Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc desliga sozinho em tempos aleatórios.


Posts recomendados

Bom, recentemente eu comprei uma GTX 1650 para dar um upgrade no meu PC, só que desde que eu a instalei o computador desliga (como se tivesse tirado ele da tomada, e uns 5 seg depois ele liga de novo) em horários aleátorios e em qualquer coisa que eu faça, seja jogando, navegando ou até mesmo apenas usando o discord. Já chequei a temperatura da placa de vídeo e do CPU (estressei ambos), a placa de vídeo chega no máximo á 73ºC e o Processador á máxima de 64ºC, mexi um pouco nas configurações da bios mudando o overclock da ram pra X.M.P, ele dura até que mais tempo agora mas continua desligando. Estou suspeitando que seja a fonte pois ela já tem 10 anos de uso! Ela tem 500w e creio que seja mais que o suficiente para aguentar o meu pc. A placa-mãe também é bem antiga, se eu não me engano tem 9 anos de uso. 

 

Meu PC:

Fonte: Zalman 500w

Processador: i7-930

placa-mãe: Asus P6X58D Premium

Placa de Vídeo: Galax GTX 1650 EX OC

Memoria Ram: 2x Corsair Dominator 4gb (se eu não me engano são de 1866mhz) e 1 Corsair vengeance 4gb.

Hd: SSD 360gb (eu esqueci a marca mas é uma relativamente grande).

 

Obs: O computador está ligado em um filtro de linha que está direto na tomada.

Obs 2: Antes eu usava uma Placa de Vídeo bem +ou- (Geforce 7200/7300se) e não dava esse tipo de problema.

Obs 3: Eu jogo tranquilamente os jogos com essa placa sem nenhum tipo de problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte genérica e má ventilação do gabinete provavelmente são os seus problemas.

Essas fontes genericas so dizem ter 500w mas na verdade fornecem muito menos.

Fora isso uma placa de video rodar a 73º não é nada normal e provalvemente desliga por dar thermal throtling

agora, Rodrigo Lazarotto disse:

@ktk Fala cara beleza? Pode ser que seja sua fonte mesmo, eu tinha uma 600w que deveria suportar de boa minha confg, e acontece a mesma coisa ainda mais rápido se eu jogasse, troquei por uma corsair 600 e nunca mais deu problema.

Fonte de 600w generica e sem historico de qualidade não é nada seguro

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Silas Neto disse:

Fonte genérica e má ventilação do gabinete provavelmente são os seus problemas.

Acredita se eu te contar que Zalman já foi uma ótima marca para periféricos e componentes num passado distante? Fontes eram fracas porque na época fontes boas custavam muito caro (PFC ativo era luxo).

6 minutos atrás, Silas Neto disse:

Fora isso uma placa de video rodar a 73º não é nada normal e provalvemente desliga por dar thermal throtling

Essa temperatura é máxima sob stress durante teste, se bem entendi.

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@ktk Se tiver outra fonte para testar, teste, mas teria que ser uma fonte de qualidade para ter certeza. Se quiser comprar outra de uma vez, pois a Zalman certamente não é boa de qualquer maneira, então você pode pegar uma CV 450 (mais que suficiente) se quiser economizar, ou uma Leadex III 550 (na terabyteshop) ou Core Reactor 550 (na kabum) que são excelentes fontes e vão durar a vida útil do PC e mais um tanto, de quebra protegendo seus componentes e reduzindo sua conta de luz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, WOZ Dods disse:

Acredita se eu te contar que Zalman já foi uma ótima marca para periféricos e componentes num passado distante? Fontes eram fracas porque na época fontes boas custavam muito caro (PFC ativo era luxo).

Essa temperatura é máxima sob stress durante teste, se bem entendi.

Isso! Antigamente a Zalman fazia ótimas fontes mas essa já é veterana de guerra. Em relação a temperatura, sim é a temperatura máxima que ela chega no maior estresse.

@WOZ Dods Tenho uma CX430, usava ela antes de pegar essa da Zalman que meu pai me deu, a CX430 tem 7 anos, será que ainda dá conta ou é melhor comprar outra?

@Silas Neto Sobre má ventilação, meu gabinete é pequeno porém ele tem 5 fans e não demonstra nenhuma temperatura fora do normal.

@WOZ Dods Essa Leader III é dessa SuperFlower, já ouvi falar, algumas pessoas dizem que é a melhor marca do mundo em questão de fonte ela é mesmo tudo isso?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A CX 430 seria uma boa pedida ao menos para testar. Realmente não é uma boa fonte nos padrões de hoje, mas em relação à potência deve ser mais que suficiente. O importante é que ela esteja funcionando bem, pois a minha suspeita é de que sua fonte antiga está abrindo o bico (tardiamente inclusive, pois fontes do tipo costumam não durar tanto).

A ventilação parece OK. As temperaturas estão boas.

A Super Flower é uma das melhores sim. Para ter ideia, a garantia da linha Leadex III toda é de 7 anos. A XPG core reactor tem garantia de 10 anos, mas considero que ambas estão no mesmo patamar.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!