Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle módulo rele Arduino por transistor


MicSG

Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá.

Queria saber se o transistor do esquema abaixo pode ser substituido por um destes transistores:

BC639

TIP127

TIP122

BD140

BD135

BD139

ESQUEMA.jpg.6d9ea5d788c82bdd0be2a10805094b1f.jpg

link do esquema: https://www.oficinadanet.com.br/post/16213-arduino-uno-aula-11-acionando-uma-carga-com-o-uso-de-rele-parte-2

 

Meu rele:

m_dulo_rele_-_1_canal_-_5v_10a_2.jpg.bb41f3b686b20f9751d71ea7703c3aac.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O rele que você mostrou na foto já é um modulo rele e já inclui o transistor e ate uns LEDs indicadores, ele já pode ser ligado direto no Arduino.

 

Se for usar um rele sozinho ai sim o transistor seria necessário, pra ligar um simples rele praticamente qualquer transistor NPN serve, só atenção aos terminais base emissor e coletor que mudam dependendo do transistor usado, e ao ganho do transistor, que se for um transistor de potencia com ganho baixo pode ser necessário abaixar o valor ou ate remover o resistor de 1K

 

Por praticidade seria melhor usar um rele com bobina de 5V pois ele poderia ser alimentado pela mesma fonte que o Arduino e não seria necessário usar uma fonte de 12 ou 24V só pra alimentar a bobina do rele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@F4b10 É que eu queria ligar uma placa dessas:

m_dulo_rele_-_8_canais_-_5v_10a_2.jpg.11130ecc32f7fd1f650d1a1c7a43fd39.jpg

E já  vi em alguns sites que o rele pode ser perigoso para o arduino, por conta de corrente perigosa, e que para resolver isso seria necessário um diodo e um transistor.

 

No caso para ligar esta placa cheia de reles eu iria ligar uma fonte separada do Arduino. No caso teria que (se eu tiver errado me corrijam) conectar o GND da fonte dos reles com o GND do Arduino.

 

Então fica a dúvida: É necessário colocar um transistor ou somente o diodo é necessario.

 

modelo do diodo que eu quero usar: Diodo Retificador 1N4007 - 1000V / 1A

diodo_1n4007_2_.jpg.355cb033cebd4b98d74a4f7119ce526b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa também é um modulo rele, ela já vem pronta com o diodo e os transistores necessários, basta alimentar a placa com 5V GND e ligar os pinos de sinal e pronto.

 

A fonte não tem problema usar a mesma pro Arduino e para o modulo rele, só use uma fonte de boa qualidade, e com corrente suficiente para o dobro do numero de reles que for usar em simultâneo, por exemplo se vai acionar ate 5 reles juntos e cada rele usa em media 0.1A teria 0.5A de corrente, nesse caso uma fonte de 5V/1A daria conta... se usar uma fonte ching ling, que muitas vezes nem filtragem tem, dai é quase certo que terá problemas e ate resets aleatórios.

 

Essa precaução de transistor/diodo só é necessária se for usar o rele diretamente, ate porque o Arduíno não tem capacidade de corrente pra acionar um rele direto, dai entra o transistor, e o diodo é pra proteger o transistor dos picos de alta tensão reversa que aparecem quando se chaveia um indutor, como é o caso da bobina do rele...

 

Outra precaução é saber se o rele aguenta as cargas que vão ser ligadas nele com boa folga, e dependendo da carga você ainda pode ter problemas, principalmente se for usar o rele pra ligar cargas "sujas" como lampadas fluorecentes (CFLs) e motores universais, (motor AC com escova) é o tipo de carga que detona os contatos de um rele, e a saída nesses casos é exagerar no rele usando um rele bem mais parrudo que o necessário, ou mesmo usar reles de estado solido.

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 horas atrás, F4b10 disse:

Outra precaução é saber se o rele aguenta as cargas que vão ser ligadas nele com boa folga, e dependendo da carga você ainda pode ter problemas, principalmente se for usar o rele pra ligar cargas "sujas" como lampadas fluorecentes (CFLs) e motores universais, (motor AC com escova) é o tipo de carga que detona os contatos de um rele, e a saída nesses casos é exagerar no rele usando um rele bem mais parrudo que o necessário, ou mesmo usar reles de estado solido.

 

Então...

Era pra exatamente isso que eu iria usar. Dois desses motores de ventilador(seria um para cada rele):

11753918SZ.thumb.jpg.274b2a076564285e9161346a79fecf5a.jpg

link do produto: https://www.americanas.com.br/produto/11753919/micro-motor-vix-1-10-bivolt?WT.srch=1&acc=e789ea56094489dffd798f86ff51c7a9&epar=bp_pl_00_go_aa_todas_geral_gmv&gclid=CjwKCAjw97P5BRBQEiwAGflV6dK-vFbO201Pr9SEJSu6qxQuwKKZvRyn5gEYY00YlxQeak6ix7aVThoCgcEQAvD_BwE&i=5679a23526a311ff8b08890a&o=56e1ba63eec3dfb1f8b1d9e9&opn=YSMESP&sellerid=9316105000129

No caso o meu é sem a hélice. Fiz a medição com um alicate amperímetro e deu 100 miliAmperes cada um.(127V)

 

E também duas lâmpadas fluorescentes de 40W, 127V

A medição deu 200 miliAmperes cada uma.

 

Então, a minha solução seria comprar um módulo de reles de estado sólido? Na loja que estou comprando cada rele aguenta somente 2 amperes, em contrapartida com o rele eletromecânico que aguenta 10 Amperes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse motor de ventoinha é de indução, não tem escovas como o motor universal, e portanto não gera ruido na rede, apenas o fator de potencia dele que é uma m***, o que obriga a sobre dimensionar o rele, mas 10A da e sobra pra ligar um motor desses...

 

O único porém é que esse tipo de motor, indução de polo sombreado, é um motor quase que sem força, o torque desse tipo de motor mal aguenta tirar ele mesmo da inercia mais o peso de uma hélice, se bobear a carga trava o motor e ele queima...

 

O rele de 10A da conta sossegado desse motor, só a lampada CFL que tende a estragar reles no longo prazo, na verdade esse tipo de lampada estraga ate os interruptores...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, F4b10 disse:

O rele de 10A da conta sossegado desse motor, só a lampada CFL que tende a estragar reles no longo prazo, na verdade esse tipo de lampada estraga ate os interruptores...

Então vou comprar o módulo rele eletromecânico mesmo e substituir as lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LEDs.

1 hora atrás, F4b10 disse:

O único porém é que esse tipo de motor, indução de polo sombreado, é um motor quase que sem força, o torque desse tipo de motor mal aguenta tirar ele mesmo da inercia mais o peso de uma hélice, se bobear a carga trava o motor e ele queima...

Para meu projeto ele serviu bem. Uso ele com rosca sem fim para meu alimentador automático de frangos:

1669769005_raoauto.png.0f1ecc0d27a58b02ba0528a135ea85f6.png

E com o arduino irei substituir um timer que tenho aqui para controlar os horários de recebimento de ração das galinhas.

Obrigado por toda ajuda.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!