Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 7 3800x - Temperatura normal?


Posts recomendados

Fala pessoal,

 

Uma dúvida aqui: comprei um ryzen 7 3800x (Processador AMD Ryzen 7 3800X Cache 32MB 3.9GHz (4.5GHz Max Turbo).

 

Por default eu já notei que ele fica operando em torno de 4,3GHz. Para deixá-lo em 3,9GHz eu preciso setar no Power Settings do windows 10 pra ele operar com 99% da capacidade (vi um vídeo gringo explicando isso), caso eu deixe em 100% ele opera travado em 4,3GHz.

Daí a dúvida: nessa velocidade a temperatura se mantem em 50~55graus. Porém quendo eu jogo um warzone, por exemplo, tudo no ultra, chega a bater 80~85graus.

 

Detalhe, eu possuo um water cooler da aorus: Water Cooler Gigabyte Aorus Liquid Cooler 240, 2x120mm

 

Essa temperatura é normal dado que estou jogando com tudo no ultra? Preciso me preocupar com essa temperatura? Volto pra 99% e deixo ele em 99%? Em 99% ele não passa de 70graus mesmo jogando.

 

valeu 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Liekow disse:

Por default eu já notei que ele fica operando em torno de 4,3GHz. Para deixá-lo em 3,9GHz eu preciso setar no Power Settings do windows 10 pra ele operar com 99% da capacidade (vi um vídeo gringo explicando isso), caso eu deixe em 100% ele opera travado em 4,3GHz.

Pera... quer dizer que você comprou um processador e está capando o desempenho dele de propósito?? Pra que... Desfaça essa besteira aí, não há problema nenhum deixar o processador rodar na frequência normal dele.

 

39 minutos atrás, Liekow disse:

Daí a dúvida: nessa velocidade a temperatura se mantem em 50~55graus. Porém quendo eu jogo um warzone, por exemplo, tudo no ultra, chega a bater 80~85graus.

 

Detalhe, eu possuo um water cooler da aorus: Water Cooler Gigabyte Aorus Liquid Cooler 240, 2x120mm

 

Essa temperatura é normal dado que estou jogando com tudo no ultra? Preciso me preocupar com essa temperatura? Volto pra 99% e deixo ele em 99%? Em 99% ele não passa de 70graus mesmo jogando.

A questão da temperatura você resolve controlando a tensão manualmente, está alta porque a placa-mãe está exagerando na tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni

57 minutos atrás, Imakuni disse:

Pera... quer dizer que você comprou um processador e está capando o desempenho dele de propósito?? Pra que... Desfaça essa besteira aí, não há problema nenhum deixar o processador rodar na frequência normal dele.

 

A questão da temperatura você resolve controlando a tensão manualmente, está alta porque a placa-mãe está exagerando na tensão.

 

Na verdade a frequencia normal dele é 3,9GHz, nao?

Sinceramente eu tenho medo de mexer na tensão das paradas e ferrar algo

 

adicionado 0 minutos depois
59 minutos atrás, Phoenyx disse:

Era pra estar melhor, ainda mais com o watercooler. Não curto nada acima de 75ºC.

O processador tem que rodar solto, e não capado.

 

Qual seu gabinete?

@Phoenyx Gabinete NOX TGF em Vidro Temperado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentou refazer a instalação do bloco?
Não sei dizer se seria o caso, já vi acontecer da pasta que vem pré-aplicada não ter se espalhado sob o cpu.
Ao retirar o bloco a pasta térmica ainda estava grudada nele e no mesmo formato.
Pode ser problema da própria pasta ou senão falta de pressionamento.

 

Dependendo do gabinete, o radiador ficaria melhor instalado na frente.
Nesse caso verifique o fluxo de ar das fans, elas tem que captar ar para o interior do gabinete.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM

19 minutos atrás, EdsonSM disse:

Já tentou refazer a instalação do bloco?
Não sei dizer se seria o caso, já vi acontecer da pasta que vem pré-aplicada não ter se espalhado sob o cpu.
Ao retirar o bloco a pasta térmica ainda estava grudada nele e no mesmo formato.
Pode ser problema da própria pasta ou senão falta de pressionamento.

 

Dependendo do gabinete, o radiador ficaria melhor instalado na frente.
Nesse caso verifique o fluxo de ar das fans, elas tem que captar ar para o interior do gabinete.
 

 

Pior que eu já encaixei muito bem o wc.. a pasta termica eu coloquei um pouco mais (mais do que a que ja vem pre aplicada), espalhei certinho, etc.

De fato meu wc o radiador fica na parte de cima. Mas é porque meu gabinete já vem com 3 fan na parte da frente.

 

Estive jogando alguns jogos aqui e ficam proximos a 70graus, etc. 

So no warzone mesmo que chega a bater 80graus. E isso me incomodou um pouco.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Liekow disse:

Na verdade a frequencia normal dele é 3,9GHz, nao?

A base sim, mas todos os processadores modernos rodam acima disso. Na real, seu processador naturalmente deve chegar até 4.5ghz, dependendo de uma série de fatores.

 

1 hora atrás, Liekow disse:

Sinceramente eu tenho medo de mexer na tensão das paradas e ferrar algo

Aumentar a tensão até pode ser perigoso, mas diminuir (que é o caso) nunca vai causar dano permanente. Comece pegando a tensão que a placa-mãe está usando como um ponto de partida para ir baixando. Veja uns vídeos e tutoriais de overclock: a ideia é a mesma, só que ao em vez de aumentar a frequência e tensão, você vai deixar a frequência como está e ir baixando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni

23 minutos atrás, Imakuni disse:

A base sim, mas todos os processadores modernos rodam acima disso. Na real, seu processador naturalmente deve chegar até 4.5ghz, dependendo de uma série de fatores.

 

Aumentar a tensão até pode ser perigoso, mas diminuir (que é o caso) nunca vai causar dano permanente. Comece pegando a tensão que a placa-mãe está usando como um ponto de partida para ir baixando. Veja uns vídeos e tutoriais de overclock: a ideia é a mesma, só que ao em vez de aumentar a frequência e tensão, você vai deixar a frequência como está e ir baixando.

 

E isso eu faço na bios, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Liekow disse:

a pasta termica eu coloquei um pouco mais (mais do que a que ja vem pre aplicada), espalhei certinho

Não tem a menor necessidade de fazer isso, acredito que possa ser parte do problema. Pasta térmica quanto menos, melhor. Você deve mirar na camada mais fina o possível ou a menor quantidade capaz de cobrir todo ou quase todo o chip (as bordas ficarem sem não tem problema). Também não precisa espalhar. Qual usou? Tenho usado há muitos anos o método da 'gota'. Aplica uma única gota no centro, um pouco maior que um grão de arroz, quase do tamanho de um grão de ervilha. Deixa que a pressão do bloco espalha.

Se for mexer na tensão do processador, recomendo que não passe de 1.2 V. A tensão que a BIOS, RM e outros software leem (frequentemente coisa de 1.4~1.5 V) não é representativa pros Zen2 e vai detonar rapidinho seu chip, caso tente forçar constantemente a mesma tensão, ou próximo dela, manualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Shaman93 disse:

Não tem a menor necessidade de fazer isso, acredito que possa ser parte do problema. Pasta térmica quanto menos, melhor. Você deve mirar na camada mais fina o possível ou a menor quantidade capaz de cobrir todo ou quase todo o chip (as bordas ficarem sem não tem problema). Também não precisa espalhar. Qual usou? Tenho usado há muitos anos o método da 'gota'. Aplica uma única gota no centro, um pouco maior que um grão de arroz, quase do tamanho de um grão de ervilha. Deixa que a pressão do bloco espalha.

Se for mexer na tensão do processador, recomendo que não passe de 1.2 V. A tensão que a BIOS, RM e outros software leem (frequentemente coisa de 1.4~1.5 V) não é representativa pros Zen2 e vai detonar rapidinho seu chip, caso tente forçar constantemente a mesma tensão, ou próximo dela, manualmente.

 

Na verdade eu to querendo diminuir a tensão. Vejo que quando faço um teste de stress a tensão fica próximo a 1,4v.

Talvez pra manter em 4,2GHz eu precise de menos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Liekow disse:

E isso eu faço na bios, certo?

 

43 minutos atrás, Liekow disse:

Sinceramente eu não sei onde mexer na tensão do processador e qual tensão colocar.

Já procurei inúmeros vídeos para a aorus b450 e não encontro nenhum explicando isso. Não sei o que mudar lá.

Faça pelo Ryzen Master que é mais fácil, pelo menos em um primeiro momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom sei que sou junior aqui e não quero atrapalhar, mas o meu 2700X tinha essa questão. Rodava a 3900 Mhz e esquentava acima de 75 graus no BF1. A tensão ficava em 1,45 as vezes até 1,5. Achei estranho pois não queria fazer over. Fiz primeiro a alteração no balanceamento de energia diminuindo o processamento inicial a 5% e maximo de 90%. Foi ruim, não resolveu a tensão e o computador ficava lerdo, e estranho ao iniciar. Pois bem fui na bios e alterei no precision buster acho que isso deixei em 0 Mghz ou seja o computador não consegue fazer over. Desta forma minha tensão agora no Core Temp esta a 0.98 -1.0V e o clock em torno de 3.1 . A temperatura baixou cerca de 4 graus no BF1. Estranho alguns jogos exigem mais mesmo. Meu filho joga fortnite e a temperatura não passa de 55 graus. Agora no BF1 esta a 68 graus.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Imakuni disse:

 

Faça pelo Ryzen Master que é mais fácil, pelo menos em um primeiro momento.

 

Fiz aqui.

A principio mantive 4,2GHz e 1,2v. Temperatura nao passou de 65graus. Talvez esse seja o caminho. E já que investi uma grana num watercooler, mais pra frente vou pensar em trabalhar esse processador a 4,5GHz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@valdir amato 75 pra jogo tá mesmo alto, mas ainda aceitável. 10 graus abaixo da temperatura máxima. Nesse caso eu tentaria verificar a instalação do cooler, ventilação e organização do gabinete. Talvez um undervolt manual, tentando manter os clocks originais. Mas capar o 2700x a 3.1 GHz é sacanagem, performance deve estar inferior a de um 1700.

 

14 minutos atrás, Liekow disse:

Fiz aqui.

A principio mantive 4,2GHz e 1,2v. Temperatura nao passou de 65graus. Talvez esse seja o caminho. E já que investi uma grana num watercooler, mais pra frente vou pensar em trabalhar esse processador a 4,5GHz

Tensão extremamente baixa, se tá realmente estável pegou um chip de ouro. 1%, talvez 0.1% gold. Roda um OCCT ou Prime95 pra testar a estabilidade, se aguentar 1 hora de cada eu já considero estável a não ser que use pra muitas horas seguidas de render, aí eu testaria pelo menos 6 horas de cada. Mas mesmo com um chip excepcional, esperar 4.5 GHz é bem pouco realista, acho que só com refrigeração exótica (pastilhas peltier, nitrogênio líquido e por aí vai) + uma x570 bem parruda. Pra você ter como referência, pode ir até a 1.33 V se a temperatura não passar de 85 (em estresse, Prime95 small FFTs) e 1.38 V se não passar de 65, também em estresse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Shaman93 disse:

@valdir amato 75 pra jogo tá mesmo alto, mas ainda aceitável. 10 graus abaixo da temperatura máxima. Nesse caso eu tentaria verificar a instalação do cooler, ventilação e organização do gabinete. Talvez um undervolt manual, tentando manter os clocks originais. Mas capar o 2700x a 3.1 GHz é sacanagem, performance deve estar inferior a de um 1700.

 

Tensão extremamente baixa, se tá realmente estável pegou um chip de ouro. 1%, talvez 0.1% gold. Roda um OCCT ou Prime95 pra testar a estabilidade, se aguentar 1 hora de cada eu já considero estável a não ser que use pra muitas horas seguidas de render, aí eu testaria pelo menos 6 horas de cada. Mas mesmo com um chip excepcional, esperar 4.5 GHz é bem pouco realista, acho que só com refrigeração exótica (pastilhas peltier, nitrogênio líquido e por aí vai) + uma x570 bem parruda. Pra você ter como referência, pode ir até a 1.33 V se a temperatura não passar de 85 (em estresse, Prime95 small FFTs) e 1.38 V se não passar de 65, também em estresse.

 

Então, é que não tinha uma referencia... não achei NENHUM vídeo com as mesmas configs que eu tenho aqui pra ter uma referencia de tensão.

Então taquei 1,2v pra testar a 4,2GHz e fiquei uns 30min jogando aqui com tudo no ultra e nao passou de 60graus. Talvez se der algo ruim em algum momento, tentar subir pra 1,25v ou no max 1,3v.

O que eu percebi que em alguns jogos foi que a temperatura chegava a bater 80.. e ate 85graus e a tensão ficava em 1,45v nestes casos. Mas de fato eu não mexi em nada. Está assim de fábrica. 

Agora que eu comecei a mexer com isso porque essa temperatura de 80graus com um watercooler tava me incomodando.

De qualquer forma vou ficar de olho e manter essa velocidade de 4,2GHz e 1,2v. Se der ruim, aumento um pouco mais a tensão.

 

E esqueci de postar a config no começo do post. Se alguém mais tiver o mesmo problema que eu tive com as configs parecidas, já é um ponto de referencia:

 

Gabinete NOX TGF em Vidro Temperado

Fonte Corsair 750W 80 Plus Bronze CX750

Placa-Mãe Gigabyte Aorus B450 Aorus Pro, AMD AM4, ATX, DDR4

Memória HyperX Predator RGB, 16GB (4x8GB 3200MHz) @ 3000MHz

Processador AMD Ryzen 7 3800X Cache 32MB 3.9GHz (4.5GHz Max Turbo) @4,2GHz

Placa de Vídeo Gigabyte NVIDIA GeForce RTX 2080 Super Gaming OC, 8GB, GDDR6

Water Cooler Gigabyte Aorus Liquid Cooler 240, 2x120mm

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

tenho um 3800 xt. com um WC cooler master de 240. Uso pasta térmica da noctua. O meu em Battlefield V e ainda colocando Ray tracing e configuração em 2,5 K a temperatura máxima fica em 72 graus. Veja não sei se é a pasta térmica ou o gabinete que é full tower, enfim overclokei a memoria Hyperx de 3000 para 3200. Por fim a minha placa-mãe é um x570. Tentei só colocar as configurações para tentar ajudar. Mas enfim segundo a AMD este processador aguenta até 95 graus o que não recomendo. Mas talvez tentando mudar a pasta térmica possa ajudar, ou o gabinete. Por fim o meu roda o BF V com uma 2080 a 4.4 até 4.5 MHz. Sem travar uma 2080 super. Sugiro rever passo a passo o setup porque este processador é 105 de TDP. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!