Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vou instalar um ssd mas não tenho experiência


Posts recomendados

Se você quer colocar seu HD como secundário e o SSD primário, primeiramente terá que mudar na bios a ordem de boot e depois instalar o windows no ssd e dependendo, o hd automaticamente é conhecido como secundário.

 

Após instalar o windows, será necessário instalar o driver de rede (pode baixar no celular e passar por um cabo USB para o computador) e depois você instala o restante dos driver direto do seu navegador.

 

Existe programas para atualizar todos os driver como o Driver Booster, Slim Driver entre outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - O mais fácil é clonar o disco, se seu ssd for de tamanho maior ou igual ao hd, caso não, vá para o 2.

 

2 - Baixe a imagem do windows com o windows media creation tool 

https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

Execute a ferramenta, quando perguntar, marque criar media de instalação, ao terminar, baixe o rufus

https://rufus.ie/pt_BR.html

3 - Com um pendrive, no mínimo de 8GB, coloque-o em uma porta USB.

4 - Execute o rufus, ele deve reconhecer a ISO já, se não selecione no local onde você gravou no pc.

5 - Escolha MBR em Partition Scheme e NTFS em File system.

6 Desconecte o hd e conecte  o ssd. Com o pendrive na porta usb ligue o pc e entre na bios coloque o pendrive como primeira opção de boot, salve usando F10.

7 - Ligue o pc, ao iniciar ele vai pedir para instalar o windows, 'Instalar agora'. Selecione o local, sua ssd. Siga os procedimentos.

8 - Ao terminar, o pc vai reiniciar, entre na bios novamente e mude a opção de boot para seu ssd, F10 para salvar. Reinicie.

9 - Siga os procedimentos iniciais, registre o windows com a chave, ou se estiver vinculado a sua conta microsoft, já irá registrar automaticamente.

10 - Por fim, conequete o hd antigo, você com certeza deve ter outro cabo para isso no pc, e recupere seus arquivos, ou use no próprio hd como secundário. 

 

Não é recomendável a utilização de programas para atualizar drives. O windows 10 irá reconhecer a grande maioria deles. Para atualizar vá no fabricante da sua placa em primeiro lugar, depois vá para atualizar coisas especificas, impressora por exemplo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carlos muccioli valeu pela dica cara, meu ssd vai chega amanhã e eu ainda tenho dúvidas.

por exemplo, comprei um ssd de 120gb e vou querer usar ele apenas para rodar o windows, pois ja possuo um hd de 1tb.

fazendo tudo isso que você explicou vai dar certo ? tipo, se o ssd ja estiver como principal, é só entrar no meu computador e achar a unidade de disco que está meu hd e acessar os meus arquivos?

Os drivers de placa-mãe, video etc irão ser reconhecidos pelo pc ja?

Aah, só mais uma dúvida, meu windows não esta ativado, vai dar ruim para eu clonar no meu ssd?

Se puder me ajudar agradeço muito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, carlos muccioli disse:

1 - O mais fácil é clonar o disco, se seu ssd for de tamanho maior ou igual ao hd, caso não, vá para o 2.

 

2 - Baixe a imagem do windows com o windows media creation tool 

https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

Execute a ferramenta, quando perguntar, marque criar media de instalação, ao terminar, baixe o rufus

https://rufus.ie/pt_BR.html

3 - Com um pendrive, no mínimo de 8GB, coloque-o em uma porta USB.

4 - Execute o rufus, ele deve reconhecer a ISO já, se não selecione no local onde você gravou no pc.

5 - Escolha MBR em Partition Scheme e NTFS em File system.

6 Desconecte o hd e conecte  o ssd. Com o pendrive na porta usb ligue o pc e entre na bios coloque o pendrive como primeira opção de boot, salve usando F10.

7 - Ligue o pc, ao iniciar ele vai pedir para instalar o windows, 'Instalar agora'. Selecione o local, sua ssd. Siga os procedimentos.

8 - Ao terminar, o pc vai reiniciar, entre na bios novamente e mude a opção de boot para seu ssd, F10 para salvar. Reinicie.

9 - Siga os procedimentos iniciais, registre o windows com a chave, ou se estiver vinculado a sua conta microsoft, já irá registrar automaticamente.

10 - Por fim, conequete o hd antigo, você com certeza deve ter outro cabo para isso no pc, e recupere seus arquivos, ou use no próprio hd como secundário. 

 

Não é recomendável a utilização de programas para atualizar drives. O windows 10 irá reconhecer a grande maioria deles. Para atualizar vá no fabricante da sua placa em primeiro lugar, depois vá para atualizar coisas especificas, impressora por exemplo.

Mais no caso, eu não terei que formatar o windows, e sim instalar um novo no meu ssd, mais prejudicaria algo?  e depois que eu conectar o meu HD, ele vai ser reconhecido como secundário sozinho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Malvadinho10 disse:

Mais no caso, eu não terei que formatar o windows, e sim instalar um novo no meu ssd, mais prejudicaria algo?  e depois que eu conectar o meu HD, ele vai ser reconhecido como secundário sozinho?

Se você formatar o hd também será uma nova instalação, pois o windows será apagado. Ai para dar boot precisa do pendrive.

 

Sim, quando conectar seu hd ele vai ser reconhecido como secundário, só precisa colocar na bios o ssd para primário.

@Leonardo96 Sim, vai dar certo o processo. Sim se o ssd já estiver como primário é só entrar no seu hd e salvar os arquivos. Lembre que se você for instalar qualquer programa, jogo ou outra coisa, terá que direcionar para o hd, caso contrario será instalado no ssd. Sim, o windows irá reconhecer os drivers, alguns serão genéricos, mas irão funcionar, o passo seguinte é buscar os drivers no site do fabricante da placa.

Não você não poderá clonar o hd para o ssd, pois o tamanho deles são diferentes. O windows não ativado não interfere no processo, desde que o hd e ssd sejam do mesmo tamanho, a clonagem ocorre normal. Exemplo você pode clonar um ssd de 120GB para um hd de 1T, o contrário não é possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, carlos muccioli disse:

Se você formatar o hd também será uma nova instalação, pois o windows será apagado. Ai para dar boot precisa do pendrive.

 

Sim, quando conectar seu hd ele vai ser reconhecido como secundário, só precisa colocar na bios o ssd para primário.

@Leonardo96 Sim, vai dar certo o processo. Sim se o ssd já estiver como primário é só entrar no seu hd e salvar os arquivos. Lembre que se você for instalar qualquer programa, jogo ou outra coisa, terá que direcionar para o hd, caso contrario será instalado no ssd. Sim, o windows irá reconhecer os drivers, alguns serão genéricos, mas irão funcionar, o passo seguinte é buscar os drivers no site do fabricante da placa.

Não você não poderá clonar o hd para o ssd, pois o tamanho deles são diferentes. O windows não ativado não interfere no processo, desde que o hd e ssd sejam do mesmo tamanho, a clonagem ocorre normal. Exemplo você pode clonar um ssd de 120GB para um hd de 1T, o contrário não é possível.

mesmo se meu HD estiver usando seilá 500gigas e meu ssd for de 536 por exemplo, mais ainda sim meu hd é de 1T, não daria pra clonar o windows?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Malvadinho10 disse:

mesmo se meu HD estiver usando seilá 500gigas e meu ssd for de 536 por exemplo, mais ainda sim meu hd é de 1T, não daria pra clonar o windows?

 

Não.

12 horas atrás, Leonardo96 disse:

@carlos muccioli beleza cara, vou tentar aqui quando chegar, até parece fácil mas eu duvido que é kkkkk

você sabe se tem algum vídeo fazendo esse procedimento? Eu procurei no YouTube e só achei o jeito de transferir os arquivos do HD pro SSD. Valeu!!

Não conheço nenhum vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carlos muccioli Opa beleza? Queria te agradecer aqui pela explicação bem detalhada, consegui instalar o ssd direitinho! O único problema é que meu ssd é de 120gb, pequeno para quem instala jogos e tal. Eu tinha como objetivo comprar esse ssd apenas para rodar o Windows e usar o HD para armazenar e executar os jogos pelo ssd. É possível isso? porque eu tentei puxar alguns jogos pro ssd e deu erro... Tem algum jeito? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!