Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

pc demorando para iniciar mesmo com ssd


Stark19

Posts recomendados

  • Membro VIP

  

36 minutos atrás, Stark19 disse:

@AlexMmf2 ué? Achei q fosse a melhor do mundo 

A kingston é boa em alguns aspectos e horríveis em outras (assim como qualquer marca).

É sempre bom verificar testes de SSDs (como este do Clube do Hardware) antes de adquiri-los, porém vale lembrar que a qualidade de qualquer aparelho/peça não está restrito somente em sua velocidade/desempenho (tanto é que SSDs da Kingston até um tempo atrás estavam dando bastante dor de cabeça com um problema que corrompia o firmware (software interno dentro do próprio SSD) fazendo com que ele parasse de funcionar).

 

Sobre esse problema:

1- Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação?

 

2- Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador?

 

3- Baixe a ferramenta de análise de SSDs da Kingston: https://www.kingston.com/br/support/technical/ssdmanager

Vá na guia "Health" e veja se aparece algum erro.

Veja na guia "firmware" se há alguma atualização. Caso haja, instale-a (não faça isso num dia chuvoso, nem se estiver utilizando estabilizador).

 

Faça isso e veja se o problema persiste.

 

Caso persista:

 

4- Vá em Iniciar > Configurações > Contas > Família e outros usuários > Adicionar outra pessoa a este PC > Não tenho as informações de entrada dessa pessoa > Adicionar usuário sem uma Conta Microsoft > Escreva um nome e clique em "avançar".

 

Com o usuário criado, clique nele > Alterar tipo de conta > Tipo de conta > mude para administrador

 

Após isso aperte Windows + L > Conecte no novo usuário > Reinicie o computador para fazer o Windows iniciar a partir do novo usuário. Veja se o problema persiste com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV sim e n mostra nada, to achando que esse problema eh maior do que eu pensava 

adicionado 2 minutos depois

@GabrielLV no crsiatl info mostra ele e ta 97 saudavel e no app da propria kingston n mostra nada e alem disso, eu uso o windows no ssd né kkk

adicionado 4 minutos depois

@GabrielLV cara eu poderia muito bem deixar isso pra la porque meu pc ta deboa tlgd, nada de problema de desempenho em jogos e em nada so essa questao de iniciar rápido mesmo, mas parece q tem outro problema maior ai e eu n vou deixar passar ate porque paguei pelo ssd

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
25 minutos atrás, Stark19 disse:

 

cara eu poderia muito bem deixar isso pra la porque meu pc ta deboa tlgd, nada de problema de desempenho em jogos e em nada so essa questao de iniciar rápido mesmo, mas parece q tem outro problema maior ai e eu n vou deixar passar ate porque paguei pelo ssd

Você executou o outro procedimento?

 

Em 15/09/2020 às 20:32, GabrielLV disse:

Caso persista:

 

4- Vá em Iniciar > Configurações > Contas > Família e outros usuários > Adicionar outra pessoa a este PC > Não tenho as informações de entrada dessa pessoa > Adicionar usuário sem uma Conta Microsoft > Escreva um nome e clique em "avançar".

 

Com o usuário criado, clique nele > Alterar tipo de conta > Tipo de conta > mude para administrador

 

Após isso aperte Windows + L > Conecte no novo usuário > Reinicie o computador para fazer o Windows iniciar a partir do novo usuário. Veja se o problema persiste com isso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV nao deu certo nao, continua nao reconhecendo o ssd e continua lento pra iniciar, deu uns 30 segundos. Vou te explicar com detalhes o que ocorre, eu ligo o pc e a tela da bios eh super rapida tipo muito rapida mesmo. Eh no windows que demora, a bios demora uns 8 segundos, o windows tem duas telas de carregamento, aparece o simbolo carregando e dps fica uma tela preta carregando também ai q entra e isso da uns 30 a 32 segundos 

adicionado 8 minutos depois

@GabrielLV vi um post aqui, o cara falou q eh config da bios ai quando você muda o app reconhece, mas ta sendo reconhecido em tudo, mas o problema eh q n tem como eu saber se att do firmware

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV cara entao kkkkk eu n sei se você vai acreditar nessa burrice, mas ok. Eu simplesmente pensei que meu ssd era kingston e ele nao é kkkkkkkk, o ssd eh san disk e eu olhei aquele nome em vermelho e pensei q era kingston e eu n sei como isso aconteceu. Enfim, eu vou abrir outro topico e apagar esses aqui

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Entao mano, como disse o meu ssd é da San Disk, é o plus 240 gb e hoje chegou a demorar 41 segundos pra iniciar e é sempre na tela de boot do windows. Abrir o monitoramento do ssd pelo app da san disk e ta tudo normal, vou mandar a foto aqui

ssd monitoramento.png

adicionado 1 minuto depois
agora, Stark19 disse:

@GabrielLV Entao mano, como disse o meu ssd é da San Disk, é o plus 240 gb e hoje chegou a demorar 41 segundos pra iniciar e é sempre na tela de boot do windows. Abrir o monitoramento do ssd pelo app da san disk e ta tudo normal, vou mandar a foto aqui

ssd monitoramento.png

@GabrielLV esse app, o crystal e o windows reconhecem o ssd e mostram que nao ha problema com o ssd, eu definitavemnte nao sei o que possa ser 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
21 minutos atrás, Yan_ disse:

@Stark19 manda pro RMA se tiver como, claramente o problema é algo mais específico dentro do SSD, coisa que não pode ser resolvida apenas por software

Isso não se faz necessário já que o problema ocorre somente na inicialização do Windows.

 

31 minutos atrás, Stark19 disse:

 

@GabrielLV esse app, o crystal e o windows reconhecem o ssd e mostram que nao ha problema com o ssd, eu definitavemnte nao sei o que possa ser 

Eu passei pelo mesmo problema um tempo atrás porém isso havia sido resolvido com o procedimento que te passei no outro post (fora que teve outro caso aqui no fórum umas semanas atrás de um usuário com o mesmo problema que resolveu formatando o PC).

 

Baixe o TreeSize Free: https://www.jam-software.com/treesize_free

Após instala-lo, abra-o como Administrador > Clique em selecionar diretório > Selecione a unidade C e clique em Selecionar pasta > Espere cerca de 30 segundos para que tudo seja carregado > Tire uma print e poste aqui.

 

Caso queira formatar o PC diretamente ao invés de fazer isso, fica a seu critério.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 minutos atrás, Stark19 disse:

@GabrielLV cou acabar formatando mesmo, mano. O problema eh  no windows. Sabe me dizer se pra formatar tem q ter pendrive ou algo? porque nao sei muito como eh porque quem formatou foi um amigo 

Sim, precisa de um pendrive ou de um DVD.

 

https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

 

Baixe a ferramenta de criação da Microsoft e apenas siga o passo a passo.

 

Após criar o pendrive/DVD com o instalador, veja o vídeo a seguir para aprender a inicia-lo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 minutos atrás, Stark19 disse:

@GabrielLV me falaram que nao precisa, que o windows fazia uma reinstalaçao limpa sozinho

adicionado 1 minuto depois

@GabrielLV esse freesize que você falou eh pra q?

 

O Windows não faz isso "sozinho", é você quem precisa fazer e.e

No caso desse problema eu recomendo que faça a instalação do 0 já que houve um outro caso aqui no fórum onde a reinstalação limpa (chamada fresh start) não resolveu o problema, porém a formatação sim...

 

Esse programa serve para listar quais as pastas estão com maior número de GB no seu computador (quando eu estava passando pelo mesmo problema que você, notei que havia uma pasta no meu PC que estava com cerca de 20GB dos quais eu não faço ideia da onde surgiram, provavelmente tinha algo a ver com a demora para iniciar o Windows).

 

Caso queira tentar este procedimento apenas para testar, faça-o:

 

1- Vá em Iniciar > Limpeza de disco > Limpar arquivos do Sistema > Marque todas as caixinhas ali (atente-se se não há nada que você não queira deletar, como arquivos da lixeira ou de outros lugares) > Clique em OK > espere o procedimento terminar.

 

2- Baixe o TreeSize Free: https://www.jam-software.com/treesize_free

Após instala-lo, abra-o como Administrador > Clique em selecionar diretório > Selecione a unidade C e clique em Selecionar pasta > Espere cerca de 30 segundos para que tudo seja carregado > Expanda a pasta Users > Expanda a pasta do seu usuário (no meu caso é Administrador-PC) > Expanda a pasta AppData > Tire uma print e poste aqui

 

Ficará mais ou menos assim:

 

image.png.68daee2c7355219f3dd533f710a5ace3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O tópico é grande, então desculpe se você já fez alguns dos procedimentos abaixo.

 

 

BIOS atualizado? Temperaturas normais? Está usando estabilizador ou no-break? Possui aterramento? Fez algum overclock em memória ou processador? Fez algum undervolt? Já tentou usar memórias em slots diferentes e em separado, caso esteja usando mais de uma? Verificou no manual da placa-mãe como usar dual channel, caso esteja utilizando? Olhou no manual da placa-mãe e do processador qual o máximo de RAM suportada e a frequência, pra ver se está dentro dos parâmetros?

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

Verifique se o seu SSD está muito fragmentado usando o Defraggler. Poste o resultado da análise aqui.

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez, depois testar os pentes juntos e em slots diferentes também):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito ou teste com outro, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo. (pode ser usado em qualquer HD/SSD)

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable (pode ser usado em qualquer HD/SSD), em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mick 07 vou fazer tudo isso relacionado ao ssd e ao SO. E ja fiz certas coisas ai, tudo, tudo mesmo do ssd esta completamente normal. Ja fiz todos os tipos de verificaçoes e n tem erro. O meu palpite eh q seja algum problema no SO, algo que so formatando resolva, so que estou com preguiça(rsrsrs). Mas vou fazer isso aí. Ja virifquei outras paradas tipo se ta em SATA 3  e AHCI, ta tudo de boa  e o HD ta com 84 gb livres de 222gb. Ta tudo normal com ssd mesmo, ja verifiquei em tres apps e no próprio windows também e a partiçoes também ta normais, amigo que colocou e ele eh TI. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!