Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

WD My Cloud como HD interno.


Posts recomendados

Bom dia.

 

Estou com a seguinte duvida:

 

Tenho um WD My Cloud (NAS) de 3 TB, que quero utilizar como HD interno, estou fazendo cópia do conteúdo para a google drive. Ontem, para testar, desmontei o mesmo e coloquei para o windows 10 reconhecer,como HD externo, tenho adaptador, pois bem o windows não reconhece. No gerenciador do computador>gerenciador de discos, o HD aparece, está identificado, mas não há a possibilidade de fazer nada no mesmo, nem iniciar, nem formatar, nem alterar a letra do volume, não está atribuída nenhuma, por isso o windows não o reconhece, não há nada para fazer, todas as opções não podem ser acessadas. A informação que aparece é Disco Integro, 2,8TB de capacidade, e GPT. Tentei algo com o EASEUS, mas, só comprando. As perguntas:

 

Há alguma outra possibilidade de formatação?

Pelo Linux seria possível?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carlos muccioli Se houve dificuldade no acesso ao dispositivo, então seu adaptador provavelmente é o culpado. Se pretende usar o HD como HD interno, não faz sentido usar adaptador. Apenas remova o HD do case e instale ele dentro do gabinete como um HD comum, com cabo SATA de força e de dados. A interface é a mesma, o tipo de HD é o mesmo, é só instalar. A questão da fixação dele dentro do gabinete é a única questão que pode lhe trazer dificuldades, pois o correto seria usar um adaptador de baia 3.5" para 2.5", o que a maioria dos gabinetes não tem de fábrica. Quando muito eles tem pontos de instalação para SSDs, mas alguns desses podem ser nocivos para um HD 2.5" por manterem sua parte de baixo em contato direto com o metal do gabinete. SSDs não tem contatos expostos, mas HDs 2.5" tem. Como alternativa pode-se usar algum tipo de isolante entre o HD e o gabinete, assim como se faz em notebooks.

 

Enfim, não formate até instalar o HD diretamente na interface SATA. Se seu adaptador for realmente problemático, você pode acabar danificando esse HD. Falhas de interface em adaptadores de má qualidade são bem comuns, e essas falhas podem danificá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@carlos muccioli Se houve dificuldade no acesso ao dispositivo, então seu adaptador provavelmente é o culpado. Se pretende usar o HD como HD interno, não faz sentido usar adaptador. Apenas remova o HD do case e instale ele dentro do gabinete como um HD comum, com cabo SATA de força e de dados. A interface é a mesma, o tipo de HD é o mesmo, é só instalar. A questão da fixação dele dentro do gabinete é a única questão que pode lhe trazer dificuldades, pois o correto seria usar um adaptador de baia 3.5" para 2.5", o que a maioria dos gabinetes não tem de fábrica. Quando muito eles tem pontos de instalação para SSDs, mas alguns desses podem ser nocivos para um HD 2.5" por manterem sua parte de baixo em contato direto com o metal do gabinete. SSDs não tem contatos expostos, mas HDs 2.5" tem. Como alternativa pode-se usar algum tipo de isolante entre o HD e o gabinete, assim como se faz em notebooks.

 

Enfim, não formate até instalar o HD diretamente na interface SATA. Se seu adaptador for realmente problemático, você pode acabar danificando esse HD. Falhas de interface em adaptadores de má qualidade são bem comuns, e essas falhas podem danificá-lo.

Desculpe não ter explicado melhor, Instalei o HD apenas instalei o HD em um adaptador para testar para ver se o windows reconhecia, o que acontece com qualquer outro HD e SSD também, já usei assim para backup. Portanto, não sei se realmente o adaptador é o culpado, mesmo assim obrigado pela resposta, tentarei suas indicações assim que terminar o backup dos dados.

Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, carlos muccioli disse:

Desculpe não ter explicado melhor, Instalei o HD apenas instalei o HD em um adaptador para testar para ver se o windows reconhecia, o que acontece com qualquer outro HD e SSD também, já usei assim para backup. Portanto, não sei se realmente o adaptador é o culpado, mesmo assim obrigado pela resposta, tentarei suas indicações assim que terminar o backup dos dados.

Obrigado.

Adaptadores do tipo comumente apresentam problemas. Tente via porta SATA e veja o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Unidades My Book são formatadas em Ext4, Linux. Pode usar a unidade conectada via USB, usar diskpart via linha de comando para checar quais partições estão ativas e daí particionar para qual formato pretende, seja MBR ou GPT e daí usando NTFS ou outro formato que queira.

Um detalhe importante é saber se o disco está com saúde física (SMART) para uso: use o HD TUne ou Crystal Disk antes de avançar. Se há problemas com a unidade, o recomendável é descartar a unidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/09/2020 às 08:58, WOZ Dods disse:

Enfim, não formate até instalar o HD diretamente na interface SATA. Se seu adaptador for realmente problemático, você pode acabar danificando esse HD. Falhas de interface em adaptadores de má qualidade são bem comuns, e essas falhas podem danificá-lo.

 

@WOZ Dods, pois eu gostaria de entender sobre meu HD.

 

É um HD. Meu HD é muito antigo e veio dum computador portátil da marca Lenovo. Retirei-o e encaixei-o num case. Mas meu HD sofreu de defeito três vezes. A última vez foi ontem. Já executei o fsck, mas não foi solucionado.

 

Sempre deixei o HD externo plugado. Não tirei sem remover com segurança. Sempre plugado, ligo e desligo o computador.

 

Achas que a verdadeira causa desses defeitos pode ser adaptador e case? É possível evitar os danos, a corrupção e as falhas, utilizando sempre um adaptador e uma case?

 

As entradas de USD do meu gabiente utilizam USB 3.0. A saída de USB do cabo da case de um HD é 2.0.

 

Não só o HD, já aconteceu com um SSD m.2 externo (mas a saída de USB da case da marca Vinik é 3.0) e um adaptador USB Dual Drive da marca Multilaser com um micro-SD UHS de 32GB cuja entrada de USB é 2.0.

 

Todos esses armazenamentos estão em formato ext4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GustavoReis1989 Não entendo muito de linux e do formato que você usa, mas normalmente problemas do tipo se devem a defeito/incompatibilidade do case ou então por desgaste. Você já rodou software de diagnóstico (como o Crystaldiskinfo e o HDtune) para ver a saúde do HD? HDs tem vida útil média de 5 a 7 anos, sendo que se desgastam ainda mais rápido com transporte, trepidação e qualquer tipo de impacto (que são bem mais comuns quando ele é usado fora do computador).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!