Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como rodar um executável no Linux Mint?


Posts recomendados

  • Coordenador

@Mayrinck Bernardo O arquivo que você está tentando abrir tem formato .exe ou .msi? Se sim, esses são programas de Windows e, portanto, não podem ser instalados nativamente no GNU/Linux. Você tem três opções:

  1. Verificar se os aplicativos em questão têm versões compatíveis com sistemas GNU/Linux. O Linux Mint é baseado no Ubuntu que, por sua vez, é baseado no Debian. Portanto, os executáveis terão formato .deb. Contudo, é melhor instalar utilizando os repositórios oficiais ("sudo apt install <nome do programa>") ou a loja de aplicativos;
  2. Instalar o aplicativo PlayOnLinux (você pode encontrá-lo na loja ou basta abrir um terminal e digitar, sem as aspas: "sudo apt install playonlinux"). Nele, você pode criar facilmente prefixos do WINE para instalar e executar programas de Windows, sem precisar saber configurar o WINE. Contudo, nem todo programa de Windows irá funcionar;
  3. Procurar programas alternativos, que tenham versões para GNU/Linux, para executar as mesmas tarefas.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivos binários e scripts só podem ser executados nos sistemas operacionais Unix caso haja permissão para isso (a exceção aplica-se a binários não nativos, como os do Windows, explicados na postagem anterior). Recomendo uma leitura sobre o sistema de permissões, que é diferente do que se usa no Windows, mas bem mais simples. Uma explicação não muito didática pode ser obtida na documentação do próprio sistema operacional:

man 1 chmod

 

Resumindo, para tornar um binário ou script executável pode-se usar o comando:
 

chmod +x arquivo

Para executar, caso esteja no mesmo diretório do arquivo usa-se

./arquivo

Se não estiver no mesmo diretório é necessário informar o caminho completo a não ser que esteja definido na variável de ambiente PATH (funcionamento similar ao que acontece no Windows).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/07/2020 às 14:39, Mayrinck Bernardo disse:

eu acabei de instalar o Linux mint mas não consigo executar nada. só da pra abrir como zip eu não sei o que fazer. eu só usei Windows até ontem. é tudo estranho. alguém me explica todos procedimentos.&key=7114947b1547c3cf

 

 

 

Primeiro você tem que dá permisão de execução com o comando
chmod +x nome.sh
Depois pode executar de varias maneiras. dois exemplos
./nome.sh
sh nome.sh
Sabendo que você deve substuir o "nome.sh" pelo nome do seu arquivo.

Já se for executável do Windows, use o Windows. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...