Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dá pra colocar uma roda d'água aqui?


Posts recomendados

  • Membro VIP
4 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

E furadeira, batedeira de bolo, esmerilhadeira elas usam motores universais então elas também funcionam em DC certo? 

certo.

5 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

o que for de fonte chaveada funciona com DC porque

fonte chaveada retifica o ac numa ponte de 4 diodos, filtra com capacitor e torna dc pra aplicar no chaveador. Ao aplicar dc direto vai poupar o trabalho de 2 diodos e do capacitor

 

7 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

pra ligar computador

Daquelas que são full range sim. Mas aquelas que tem chave hh 127/220 não pois ela tem um sistema de dobrador pra 127 de tensão que precisa da ac. A não ser que seu gerador gere 220Vdc talvez mais... Só testando mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Daquelas que são full range sim. Mas aquelas que tem chave hh 127/220 não pois ela tem um sistema de dobrador pra 127 de tensão que precisa da ac. A não ser que seu gerador gere 220Vdc talvez mais... Só testando mesmo...

Vou fazer um teste aqui quando der, mas acho que pra ligar o computador vou precisar de muita potencia o que tenho é um computador gamer com fonte fullrange, mas tenho tambem um computador básico com chave seletora, vou fazer os testes...

 

Mas sem retificar será que o motor consegue alimentar o pc? eu creio que ele vai gerar 127V só a frequência que pode ser complicado, mas acho que não vai ser problema...

 

Hoje ainda vou comprar os capacitores, estou aguardando chegar os componentes eletronicos para continuar o hallmeter, a sonda lambda chegou os componentes não, vai entender...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
44 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

sem retificar será que o motor consegue alimentar o pc?

Quantos hp é o motor e quantos w é sua fonte?... Olha isso...

Como sempre, na prática há outra teoria...nunca fiz um motor ac gerar mas penso que ele deve ter dificuldade em converter em W os hp de sua potência.

 

47 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Mas sem retificar será que o motor consegue alimentar o pc?

fíidideus ndv retificar tampouco a frequencia.  O dado importante a considerar é a potência do seu sistema lá na geração. tanto faz ac ou dc. Retificar não aumenta potência...mas diminui as perdas no trajeto pois (...aff acho que nem devia ter comentado...kk)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Só o que for de fonte chaveada funciona com DC porque em DC o transformador interno só ou motores funcionam apenas em AC correto?

Embananou tudo kkkkk 

O que tem fonte chaveada internamente já tem diodos e capacitores logo na entrada, pois a fonte é totalmente eletrônica, aí funciona em DC também. 

 

Motores do tipo indução como a geladeira, ventilador só funcionam em AC. 

 

Aparelhos com transformador, como certas fontes de alimentação e alguns aparelhos de som (geralmente os mais antigos) também só funcionam em AC. 

 

2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Será que dá pra ligar computador? Ele tem fonte chaveada então se funcionar seria interessante...

Depende.... 

Aqueles que tem chavinha de 110/220V atrás só vão funcionar em DC se for na tensão de 220V.

Os que não tem chave funcionam nos dois. 

Porém não creio que o motor terá potência pra fazer um PC partir, a corrente é um pouco alta. 

 

2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

furadeira, batedeira de bolo, esmerilhadeira elas usam motores universais então elas também funcionam em DC certo? 

Sim, funciona nos dois. 

 

E ainda, lâmpadas fluorescentes econômicas de 220V também funcionam em DC. 

adicionado 2 minutos depois

Epa! Não vi que o tópico virou a página e acabei chovendo no molhado :lol:

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Renato.88 disse:

Lembrando que são aqueles capacitores eletrolíticos, só que sem polaridade. 

O mais comum é aquele que já sai o fio de dentro dele. 

Lembrando que tem que ser o permanente.

Pois tem o de partida que estoura se ficar ligado permanente 

adicionado 5 minutos depois
2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

E furadeira, batedeira de bolo, esmerilhadeira elas usam motores universais então elas também funcionam em DC certo? 

 

Geradores com motor de indução são sensíveis a cargas com fator de potência baixo.

É que eles são excitados através de corrente reativa de capacitor. Daí qualquer carga que influencie nessa corrente reativa dos capacitores, vai fazer ter variações de tensão. 

 

adicionado 10 minutos depois
1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Vou fazer um teste aqui quando der, mas acho que pra ligar o computador vou precisar de muita potencia o que tenho é um computador gamer com fonte fullrange, mas tenho tambem um computador básico com chave seletora, vou fazer os testes...

 

Fonte com PFC deve funcionar melhor no gerador de indução 

 

 

 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

 

Mas sem retificar será que o motor consegue alimentar o pc? eu creio que ele vai gerar 127V só a frequência que pode ser complicado, mas acho que não vai ser problema...

 

Retificar pra que? 

Já sai tensão própria para usar 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Quantos hp é o motor e quantos w é sua fonte?... Olha isso...

Como sempre, na prática há outra teoria...nunca fiz um motor ac gerar mas penso que ele deve ter dificuldade em converter em W os hp de sua potência.

 

fíidideus ndv retificar tampouco a frequencia.  O dado importante a considerar é a potência do seu sistema lá na geração. tanto faz ac ou dc. Retificar não aumenta potência...mas diminui as perdas no trajeto pois (...aff acho que nem devia ter comentado...kk)

motor 1/3 hp, então tem 223W

Mas acho que não vou conseguir extrair isso de potência, parece que os geradores com motor e capacitor tem uma eficência baixa, pelo que vi  no video que o @albert_emule mandou o cara ligou uma lampada de 200W em um motor de 1,5 cv e 1,5cv em Watts são 1110W, então parece que o motor transformado em gerador deve render 1/3 ou 1/2 da potência nominal dele em Watts eu acho, me corrijam se estiver errado...

 

Eu falei em relação a frequencia porque ainda não entendi bem se seria interessante já na saida do motor converter para DC e alimentar tudo em DC, mas pelo jeito não é interessante nem tentar fixar a frequencia em 60Hz nem converter para DC, porque as coisas eletronicas com fonte, como TV já se encarregam de converter a AC mesmo com frequencia diferente em DC, e o restante das coisas da casa vai trabalhar bem em AC mesmo que não seja em 60Hz.

 

38 minutos atrás, albert_emule disse:

Lembrando que tem que ser o permanente.

Pois tem o de partida que estoura se ficar ligado permanente 

seria esse aqui? https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1422649165-capacitor-35uf-250vca-motores-porto-2-fios-permanente-_JM#position=13&type=item&tracking_id=a5f0386e-747a-48b1-bb28-7917e30d3b9a

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

motor 1/3 hp, então tem 223W

Mas acho que não vou conseguir extrair isso de potência, parece que os geradores com motor e capacitor tem uma eficência baixa, pelo que vi  no video que o @albert_emule mandou o cara ligou uma lampada de 200W em um motor de 1,5 cv e 1,5cv em Watts são 1110W, então parece que o motor transformado em gerador deve render 1/3 ou 1/2 da potência nominal dele em Watts eu acho, me corrijam se estiver errado...

 

Fora que o motor é trifásico e a lâmpada lá estava no máximo em duas fases.

O motor dá a potência dividida pelas três fases.

Se são 1110 watts, cada fase fica com 370 watts

Daí também tem o fato que a furadeira também estava caindo a rotação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, albert_emule disse:

 

Fora que o motor é trifásico e a lâmpada lá estava no máximo em duas fases.

O motor dá a potência dividida pelas três fases.

Se são 1110 watts, cada fase fica com 370 watts

Daí também tem o fato que a furadeira também estava caindo a rotação

Então este meu motor vai ter uns 75W em cada fase é bem baixa, mas dá pra acender leds e se ver que está rendendo bem futuramente posso comprar um motor mais potente usado...

 

38 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Só conferindo é esse capacitor ai?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, albert_emule disse:

Esse mesmo. 

Mas eu compraria 4 de 10uF para cada fase para ter possibilidade de ajustes finos 

o duro é o custo, esses capacitores eu chuto que serão vendidos a uns 10 reais cada, da ultima vez comprei para um motor e não era essa capacitancia mas foi até mais caro.

Chutando que vai ser uns 8 reais ai teria que comprar 12 o que daria 96 reais O.o

 

Por isso pensei em comprar de 35 micro Farad direto...

 

Mas ainda não descobri como é feito o ajuste, como ele é feito?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, albert_emule disse:

 

Aquele PDF que mandei tem todos os cálculos.

O duro é que usam linguagem de engenharia elétrica 

Ahhhn agora lembrei que tinha mandado o PDF, acabei olhando só a imagem e não vi...

 

Vou ler ele, pelo que entendi é um TCC voltado para esse tipo de projeto, bem interessante.

 

Qualquer coisa eu vejo se no ML tem pacotes desses capacitores a venda, ai vale a pena comprar o pacote com eles.

 

No caso teria algum pdf sobre a construção da roda ou de uma pequena barragem? Logo logo vou chegar nessa parte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, albert_emule disse:

Energia renováveis.

Só não sei a viabilidade disso.

São vídeos que pego nos grupos de energias renováveis. 

https://www.youtube.com/watch?v=gJGQ2mb27Js

 

 

São projetos bem ambiciosos, mas cada um é melhor em um lugar, no meu caso moro na parte mais baixa entre duas elevações então não tem muito vento, mas tem o rio, e também dá pra colocar energia solar, uma pena que ainda está com preço elevado, mas está ficando acessível.

 

@albert_emule fiz como falou comprei os capacitores  permanentes de 10uf 250vca

foram esses aqui:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1164509497-20pcs-capacitor-10uf-250vca-motores-porto-2-fios-permanente-_JM?quantity=1

Agora é aguardar chegar, também estou pensando em desenvolver uma bomba de água para acoplar na roda, como o motor não vai gerar muita potência talvez a roda consiga movimentar uma pequena bomba junto, bem util para mandar água aqui para cima, dá pra montar um monjolo de enfeite...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ComandateGustavo disse:

 também estou pensando em desenvolver uma bomba de água para acoplar na roda, como o motor não vai gerar muita potência talvez a roda consiga movimentar uma pequena bomba junto, bem util para mandar água aqui para cima, dá pra montar um monjolo de enfeite...

 

Bomba carneiro é bom demais para a sua situação.

Pode até fazer uma caseira. 

https://www.youtube.com/watch?v=HIemN6-ZC2k

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa bomba carneiro é muito interessante:

trabalha com Golpe de aríete.

 

Funciona assim: 

Você põe uma mangueira coletando água lá na parta de cima do rio. Parece que tubos de ferro é melhor pois não são elásticos e não absorvem pressão. 

Daí quando a água vai descendo, ela começa devagar e vai pegando velocidade.

Existe uma velocidade específica que uma válvula lá na bomba carneiro fecha muito rápido. Daí a água só tem uma alternativa que é subir com a força da aceleração através de outra válvula.  

Daí quando a força da aceleração termina, aí a válvula que tinha fechado abre novamente, pois a pressão diminuiu. Daí a água passa a acelerar rio abaixo novamente...

Quando está veloz novamente a válvula fecha e só abre a válvula que faz a água subir.

Este processo se repete sem parar.

 

Essa bomba usa a aceleração da água na descida para bombear uma pequena parcela para cima.

Geralmente ela joga fora 70% e faz subir 30%. 

Os 70% de água que ela joga fora é de onde a energia foi extraída.

30% vai sendo bombeado morro acima    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bomba carneiro é interessante sim, mas o custo dela em relação uma bomba de pistão acionada pela roda d'água acaba não sendo interessante, eu vi que tenho quase todos os materiais para fazer uma bomba acoplada a roda faltam poucas coisas...

 

E como o motor/gerador é pequeno eu acho que a bomba vai ter força para funcionar com os dois ao mesmo tempo.

 

estou pensando em fazer algo assim:

 

 

Mas com apenas um cilindro para não estrair muita potência da roda...

 

Estou achando também que o ideal para mim vai ser uma roda que a pequena cachoeirinha faça ela girar por baixo.

 

Types+Of+Water+Wheels.jpg

 

olhando por essa imagem vai ser uma mistura de undershot com breastshot. a vantagem é que vai ter bastante água passando pela roda e não vou precisar construir uma barragem, o cano que vai jogar a água no meio da roda vai ter uns 6 metros e vou colocar ele na parte de cima do rio para ter mais queda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

A bomba carneiro é interessante sim, mas o custo dela em relação uma bomba de pistão acionada pela roda d'água acaba não sendo interessante, eu vi que tenho quase todos os materiais para fazer uma bomba acoplada a roda faltam poucas coisas...

 

E como o motor/gerador é pequeno eu acho que a bomba vai ter força para funcionar com os dois ao mesmo tempo.

 

estou pensando em fazer algo assim:

 

 

Mas com apenas um cilindro para não estrair muita potência da roda...

 

Estou achando também que o ideal para mim vai ser uma roda que a pequena cachoeirinha faça ela girar por baixo.

 

Types+Of+Water+Wheels.jpg

 

olhando por essa imagem vai ser uma mistura de undershot com breastshot. a vantagem é que vai ter bastante água passando pela roda e não vou precisar construir uma barragem, o cano que vai jogar a água no meio da roda vai ter uns 6 metros e vou colocar ele na parte de cima do rio para ter mais queda.

 

A segunda opção é melhor.

A água derramando por cima. 

Assim você aproveita a gravidade. Digamos que cada concha da roda d'água tenha 20 litros e a roda d'água tenha 1 metro de raio.

Daí a cachoeira vai enchendo rapidamente as conchas de 20 litros que vão pesar 20Kg ou mais. A roda ganha vai girar com uma força de uns 20Kg e isso vai fazer gerar uns 700 a 900 watts 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule

17 minutos atrás, albert_emule disse:

 

A segunda opção é melhor.

A água derramando por cima. 

Assim você aproveita a gravidade. Digamos que cada concha da roda d'água tenha 20 litros e a roda d'água tenha 1 metro de raio.

Daí a cachoeira vai enchendo rapidamente as conchas de 20 litros que vão pesar 20Kg ou mais. A roda ganha vai girar com uma força de uns 20Kg e isso vai fazer gerar uns 700 a 900 watts 

faz sentido, mas a roda teria 2m de diâmetro, teria que cavar o chão e fazer uma baita estrutura para segurar a roda no lugar...

A ideia é fazer uma roda com 1m de diâmetro, andei pesquisando e vi que tem roda com pá ou com conchas, creio que com concha seja mais eficiente correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

@albert_emule

faz sentido, mas a roda teria 2m de diâmetro, teria que cavar o chão e fazer uma baita estrutura para segurar a roda no lugar...

A ideia é fazer uma roda com 1m de diâmetro, andei pesquisando e vi que tem roda com pá ou com conchas, creio que com concha seja mais eficiente correto?

 

Com conchas você pode ir fazendo encher por cima.

Daí as conchas descem cheia e sobem vazias. 

Supondo que a roda tenha apenas um metro de diâmetro, mas as conchas sejam largas o suficiente para caber muito peso em água, você vai ter uma força bruta aí em pesos de água. 

 

Pense em algo que tenha um metro de diâmetro mais que seja largo o suficiente para caber uns 20 litros de água por concha.

Já experimentou levantar um garrafão de água de 20 litros? Pesa bastante. Imagina um destes descendo por segundo 😆 

adicionado 20 minutos depois

Com conchas parece mais simples, pois só precisa canalizar a água em cima das conchas.

Só precisa da roda em cima dos mancais e uma tubulação canalizando a água. 

 

Pode usar tubos de esgoto de 100 milímetros. 

Observe a roda d'água:

Se seu rio conseguir encher 20 litros  

100048518_1179734369038635_6569603223164

 

adicionado 21 minutos depois

100089146_626272877966281_32091572323735

adicionado 41 minutos depois

Vejam como calcular a energia que um peso produz quando está se deslocando no sentido de descer: 

 

Sabendo o peso total que ira descer, você converte o Kg em Newton.

Uma calculadora de conversão: https://www.convertunits.com/from/kg/to/N

 

Daí multiplica o valor dos Newtons pela distância em metros que o peso total irá se deslocar descendo.

Esse cálculo te dará a potência em Joules que o peso irá gerar quando descer.

 

O pulo do gato é que 1 watt é igual 1 Joule por segundo.

Por isso se você dividir o valor da potência em Joules pelo tempo em segundos que o bloco leva descendo, você saberá a potência em watts que irá gerar durante aquele tempo de descida.

 

 

adicionado 42 minutos depois

Calculadora de torque: 

http://wentec.com/unipower/calculators/power_torque.asp

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, albert_emule disse:

 

Com conchas você pode ir fazendo encher por cima.

Daí as conchas descem cheia e sobem vazias. 

Supondo que a roda tenha apenas um metro de diâmetro, mas as conchas sejam largas o suficiente para caber muito peso em água, você vai ter uma força bruta aí em pesos de água. 

 

Pense em algo que tenha um metro de diâmetro mais que seja largo o suficiente para caber uns 20 litros de água por concha.

Já experimentou levantar um garrafão de água de 20 litros? Pesa bastante. Imagina um destes descendo por segundo 😆 

adicionado 20 minutos depois

Com conchas parece mais simples, pois só precisa canalizar a água em cima das conchas.

Só precisa da roda em cima dos mancais e uma tubulação canalizando a água. 

 

Pode usar tubos de esgoto de 100 milímetros. 

Observe a roda d'água:

Se seu rio conseguir encher 20 litros  

100048518_1179734369038635_6569603223164

 

adicionado 21 minutos depois

100089146_626272877966281_32091572323735

 

 

Na verdade só dará potência de 1200 watts com 60 RPM se o raio for de 1 metro a 60 RPM e peso de 20Kg 

Com raio de 50Cm vai dar logicamente metade da potência com os 60 RPM...

 

Mas se dobrar a velocidade para 120 RPM, volta a dar os 1200 watts 

 

Daí tem as perdas das correias e do gerador. 

No final sobra uns 900 watts 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, albert_emule disse:

 

Com conchas você pode ir fazendo encher por cima.

Daí as conchas descem cheia e sobem vazias. 

Supondo que a roda tenha apenas um metro de diâmetro, mas as conchas sejam largas o suficiente para caber muito peso em água, você vai ter uma força bruta aí em pesos de água. 

 

Pense em algo que tenha um metro de diâmetro mais que seja largo o suficiente para caber uns 20 litros de água por concha.

Já experimentou levantar um garrafão de água de 20 litros? Pesa bastante. Imagina um destes descendo por segundo 😆 

adicionado 20 minutos depois

Com conchas parece mais simples, pois só precisa canalizar a água em cima das conchas.

Só precisa da roda em cima dos mancais e uma tubulação canalizando a água. 

 

Pode usar tubos de esgoto de 100 milímetros. 

 

Eu vou usar uns 2 tubos de 100 milimetros e vou captar a água na parte mais acima do rio, só que duvido que consiga 20 litros por concha...

 

Seria o mesmo que 20 caixinhas de leite dentro de cada concha, eu acho que o rio pode até ter volume para isso, mas teria que fazer uma baita represa e uma roda bem larga o que iria comprometer muito, então acho que o ideal pode ser aquela roda que eu falei ou então uma roda com conchas menores, no máximo acho que vai caber uns 8 litros em cada concha e olhá lá... depende da largura da roda e também de quantas conchas vai ter...

 

Estou tentando descobrir qual o material ideal. se é ferro ou madeira para fazer, e se o interessante é menos conchas com mais capacidade em litros ou mais conchas com menor capacidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/05/2020 às 18:05, Isadora Ferraz disse:

Tem um lance de acúmulo de pressão do ar...

2201c13f58dda0845bb57a7d6b3cf687.gif

...continuo tentando incorporar mentalmente o lance do furinho do vizinho da moça na física da coisa...

Este modelo da animação pode chegar num momento que o ar deixe de existir. 

Teria que ter um jeito de manter o ar

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem... tá aí desde o dia 23/5 e ainda está funcionando kk

Se ver o video todo da moça que você postou, hás de notar que o vizinho dela deu a dica do furinho no cano. Confirme no video e confirme a física da coisa. Talvez seja o pulo do gato...

 

Em 23/05/2020 às 18:05, Isadora Ferraz disse:

tentando incorporar mentalmente o lance do furinho do vizinho da moça na física da coisa...

Dias depois chego a isso: ao deslocar a água, por sucção leva umas bolhinhas de ar junto que são direcionadas ao reservatório... é o máximo que cheguei até agora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!