Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte com e sem PFC jogam a mesma quantidade de energia?


Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Já fazem algumas semanas que estou pensando em fazer um upgrade na minha placa de vídeo para uma GTX 1650 super. Eu tenho pesquisado e descobri que a minha fonte thermaltake 450W na verdade não tem PFC ativo por ser uma fonte de 2006/2007. Comecei a procurar sobre como o PFC funciona e até agora não entendi muito bem nem como o PFC funciona e nem como o selo 80 Plus funciona. Minha dúvida é: as fontes sem PFC ativo de 450W, entrega 450W para o PC, ou ela puxa 450W da tomada? Pelo o que pesquisei, teoricamente toda fonte real de 450W entrega 450W para o PC, mas as que não tem PFC ativo acabam por puxar mais energia da tomada para suprir o superaquecimento delas. É isso mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RaphiaelGamer PFC ativo, basicamente é a tensão ser alterada automaticamente de 110V para 220V e vice-versa. Selo 80 plus é a eficiência da fonte, tabela abaixo:

image.png.67168af19d8d42f4276e96c2d3e9d8ec.png

se a fonte não possui PFC ativo ela nem sequer é 80 plus, eu recomendo trocar sua fonte, pois é um projeto muito antigo.

9 minutos atrás, RaphiaelGamer disse:

as fontes sem PFC ativo de 450W, entrega 450W para o PC, ou ela puxa 450W

as fontes que não sejam genéricas entregam os 450w, mas depende da eficiência dela para saber quanto ela puxa da tomada

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Yan_ disse:

as fontes que não sejam genéricas entregam os 450w

Minha fonte é uma fonte original da Thermaltake mesmo. sem muito problema nesse ponto, mas tem algo que eu não entendi:

 

3 minutos atrás, Yan_ disse:

se a fonte não possui PFC ativo ela nem sequer é 80 plus, eu recomendo trocar sua fonte, pois é um projeto muito antigo.

O fato do projeto dela ser muito antigo acaba fazendo ela ser mais perigosa de ser utilizada em hardwares mais modernos? Eu deveria deixar de comprar uma placa de vídeo melhor que a minha GTX 750 (pensando na 1650 super) para investir numa fonte melhor? eu ando meio enrolado de grana e por isso gosto de economizar em muitas coisas. Se eu tivesse que escolher entre comprar uma placa de vídeo ou uma fonte agora, qual deveria escolher?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, RaphiaelGamer disse:

O fato do projeto dela ser muito antigo acaba fazendo ela ser mais perigosa de ser utilizada em hardwares mais modernos?

não exatamente, apenas de que ela sendo mais antiga o projeto também é, ou seja, a construção dela vai ser mais simples se comparada a fontes de hoje em dia, há quanto tempo você tem ela?

 

5 minutos atrás, RaphiaelGamer disse:

Eu deveria deixar de comprar uma placa de vídeo melhor que a minha GTX 750 (pensando na 1650 super) para investir numa fonte melhor?

não, independente de ter um hardware mais fraco ou mais forte, sempre tem que ter uma fonte decente ( não que a sua seja indecente 

 

5 minutos atrás, RaphiaelGamer disse:

eu ando meio enrolado de grana e por isso gosto de economizar em muitas coisas.

o barato sai caro, não economize em fonte

 

6 minutos atrás, RaphiaelGamer disse:

Se eu tivesse que escolher entre comprar uma placa de vídeo ou uma fonte agora, qual deveria escolher?

bom, depende do seu orçamento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Yan_ disse:

a construção dela vai ser mais simples se comparada a fontes de hoje em dia, há quanto tempo você tem ela?

eu tenho ela desde 2014, mas ela era do meu pai desde 2010, se não me falha a memória. ela é uma thermaltake pp-450nl1nc.

 

3 minutos atrás, Yan_ disse:

independente de ter um hardware mais fraco ou mais forte, sempre tem que ter uma fonte decente

Concordo com você. Sou totalmente contra o uso das fontes "bomba". Fiquei desesperado ao saber que a minha não era a ideal para meu setup.

 

4 minutos atrás, Yan_ disse:

o barato sai caro, não economize em fonte

A minha fonte na época deve ter sido uns 200 reais, que convertido pra hoje deve dar quase uns 500. Então acho que o tempo de vida útil dela está se esvaindo.

5 minutos atrás, Yan_ disse:

bom, depende do seu orçamento

Meu orçamento é relativamente baixo. Seria cerca de 1300 reais para gastar com placa de vídeo ou com fonte (uma fonte de 1300 reais é algo que eu não quero kkkkkkk. Uma de 500~600 reais tá bom demais)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, RaphiaelGamer disse:

teoricamente toda fonte real de 450W entrega 450W para o PC

Não existe isso de fonte "real", toda fonte é real em matéria, você vê ela, sente o peso, manuseia, e pode até dar um tapa nela, pronto, isso é o mais real que chega.

 

Qualquer fonte que se diz real, entrega menos do que o rotulado por ser genérica.

 

Uma fonte de qualidade tem a capacidade de entregar mais do que o rotulado, pois tem qualidade e boa eficiência.

 

Além disso, uma fonte genérica dispensa energia em forma de calor, fazendo assim ela ter que consumir mais para passar o que o pc precisa.

 

A fonte boa consome menos e entrega mais, é totalmente o contrário da fonte vagabunda.

 

Eu tinha fonte vagabunda com um Pentium G620, a conta de luz era uns 150 as vezes, troquei para minha CX500, primeiro mês a conta caiu para em torno de 120 reais no máximo.

  • Curtir 4
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, RaphiaelGamer disse:

eu tenho ela desde 2014, mas ela era do meu pai desde 2010, se não me falha a memória. ela é uma thermaltake pp-450nl1nc.

mesmo sendo de boa qualidade, então ter pelo menos 9 anos de idade, velinha já, recomendo as seguintes opções:

PCYes Electro V2 450

PCYes Spark 400

Cooler Master MWE 450

CV450

VS450

XFX 450

Niddus 500

DA500

EVGA 450BR

EVGA 450BT

29 minutos atrás, RaphiaelGamer disse:

Concordo com você. Sou totalmente contra o uso das fontes "bomba". Fiquei desesperado ao saber que a minha não era a ideal para meu setup.

só esclarecer uma coisa: ela é de ótima qualidade, mas o tempo vai envelhecendo as peças, entende? Vai perdendo a capacidade

 

30 minutos atrás, RaphiaelGamer disse:

A minha fonte na época deve ter sido uns 200 reais, que convertido pra hoje deve dar quase uns 500. Então acho que o tempo de vida útil dela está se esvaindo.

eu tive sorte, comprei minha MWE por 389,90 ( há 1 mês atrás ) e fui olhar o preço agora: 500 reais!!

 

31 minutos atrás, RaphiaelGamer disse:

Meu orçamento é relativamente baixo. Seria cerca de 1300 reais para gastar com placa de vídeo ou com fonte (uma fonte de 1300 reais é algo que eu não quero kkkkkkk. Uma de 500~600 reais tá bom demais)

recomendo pegar a fonte primeiro e juntar uma grana para a VGA ( RX 580,  5500XT, 1650 Super, etc )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
1 hora atrás, RaphiaelGamer disse:

Já fazem algumas semanas que estou pensando em fazer um upgrade na minha placa de vídeo para uma GTX 1650 super. Eu tenho pesquisado e descobri que a minha fonte thermaltake 450W na verdade não tem PFC ativo por ser uma fonte de 2006/2007. Comecei a procurar sobre como o PFC funciona e até agora não entendi muito bem nem como o PFC funciona e nem como o selo 80 Plus funciona. Minha dúvida é: as fontes sem PFC ativo de 450W, entrega 450W para o PC, ou ela puxa 450W da tomada? Pelo o que pesquisei, teoricamente toda fonte real de 450W entrega 450W para o PC, mas as que não tem PFC ativo acabam por puxar mais energia da tomada para suprir o superaquecimento delas. É isso mesmo?

1- O selo 80plus é uma certificação de que aquela fonte consegue "comprovadamente" aproveitar pelo menos 80% da energia da tomada (ou seja, quanto maior a eficiência, menos desperdício de energia).

Porém, o selo 80plus hoje em não quer dizer NADA, sendo que é um erro gravíssimo você se basear nele para adquirir uma fonte pois existem modelos que são certificados e mesmo assim em testes não conseguiram atingir a eficiência rotulada (e se mostraram verdadeiras bombas).

 

Leia aqui para entender de uma forma mais resumida o que é o PFC ativo:

https://www.oficinadanet.com.br/post/18367-o-que-e-pfc-ativo

 

E leia este artigo também:

 

2- JAMAIS se baseie somente na potência rotulada pela fonte. Existem modelos de 500w por exemplo que explodiram ao atingir menos do que isso, pois eram verdadeiras bombas mal projetadas que não entregam o que prometem, e isso vale tanto para fontes PFC Ativo quanto sem.

 

3- A fonte "entrega 450W", ta, idai? É a mesma coisa que eu falar que "eu te vendo um carro, ele tem quatro rodas" dai você chega lá pra comprar o carro e é uma réplica do carro dos flintstones. Olhar só para a potência de uma fonte (como se isso por si só quisesse dizer algo) é a mesma coisa que olhar para um carro só pela quantidade de rodas.

 

4- Todas as fontes irão puxar um valor X da tomada, a eficiência irá dizer o quanto dessa energia será aproveitada (você deseja que ela seja o mais aproveitada possível), o resto será transformado em calor (lembrando que quanto mais energia a fonte desperdiça, mais calor ela gera, e maior vai ser sua conta de luz).

 

5- NÃO EXISTE fonte "real".

JAMAIS escolha uma fonte pelo rótulo "gamer" (fontes devem ser de qualidade em TODAS as ocasiões e não só para "gamers"), pelo rótulo "potência real/watts reais" (isso não existe, do contrário, existiram também "wats irreais", "racionais", "irracionais", "naturais", "inteiros", etc.) e muito menos escolha uma fonte só pela sua potência e/ou pelo selo 80plus, pois existem modelos com essa certificação que em testes além de não atingirem a eficiência rotulada, se mostraram verdadeiras bombas. SEMPRE pergunte para quem entende do assunto (ou vá em fóruns como aqui mesmo) a respeito de determinada fonte, pois do contrário você estará correndo o sério risco de adquirir uma bomba que irá prejudicar o bom funcionamento do seu PC.

Veja estes vídeos para entender um pouco mais sobre o assunto:

 

 

 

 

 

1 hora atrás, RaphiaelGamer disse:

mas as que não tem PFC ativo acabam por puxar mais energia da tomada para suprir o superaquecimento delas. É isso mesmo?

 

Totalmente equivocado, pois qual seria a lógica da fonte puxar mais energia para "suprir o superaquecimento" sendo que ao fazer isso ela estaria aquecendo mais?

 

Edit:

Leia este excelente artigo também:

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se as duas fontes se comprometem em entregar a mesma potência real para o computador, a fonte sem circuitos dedicados para corrigir o fator de potência demandará maior potência aparente da sua rede elétrica do que a que possui tal recurso.

Mesmo que considere apenas a potência real, a eficiência das fontes sempre será abaixo de 100%, logo mesmo uma fonte que possua o PFC ativo consumirá mais potência do que entrega. A certificação 80 Plus classifica as fontes de acordo com a sua eficiência, a razão entre a potência aferida na saída da fonte e a aferida na entrada.

 

Entretanto, os testes realizados para uma fonte ser classificada no 80 Plus não representam um ambiente próximo ao real, principalmente em relação a temperatura de teste, por volta dos 25 °C, abaixo da temperatura ambiente de muitos lugares no mundo. Como os componentes eletrônicos têm seu comportamento afetado pela temperatura, é perfeitamente possível que uma fonte verificada pelos testes 80 Plus padrões não apresente a eficiência indicada ou nem consiga suprir a potência prometida em uma situação real, com temperatura ambiente acima dos 50 ºC em um gabinete.

 

Protocolo de teste 80 Plus

https://www.plugloadsolutions.com/docs/collatrl/print/Generalized_Internal_Power_Supply_Efficiency_Test_Protocol_R6.7.1.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!