Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Boot ficou mais lento


FMattos

Posts recomendados

Boa tarde!

Meu Windows começou a demorar mais para dar boot literalmente da noite pro dia, sem que qualquer alteração tenha sido feita tanto no SO quando em hardware.

Seria problema no Windows ou meu SSD dando adeus?

 

Levava menos de 10 segundos para dar boot e solicitar a senha, agora está levando entre 33 e 50 segundos.

 

Recentemente coloquei uma segunda tela, pode estar relacionado?

OBS: O problema não ocorreu logo após colocar a segunda tela. Eu cheguei a usar assim por umas 3 semanas até começar a ocorrer a lentidão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser sim falha no SSD. Baixe o HDtune ou o crystaldiskinfo e veja a aba Health/SMART. Se houver alguma falha ali, sugiro a substituição o mais breve possível. Se não tiver qualquer problema, pode ser programas que iniciam junto com o PC ou até funções do próprio windows. Solucionar tal problema sem reinstalar o sistema é uma novela, pois você tem que conseguir identificar qual processo é responsável e eu não conheço nenhum único método certeiro para fazê-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O aumento gradual do tempo de boot do Windows é normal, pode ser uma série de coisas, como novos programas rodando ocultos em segundo plano, ainda que os programas não estejam abertos na tela, antivirus, acúmulo de drivers desnecessários carregados, fragmentação do hd/ssd, enfim, coisas novas que se acumulam com o tempo. Ou pode haver defeito do SSD, que geralmente pode ser detectado com algum software disponível no site do próprio fabricante.

Uma coisa que costuma ajudar a reduzir a lentidão, é desisntalar todos dispositivos USB do sistema, que aparecem no gerenciador de dispositivos, e deixar que o Windows os reinstale, na próxima inicialização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Vou dar uma olhada no app da fabricante do SSD. Mas lembro que da última vez que olhei ( há uns 3 meses), estava tudo bem. Estragaria tão rápido o SSD? Posso confiar nesses programas?

 

O único serviço que tenho iniciando com o Windows é o anydesk, mas já uso há meses.

 

@Wal SJC Eu sei que esse tipo de programa não é aquela maravilha toda que diz no anúncio, mas estou usando o advanced system care pra fazer a limpeza (porque sempre me atendeu bem). Não deveria ter nada acumulando causando a lentidão.

Vou fazer esse processo do USB.

 

 

O detalhe é que não fica esse tempo todo carregando o Windows.

Meu pc não mostra o POST, então não sei se trava nele ou em algum momento entre o post e o carregamento do windows.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, FMattos disse:

Vou dar uma olhada no app da fabricante do SSD. Mas lembro que da última vez que olhei ( há uns 3 meses), estava tudo bem. Estragaria tão rápido o SSD? Posso confiar nesses programas?

Use os programas que recomendei para ver o SMART reporting. O SSD pode ter apresentado problema nesse tempo sim, pode apresentar a qualquer momento. Seja por falha de hardware ou por desgaste, não tem como prever quando o problema vai aparecer, mas a média de duração realmente é maior do que 5 anos.

 

34 minutos atrás, FMattos disse:

Eu sei que esse tipo de programa não é aquela maravilha toda que diz no anúncio, mas estou usando o advanced system care pra fazer a limpeza (porque sempre me atendeu bem). Não deveria ter nada acumulando causando a lentidão.

Todos os programas que fazem limpeza de registro do windows, sem exceção, devem ser evitados. Seja pago ou gratuito, raramente esses programas fazem mais bem do que mal, especialmente os que prometem ganho de desempenho ou velocidade de internet. Manutenção do windows, feita corretamente, não requer limpeza de registro, pois um único erro na hora de fazê-lo pode causar instabilidade, perda de desempenho e implantar vulnerabilidades no sistema.

Recomendo que pare de usar o advanced system care e qualquer outro programa do tipo. Lembre que quando o programa promete muito, dificilmente vai prestar. Se precisa de solucionar um problema, essa solução deve ser objetiva e pontual.

 

36 minutos atrás, FMattos disse:

O detalhe é que não fica esse tempo todo carregando o Windows.

Meu pc não mostra o POST, então não sei se trava nele ou em algum momento entre o post e o carregamento do windows.

Provavelmente ele está com algum tempo de espera de resposta de algum programa/driver alto demais. O problema é rastrear qual é esse programa ou driver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!