Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gtx 1660 super passando 70c e chegando em até 89 em menos de 50 de uso!


Posts recomendados

  • Membro VIP

@Yan_ Sinceramente não acho sábio desgastar o fan da placa de vídeo. Melhor seria realmente resolver o problema.
Já citei uma vez aqui, é igual cortar molas no carro, onde houve estudo de engenharia e você vai ali e caga na suspensão. Durabilidade e estabilidade vão pra casa do chapéu.
Muito mais fácil trocar os fans do gabinete, ou ter um bom gabinete, do que correr atrás de fan da placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx pelo menos comigo, na minha 1660 Super, sem curva de FANS ela chega em 78C em 100%, com curva de FANS fica em 70C 100%. A curva de FANS so serve para regular como os FANS devem agir em determinado momento, os engenheiros nao sabem qual a temperatura da cidade e esse tipo de coisa, acredito tambem que o gabinete nao possua boa refrigeracao, @LeigoDaInformartico nos informe como os fans do gabinete estão organizados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Yan_ Cara, você mora em Curitiba, muito mais frio que em Sampa. Seu gabinete/ventilação deve estar um caos. Aqui uma fuck1ng Vega 56 com overclock não bate isso, e não mexo na curva dos fans.

Retire os filtros laterais de poeira da tampa frontal. O meu TG5 tinha este mesmo problema. Sim, vai sujar, e você terá que limpar internamente com mais frequência.

 

@LeigoDaInformartico Estranho, este gabinete parece ser bem ventilado. Você sabe a rotação dos fans?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx na verdade a temperatura esta normal, eu tambem achei que estava errada, porém depois de um tempo ela para de ser subir, tanto com a configuração inicial de FANS quanto com essa curva, configuração inicial batia 79C e parava, com a curva o maximo que consgui com Prime95 + Afterburner + GTA V Max foi 75C. Em testes da placa do youtube ela batendo 70C - 72C em paises beeem mais frios\

 

 

FANS.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@LeigoDaInformartico RPM dos fans. São ligados diretamente em um molex? Estes fans devem ser fracos, com ~800 rotações por minuto em média.

@Yan_ 79ºC é alto pra esta placa. Bate 70º~72º nas outras porque quando chega neste limiar aí o fan entra em curva ascendente mais rapidamente. Aqui o limiar é exatamente 70ºC, daí pra cima o fan sobe de rotação pra não ultrapassar tal margem. Aqui não bate mais do que isso.

1660S é MUITO mais fria que uma Vega.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@LeigoDaInformartico Antes de trocar teste sem a tampa lateral de vidro. Se baixar subitamente a temperatura aí você terá a certeza que o airflow está errado. Aí, com estas medições, a gente vê as melhores opções. Mas barato, no Brasil, com covid.   =/ Difícil. A não ser que importe, e vai demorar pra chegar em pleno final de ano e décimo terceiro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Phoenyx disse:

@LeigoDaInformartico Antes de trocar teste sem a tampa lateral de vidro. Se baixar subitamente a temperatura aí você terá a certeza que o airflow está errado. Aí, com estas medições, a gente vê as melhores opções. Mas barato, no Brasil, com covid.   =/ Difícil. A não ser que importe, e vai demorar pra chegar em pleno final de ano e décimo terceiro.

Geralmente os cooler da RiseMode são bem em conta e tem um bom CFM. O RPM delas é sempre 1500. Tipo essas aqui (clica aqui), custa R$43.

Também essa aqui (clica aqui) custando R$39 com 1500RPM e 50CFM.

 

Se não me engano, todos os Coolers da RiseMode são padrão, com 50CFM e 1500RPM. É um preço meio salgado, mas se quer refrigeração são as melhores (comparado aos coolers RGB da Aigo, DarkFlash e outras concorrentes). Dei muita sorte em pegar 4 delas pagando R$17 na TeraByte no começo do mês. E sinceramente? Eu a recomendo sem pensar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, LeigoDaInformartico disse:

Como assim? Isso faria mais sentido se fosse usado ou estivesse suja não? porque no caso adquiri ela há uns 3 dias.

adquiri a minha em setembro, ate 85C e normal, se fazer a curva e sentir diferenca beleza, quer melhorar beleza, mas vcs estão tentando achar pelo em ovo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Yan_ hahahahaha
Não, não estamos. Mas se você prefere forçar o fan da placa pra melhorar a refrigeração, beleza. Quero ver quando ele começar a estralar aí, vai ter que pensar em gambiarra, porque não achará um pra substituir.
@IgorAlexandre Parece ser um bom fan, com preço razoável.

@LeigoDaInformartico E sugiro, no caso da troca de fans, obter tmb um controlador, ou ligar todos diretamente na placa-mãe. Mas testa ae primeiro, sem o vidro lateral.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Phoenyx disse:

Sinceramente não acho sábio desgastar o fan da placa de vídeo. Melhor seria realmente resolver o problema.
Já citei uma vez aqui, é igual cortar molas no carro, onde houve estudo de engenharia e você vai ali e caga na suspensão. Durabilidade e estabilidade vão pra casa do chapéu.
Muito mais fácil trocar os fans do gabinete, ou ter um bom gabinete, do que correr atrás de fan da placa de vídeo.

Já debati isso em mil tópicos.. mas vamos lá.

Qual é melhor, desgastar os fans ( que você  facilmente troca  e são baratos) ou sofrer com um problema de BGA? ( que vai custar cerca de 400 reais, até mais a depender do valor da placa).

Deixando a curva que o colega @Yan_ indicou, a variação térmica é reduzida. Evitando grandes dilatações e contrações, prolongando a vida da solda BGA. Vai desgastar os fans? Sim.. mas ainda assim irão durar anos.

@LeigoDaInformartico A parte frontal do seu gabinete é bem restrita.. faça a curva que foi indicada, depois é recomendável a troca do gabinete. Você pode tirar a tampa lateral tb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!