Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre a pulseira anti estática com Jacarézinho


Posts recomendados

@Alisson Lara Da Silva No próprio gabinete ou em qualquer objeto de metal grande. Uma porta de metal, uma prateleira, etc. Todo corpo de metal vai equalizar a estática com seu corpo e deixará a sua a níveis seguros. Se sua casa tiver aterramento, aí conectar a fonte à tomada e a pulseira à grelha de metal dela também é uma boa opção. Pessoalmente eu acho desnecessário usar a pulseira a menos que você tenha piso que gere estática (carpete ou cerâmica). No geral basta se você descarregar o excesso entrando em contato com um objeto de metal de grande massa por alguns segundos e manusear as peças do computador sem tocar nos componentes delas ou nas trilhas desnecessariamente. Via de regra, mesmo com pulseira você deve tomar esses cuidados, então eu acho redundante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alisson Lara Da Silva Quando você pergunta sobre pulseira anti estática eu presumo imediatamente que você esteja fazendo manutenção em um computador (ou montagem), pois em nenhuma outra situação é necessário usa-la. Se você está fazendo manutenção ou montando um computador, eu imagino que deva ter um gabinete bem próximo de você. Seria este o caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alisson Lara Da Silva @WOZ DodsVocê tem que conectar em qualquer metal aterrado.Você pode conectar o jacarezinho no gabinete se ele estiver conectado a tomada e esta ter aterramento. Se não não adianta..

Lembrando que os componentes atuais já vem com uma camada contra a estática.. e se você morar em um ambiente úmido,essa pulseira é praticamente um placebo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shanks. A questão de equalização de carga estática é válida para qualquer objeto de metal com massa considerável. A carga estática do seu corpo será equalizada, não eliminada, com a do objeto. Como corpos de metal não acumulam carga estática, então a sua carga ficará baixa o bastante para ser seguro. A questão do aterramento é para zerar (ou quase, pois se bem entendo até o chão tem uma carga estática ínfima) a carga do corpo. No geral não considero necessário tamanho preciosismo se a pessoa tiver o mínimo de cuidado no manuseio, mas cada um com seu cada qual.

Muitos e muitos anos atrás nossos componentes eram extremamente delicados (e caros, mais importante), então todo o cuidado era pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Mas a questão é, se o objeto metálico não estiver aterrado, a estática não irá se dissipar. Veja o artigo do Gabriel Torres sobre isso:

Citação

Para o técnico, há uma terceira finalidade: a descarga de eletricidade estática do corpo (para isso, o técnico deve estar usando uma pulseira e uma manta aterradas em sua bancada; alternativamente ele pode descarregar a eletricidade estática encostando a mão na carcaça do gabinete desde que o cabo de força da fonte esteja conectado a uma tomada aterrada). 

Tambem acho preciosismo.. mas já que o rapaz comprou a pulseira, ligar o jacarézinho em um gabinete sem estar aterrado não iria adiantar nada..

Aliás, se o rapaz mora em um ambiente umido, o proprio ar já irá descarregar elas ao terra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Alisson Lara Da Silva disse:

Mas tipo, eu vou limpar praticamente tudo, principalmente a fonte que tem muita poeira dentro, como vou ligar o Gabinete em uma tomada?

Então amigo, você não precisa dessa pulseirinha.. se ela não estiver conectada a o terra não adianta. Eu mexo com manutenção a um bom tempo, e nunca tive problemas com estática, não se preocupe com isso.. já é coisa do passado.

Sobre a fonte, você tem que esperar algumas horas para abrir ela, mesmo após o desligamento, os capacitores continuam carregados ( Principalmente o da primaria, o grandão). Se você abrir a fonte com os capacitores carregados, você vai tomar um belo choque.

13 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Já li isso do Gabriel. Estou falando o que eu conversei com um professor de física. 

Achei um artigo sobre o assunto: https://www.jespear.com/bonding-grounding-controlling-static-electricity/

Só explica superficialmente. Tenho que achar um mais específico depois

Sei, esse lance de estática é "polêmico" e complicado  mesmo.. quantas vezes eu mesmo já fiz isso e achei que estava seguro da estática..

o que o Faller disse sobre isso:

Citação

Já vi muita gente boa ligar a pulseira no gabinete do PC sendo que esse desligado da tomada que nem se sabe se tem aterramento ou não. Ai não adianta de nada...

Abraço...

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shanks. Entendo. São questões diferentes você querer descarregar a estática e querer equilibrá-la, que é o que eu faço, e me apoio na física para isso. Como não trabalho com microeletrônica, acredito que não corro o risco de descobrir que isso é insuficiente para o que faço. E não é nem desleixo, tenho uma barra de metal chumbada na parede debaixo da minha bancada na qual fico em contato constante. Antes dessa bancada usava uma mesa de metal. Como mandar aterrar as tomadas do apartamento nunca foi uma opção, é o melhor que eu posso fazer para equalizar minha carga estática e evitar riscos desnecessários, sendo que é dentro dessa perspectiva realista que eu aconselho os outros. 
Fico pasmo quando vejo o pessoal falando: ah, mas você só estará descarregando a estática corretamente com aterramento xyz... Mas e aí, a pessoa vai tirar um aterramento de onde de hoje para amanhã, sendo que precisa consertar o PC hoje? Ela sequer tem grana para investir num aterramento bem feito e redimensionamento da instalação elétrica da casa inteira?
Ah, beleza, pelo menos foi dito o certo. Mas então deixa-se a pessoa sem qualquer outra perspectiva mínima de cuidado? E falar que equalizar a carga estática com um corpo de metal não vai reduzir as chances de uma descarga e danos ao equipamento é surreal!!!

Entende meu ponto de vista? O rapaz não vai invocar um aterramento das trevas, e se algum dia for tê-lo isso será depois de trabalho e investimento. Se ele precisa fazer manutenção de computadores para trabalhar, para ter dinheiro para investir, onde o deixamos com o preciosismo? 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alisson Lara Da Silva Limpeza eu faço com aspirador de pó. Só precisa remover o grosso da sujeira, não precisa limpar cada centímetro de cada componente a menos que seja realmente necessário desmontar o PC inteiro. Cooler de CPU eu costumo desmontar se tiver acúmulo de poeira, pois as placas de alumínio acumulam uma enorme quantidade de poeira entre elas. Para retirar essa poeira só com escova seca em um ambiente adequado (use máscara para não adoecer com esse excesso de poeira). Em minha casa eu levo o dissipador ao tanque, usando máscara, e escovo sobre ele até sair toda a poeira. Mesmo depois disso ainda sobra alguma poeira residual, mas o aspirador remove ela facilmente depois da escova. Se demasiadamente sujo, borrifo isopropanol algumas vezes para escorrer o excesso de poeira (você compra ótimos borrifadores em lojas de essências). Isopropanol custa 17 a 23 reais o litro (se comprar pela internet, mas antes da pandemia custava bem menos). Use sem moderação.

Placa-mãe eu não recomendo que escove ou use pincel a menos que seja realmente necessário. Abrasão sobre os componentes, especialmente em um PC antigo e surrado, pode ocasionar falhas depois. Placa de vídeo e memórias seguem o mesmo critério, apesar de que em GPUs eu removo a carenagem e escovo e aspiro as aletas de alumínio assim como faço no cooler da CPU.

 

Memórias, décadas atrás, eram limpas com borracha por falta de recurso. Não faça isso se puder evitar. Use um papel absorvente e isopropanol, que é ferramenta básica de manutenção séria, mas limpe somente os contatos. Para os chips de memória use um soprador ou ar comprimido.

 

HDDs, SSDs, cabos da fonte e a fonte em si (a menos que ela tenha acumulado muita poeira por dentro) precisam apenas do aspirador de pó ou soprador. O importante é remover o acúmulo de poeira, não se preocupe com a camada fina, pois ela vai retornar ao componente em poucos dias de uso e removê-la acarreta em riscos de danos aos componentes se você não tiver prática para tanto (pratique com seus próprios componentes, não com os de clientes).

 

As placas de metal do gabinete demandam a ferramenta que for mais conveniente para você. Pode ser soprador, aspirador, papel absorvente com isopropanol, etc. Pessoalmente eu aspiro e depois limpo com papel absorvente+isopropanol se necessário. O painel frontal requer cuidado especial, pois se tiver filtros de espuma (muito comuns) você vai ter que tirar um por um e usar soprador para limpar, ou lavar e deixar secar, vai do seu critério e tempo disponível (secar leva pelo menos umas 12 horas em ambiente arejado).

 

No geral a maioria dos gabinetes atuais não vai ter acúmulo extremo de poeira, apenas gabinetes antigos ou de má qualidade (tenha isso sempre em mente quando for montar PCs para seus clientes, pois eles vão voltar para você limpar depois, então escolha gabinetes FILTRADOS sempre). Alguns casos vão requerer mais atenção que outros, mas no geral uma boa limpeza de gabinete não deve demorar mais que uma hora se você estiver acostumado com a desmontagem de todos os componentes. Sempre que remover o cooler da CPU, remova também a pasta térmica antiga com papel absorvente+isopropanol e aplique uma nova pasta. Tenha uma pasta de qualidade disponível no seu arsenal de ferramentas. A MX-4 é comercializada em seringas de 30 gr, e esse volume dura uma vida. Só remova o cooler da CPU completamente se precisar realmente de limpeza ou se estiver com temperaturas acima de 60º em um gabinete bem ventilado. No geral, a pasta térmica original dura a vida útil do produto e não precisa ser substituída regularmente (ao contrário do que ocorria com pastas térmicas antigas, que ressecavam e perdiam sua condutividade térmica, isso há 15, 20 anos atrás).

 

Cobre pela manutenção preventiva. Eu só não cobro dos clientes de primeira vez, e faço questão de salientar o valor de fazê-la para preservar a durabilidade do produto. Geralmente eles voltam para fazer outra depois de 6 meses quando mostro a diferença entre o antes e o depois.

 

Ah, e sempre limpe os slots de memória e PCI-e com um pincel/escova+isopropanol se o gabinete estiver muito empoeirado. Esses slots perdem condutividade pela poeira e isso acarreta em problemas ao longo do tempo. Muito mais importante que limpar os contatos das placas e memórias é limpar os slots, pode ter certeza.

 

Esqueci de mencionar:

Gabinetes modernos: eles tem filtros magnéticos no painel superior. Remova, aspire os orifícios do gabinete que tem por baixo, limpe o filtro com papel absorvente+iso.

 

Ventoinhas: Uma escova fina faz milagres, mas você precisa de muita delicadeza no manuseio para não danificar as pás nem o motor. Segure a ventoinha pelo centro dos dois lados com uma mão e escove as pás da hélice com a escova em movimentos de dentro para fora. Se o acúmulo for pequeno, apenas um aspirador bem direcionado já bastará, mas isso é raro já que as ventoinhas ficam nas portas de entrada de poeira.

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!