Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte queimou ao ser colocado na tensão errada.


Posts recomendados

Bom dia, boa tarde, boa noite amigos! Bom, este é meu primeiro post e venho aqui dizer que eu fiz uma *****. Na verdade a culpa está mais para o técnico que arrumou o meu PC.

 

Tinha comprado uma placa-mãe porque a antiga estava com problema e mandei ele instalá-la para mim. No dia seguinte, o mesmo ligou para mim avisando que já estava tudo instalado corretamente. Obviamente, fui buscá-lo

 

Cheguei em casa, tomei um banho e fui ajeitar o PC para usá-lo. O problema era que o safado tinha mudado a chave seletora da fonte para 110v e não me disse. A tensão daqui é de 220v. Daí fui inserir o cabo de força na fonte (o cabo já estava na tomada e sei que isso não é correto ;-;) e algo estourou. Apareceu uma luz na fonte de algo estourando, mas não cheirava a nada, nem fumaçou.

 

A minha dúvida aqui é:

 

1. se tem algum conserto, ou é preciso comprar outra;

2. se tem a possibilidade de ter danificado outros componentes, como a placa-mãe (nova), a placa de vídeo, etc..

 

Especificações do meu PC (já tenho ele faz 4 anos)

 

placa-mãe: GIGABYTE H110M-S2H DDR3

Placa de vídeo: ASUS ROG STRIX GTX 1060 6GB OC

Memória RAM: HyperX Fury 4GB 1866MHz DDR3 (x2)

Processador: Intel Core In 6400 2.7GHZ 6MB Quad Core 6 Geração Skylake

HD: Seagate barracuda 1TB SATA III

Gravador DVD: LG Dual Layer Preto Sata

Fonte: Xigmatek Calibre 600W 80 Plus White 110v 230v

Gabinete: Xigmatek Mach II Preto

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Ruifeng O simples fato de ter uma chave seletora de tensão já diz que a fonte não presta. For que vendem fontes como tendo 600w mas chora pra entregar 300.

Sorte ela ter pegado fogo antes de estragar sua placa de vídeo, que é um modelo muito bom por sinal.
Procure por marcas de qualidade como Corsair CV ou VS, Pcyes, Pichau Niddus, Super Flower, Deepcool Da ou Cooler Master MWE.
Qualquer uma das fontes citadas na potência de 450/500 atende com tranquilidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se somente a fonte foi embora, você ficou no lucro, o preju poderia ter sido bem maior com essa bomba na máquina, camarada... reclame com a assistência pelo vacilo, eles são os profissionais e têm o dever de mandar de volta o produto do jeito que veio; em seguida, pegue uma boa e confiável como PCYES 450W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Luiz Ruifeng disse:

Xigmatek Calibre 600W

Uma clássica... 🍷

Já ouviu o ditado "Há males que vem para o bem"? É o seu caso!

 

38 minutos atrás, Luiz Ruifeng disse:

1. se tem algum conserto, ou é preciso comprar outra;

Até existe conserto dependendo do dano, mas acredite, vão valerá a pena. Comprar uma fonte nova e de qualidade superior é a melhor opção.

 

39 minutos atrás, Luiz Ruifeng disse:

2. se tem a possibilidade de ter danificado outros componentes, como a placa-mãe (nova), a placa de vídeo, etc..

Para a sua sorte, apenas a fonte vai para o saco em casos como este...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL Quais dessas fontes você mais recomendaria, e que tenha um bom custo benefício? Pode ser esse PCYES 450w? Foi o mais barato que achei desses citados.

adicionado 4 minutos depois
1 hora atrás, Caio Ferreira disse:

se somente a fonte foi embora, você ficou no lucro, o preju poderia ter sido bem maior com essa bomba na máquina, camarada... reclame com a assistência pelo vacilo, eles são os profissionais e têm o dever de mandar de volta o produto do jeito que veio; em seguida, pegue uma boa e confiável como PCYES 450W.

Essa seria a mais recomendada? Eu quero um que seja barato e de boa qualidade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Luiz Ruifeng disse:

@NIGHT FALL Quais dessas fontes você mais recomendaria, e que tenha um bom custo benefício?

adicionado 4 minutos depois

Essa seria a mais recomendada? Eu quero um que seja barato e de boa qualidade.

 

2 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Procure por marcas de qualidade como Corsair CV ou VS, Pcyes, Pichau Niddus, Super Flower, Deepcool Da ou Cooler Master MWE.
Qualquer uma das fontes citadas na potência de 450/500 atende com tranquilidade.

 

Bom e barato no momento atual é algo que basicamente não existe.

Pegue a mais barata dentre as citadas, todas são modelos de qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Por favor, na hora de comprar uma outra fonte dê preferência para aquelas com PFC ativo, que sequer tem essa maldita chave de escolha de tensão (110/220) que consiste num atraso de pelo menos uns 20 anos. As fontes com PFC ativo podem operar desde 90 Volts até 264 Volts numa boa sem sequer ter de se preocupar com a tensão da rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, NIGHT FALL disse:

@Luiz Ruifeng O simples fato de ter uma chave seletora de tensão já diz que a fonte não presta. For que vendem fontes como tendo 600w mas chora pra entregar 300.

Sorte ela ter pegado fogo antes de estragar sua placa de vídeo, que é um modelo muito bom por sinal.
Procure por marcas de qualidade como Corsair CV ou VS, Pcyes, Pichau Niddus, Super Flower, Deepcool Da ou Cooler Master MWE.
Qualquer uma das fontes citadas na potência de 450/500 atende com tranquilidade.

Serve um Corsair CX 450w?

adicionado 0 minutos depois
19 minutos atrás, faller disse:

Por favor, na hora de comprar uma outra fonte dê preferência para aquelas com PFC ativo, que sequer tem essa maldita chave de escolha de tensão (110/220) que consiste num atraso de pelo menos uns 20 anos. As fontes com PFC ativo podem operar desde 90 Volts até 264 Volts numa boa sem sequer ter de se preocupar com a tensão da rede.

OK, obrigado pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aconteceu comigo uma vez, mas foi eu mesmo que causei o problema. Pra minha sorte só danificou a fonte mesmo e um técnico da minha cidade conseguiu consertar. Te aconselho a testar as peças em outra fonte, e depois fazer esse técnico que não avisou que tinha mexido na chave e seleção pagar pelo conserto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!