Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quais são as melhores marcas de placa de vídeo?


Ir à solução Resolvido por Yan_,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Eu particularmente só tive problemas com as placas de vídeo da Gigabyte, e conheço muitos outros que também tiveram, não sei se a construção dos componentes mudaram ou algo similar mas todas as placas de vídeo que eu tive da Gigabyte deram problemas com menos de 3 anos de uso, desde artefatos até simplesmente não ligar. Hoje em dia eu acho que a melhor marca de placas de vídeo, pelo menos da parte das RX é a Sapphire, tanto os modelos Nitro+ e Pulse são extremamente bem construídos, com bons heatsinks, os componentes são incríveis. Tenho amigos no trabalho e até aqui no Clube do Hardware como o @KairanD que também tiveram problemas com as GPUs da Gigabyte. Hoje eu recomendo Sapphire para todos!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É uma boa marca também, o modelo Red Devil da RX 5700 XT eu cheguei a testar na época e era incrível @Yan_. Sobre as RX, marcas como ASUS, que foi citada teve sérios problemas de projeto nas 5700 XT, inclusive nos modelos mais high-end do segmento como as RX 5700 XT ROG STRIX, tendo um parafuso estranhamente frouxo na construção de uma das partes, o que impede o chip gráfico da placa de fazer o devido contato com o projeto de dissipação de calor, fazendo com que, mesmo assistindo vídeo no YouTube em 1080p a GPU batesse 88°C. A solução "gambiarra" foi abrir a placa e substituir o parafuso, porém fazendo isso você perdia a garantia, e não foi só a ASUS com esse problema, algumas outras boas marcas também tiveram o mesmo problema de projeto.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
21 minutos atrás, Ornitotheus disse:

Eu particularmente só tive problemas com as placas de vídeo da Gigabyte...

Eu tive problema com uma GTX 760 da Gigabyte (morreu em 5 anos de uso moderado, e era extremamente bem cuidada). Minha placa-mãe atual, uma Z87-D3HP da Gigabyte, já parou de funcionar do nada e me deu um prejuízo de R$ 250,00 para regravar as BIOS na assistência técnica (pois o sistema de dual BIOS dela e nada é a mesma coisa). Até um mouse Gigabyte M1 que comprei me deu dores de cabeça em menos de dois anos. Depois dessas experiências "maravilhosas" e de ver de perto reclamações e a própria qualidade dos materiais das novas placas de vídeo, resumindo: não compro mais coisas dessa marca.

 

18 minutos atrás, Yan_ disse:

O que acha da Power Color?

Excelente. Comprei uma RX 570 Red Dragon para meu computador secundário e fiquei impressionado com a qualidade de construção. Muito, mas muito impressionado. É uma placa maravilhosa. Recomendo PowerColor com tranquilidade. 

 

Na minha opinião, a Sapphire é a melhor marca de placas de vídeo. Ponto. A qualidade das placas dessa marca mantém sempre um padrão bem elevado. Mas a PowerColor não fica devendo também. No meu próximo upgrade, quero pegar uma placa de vídeo AMD, e certamente que vou escolher Sapphire ou PowerColor. No lado da Nvidia, tem a EVGA. Minha placa atual é uma GTX 1070Ti SC, modelo de "entrada", e também tenho apenas elogios (só me incomoda a falta de backplate, pois até minha RX 570 tem). A EVGA tem muita tradição. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Emmanuel_Duarte Mais 1 voto pra Sapphire.. é a unica que se preocupa com a etapa de filtragem das placas. Por incrível que pareça mesmo em placas high-end não são colocados nem um mero fusivel ( de umas marcas ai.. 🥱). Um fusível custa o que? 10 cents? 

Além disso, a qualidade da PCB é show de bola.. muito difícil dar problema nas trilhas.

Pode ir de olhos fechados na Sapphire.. 

 

33 minutos atrás, KairanD disse:

A EVGA tem muita tradição.

Há controversas.. Olhem que projeto falho da EVGA.. não tem fusível, componente subdimensionado.. 

Isso que é uma 1070Ti ...( era uma placa High-End). Outro modelo falho da EVGA são as 970.

o que eu gosto da EVGA são as fontes.. mesmo tendo alguns modelos ruins.

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Shanks. Vi também casos de problemas de fabricação nas GTX 1070Ti da EVGA. Estavam vindo sem thermal pads. O Peperaio comenta isso no review desse modelo da GTX 1070Ti (Superclocked) que eu tenho. A minha é a mais básica acima do modelo blower. Me surpreende o fato de não ter backplate enquanto a RX 570 da PowerColor que comprei por R$ 580,00 na época tem backplate e baseplate.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shanks. eu estava com muita vontade de comprar uma da saphire, mas não sabia da qualidade das placas, o preço é maravilhoso, estou pensando em uma rx570. 

 

A saphire tem um bom RMA? 

@KairanD não sei se existe algum tópico como o de marcas de fontes, mas seria interessante um tópico sobre a classificação de marcas que produzem placas de vídeo e alguns comentários sobre tal marca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Emmanuel_Duarte disse:

A saphire tem um bom RMA?

Essa é a questão.. são 2 anos no total, antigamente você tinha que pagar uma taxa em Dollar pra enviar a placa pra fora do pais .. mas se eu não me engano mudaram esse sistema. Mande uma mensagem para o suporte da Sapphire, você tem que criar uma conta lá e registrar. E pergunte se esse sistema ainda é o mesmo.

Mas mesmo assim, bem difícil precisar de RMA... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Emmanuel_Duarte Ainda não temos um tópico a respeito... Com placas de vídeo é mais complicado, porque há grande variação entre modelos.

 

@Shanks. Conforme o princípio de Responsabilidade Solidária, estabelecido no CDC, a loja (e qualquer outro intermediador) é solidariamente responsável pelo produto vendido, seja ele de fabricante com suporte nacional ou não. Ou seja, as lojas são obrigadas a resolver o problema do cliente dentro do maior prazo de garantia oferecido (no caso, o do fabricante), sem que exista a necessidade de enviar o produto para fora do País. E, caso a Garantia Legal não esteja claramente explícita, o prazo total é acrescido em 90 dias. Se negarem, é o "se colar, colou". E aí você pode abrir o processinho...

 

20 minutos atrás, Yan_ disse:

o que e baseplate?

Uma chapa de metal inserida na parte de baixo do PCB para reforçar a estrutura da placa. Pode também ter efeito para o resfriamento.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Então.. é 1 ano pela loja que vendeu e o outro pela Sapphire.. quando acaba o tempo da loja tem que falar com a propria Sapphire:https://www.reclameaqui.com.br/sapphire-technology/garantia-que-você-tem-que-pagar_BJygJNp7DWEpVstF/

Nessa epoca era 50 dolares, se for o mesmo valor no dia de hoje vai dar um rim.. Mas ouvi falar que mudaram esse sistema, irei ver se consigo entrar em contato com a Sapphire e perguntar isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Shanks. Pois é, é sobre isso mesmo que estou falando.

 

O princípio de Responsabilidade Solidária estabelecido no Código de Defesa do Consumidor (CDC) responsabiliza todos os envolvidos na cadeia de fabricação, fornecimento e comercialização pelo produto vendido. Resumindo, quando o fabricante divulga um período de garantia em material oficial e a loja divulga outro, prevalece o que for maior.

 

Neste caso, a loja é solidariamente responsável pela venda do produto e é obrigada a cumprir o prazo de garantia do fabricante, que é maior. Caso a Garantia Legal de 90 dias não seja discriminada em material publicitário, esses 90 dias são acrescidos ao prazo divulgado. Ou seja, se consta no site da Sapphire e no manual do produto que essa placa tem 2 anos de garantia, então a loja que vender será obrigada a resolver o problema ou trocar o produto dentro de 2 anos e três meses após o recebimento caso o consumidor exija... É claro que podem tentar o "se colar, colou" e negar a princípio, mas aí basta jogar isso na cara deles. Quando percebem que você conhece o CDC, geralmente recuam e cumprem a Lei. Eles não podem exigir que você envie a placa para os EUA...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Gente é isso mesmo.. e ainda aumentaram a taxa. Mandei um email pra eles ontem perguntando sobre a garantia pra as placas vendidas no Brasil e olhem a resposta:

"The warranty is two years and the overseas RMA processing fee is $70.00 USD, but if you provide an mailing address in the U.S.  , we will waive the fee."

  • Curtir 1
  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Shanks. Isso é ilegal. Quando for assim, melhor ir atrás da loja e exigir o reparo ou a troca. Aí é a loja que tem que resolver com a Sapphire depois. E não são dois anos, são dois anos e 90 dias, porque não tem qualquer indicação no site da Sapphire explicitando a Garantia Legal dentro desses dois anos. 

 

A KaBuM! é uma das poucas empresas que vi que começaram a explicitar a Garantia Legal, porque diversas pessoas devem ter começado a questionar. Contudo, ainda insistem em separar "garantia com a loja" e "garantia junto ao fabricante" como se fossem duas coisas diferentes. Garantia é uma só e a loja, o distribuidor e o fabricante são solidariamente responsáveis. 

 

image.png

 

Lei nº 8.078:

 

Citação

Art. 3°: "Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.";

Art 18: "Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas".

 

O consumidor pode reclamar sobre o defeito ao fabricante ou à loja onde comprou a mercadoria. Ambos têm responsabilidade solidária em resolver o problema. 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!