Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Liga, não dá vídeo e os periféricos não ligam - intermitente


Posts recomendados

Estou com um problema estranho. Já procurei em vários fóruns e vídeos e não achei resolução. Meu PC tem vezes que não dá vídeo e os periféricos também não ligam. Isso ocorre tanto quando eu tento ligar o PC ou quando eu tô usando ele normalmente e trava tudo, a imagem desliga e os periféricos também. O curioso é que não é sempre que ocorre, mas está frequente.

 

Apenas o watercooler, os periféricos, a GPU e o HD que são antigos.

 

Pra tentar resolver o problema eu já fiz:

- Clear CMOS

- Atualização de Bios

- Trocar de tomada e tirar do filtro de linha

- Inverter os pentes de RAM 

- Limpar os pentes de RAM 

- Usar os outros 2 slots de RAM (são 4 slots na placa-mãe)

- Desativei o XMP da RAM

 

Eu já nem sei mais o que fazer. Alguém tem alguma ideia do que possa ser? As assistências técnicas aqui da cidade estão todas fechadas por causa da epidemia, então nem tem como levar num técnico.

 

Config do PC:

- MOBO: Gigabyte B450M DS3H

- CPU: Ryzen 5 1600AF, em stock

- GPU: AMD Radeon HD 7850 2GB

- RAM: Crucial Ballistix Sport LT 16GB 3000MHz

- Fonte: Cooler Master MWE 80+ Bronze 650W

- Watercooler: Corsair H100i

- HD: Seagate Baracuda 2TB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, MaxxJS disse:

Quando você volta no Windows, o que é mostrado naquele "histórico de confiabilidade" ou no "Visualizador de Eventos"?

 

Aparece ou erro de hardware ou que o sistema foi desligado de forma inesperada. Aí a imagem de ainda agora.

 

image.thumb.png.79be3d7fac620008666d4d264e763af1.png

adicionado 1 minuto depois
3 minutos atrás, Harryzinn disse:

@Hulkau Tem alguma outra placa de vídeo para testar?

 

Infelizmente não. Mas essa gpu tava funcionando perfeitamente em outro sistema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hulkau Faça teste de memória com memtest86. Teste colocar as memórias fora do dual channel. Teste seu HD com o HDtune ou crystaldiskinfo. Faça teste de estabilidade da GPU com o furmark. Observe todas as temperaturas (GPU, CPU, Chipset, etc.) durante o teste com o furmark.

 

Se não encontrar erros nos testes ou resultados na mudança das memórias, resta testar outra fonte, placa-mãe e CPU.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hulkau Eu recomendaria o seguinte...

Baixa o DDU, e usa ele em modo de segurança (clica em reiniciar segurando Shift). Usa o DDU pra desinstalar o driver de vídeo.

Volta no windows em ambiente normal e instala o driver mais recente da gpu.

 

https://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html

 

Não sei se você fez isso, mas depois q fez o que disse acima, vai no prompt como administrador e faz o famoso "sfc /scannow" (sem aspas...)

 

E veja se te ajuda com alguma coisa ou erro do SO.

 

Estava com uns problemas parecidos com o seu e desde domingo não tenho mais esse erro de hardware... Muita gente fala que esse erro 1046 é relacionado a fonte mesmo... Aqui, engraçado, dava quando em idle, no windows, ouvindo música... Os games pesados usando gpu no máximo dificilmente dava problema (tive quando fiz undervolt só)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Daianne Limeira disse:

@Hulkau Sua Gigabyte tem um recurso de economia de energia com apenas um clique (CEC Energy Saving)? Faça um teste desativando.

Acabei de checar e está desativada.

adicionado 3 minutos depois
43 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Hulkau Faça teste de memória com memtest86. Teste colocar as memórias fora do dual channel. Teste seu HD com o HDtune ou crystaldiskinfo. Faça teste de estabilidade da GPU com o furmark. Observe todas as temperaturas (GPU, CPU, Chipset, etc.) durante o teste com o furmark.

 

Se não encontrar erros nos testes ou resultados na mudança das memórias, resta testar outra fonte, placa-mãe e CPU.

Vou fazer esses testes aí. Vou tentar usar as memórias sem ser em dual channel. quando terminar eu aviso aqui.

 

Sobre mudar as outras peças, eu já mudei a fonte (n adiantou, obviamente). Agora, placa-mãe e CPU eu n tenho aqui sobrando pra testar. E sem chance de eu gastar essa grana toda agora pra tentar resolver isso. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, MaxxJS disse:

@Hulkau Tem uma galera que anda tendo problema com isso. Eu também tinha. Aqui travava, perdia o sinal de vídeo e entrava em loop depois no boot, sem reconhecer o vídeo também...

 

O que tá me encucando mais são os periféricos não funcionarem e o problema acontecer aleatoriamente. Mas vamos ver se  com essas dicas de vcs eu consigo descobrir qual o problema e como resolver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas aqui é mais ou menos assim que acontecia. Congelava tudo, mouse, teclado etc. Até o áudio se estivesse tocando algo.

Desligava vídeo e logo os periféricos e não dava mais vídeo e pc travava no boot, em ciclo verificando cpu, ram e vídeo. E entrava em loop porque deixava de reconhecer a placa de vídeo. Só se apertasse o botão de reset voltava ao normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Hulkau Faça teste de memória com memtest86. Teste colocar as memórias fora do dual channel. Teste seu HD com o HDtune ou crystaldiskinfo. Faça teste de estabilidade da GPU com o furmark. Observe todas as temperaturas (GPU, CPU, Chipset, etc.) durante o teste com o furmark.

 

Se não encontrar erros nos testes ou resultados na mudança das memórias, resta testar outra fonte, placa-mãe e CPU.

Nem o HDtune nem o memtest86 não encontraram erros. Testei a GPU com o furmark por 1 hora e ficou estável (temperatura de GPU no máximo a 70ºC, constante, a da CPU e placa-mãe tudo abaixo de 50ºC. Tava td ok).

Mesmo assim os erros permaneceram. Tô testando usar só 1 pente de RAM pra ver qual é.

adicionado 1 minuto depois
20 horas atrás, MaxxJS disse:

@Hulkau Eu recomendaria o seguinte...

Baixa o DDU, e usa ele em modo de segurança (clica em reiniciar segurando Shift). Usa o DDU pra desinstalar o driver de vídeo.

Volta no windows em ambiente normal e instala o driver mais recente da gpu.

 

https://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html

 

Não sei se você fez isso, mas depois q fez o que disse acima, vai no prompt como administrador e faz o famoso "sfc /scannow" (sem aspas...)

 

E veja se te ajuda com alguma coisa ou erro do SO.

 

Estava com uns problemas parecidos com o seu e desde domingo não tenho mais esse erro de hardware... Muita gente fala que esse erro 1046 é relacionado a fonte mesmo... Aqui, engraçado, dava quando em idle, no windows, ouvindo música... Os games pesados usando gpu no máximo dificilmente dava problema (tive quando fiz undervolt só)

Executei o sfc /scannow e achou uns arquivos corrompidos. Restaurou e o problema persiste. Ainda tô pra passar o DDU. Farei hoje.

adicionado 3 minutos depois

Hoje deu problema ao ligar de novo. Deu boot, mas apagou tudo (imagem e periféricos) quando ia iniciar o Windows.  Esse foi o erro. E eu desliguei normalmente o PC.

 

image.png.656e25ea5b03e196d1fe9ba902c558b0.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

@Hulkau tem outra fonte para testar?

Eu troquei a fonte por causa desse problema. A anterior tá aqui. Mas como eu disse, eu já tava com esse problema e achei que fosse fonte, daí comprei outra que instalei no fds. Eu já testei a tensão das 2 com voltímetro e tava tudo ok também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Hulkau teria que testar essa MB com outra CPU e a CPU com outra MB para descobrir o problema e acionar a garantia enquanto ainda é tempo. A CPU salvo engano tem garantia de 3 anos ou mais.

 

Já tentou reinstalar o sistema? 

É meu primeiro sistema com cpu da AMD, então nem tenho outra MB nem CPU aqui pra fazer esses testes. Sim, já reinstalei o sistema e nada.

Como as peças tem nem 1 mês, ainda tá tudo na garantia sem problemas. Só que queria evitar ter de acionar agora por causa do caos que tá tudo aqui. Problemas com envio e entregas e tal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, MaxxJS disse:

Mas aqui é mais ou menos assim que acontecia. Congelava tudo, mouse, teclado etc. Até o áudio se estivesse tocando algo.

Desligava vídeo e logo os periféricos e não dava mais vídeo e pc travava no boot, em ciclo verificando cpu, ram e vídeo. E entrava em loop porque deixava de reconhecer a placa de vídeo. Só se apertasse o botão de reset voltava ao normal.

Igual aqui comigo. Só não fica nesse loop. Mas só apertando reset ou desligando e ligando de novo pra voltar a funcionar também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só sei que fica no loop porque tem uns leds de cpu, ram, vga e boot na placa-mãe e eu consigo ver que eles ficam piscando em ciclo e quando deveria acender o de VGA, ele volta pro de cpu > ram e não sai disso. Se não tivesse esse leds, eu não ia saber que tinha reiniciado, e pensaria que estava travado no Windows ainda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de 3 dias sem o erro, acabei de ter vários deles aqui mas dessa vez não desligou nada, nem notei que tinha dado erro, porque o PC não deu sinais. Mas ficou registrado. Pelo menos dessa vez foi driver da AMD, o mais recente... Notei só um erro quando tinha acabado de abrir o The Surge porque ele fechou sozinho.

 

image.png.275e4a3c6805727e7857694b9f8f029b.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, MaxxJS disse:

Depois de 3 dias sem o erro, acabei de ter vários deles aqui mas dessa vez não desligou nada, nem notei que tinha dado erro, porque o PC não deu sinais. Mas ficou registrado. Pelo menos dessa vez foi driver da AMD, o mais recente... Notei só um erro quando tinha acabado de abrir o The Surge porque ele fechou sozinho.

 

image.png.275e4a3c6805727e7857694b9f8f029b.png

Puuutz...

O meu aqui tá dando o mesmo erro direto..."Evento 41, Kernel-Power".

 

image.thumb.png.37acd02590e6f2df464ebc6786955417.png

adicionado 3 minutos depois

Já passei o DDU pra tentar a versão atual e anterior do driver da GPU e nada. Tentei também usar apenas 1 pente da RAM por vez pra ver se era alguma defeituosa, e o problema persiste.

Achei que pudesse ser o monitor ou o cabo HDMI (eu esbarrei sem querer nele ainda agora e apagou imagem toda e quando voltou tava toda bizarra, sem definição e tal). Agora tô testando outro cabo HDMI e usando o PC na TV. Veremos o que rola

adicionado 37 minutos depois

Interessante que essa falha de "Erro 41, Kernel-Power" não ocorreu em dois dias (aparece sempre em falhas variadas"), contando a partir do momento que reinstalei o windows após uma formatação completa do PC.

 

image.thumb.png.26b2be39523aefc5d8ae2b8c4450b77f.png 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!