Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo formatar um cartão microSD!


Posts recomendados

Tenho um cartão microSD de 128 GB que uso no meu tablet Android, precisei tentar recuperar uma imagem apagada dele e usei vários apps que prometiam restaurar esse tipo de coisa, mas não consegui. Na verdade, o que esses apps fizeram foi escanear e listar as imagens ainda presentes no cartão e que eu posso acessar usando outros apps de imagem. Até onde pude ver, não me lembro de terem efetivamente recuperado qualquer imagem que tenha sido anteriormente apagada.

 

Busquei alternativas para tentar isso usando um PC, e a mais recomendada na minha pesquisa foi o Recuva. Tirei o cartão do tablet, inseri num adaptador USB e pluguei no PC onde instalei esse programa. O resultado trouxe realmente imagens que haviam sido apagadas antes, mas infelizmente a que eu queria não estava mais disponível para recuperação. 

 

Até aí, tudo bem. O problema é que, ao retornar o cartão para o tablet, começaram a ocorrer coisas como eu não conseguir apagar arquivos e tal. Também não consigo formatar esse cartão usando o próprio tablet. Tentei pelo Windows normalmente, a partir do Explorador de Arquivos, não formata. De novo busquei alternativas de software para PC, como o AOMEI Partition Assistant Standard, e nada.

No Windows usei o Diskpart, e este também falhou. Após o comando Clean, ele inicia e não conclui o processo. O normal seria ele informar que teve sucesso em limpar, mas ele não mostra essa mensagem e pula direto de volta para o comando DISKPART> (imagem abaixo).
 

dp01.png.5b5c4650f9ba648b8ec65957befb7b4b.png

 

Tudo o que pude pesquisar sobre o cartão eu tentei. Por exemplo, uns dizem que ele pode estar em modo de somente leitura, que pode ter uma trava que pode ser acionada etc. Nada disso. O cartão pode ser acessado, vejo seu conteúdo e tal. Só não posso salvar nada nele nem apagar, copiar ou mover nada dele para outras pastas no tablet. Nem formatar.

Pensei em tentar formatar botando o cartão no meu smartphone, mas fiquei com medo de dar algum problema neste outro dispositivo. Sabem como é, não dá para confiar...

Então pergunto: vocês conhecem algum outro modo que eu possa usar para formatar esse cartão? Tipo usando algum recurso de Linux ou algo assim. Sei que existem por aí programas usados por técnicos de TI nesses casos extremos, mas não consigo me lembrar de nenhum.

E sei que há a possibilidade de o cartão estar corrompido e irremediavelmente perdido, mas quero tentar tudo o que for possível antes de desistir. Até porque o preço dele, como vocês devem imaginar, não foi barato.

Grato pela atenção e qualquer ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paultx Você já desistiu dos dados, correto?

Pode tentar o comando delete partition OVERRIDE, do próprio Diskpart. No caso deletaria a partição. Isso somente se você já não quer mais os dados.

adicionado 7 minutos depois

Lembrando que você precisa executar o Prompt de Comando sempre como Administrador.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Cesar de Freitas Henrique disse:

@Paultx Você já desistiu dos dados, correto?

Pode tentar o comando delete partition OVERRIDE, do próprio Diskpart. No caso deletaria a partição. Isso somente se você já não quer mais os dados.

adicionado 7 minutos depois

Lembrando que você precisa executar o Prompt de Comando sempre como Administrador.

 

 

Cesar, esqueci de mencionar, mas antes de tudo isso eu copiei em um PC o que precisava do cartão usado no tablet — talvez já intuindo que algo de errado poderia acontecer.


E também rodei o Diskpart como administrador. Quanto ao comando sugerido, não tentei por não conhecer a fundo o Diskpart, mas vou tentar amanhã e te dou uma resposta. Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paultx Entendi.

 

Hoje mesmo eu formatei um HD que tinha 3 partições. Eu selecionei partição por partição (select partition 1, 2, em diante) e depois "delete partition OVERRIDE".

 

Se der certo, com as partições deletadas, acredito que você não vai ter mais problema para formatar o cartão à não ser que realmente haja defeito nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou adiar por um tempo a solução a ser tentada com o Diskpart.

 

Motivo: descobri hoje que eu havia configurado o app Amazon Kindle para salvar no cartão os e-books baixados. Como o cartão está com problema, não consigo acessar o conteúdo por esse app, mas a pasta nele referente aos e-books tem nada menos que 6,44 GB de dados — devem ser de todos os e-books que baixei antes do drama do cartão.

 

Vou primeiro ver se consigo restaurar de algum modo esses e-books, para não ter de baixar tudo de novo. Depois voltarei à formatação do cartão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui copiar o conteúdo do Kindle e voltei para o caso do cartão.Ao usar delete partition override, não funcionou.

 

dskprtn1.png.8e26f0dc9fd04d6ef1eef879255b0ece.png

Ele diz que excluiu com êxito, mas a partição ainda está lá.

 

Pesquisei e achei este tutorial, em que falam que se esse comando falhar deve-se mudar de partition para volume. Também não funcionou.

 

dskprtn2.png.0d7de09d3d0548be7b733f87559fede9.png

A mesma coisa, não excluiu nada.

 

Uma das soluções apresentadas fala em converter de disco básico para dinâmico. Tentei pelo Gerenciamento de Disco e com o DiskPart. Nada!

 

dskprtn3.png.ca6ba70571ed3cb680cf8f1bc50c389b.png

 

Esse site do tutorial aponta como solução o seu software AOMEI Partition Assistant Professional, que é pago. Alguma sugestão de software alternativo e free para isso? Grato agora de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paultx O único que conheço é o Partition Wizard: https://www.partitionwizard.com/free-partition-manager.html

Ele tem a versão paga, mas até onde me lembre o gerenciamento de partições é liberado na versão gratuita.

 

Mas faz certo tempo que não uso, acho que você vai ter que procurar algum vídeo explicativo caso tenha alguma dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalei dois programas de disco, o AOMEI Partition Assistant 8.10 e o MiniTool Partition Wizard sugerido. 

 

Aparentemente, o primeiro conseguiu apagar aquela partição no cartão SD.

aomei-s1.png.6519c751a5eb7eab7a3a95d901bf5d52.png

 

Mas agora fiquei com problemas diferentes.Tanto um quanto outro, além do Gerenciador de Disco do Windows, mostra que esse cartão tem uma parte com 16 MB indicada como Não alocado e outra parte (em exFAT) com 119,73 GB. E aqui entram a minha ignorância sobre esse tipo de operações e algumas disparidades dos programas:

- O MiniTool Partition Wizard diz que essa parte maior tem 59% usados.

- O AOMEI Partition Assistant diz que essa parte tem espaço usado de apenas 0,35%.

- O Gerenciador de Disco diz que ela tem espaço usado de 69,8 GB e 49,9 GB de espaço livre.

Ou seja, os números não batem...

Como esse cartão ficou com essa parte de 16 MB como Não alocado e a parte maior como Íntegro (partição primária), não sei o que fazer.

 

dskmng-1.png.14ef134501e4601a4cb4c858477b3c6c.png

 

Tentei achar em todos um jeito de mesclar essas duas partes mas não há essa opção. E quando tentei criar um novo volume simples nessa parte menor veio este aviso:

 

geren-01.png.a27469726c5f5990959ef19da1af2c62.png

 

Outra coisa importante: embora esses programas e o Gerenciador de Disco reconheçam a presença do cartão (via adaptador USB), ele não aparece no Explorador de Arquivos nem indicado na bandeja do sistema, como acontecia antes de eu usar esses programas. Tudo muito estranho...

Então só me resta continuar pedindo ajuda aqui.

ATUALIZAÇÂO

Coloquei o cartão de volta no tablet e continua tudo como estava antes... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Cesar de Freitas Henrique disse:

@Paultx Eu pensei que você estava tentando apagar todas as partições. Já que você já fez backup dos dados, e se você deletar esta partição maior também?

 

É exatamente isto que quero fazer: apagar tudo e/ou formatar o cartão. Depois colocar de volta no tablet para ver se este dispositivo reconhece o cartão como "zerado", como se fosse novo, e aí voltar a usar normalmente (gravando novos dados etc.).

 

Mas os programas e o Windows não conseguem fazer essa "limpeza total" do cartão. Alguma coisa está faltando ou no cartão ou nos programas que não está permitindo isso. Mas não sei o que pode ser...

Quer dizer, já usei com o Windows e esses programas formatar, apagar partição (delete), limpar partição (wipe)... e nada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paultx Cara, depois de todos esses testes que você mencionou, começo a achar que o cartão está com defeito.

A única coisa que eu conseguiria pensar além do defeito seria aquela chavinha de proteção contra escrito no adaptador do cartão, mas isso você já mencionou que não é. Então honestamente acho que algum programa que você passou deve ter bagunçado geral o cartão.

Teria também como testar com algum Linux Live, acho que seria seu último recurso ainda não testado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Cesar de Freitas Henrique disse:

@Paultx Cara, depois de todos esses testes que você mencionou, começo a achar que o cartão está com defeito.

A única coisa que eu conseguiria pensar além do defeito seria aquela chavinha de proteção contra escrito no adaptador do cartão, mas isso você já mencionou que não é. Então honestamente acho que algum programa que você passou deve ter bagunçado geral o cartão.

Teria também como testar com algum Linux Live, acho que seria seu último recurso ainda não testado. 


Alguma sugestão bem específica? Não sei quase nada de Linux. Grato agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paultx Confesso que sou péssimo em Linux. Mas essa ferramenta cria o pendrive bootável sozinho pra você:

https://www.linuxliveusb.com/download

Não me recordo qual versão usei da última vez (deve fazer uns 2 anos que usei isso...). Mas lembro que o nome da ferramenta do Linux que usei era a GParted.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!