Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Memória de programa externa para o AT89S52


Ir à solução Resolvido por Maria Cristina Oliveira,

Posts recomendados

Oi:

 

Alguém saberia como usar a memória de programa externa no AT89S52?

Pesquisei na internet e não achei explicações satisfatórias...

 

Pode endereçar até 64 kbytes de memória de
programa externa (normalmente algum tipo de ROM);

Memória de Programa:
– Após o reset, o 8051 busca a primeira instrução no
endereço 0000h;
– Este endereço poderá ser da memória de programa
interna ou da memória de programa externa;
● Se EA for igual a 1, o 8051 busca a instrução na
memória interna;
● Se EA for igual a 0, o 8051 busca a instrução na
memória externa.


EXTERNAL ACCESS: Quando em nível lógico 1, as
instruções da memória de programa interna são
executadas. Quando em nível lógico 0, todas as
instruções são buscadas na memória de programa
externa. No caso do 8031 este terminal deve sempre
estar em nível lógico 0.

 

-Eu posso usar a eeprom 24C02C como memória de program externa?

-Se eu colocar 0 no pino EA, na hora de gravar o arquivo *.hex, a gravação será feita na memória externa?

-Como exatamente eu uso esse pino (PSEN barrado) ?

 

PROGRAM STORE ENABLE: Habilita o acesso à
memória de programa externa durante a busca de
instruções. Permanece em nível lógico 1 durante o
acesso da memória de programa interna.

 

-O que isso quer dizer?

O 8051 pode acessar até 64 kbytes de memória de
dados externa, mas esta memória não pode ser usada
como pilha;

 

Se alguém tiver "intimidade" com o AT89S52 e puder me ajudar, eu agradeço! :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De memória...

EA em 0: ignora o que estiver na flash interna e executa a partir da externa. PROM, EPROM, EEPROM, FLASHEPROM e etc. Pra esta façanha você deve conectar direitinho os dados e endereços. Geralmente tem um 74xx latch buffer qualquer que separa o dado e endereço. Ou seja, apesar de ter flash interna ele age como um 80c32 p.ex.

schema.gif

 

47 minutos atrás, Maria Cristina Oliveira disse:

eeprom 24C02C como memória de program externa?

De forma direta, não.. só como dados mesmo.

 

47 minutos atrás, Maria Cristina Oliveira disse:

Se eu colocar 0 no pino EA, na hora de gravar o arquivo *.hex, a gravação será feita na memória externa?

Não. A memória de programa externa é um capítulo a parte.

 

47 minutos atrás, Maria Cristina Oliveira disse:

PROGRAM STORE ENABLE: Habilita o acesso à
memória de programa externa durante a busca de
instruções.

Olha no esquema: é um sinal controlado pelo hw quando há memória e condição pra "buscar o que fazer la fora" (EA=0)

 

47 minutos atrás, Maria Cristina Oliveira disse:

-O que isso quer dizer?

O 8051 pode acessar até 64 kbytes de memória de
dados externa, mas esta memória não pode ser usada
como pilha;

Significa que ele tem 16 bits de endereço (sendo que os 8 primeiros são compartilhados com os 8 bits de dados). A RAM geralmente está no topo dos endereços. Perceba A15 no chip select do 62256 ou seja, de 0 a 32767 é programa. De 32768 a 65535 é RAM (na topologia acima)

Pilha é algo como onde ele guarda o endereço de retorno de funções e etc. O sistema (hw) prefere usar os registros internos mesmo.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@if. Obrigada! :(

Achei que seria fácil e viável conectar minha EEPROM 24C02C no meu AT89S52  e colocar (nos dois) 10K de programação ( já que nessa eeprom só cabe 2k). 

O "caldo fica mais caro que o frango", devo me conformar com essa limitação do AT89S52. (suspiro!)

 

:cry:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 minutos atrás, Maria Cristina Oliveira disse:

 EEPROM 24C02C no meu AT89S52  e colocar (nos dois) 10K de programação

Afff... só queria saber se a e2prom i2c funciona como memória de programa? Não né... E me fez gastar neurônios pra voltar ao passado pra lembrar aquilo tudo?! Fala sério!😠!  Bem pelo menos dei uma lustrada no tico e teco 😁

Pra mais memória, já que se apaixonou pelo velhinho 51, considere um 89s8253 ou 89c55 (este só com programador: não grava serial) .

abç

  • Curtir 1
  • Amei 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@if. Desculpa...

Dos 86 bilhões de neurônios que o cérebro humano tem, sobrou bastante...  :D

Estava tentando ser prática, já que eu tenho nas mãos esses componentes. Quis "fazer uma limonada", sei que esse uC está desatualizado. Se eu precisar mesmo de mais memória de programa, tenho os Pics. Mas darei uma olhada nesses que você recomendou...

12 minutos atrás, if. disse:

89s8253 ou 89c55

 

De novo, agradeço a ajuda! 

 

 

 

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maria Cristina Oliveira ,

 

Antes de ver os Pics, sugiro os Atmega ... por exemplo um Atmega328 te dá 32k de programa e 2K de RAM, com mais uns 512 bytes de EEPROM, fora um monte de hardware adicional, e você ainda pode usar a IDE do Arduíno se quiser .

 

Ou extrapole de uma vez e vá de Atmega2560 : 256K de programa e 16K de RAM, mais um montão de pino de I/O e hardwares internos de sobra, rodando a 16 Mhz.

 

Para brincar com tudo isso, basta comprar um simples Arduíno !

 

Enfim... não ligue para a @if.... a idade chega para todos nós, somos quase fósseis aqui .... somos saudosos de válvulas, de 8080, transistores.... enfim estamos deslocados uns 40 anos de nossa época Áurea ! 
 

Até que ela foi extremamente educada com você ..... kkkkk

 

Paulo

4 horas atrás, Maria Cristina Oliveira disse:

@if. Obrigada! :(

Achei que seria fácil e viável conectar minha EEPROM 24C02C no meu AT89S52  e colocar (nos dois) 10K de programação ( já que nessa eeprom só cabe 2k). 

O "caldo fica mais caro que o frango", devo me conformar com essa limitação do AT89S52. (suspiro!)

 

:cry:


O problema é que tem de ser uma ROM ou EPROM... acesso paralelo de dados e endereçamento. As EEproms são seriais, aí não rola.

 

Paulo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, aphawk disse:

um Atmega328 te dá 32k de programa e 2K de RAM,

Eu ia falar dum arm stm32, 32bits, 64K a uma fração do preço do avr e etc mas nem vou 😁

Além do + não tem como concorrer a mc com custo zero que você tem

13 horas atrás, Maria Cristina Oliveira disse:

já que eu tenho nas mãos esses componentes.

😄

 

Olha o peixe!!

Também tenho alguns 51's (inclusive o 8253), pics, displays, placas perfuradas e etc que acumulo de amostras, descartes, excessos de compra e afins. Em breve intenciono dispor a preço simbólico via m.l. ou do gênero. A ideia é contribuir (de boa intenção o inferno tá cheio kk) com a evolução humana e pessoal de quem tem afinidade com o ramo, tem hormônios à flor da pele, não tem muito recurso pra investir. Me faz lembrar o passado quando via aqueles catálogos do Instituto Monitor e Ocidental Schools e brilhava os olhos naqueles experimentos que mostravam.

1951.pngPag27.jpg

Saudade não tem idade 😢🙂

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@if. Oi:

Agradeço a tua ajuda!

Infelizmente não vivi essa época, mas estou aprendendo com os "sobreviventes" (AT89S52) e com o pic 16f913 (mais moderno). Quanto à esses uC citados

7 horas atrás, if. disse:

Eu ia falar dum arm stm32, 32bits, 64K a uma fração do preço do avr e etc mas nem vou 😁

eu ainda não conheço. Me parece bastante complexos, acho que eu não tenho cabeça para lidar com eles...:( 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maria Cristina Oliveira ,

 

Sempre fique no ambiente que você conheça bem. Eu faço isto faz um bom tempo, sei que a tecnologia evoluiu muito em 10 anos, existem microcontroladores bem mais possantes e mais baratos, mas não no formato DIP que eu ainda consigo enxergar e soldar kkkkkk  então continuo nos Atmegas e Attiny.

 

Tenho vários produtos desenvolvidos com um velho e bom Atmega328P, desde 2011 uso ele no formato DIP mesmo, onde consigo vender esses produtos por várias vezes o custo total dele, e não não me incomodo de pagar R$ 12,50 hoje neles. O fato de me sentir muito confortável com eles e saber utilizar muito bem tudo o que tem dentro dele facilita muito o desenvolvimento do software, ganho muito tempo no Debug com o velho e fantástico Proteus, consigo ligar  hardwares externos REAIS via portas seriais para interagir com a minha simulação no Proteus, e assim  crio um novo produto em menos de uma semana. Mando fazer as placas na China, pago caro pelo frete, mas em 1 semana as placas estão aqui, aí é só fazer a caixa, a mecânica ainda não é tão rápida como eu gostaria, mas posso dizer que eu crio o produto inteiro em cerca de 45 dias e já coloco no mercado.

 

Não vá apenas no custo dos microcontroladores ... a menos que você pretenda vendar centenas ou milhares de peças !

Tente sempre usar aquilo que você conhece ok ?

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
17 horas atrás, if. disse:

Também tenho alguns 51's (inclusive o 8253)

 

Atualize-se como vendedora, e não tarde em nos mandar logo alguma isca digital. O link para um tutorial de digestão leve cairia bem.

 

9 horas atrás, aphawk disse:

posso dizer que eu crio o produto inteiro em cerca de 45 dias e já coloco no mercado

 

Como os conheço? Os clientes são sempre particulares (encomenda)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

Eu exploro dois nichos de mercado, um deles são quase sempre os mesmos clientes, espalhadas pelo Brasil longe das grandes cidades. Neste mercado atuo faz um bom tempo, 7 anos. Rentabilidade é de cerca de 200% mas tem upgrades para serem feitos conforme a necessidade individual e isto rende mais ao longo do tempo do que a venda em sí.

 

Outro nicho tenho como clientes pessoas físicas, com indicação boca a boca. Este é novo, mas com rentabilidade muito boa, retorno de investimento chega a 400% por não ter similares no Brasil, e o que existe no mundo não tem os recursos que eu coloquei, além de custarem aqui mais que o dobro dos meus .

 

Espero que entenda o porque não mostro aqui kkkkk tem muita gente que iria ver a chance ...

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, aphawk disse:

Espero que entenda o porque não mostro aqui kkkkk tem muita gente que iria ver a chance ...

 

Minha pergunta foi a manifestação de uma curiosidade sobre a possível existência de uma vitrine ou portefólio. Um site de vendas, um perfil no Mercado Livre, algo do gênero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

Posso lhe adiantar sobre o primeiro nicho : eu analiso dezenas de Leds e envio relatórios em tempo real sobre eles... cada aparelho envia relatórios seriais para um concentrador e este concentrador informa o responsável sobre a situação de cada um dos Leds.

 

A ideia é bem simples, mas agiliza uma barbaridade a resolução de problemas de meus clientes.

 

Paulo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

Exatamente !

 

Se eu anunciar isso em algum lugar, alguém vai ver que a ideia é muito simples e podem copiar !

Hoje não tenho concorrente nenhum, prefiro continuar assim.

 

Nao quero vender dezenas a cada mês, bastam algumas e eu já fico satisfeito. A alteração dos firmwares de vários deles complementa o que eu preciso.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!