Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

iClamper | Protege mesmo ?


Posts recomendados

Senhroes, bom dia!

 

Já faz mais de 20 anos que eu acompanho o Clube do Hardware, recentemente, ví alguns vídeos do Ilustrissimo Gabriel  Torres falando sobre os UPS e Estabilizadores, achei muito interessante e até tomei algumas decisões com base nestes vídeos. Como os comentários foram desativados, eu não tive como agradecer, em todo caso, deixo aqui os meus agradecimentos ao Grabriel Torres.
Estava vendo um vídeo referenciando um dispositivo (iClamper) que promete proteger fielmente alguns dispositivos. Será que isso realmente funciona ?

Será q  o nosso mestre Gabriel Torres poderia comentar ou fazer um vídeo sobre este dispositivo ?

 

Vídeo YouTube do iClamper:

 

https://www.youtube.com/watch?v=ST-CwLDlRpc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Gabriel Torres disse:

@Richard de Farias Bezerra Obrigado pelas palavras. Há vários usuários mais gabaritados do que eu para opinar sobre estes dispositivos como o @faller e @Isadora Ferraz. Eles virão aqui com certeza explicar melhor.

 

adicionado 1 minuto depois

Obrigado Mestre!

adicionado 6 minutos depois

Gostaria até de mencionar que á faz mais de 20 anos que sou membro do Clube do Hardware, mas acabei criando uma nova conta vinculando com minha conta do google. Tentei recuperar a senha através do e-mail que eu utilizava na época, mas até o momento não recebi nenhum email. Não gostei muito desse título Júniores. rs

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Primeiramente agradeço a consideração do amigo @Gabriel Torres que veio num momento oportuno (talvez proposital kk) em que alguém chamou meus comentários patéticos de tóxicos... mas o mais legal: consegui me conter kk. Até eu evoluo as vezes kk

 

Com relação ao clamper posso somar só um pouco de conhecimento empírico e mais teórico. Ele não vai proteger muito se a qualidade do produto não for adequada. Se o produto tiver que pegar fogo por si, ele vai pegar e pronto. O clamper protege contra surtos ou picos rápidos de tensão sim e se estes forem os causadores do dano. Ou seja: não protege a rede do aparelho e sim o contrário: protege um pouco a + (mas não até o infinito e além) o aparelho das sujeiras momentâneas da rede, e não melhora a qualidade do aparelho.

 

Um conto prático: em mais de uma vez quando chovendo e relampeando, ouço um estalito numa de minhas tomadas onde está conectada a fonte do modem. Justamente onde está conectada o fio do telefone. Teorizo que o estalito é causado pelo rompimento momentâneo da isolação do fio do telefone. Por pura sorte não pifa nada. Pra não contar com ela o tempo todo, penso que é uma excelente tomada pra eu fazer um clamper personalizado: colocar varistores entre a linha e terra e também nas tomadas. O que me faz lembrar que já vi tomada clamper com entrada pra telefone que deve ter sido feita pra isso mesmo.

 

Só pa constar, como não temos (não tenho) vínculo comercial com marca, quando digo clampler não é o fabricante e sim nome genérico de um protetor que sim pode ser um simples varistor acoplado na sua tomada

 

Videozinho conciso como deve ser e 'como deve ser'🤪

Pra que a proteção seja mais eficaz é melhor que se tenha aterramento com varistor ligado nele.

 

Nosso amigo Faler pode lhe orientar/opinar  com mais propriedade mas invoco também nossos velhos amigos ativos do forum pra dar seu pitaco: Paulão, Moris, Renato, Elder, Sergio Lembo, Albert França, Brunão, Ricardo e d+ que peço perdão por não lembrar de imediato.

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Isadora!

Agradeço gentilmente por ter dado importância e esta minha dúvida.
Depois que assisti aquele vídeo [Por que não devemos usar estabilizadores de tensão] do Gabriel Torres, acabei ficando receoso com relação a muita coisa aqui no Brasil. Porque eu, sempre tive esse sensação que estava "jogando' meu dinheiro no lixo, ai vendo esse vídeo, passei a ter certeza.

Mas é lógico, que o bom disso, é que eu acabei olhando com mais atenção os UPS para uso residencial, ou seja, considerei ter um UPS (Senoidal off line) em casa, mesmo com valores tão elevados. Tenho certeza pelo menos comprei um produto que faz o que promete. Já em relação ao clamper que é um sistema de proteção de surto elétrico, não tenho essa sensação, existem vários fabricantes com preço bem acessíveis, mas o fato é que sinto que meu dinheiro está indo pro ralo ou para pagar a equipe de marketing dessas empresas.

Em todo caso, aguardo ansiosamente as considerações dos demais Profissionais dessa grande equipe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Em 11/07/2020 às 11:47, Richard de Farias Bezerra disse:

Gostaria até de mencionar que á faz mais de 20 anos que sou membro do Clube do Hardware, mas acabei criando uma nova conta vinculando com minha conta do google. Tentei recuperar a senha através do e-mail que eu utilizava na época, mas até o momento não recebi nenhum email. Não gostei muito desse título Júniores. rs

 

Iremos entrar em contato no privado para resolvermos isso e juntarmos suas contas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
11 horas atrás, Richard de Farias disse:

Obrigado!

Já está tudo.

 

Espero que ajude ;) -- criei a um tempo atras

 

Resolvi criar este tópico com o intuito de auxiliar a todos os usuários que necessitam saber mais sobre as devidas proteções contras surtos elétricos que podem ser tomadas afim de mitigar os problemas causadas por eles em seus equipamentos eletrônicos, em especial os computadores e notebooks. Ressalto que nenhuma medida é 100% eficaz, porém há uma diminuição significativa nos problemas em que um surto pode causar em seus sistemas além de que as somas das dicas passadas aqui aumentam ainda mais a confiabilidade das proteções e diminui muito as chances de terem danos causados por descargas indesejadas.

Primeiro de tudo é importante frisarmos que para uma proteção ser eficaz é preciso de uma série de recomendações a serem seguidas:

1)      É importante utilizarmos um correto sistema de aterramento na residência pois ele auxilia no “escoamento” da corrente de fuga presente em carcaças que por algum problema de isolamento acabaram por ficar energizadas, por problemas em um motor que perdeu sua correta proteção de isolação assim como auxiliar os sistemas de proteções a drenar o surto para a terra. Todo o sistema deve ser feito por um profissional qualificado pois não é só posicionar uma haste metálica na terra, mas sim deve ser dimensionado corretamente utilizando-se como parâmetro a resistência do solo em dissipar a energia, quantidade de hastes, distância entre elas, local de instalação e usando ferramentas como terrômetro para a correta medição. Não vou entrar em detalhes técnicos como qual tipo de aterramento utilizar pois não é o intuito do tópico mas ressalto que é necessário este sistema pois sem ele há uma perca significativa na proteção e você não poderá usar alguns sistemas que informarei abaixo, além disso ele é obrigatório pela NBR 5410.

2)      O próximo sistema que mencionarei não está relacionado diretamente com a proteção contra surtos elétricos, mas julgo interessante repassar a informação a vocês pois ele detecta fuga de correntes que possam haver em sua instalação. Uma fuga de corrente além de causar aumento substancial no consumo de energia, causam riscos a integridade física. Consulte seu eletricista sobre a instalação dos IDR’s (Interruptor Diferencial Residual) ou DDR’s (Disjuntor Diferencial Residual – este com função de disjuntor). Obrigatório pela NBR 5410.

3)      Correto dimensionamento de cargas em sua residência, com disjuntores bem dimensionados, seção dos condutores correta, qualidade da instalação em geral também auxiliam no sistema de proteção. Obrigatório pela NBR 5410.

 

Com os passos citados acima podemos seguir com os sistemas de proteções contras surtos propriamente dito.   

O que é um surto elétrico:

Surto elétrico é uma onda transitória de corrente, tensão ou potência que tem a característica de uma elevada taxa de variação por um período curto de tempo.  Ele se propaga ao longo de sistemas elétricos e pode causar danos aos equipamentos eletroeletrônicos além de causarem riscos a integridade física das pessoas.

Surtos elétricos são comumente provenientes a:

1) Raios que caem diretamente na rede elétrica, rede de telefonia e "viajam" em toda a rede até chegar em seu "destino" e realizar o estrago rapidamente ou diminuir a vida útil do componente eletrônico;

2) Raios que caem nas proximidades e que geram campo eletromagnético que podem também causam problemas, assim como raios que caem diretamente nas antenas.

3) Manobra na concessionária de energia, o que causa carga nos transformadores ou até manutenção nos equipamentos que podem não conter as proteções necessárias;

4) Motores de 'grande porte", elevadores, cargas e etc.

 

Ressalto que um surto de tensão pode causar estrago no momento, como diminuir a vida útil do equipamento e são imprevisíveis e difíceis de mensurar seu estrago, além disso não adianta realizar as proteções elétricas se não realizar as proteções nas redes cabeadas, RJ11, RJ45, COAXIAL, portanto a proteção deve ser completa e em toda a rede elétrica, lógica e comunicação.

 

Como se proteger:

 

DPS CLASSE 1: É mais utilizada para locais onde possuem SPDA (Sistema de proteção conta descargas atmosféricas) - ou seja: PARA RAIO. Estes DPS são posicionados onde há o escoamento de cargas elevadas. Não é comum em casa pois dificilmente encontrará uma casa com para raios, porém o SPDA juntamente com o DPS classe 1 está presente em edificações prediais. Informo também que um SPDA é um sistema para proteção da edificação (contra raios que caem diretamente nela - e servem para evitar danos, incêndio e propagar as ondas eletromagnéticas corretamente para o solo) e não protege os equipamentos internamente da casa, pois são sistemas com finalidades diferentes, assim como o fio terra que serve para proteção e escoamento da energia e não tem relação direta com a proteção contra surtos. Não é porque tem fio terra que não irá ter problema pois ele é um meio do escoamento utilizados pelos DPS. – Esta classe não é obrigatória pela norma e não é comum vermos em casas pois são especificas.

DPS CLASSE 2: Instalando DPS (DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS) no quadro de energia. Existem marcas como Clamper, Siemens, GE, Schneider e etc... e devem acompanhar de aterramento. Este é responsável pelo desvio do surto alto na tensão e é o mais utilizado e deve ser instalado junto com a entrada do padrão. É obrigatório pela NBR e deve ser instalado por um profissional capacitado, que medira de quantos Ka’s o DPS será necessário para sua região.

DPS CLASSE 3: É utilizado para a proteção "fina" e ligado diretamente com o aparelho na tomada, nesta classe também temos os dispositivos que protegem as redes lógicas (RJ 11, RJ 45..) assim como as proteções coaxial e afins. No Brasil temos a empresa Clamper, pioneira neste segmento a muito tempo mas acredito que em um futuro surjam outras marcas interessantes. Ressalto que aqui incluem os filtros de linha que ligamos nos computadores. Nesta classe nem todos os dispositivos exigem um pino terra por realizar a descarga no neutro, porém a proteção não será tão eficaz quanto se houvesse aterramento.

 

Acredito que consegui explanar as proteções necessárias de uma forma simples e de fácil entendimento para todos sem me aprofundar na parte técnica. Caso queiram se aprofundar mais nos termos sugiro canais como “Mundo da Elétrica” e “Engehal” além do esforço de cada um em buscar informação. Caso em sua região não tenham profissionais capacitados, como foi o meu caso, você pode realizar estudos e “pedir para fazer”.

 

Dúvidas estou à disposição para ajudar todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!