Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação do Windows 10 no SSD


Ronald Esteban

Posts recomendados

Bom dia a todos! Tenho uma duvida referente a instalação e formatação do Windows utilizando o SSD WD Black SN750 Heatsink, 1TB, M.2 NVM.

Possuo 3 HDs, sendo 2 de 1TB e 1 HD de 4TB. Estou adquirindo um SSD para colocar meu sistema operacional e deixar os HDs para arquivos mais pesados.


1) No momento que estiver formatando e entrar na BIOS da placa-mãe, alterarei a opção de boot como prioridade o pendrive, pelo qual tem a mídia do Windows 10. Na BIOS também tem um opção onde mostra a sequencia de posições onde estão as unidades de armazenamento. No meu caso aparece assim:

Override de Boot

P1: WDC WD ( HD 1 TB) 
P0: WDC ( HD 1TB)
P3: WDC ( HD 4TB)
Windows Boot Manager ( P1: WDC ( HD 1TB)

Minha dúvida é: Na hora que estiver instalado o SSD WD Black SN750 Heatsink, 1TB, M.2 NVM na placa-mãe, tenho que alterar a posição do SSD para formatar e instalar da maneira correta o Windows 10 ?  Por exemplo P4: SSD WD Black SN750 ?

Tenho que alterar o Windows Boot Manager nas BIOS para o Windows ser instalado no SSD ? Pois pela posição que a BIOS está indicando, o Windows sempre será instalado no HD de 1TB que está na posição P1.


Em outras palavras, estou perguntando, se tenho que alterar o posição do SSD dentro da opção do Override de Boot, já que as outras unidades de armazenamento tem suas posições já classificadas dentro da Bios. Digo isso, pois como estarei instalando o Windows 10 no SSD, tenho medo do sistema colocar o SSD na posição P4 , e isso pode influenciar no desempenho de inicialização do Windows no SSD, certo ? Será que tenho que alterar o SSD para a posição P0 ou P1 ? Ou deixo na posição em que a BIOS deixar o SSD, por exemplo posição P5 ? Obrigado

2) Quando for criar a Mídia do Windows 10, pelo pendrive para dar boot, utilizarei o Rufus. Nesse programa tem uma opção chamada Esquema de partição GPT / Sistema de partição UEFI. Sempre usei essa configuração para instalar o Windows 10 pelo pendrive. Posso utilizar a mesma configuração para o SSD na hora de formatar para instalar o Windows 10 ? O esquema de partição para o SSD está certa ? Pois irei instalar o sistema operacional no SSD e utilizarei os HDs para arquivos secundários.

Logo abaixo tem a foto da configuração que estarei utilizando para criar um mídia para dar boot pelo pendrive, através do programa Rufus:
 

foto100.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Ronald Esteban disse:

Minha dúvida é: Na hora que estiver instalado o SSD WD Black SN750 Heatsink, 1TB, M.2 NVM na placa-mãe, tenho que alterar a posição do SSD para formatar e instalar da maneira correta o Windows 10 ?  Por exemplo P4: SSD WD Black SN750 ?

A posição dos dispositivos de boot é irrelevante, pois é o sistema, após instalado, que vai atribuir a posição final para cada unidade. O importante é que você não tenha nenhuma outra unidade de disco com o windows instalado presente, pois se tiver o sistema novo pode direcionar a partição de boot para esta unidade. Se isso ocorrer, você não poderá excluir o sistema da outra unidade sem afetar o boot da nova instalação. Sempre recomendo que, antes de instalar o sistema, você desconecte todas as demais unidades de disco presentes no sistema. 
 

14 minutos atrás, Ronald Esteban disse:

2) Quando for criar a Mídia do Windows 10, pelo pendrive para dar boot, utilizarei o Rufus. Nesse programa tem uma opção chamada Esquema de partição GPT / Sistema de partição UEFI. Sempre usei essa configuração para instalar o Windows 10 pelo pendrive. Posso utilizar a mesma configuração para o SSD na hora de formatar para instalar o Windows 10 ? O esquema de partição para o SSD está certa ? Pois irei instalar o sistema operacional no SSD e utilizarei os HDs para arquivos secundários.

Pode fazer isso com o Rufus, mas também pode fazer com a ferramenta própria da microsoft, que é gratuita e está disponível para download no site da própria: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

A ferramenta da Microsoft tem a vantagem de configurar seu pendrive corretamente sem necessidade de escolher qualquer opção, bem como de baixar na hora da criação da mídia versão mais recente do windows.

 

Só lembre de configurar corretamente a BIOS para fazer boot de sua mídia de instalação como UEFI, o resto parece estar certo.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ DodsBom dia. Muito obrigado mais uma vez, agradeço por compartilhar um pouco do seu conhecimento. Fico grato pelas informações, dessa maneira poderei instalar uma nova versão do Windows pela primeira vez, em um SSD, coisa pela qual nunca tinha feito antes. Estarei seguindo todas as instruções que você citou acima. Obrigado mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!