Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de 12v 3a estoura fusível após projeto de ferro de soldar de 12v!


AlexMmf2

Posts recomendados

Fiz dois projetos utilizando a mesma resistência de 110 de chuveiro e com a mesma quantidade de voltas, no caso dando 10 voltas na resistência. Um dos projetos é um ferro de solda e o outro é uma pistola de cola quente. Porém quando liguei a pistola de cola quente na fonte, ela aqueceu potentemente dentro de 4 minutos e o fusível da fonte estourou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Publique esquemas, desenhos, fotos, videos, bibliografias, referências,  e etc

Ah sim, a fonte que eu usei foi uma de case de Hd externo, que diz 'power supply'. Após o estouro, quando abri ela, era um mini-fusível estourado e mais um zener ligado em paralelo rompido no secundário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

existe um tabela padrão para cada diâmetro de do fio e sua resistência, o tipo de material utilizado para a fabricação dessa resistência e de Níquel-Cromo Ou Nicromo, se você comprou mesmo um fio com o mesmo diâmetro você precisa saber, depois de arrolar fazer as 10 voltas como você disse, e necessária saber qual é a resistência que estar dando nessa nova resistência que fabriquei.

 

um  exemplo olhando na tabela: 

- a minha resistência que comprei para fabricar tem um diâmetro de 0,909 mm  

- fiz a minha resistência e ela deu aproximado do que estar na tabela 1,65 Ohm

- e o meu projeto eu pretendo alcançar as temperaturas de 200 a 400ºC

- a corrente normalmente gerada a essa temperatura estão entre 4,3 a 6,80 amperes

 

voltando para o meu projeto:

- resistência medida deu 1,65 Ohm aplicando a conhecida lei de Ohm

- a corrente que Vai ser Gerada vai ser 12V/1,65Ohm que vai me da 7,273A

- LOGO EU TENHO QUE DIMENSIONAR UM FUSÍVEL PARA ESSA CORRENTE, E É NECESSÁRIA COMPRAR OU FAZER UM CONTROLADOR DE TEMPERATURA, POIS EU DIMENSIONEI  PARA 200 A 400ºC SE EU NÃO TIVER UM CONTROLADOR A RESISTÊNCIA VAI AQUECER ALÉM DO QUE EU TINHA DIMENSIONADO, E PELA TABELA CONFORME MINHA TEMPERATURA AUMENTA A CORRENTE AUMENTA ENTÃO SE A MINHA RESISTÊNCIA CHEGAR AOS 600ºC O FUSÍVEL QUEIMAR

Valores comerciais de fusiveis.png

343839971-Tabela-de-Fio-Niquel-Cromo-Ou-Nicromo-NiCr.pdf

adicionado 1 minuto depois

deixei um PDF das informações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, IVO PA disse:

existe um tabela padrão para cada diâmetro de do fio e sua resistência, o tipo de material utilizado para a fabricação dessa resistência e de Níquel-Cromo Ou Nicromo, se você comprou mesmo um fio com o mesmo diâmetro você precisa saber, depois de arrolar fazer as 10 voltas como você disse, e necessária saber qual é a resistência que estar dando nessa nova resistência que fabriquei.

 

um  exemplo olhando na tabela: 

- a minha resistência que comprei para fabricar tem um diâmetro de 0,909 mm  

- fiz a minha resistência e ela deu aproximado do que estar na tabela 1,65 Ohm

- e o meu projeto eu pretendo alcançar as temperaturas de 200 a 400ºC

- a corrente normalmente gerada a essa temperatura estão entre 4,3 a 6,80 amperes

 

voltando para o meu projeto:

- resistência medida deu 1,65 Ohm aplicando a conhecida lei de Ohm

- a corrente que Vai ser Gerada vai ser 12V/1,65Ohm que vai me da 7,273A

- LOGO EU TENHO QUE DIMENSIONAR UM FUSÍVEL PARA ESSA CORRENTE, E É NECESSÁRIA COMPRAR OU FAZER UM CONTROLADOR DE TEMPERATURA, POIS EU DIMENSIONEI  PARA 200 A 400ºC SE EU NÃO TIVER UM CONTROLADOR A RESISTÊNCIA VAI AQUECER ALÉM DO QUE EU TINHA DIMENSIONADO, E PELA TABELA CONFORME MINHA TEMPERATURA AUMENTA A CORRENTE AUMENTA ENTÃO SE A MINHA RESISTÊNCIA CHEGAR AOS 600ºC O FUSÍVEL QUEIMAR

Valores comerciais de fusiveis.png

343839971-Tabela-de-Fio-Niquel-Cromo-Ou-Nicromo-NiCr.pdf 103 kB · 0 downloads

adicionado 1 minuto depois

deixei um PDF das informações

beleza, e se eu tenho uma resistência que consome 6A, posso comprar aquelas fontes CFTV de 10A para sobrar um pouco de potência? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15932861810511188599769.thumb.jpg.f97177d8c6fd995254b4b50a209fe4cc.jpgEntão, recebi um aparelho de fax velho da panasonic em funcionamento e desmontei dó pra aproveitar a sua fonte de tensões de 6V e 24V! É uma de 110V com fio de bitola 10A, mas com fusível de 4A!

 

adicionado 4 minutos depois

E como havia falado anteriormente, esse é o projeto pros dois semelhantes (ferro e pistola cola quente). A resistência com até 10 voltas, dois terminais pra prender as pontas da resistência nos fios de cobre grosso e mais uma superfície para concentrar o calor, no qual ficará a resistência com espaço para os fios é claro!

adicionado 9 minutos depois

Essa é a fonte do aparelho de fax antigo da panasonic!

1593286287095-125909011.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eita projetinho porreta de pirigoso pra quem mal saiu da fralda hein??

 

Uma matematicazinha desenferrujadora pra mim e desencorajadora pra você...obs: tô nem aí se errada por isso, prestenção e confira

-A I do chuveiro 127V pra você, 100V pra mim ok? @ 4000W = 40A

-sua R é de 2,5ohms, certo?

-se desenrolada totalmente ela tem 10m e se o pedaço que você colocou tem 1m, quantos ohms ele tem?

-0,25... certo?. Se você aplicar 6V, qual sua I?

-e se aplicar 24?

-nos 2 casos, sua fonte consegue fornecer as correntes? [Alerta de spoiler]... [não].

Dica: pesquise e entenda a lei de ohm.:a base de tudo na eletroeletrônica.  Vai precisar dela mesmo pra compor seu relatório uai.

 

Claro a R não precisa e nem deve avermelhar. Mas pra que isto dê certo você deve conseguir uma fonte que dê mais corrente e R mais fina - p.ex. a de 220, mais longa - mais voltas, e considere diminuir a potência. P.ex. baseie-se num soldador de 40W: o principal dado de partida pra este projeto

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Eita projetinho porreta de pirigoso pra quem mal saiu da fralda hein??

 

Uma matematicazinha desenferrujadora pra mim e desencorajadora pra você...obs: tô nem aí se errada por isso, prestenção e confira

-A I do chuveiro 127V pra você, 100V pra mim ok? @ 4000W = 40A

-sua R é de 2,5ohms, certo?

-se desenrolada totalmente ela tem 10m e se o pedaço que você colocou tem 1m, quantos ohms ele tem?

-0,25... certo?. Se você aplicar 6V, qual sua I?

-e se aplicar 24?

-nos 2 casos, sua fonte consegue fornecer as correntes? [Alerta de spoiler]... [não].

Dica: pesquise e entenda a lei de ohm.:a base de tudo na eletroeletrônica.  Vai precisar dela mesmo pra compor seu relatório uai.

 

Claro a R não precisa e nem deve avermelhar. Mas pra que isto dê certo você deve conseguir uma fonte que dê mais corrente e R mais fina - p.ex. a de 220, mais longa - mais voltas, e considere diminuir a potência. P.ex. baseie-se num soldador de 40W: o principal dado de partida pra este projeto

 

Presciso apenas entender com clareza o que você explica, para poder partir para o estágio de projeção do projeto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 horas atrás, AlexMmf2 disse:

o projeto pros dois semelhantes

puts... perdão... juro pro c que li dois semestres kk. Skenta não... coisa da idade mesmo. Neste caso ndv relatório mas tdav lei de ohm. Pelo menos passe os olhos por ela ok? Sua matemática deve te dar algum norte. E você não vai conseguir fugir muito dela mas pode sim tentar com fio resistência (R) mais fino e fonte mais potente. A sua é meia fraca.

 

Que tal outra alternativa pra tentar simplificar nossa vida?

 

-consiga um trafo (tranformador) duns 12+12 3A ou +

 

161_1_20190912091627.jpg

 

-use um dimmer na sua entrada

9a69bd54e67dcc5ad33c6fbc997d8e60.jpg

 

-coloque sua resistência na saída do trafo

 

-você controla o aquecimento com o dimmer. Claro, inicie com ele no mínimo.

 

É só isso que tem dentro de algumas estações de solda

ProdutoDestaque_21074_facebook.jpg

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, AlexMmf2 disse:

3-Arame de níquel-cromo enrolado e novinho em folha!?

Não necessariamente, pode usar outros de aparelhos com menor potência. 

E calcular para que consuma uma potência menor, abaixo de 100W já está bom para o que quer fazer. 

 

Para ter uma ideia, 100W em 12V são aproximadamente 8,3A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para você não sofrer com o risco de pegar um choque, ou algo pior, seja um pouco mais profissional compre uma estação de solda que bem mais confiável do que fazer gambiarras sem saber o qual é o perigo em que a alta tensão pode causar ou corrente elétrica pode causar, você pode até entender um pouco ou até mais que eu que seja, mas seja mais profissional e compre uma estação de solda ou só o soprador de ar quente, invista em você comprando algo bem mais confiável.

 

link da estação que tenho desde 2017 funcionando normalmente até hoje, só fiz comprar outros tipos de ponta para a solda 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-877841885-estaco-de-solda-e-retrabalho-702-yaxunmicken-110v-_JM?quantity=1#reco_item_pos=4&reco_backend=machinalis-v2p-pdp-v2&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-v2p&reco_id=573e3eef-3fa1-4f2c-87c7-68c3b4c16aa9

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!