atual - Aorus B360M)

•GPU: RTX 2080 Super (alguma Galax ou Gigabyte)

•MRAM: 24GB DDR4 3.200MHz (3X8GB)

•MoBo: B450 (ou acima)

•Fonte: Uma Corsair de 800W pra cima

SSD: 1TB nvME

HD: 2TB

Sem driver óptico

 

A ideia é comprar uma peça de cada vez, sempre que tiver uma promoção e/ou quando o dólar abaixar. Se eu não for trocar de plataforma (uso Intel atualmente, um i5-8400), eu já compro inicialmente o i7-9700, senão eu seguro a grana pra trocar a placa de vídeo primeiro para a RTX 2080 Super (tenho uma RTX 2060). Daí vem a fonte e etc... E deixo para trocar a MoBo e o CPU para AMD por último.

 

Qual a sugestão de vocês se quisessem montar algo deste tipo?! Peças, por onde começar, o que devo evitar?!

 

Aguardando o feedback de vocês. 

 

Obrigado e um abraço à todos, ótima semana e tranquilidade nessa turbulência atual sobre o Coronavirus. ☺️🙏🏼🤙🏼

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rick Dória não seria mais negócio comprar o videogame? 

 

Se você gosta de jogar no controle do XBOX 360º ou do XBOX One, então pra que gastar com peças de computador equivalentes? 

 

Citação

A ideia é comprar uma peça de cada vez, sempre que tiver uma promoção e/ou quando o dólar abaixar. 

 

Esse negócio de comprar um peça de cada vez é complicado. Você compra o processador, daí depois de um mês compra a memória ram, depois de dois meses compra isso e por aí vai, quando terminar de comprar tudo já se passou quatro meses ou mais e são menos quatro meses de garantia nas suas peças. 

 

Eu venho acertando sobre preços altos, desempenho abaixo do que deveria e falta de peças desde 2018. Posso afirmar que pra onde a coisa tá indo, nos próximos três meses o real não vai conseguir se valorizar e chegar a ficar na casa dos três reais. o dólar hoje é cinco reais e o dólar de 2018 que era mais de R$ 3,50 deixou os preços lá em cima, agora imagine o preço do dólar de 4,40-4,90 num cenário menor e o preço do dólar na casa dos 5 num cenário pior, isso no lançamento das próximas placas de vídeo e videogames vai ser muito ruim para quem estiver pensando em comprar. Vão passar a caneta nos preços e comprou comprou, não comprou fica sem. Se você for nessa de esperar o real se valorizar frente ao dólar, vai esperar um "tempinho". Promoção de loja é complicado. Produto vale X, daí colocam o produto X+30%(ou mais), aí a promoção fica X+15%, to vendo a promoção mesmo e ainda tem puxa-saco de lojista por aí usando peneira como guarda-chuva. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rick Dória

O console nem foi lançado ainda para vermos como será de fato o desempenho. Isto de comprar um PC baseado em console nunca deu certo, afinal cada jogo é otimizado de forma diferente para cada plataforma/sistema e nem sabemos se nos novos consoles a qualidade gráfica, por exemplo, será equivalente a versão para PC.

 

58 minutos atrás, Rick Dória disse:

•CPU: AMD Ryzen 3700 (ou Core i7-9700, caso eu resolva não trocar a minha MoBo atual - Aorus B360M)

•GPU: RTX 2080 Super (alguma Galax ou Gigabyte)

•MRAM: 24GB DDR4 3.200MHz (3X8GB)

•MoBo: B450 (ou acima)

•Fonte: Uma Corsair de 800W pra cima

SSD: 1TB nvME

HD: 2TB

Provavelmente uma das melhores builds high-end que pode se fazer hoje, porém para um melhor equilíbrio, eu tentaria colocar 2x16GB e pegar uma fonte de 650W de qualidade que já vai bastar com tudo em stock. Opcionalmente eu trocaria o SSD nvME por um SSD SATA 3 comum, já que não tem muuuuuita diferença na prática.

 

Complementando o que o amigo disse acima, não é bom negócio comprar por partes, tanto peça função de preço sempre ser uma surpresa, como ao fechar o PC alguma peça pode não funcionar e até mesmo novas gerações mais potentes (talvez custando até menos) podem chegar neste meio tempo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Grande Mestre Lucas disse:

@Rick Dória não seria mais negócio comprar o videogame? 

 

Se você gosta de jogar no controle do XBOX 360º ou do XBOX One, então pra que gastar com peças de computador equivalentes? 

 

 

 

 

Valeria financeiramente comprar Xbox Series X 😊

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Grande Mestre Lucas e @diegoRDG1986obrigado pelo feedback de vocês.

 

Comprar o console seria de fato mais interessante, porém além de jogar, eu uso o PC pra trabalho (planilhas, tabelas, cálculos, além de edição de fotos e vídeos). Como a plataforma XBOX é compartilhada com o Windows, prefiro investir um pouco mais e montar um PC do meu agrado.

 

Console, eu comprarei o PS5 depois de uns 2 a 3 anos de existência no mercado, que é quando a biblioteca de jogos começa a se expandir e o preço do console deve se estabilizar por aqui. Até por conta de preferir os exclusivos da Sony.

 

Entendo a complicação de montar PC baseando-se em specs de console, pois essas specs são feitas personalizadas e sob encomenda do fabricante, e o mercado é bem estranho e com uma flutuação de preços a maior bem intensa. Eu esperei sair às specs do console pra ter uma ideia do poder computacional desta próxima geração e poder estar no mínimo, no mesmo nível. O hiato de comprar peças separadas seria de um mês pra outro (estou me planejando há meses pra isso). Mas de acordo com a opinião de vocês, provavelmente trocarei a GPU e o Processador (talvez migre pra um AMD, ainda vou pensar sobre isso, se quiserem opinar, por favor...), e complemente com mais um HD de 2TB para aumentar o armazenamento interno.

 

10 horas atrás, Lost Byte disse:

Provavelmente uma das melhores builds high-end que pode se fazer hoje, porém para um melhor equilíbrio, eu tentaria colocar 2x16GB e pegar uma fonte de 650W de qualidade que já vai bastar com tudo em stock. Opcionalmente eu trocaria o SSD nvME por um SSD SATA 3 comum, já que não tem muuuuuita diferença na prática.

 

@Lost Byte obrigado por responder e pelo seu feedback

 

Atualmente tenho um:

 

i5-8400 2.8GHz (Turbo 4.0GHz)

RTX 2060 6GB Gigabyte

MRAM 16GB 2.400MHz Samsung (2x 8GB)

MoBo AORUS B360M Gaming 3

Fonte Corsair CX650M

SSD Kingston UV400 240GB Kingston

HD 1TB Toshiba

 

Pelo o que você e os demais meio que deixaram entender, é mais válido então, eu aprimorar o equipamento que eu já tenho e deixar a ideia de 'copiar' o console pra depois, se for de fato viável.

 

A minha indagação então é, vale a pena eu trocar a plataforma Intel para uma Ryzen, ou eu mantenho o Intel investindo apenas no processador (i7-9700 é o alvo)?! 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Rick Dória disse:

A minha indagação então é, vale a pena eu trocar a plataforma Intel para uma Ryzen, ou eu mantenho o Intel investindo apenas no processador (i7-9700 é o alvo)?! 

Como você trabalha com edições, eu sugiro o AMD Ryzen (caso realmente sinta necessidade de agilidade), sendo o modelo 3700X mais em conta neste caso. O i7-9700 tem menos threads e um tanto mais caro.

Também fique atento aos novos Ryzen 4000 que sairão este ano ainda, já que podem ser mais negócio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte obrigado mais uma vez, vou esperar...

Provavelmente, eu deva adquirir uma a RTX 2080 Super no final do semestre, já que essa onda de Coronavirus me complicou (sou profissional liberal). Então, vou ter de esperar....

E depois, analisarei com carinho os Ryzen 4.000 quando eles saírem. 

 

@diegoRDG1986 obrigado por responder. Esperarei...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/03/2020 às 00:12, Rick Dória disse:

@Lost Byte obrigado mais uma vez, vou esperar...
Provavelmente, eu deva adquirir uma a RTX 2080 Super no final do semestre, já que essa onda de Coronavirus me complicou (sou profissional liberal). Então, vou ter de esperar....
E depois, analisarei com carinho os Ryzen 4.000 quando eles saírem. 

@diegoRDG1986 obrigado por responder. Esperarei...

 

Vamos lá por partes

 

Primeiro esquece essa ideia maluca, é jogar dinheiro no fogo

 

Venda esse processador e placa-mãe, e compre uma B450 + RYZEN 5 ou 7

 

Dizem que até o final do ano chega as B550 com pci express 4.0 na placa-mãe e no ssd 

 

Atualmente só tem PCI express 4.0 nas X570 que são mais caras

 

Ambos os consoles possuem PCI EXPRESS 4.0 e o SSD faz uso desse recurso

 

O grande diferencial dessa geração de consoles será o uso do SSD e de um processador parrudo e potente

O processador é mais potente que 90% dos PC's da STEAM

 

Esqueça esse negócio de comprar RTX 2080 SUPER e 4k para PC

 

Esse ano chega as placas de vídeo da AMD com RDNA 2, quase a mesma tecnologia que está nos consoles que é um RDNA 2 customizado para cada fabricante

 

Outra, esse ano a NVIDIA lança a RTX 3000 com mais desempenho e mais barata, vai competir com a AMD RDNA 2

 

 

As GPUs NVIDIA Ampere terão RTX 2x mais rápido e um núcleo Tensor reprojetado

 

https://wccftech.com/nvidias-ampere-gpu-likely-delayed-to-q4-2020-and-its-not-just-because-of-coronavirus/

 

E o Ray Tracing será importante nos consoles next gen

 

 

As atuais RTX 2000 competem com as atuais AMD RDNA 1.0

 

i5 9400f só possui 6 core / 6 threads
i7 9700kf só possui 8 core / 8 threads
RYZEN 5 3600 possui 6 core / 12 threads, vai ter mais longevidade
RYZEN 7 2700x / 3700x possui 8 core / 16 threads, vai ter mais longevidade 

 

Em alguns jogos o i5 já fica com uso de 100%, próximo GTA e outros jogos que forem desenvolvidos para os consoles next gen de 8 core / 16 threads, irão rodar travando nesse i5, e o mesmo deve ocorrer no i7

 


Quanto mais programas abertos ao mesmo tempo = mais núcleos em uso. Logo dependendo do seu tipo de serviço, quanto mais núcleos e threads, melhor. 

 

A plataforma AM4 possui suporte a novos lançamentos de processadores até 2020.

 

RYZEN é uma arquitetura desenvolvida do zero, não possui qualquer relação com processadores anteriores da AMD.
 

 

Por esse motivo, recomendo RYZEN 3000 para você, já que trabalha com computador, eles são mais custo x benefício e vão entregar uma performance praticamente igual aos da INTEL

 

Basicamente os processadores dos consoles next gen é um RYZEN 7 3700x com clock de 3.8ghz e o outro com 3.5ghz

 

É a tecnologia ZEN 2 dos RYZEN 3000 + tecnologia RDNA 2.0 customizada

 

Esquece 4k para jogar em PC

 

Tudo fica pequeno no monitor em 4k e você nem vai perceber a diferença gráfica para 1440p

 

Jogar em 1440p + 144hz + FreeSync >>>>>>>> Jogar em 4k - 120fps

 

Você só vai perceber diferença em 4k em TVs grandes, em monitor esquece

 

A distância que uma pessoa fica do monitor, nem é perceptível

 

1440p = 2k

 

https://adrenaline.com.br/artigos/v/63208/pc-gamer-com-performance-do-xbox-series-x-quanto-custa-ter-esse-desempenho-hoje-gameplay

 

 

Sem dizer os custos de um PC vs consoles

 

Ao final de nossa jornada, o mais perto que conseguimos chegar da máquina criada pela Microsoft fica assim:

- AMD Ryzen 7 3800X (desabilitado o SMT, clock cravado em 3.8GHz) - tabela de especificações - R$ 2.170 - US$ 350
- Placa-mãe Gigabyte X570 Aorus Master -  análise completa - site oficial - R$ 1.399 - US$ 200
- 2x8GB DDR4 @3000MHz TeamGroup Pichau Gaming - link de compra - R$ 460 - US$ 65
- Nvidia GeForce RTX 2080 Super - análise completa - R$ 4.200 - US$ 750
- SSD NVMe PCI 4.0 2TB - análise completa - R$ 999 - US$ 250 

Total: R$ 9.228 / US$ 1.615

 

Monitor GAMER de verdade, é aquele que possui FreeSync ou G-sync

 

Monitor 4k - FreeSync ou G-sync - 120hz ou 144hz, na faixa dos 8000 reais

 

Você vai gastar quase 20 mil reais para ter a mesma performance e qualidade de um console + TV 4k

 

É infinitamente mais barato tu comprar o

Xbox Series X

+

PlayStation 5 

+

TV 4k TOP

 

E ainda vai sobrar muito, mais muito dinheiro

 

4k é para quem vai jogar em TV acima de 50 polegadas

 

Em monitor para PC o máximo é 1440p e tamanho 27 polegadas, acima disso se perder a ergonomia 

 

4k tudo fica zoado, e nem adianta enfiar zoom, que vai bugar seus jogos e os programas

 

Falo por experiência própria, tenho monitor 1440p + 144hz + G-sync 

 

É o ideal para PC, acima disso fica tudo zoado

 

Monitor TOP - 1440p - 144 hz - FreeSync - recomendo esse

 

Monitor Dell S2719DGF - 27" WQHD 1440p 144Hz FreeSync - TN - R$ R$ 2200 (lojas grandes) 3 anos de garantia com a DELL

https://www.dell.com/pt-br/shop/monitor-dell-gamer-de-27-s2719dgf/apd/210-arcj/monitores-e-acessórios

 

https://www.jacotei.com.br/monitor-dell-gamer-free-sync-led-qhd-27-s2719dgf/p

 

FreeSync ou G-sync vão deixar seus jogos muito mais fluídos, mais muito mesmo

 

Nas TVs 120hz eu recomendo que compre aqueles com HDMI 2.1

 

Elas terão recursos similares ao FreeSync nativamente

 

É quase 2x mais barato comprar uma TV 4k com HDMI 2.1 do que comprar monitor 4k gamer - 120 hz - freesync / g-sync

 

E quase 3x ou 4x mais barato comprar um monitor gamer 1440p vulgo 2k, 144hz - FreeSync / G-sync - 27 polegadas do que monitor 4k gamer

 

Xbox Series X é compatível com HDMI 2.1, e o mesmo deve ocorrer no PlayStation 5

 

https://news.xbox.com/en-us/2020/03/16/xbox-series-x-latency/

 

XboxSeriesXLatency_HERO.jpg?w=1776

 

Recomendo que assista esses dois vídeos, fala sobre monitor 1440p

 

 

 

 

O grande diferencial dessa geração será que os jogos serão desenvolvidos com base em um SSD que faz uso do PCI EXPRESS 4.0

 

Então ninguém sabe se isso será replicado nos PC's ou não

 

Como Cerny estava dizendo, com um HDD, os desenvolvedores precisam transmitir dados cerca de 30 segundos antes do que é realmente necessário. Com um SSD, o tempo de execução cai para uma fração de segundo

Isso levará a uma enorme economia de memória, que permitirá aos desenvolvedores fornecer mais detalhes ao mundo e evitar gargalos.

 

Uma unidade ultrarrápida como a do PS5 significa que você pode carregar o recurso LOD de nível mais alto para seus modelos muito mais do que antes e criar mundos da maneira que desejar, sem se preocupar com o fluxo rápido o suficiente. O drive PS5 é tão rápido que imagino que você pode carregar bairros inteiros em uma cidade com todos os mapas em alta resolução em um piscar de olhos. É emocionante. As pessoas não percebem que isso também afetará o visual em grande escala. Se conseguirmos transmitir em mundos maiores e nos mapas de texturas mais altos disponíveis, ficará muito melhor.

 

Fonte: https://adrenaline.com.br/forum/threads/playstation-5-topico-preview.650510/post-1074684432

 

Microsoft já disse que os exclusivos dela sairá também os consoles antigos e PC, então não espere nenhuma revolução nos exclusivos em relação ao uso do SSD

 

E pelo fato de serem multiplataforma, também irão sair para PC, você não precisa comprar XBOX SERIES X

 

Então nem faz sentido comprar o Xbox Series X primeiro, melhor o PlayStation 5 por causa dos exclusivos e do SSD super rápido que não tem nem nos PC's

 

Fonte: https://adrenaline.com.br/forum/threads/xbox-series-x-preview.650804/post-1074684591

 

Mas os madlads realmente foram em frente e fizeram isso. O SSD do PS5 é facilmente a parte mais impressionante de todas as outras partes dos dois consoles. Na verdade, eu diria que é um dos hardwares mais impressionantes a ser fabricado nos últimos anos, ao lado de arquitetura Zen da AMD.

Apenas para mostrar o quão impressionante é o SSD - nenhum SSD de consumidor no PC poderá igualar ou exceder sua velocidade bruta (5,5 GBps) por mais um ano. Nenhum SSD de consumidor no PC poderá igualar sua velocidade compactada (8-9 GBps) até que a próxima revisão do PCIE seja adotada pelos fabricantes (o que acontecerá daqui a muitos anos) ou até que um fabricante de CPU implemente um descompactador de hardware dedicado em seu computador. processador (o que é extremamente improvável de acontecer). Nenhum SSD de consumidor no PC poderá igualar seu desempenho em jogos, porque a interface de armazenamento criada pela Sony para o SSD é melhor do que a especificação NVME que é padrão no PC.

Agora, voltando ao modo como esse armazenamento super rápido vai mudar a maneira como os jogos são feitos. O maior impacto que o SSD terá no design de jogos e níveis. Atualmente, e desde que paramos de usar cartuchos, os jogos tiveram que ser projetados com o limite de velocidade dos HDs (e no passado, discos) em mente. Você pode realmente ver essas limitações durante o jogo - todos esses corredores super longos e longos passeios de elevador, eles não existem porque o designer do jogo adora corredores e elevadores, mas porque os designers são forçados a implementá-los devido ao limite de velocidade dos HDDs . Esta ainda é uma explicação abstrata, vamos ver o impacto que isso tem em um jogo real:

Outro exemplo é o GTA V. Você não acha estranho que, embora o mapa seja tão grande e detalhado, você não possa entrar na maioria dos edifícios e a cidade em si não seja tão populosa e pareça um pouco vazia? O GTA V era um jogo da 7ª geração, por isso tinha limitações como quantidade de RAM (o PS3 tem apenas 512 Mb, o que é uma loucura) e poder de renderização além da limitação do disco rígido. Mas com a geração atual, essas duas limitações desapareceram e, no entanto, acabamos com um jogo muito parecido com os de última geração e isso é devido aos lentos HDDs.

As melhorias também não se limitam aos jogos do mundo aberto. Os jogos lineares também sofrerão uma grande mudança. Vamos tomar o pedido 1886 como um exemplo. É um jogo com configurações extremamente detalhadas. De fato, sua fidelidade gráfica está entre os melhores dos jogos que foram lançados nesta geração. No entanto, quase tudo parecia uma fachada, porque era. Por exemplo, em uma seção do jogo você entra em um bar / bordel e entra em um longo corredor cheio de portas. No entanto, você não podia entrar em nenhuma dessas salas, não podia ver o que havia dentro, não podia interagir com nada. Por quê? Como o corredor é na verdade uma tela de carregamento oculta, enquanto você o atravessa, os jogos estão descarregando tudo da última grande área do jogo e carregando tudo o necessário para a próxima grande seção do jogo. Simplesmente não pode carregar mais nada. Portanto, se você acha que jogos lineares são apenas filmes que ocasionalmente permitem pressionar botões no seu controle, isso deve mudar isso.

Até agora, falamos sobre como o SSD removerá as limitações impostas aos desenvolvedores de jogos. Agora vamos falar sobre como isso permitirá que os designers expandam sua visão e, para isso, quero destacar um jogo em particular - Beyond Good and Evil 2. Com o BGE2, o diretor criativo, Michel Ancel, deseja que os usuários explorem um sistema solar e em alguns desses planetas dos sistemas solares existem cidades vastas, maiores do que qualquer uma das cidades que a Ubisoft fez até agora. Ancel quer que as pessoas possam estar no espaço e, em seguida, viagem sem problemas para uma cidade na face de um planeta e explorem suas profundezas e depois viagem sem problemas de volta para o espaço (ou seja, ele quer que tudo isso aconteça sem carregar as telas). Esse tipo de jogo simplesmente não seria possível em plataformas sem SSDs, a menos que a visão criativa estivesse seriamente comprometida (adicionando telas de carregamento,

Com o SSD do PS5, a Sony quer que tudo aconteça em um piscar de olhos, eles querem que as coisas sejam imediatas, eles querem que você seja capaz de montar um dinossauro robô voador em uma cidade grande, atirar em algum robô indisciplinado no rosto com uma flecha e, em seguida, monte um robô parecido com um cavalo e saia da cidade a uma velocidade vertiginosa em direção ao seu próximo objetivo, tudo sem pará-lo artificialmente, sem fazer você atravessar longas pontes ou esperar por uma longa viagem de elevador. Eles querem que o tempo de carregamento seja de 1 segundo, não de 10 segundos. Eles querem que você seja capaz de voltar a tocar novamente depois de morrer sem precisar olhar para as 'dicas' por 2 minutos. Eles querem que suas viagens rápidas de metrô por Nova York terminem em 1 segundo, não em 3 minutos. Pode não parecer muito para você agora, mas depois de experimentar esse sentimento de imediatismo, de coisas acontecendo instantaneamente,

Então, depois de tudo isso, você pode entender por que estou tão empolgado com os SSDs, especificamente a solução da Sony, e por que estava usando termos e declarações que parecem hiperbólicos a princípio para descrever esses SSDs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!