Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Coordenador
Postado

@Mayrinck Bernardo O arquivo que você está tentando abrir tem formato .exe ou .msi? Se sim, esses são programas de Windows e, portanto, não podem ser instalados nativamente no GNU/Linux. Você tem três opções:

1. Verificar se os aplicativos em questão têm versões compatíveis com sistemas GNU/Linux. O Linux Mint é baseado no Ubuntu que, por sua vez, é baseado no Debian. Portanto, os executáveis terão formato .deb. Contudo, é melhor instalar utilizando os repositórios oficiais ("sudo apt install <nome do programa>") ou a loja de aplicativos;
  2. Instalar o aplicativo PlayOnLinux (você pode encontrá-lo na loja ou basta abrir um terminal e digitar, sem as aspas: "sudo apt install playonlinux"). Nele, você pode criar facilmente prefixos do WINE para instalar e executar programas de Windows, sem precisar saber configurar o WINE. Contudo, nem todo programa de Windows irá funcionar;
  3. Procurar programas alternativos, que tenham versões para GNU/Linux, para executar as mesmas tarefas.
Postado

Arquivos binários e scripts só podem ser executados nos sistemas operacionais Unix caso haja permissão para isso (a exceção aplica-se a binários não nativos, como os do Windows, explicados na postagem anterior). Recomendo uma leitura sobre o sistema de permissões, que é diferente do que se usa no Windows, mas bem mais simples. Uma explicação não muito didática pode ser obtida na documentação do próprio sistema operacional:

man 1 chmod

Resumindo, para tornar um binário ou script executável pode-se usar o comando:

chmod +x arquivo

Para executar, caso esteja no mesmo diretório do arquivo usa-se

./arquivo

Se não estiver no mesmo diretório é necessário informar o caminho completo a não ser que esteja definido na variável de ambiente PATH (funcionamento similar ao que acontece no Windows).

Postado
Em 03/07/2020 às 14:39, Mayrinck Bernardo disse:

eu acabei de instalar o Linux mint mas não consigo executar nada. só da pra abrir como zip eu não sei o que fazer. eu só usei Windows até ontem. é tudo estranho. alguém me explica todos procedimentos.&key=7114947b1547c3cf

Primeiro você tem que dá permisão de execução com o comando
chmod +x nome.sh
Depois pode executar de varias maneiras. dois exemplos
./nome.sh
sh nome.sh
Sabendo que você deve substuir o "nome.sh" pelo nome do seu arquivo.

Já se for executável do Windows, use o Windows. 

• 2 semanas depois...
Postado

o mint ja vem c WINE.  Abre o menu c a tecla super( aquela q abre no windows), digita o wine e abre. ou clica c botao direito do mouse e se tiver a opção abrir c wine, ele muito provavelmente funcionara bem.

fora isso, mesmo procedimento em qq sistema. dois cliques.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!